[quote=marcosalex]Na verdade, a Nokia “comprou” a empresa que desenvolve em Qt.
Os widgets do Qt são parecidos com os de Java e .NET, mas lembrando que programação não se limita a widgets. OS outros frameworks são bem mais completos.
Sobre o Visual Studio ser melhor ou pior por ser pago, lembrem que existem IDEs pagas pra Java também, como o JBuilder, JDeveloper, etc. E eles tem ambiente RAD e uma série de componentes com as facilidades do Visual Studio, mais um refactor poderoso.
O Java EE 6 vem pra recuperar muita coisa que o Java ficou pra trás, ao mesmo tempo que a plataforma avança na TV Digital, em Mobile e em Smartcards, áreas que o .NET não vem tendo sucesso em penetrar. Aliás, o próprio Windows Mobile vem perdendo mercado rapidamente.[/quote]
O wxWidgets e o GTK são muito bons, mas o que me prende ao QT é uma arquitetura de componentes totalmente orientada a objetos e muito bem modelada.
O sistema de threads, network, estrutura de dados(fila, pilha, árvores, buffers, etc…). Fora que a ide é muito boa, existe ferramenta para internacionalização, e documentação muito bem escrita, com imagens e tudo mais. Sem falar que roda em tudo que é plataforma e dispositivo móvel.
O pior de tudo até aqui é que ninguem soube explicar porque tanta gente odeia C# .Net pq pelas respostas ninguem odeia, apenas discorda e cocorda com algumas coisas.
Acho que a resposta foi dada lá nos primeiros posts: “Por que é da microsoft”. Muita gente não concorda com as políticas da MS, e descarrega nas linguagens e produtos dela essa raiva.
Por muitos anos, ela não teve qualquer compromisso com manter compatibilidade entre versões da linguagem, por exemplo. Código VB4 não compilava no VB5, nem VB5 no 6… e isso gerou muita frustração.
Sorte que o amadurecimento do mercado e da concorrência forçou ela a mudar de postura. E o C# é um exemplo disso.
Tem muito desenvolvedor usando .NET/C# por ai, nao sei no Brasil mas pelo menos US e Europa ta bem quente o mercado pra desenvolvedores em plataformas Microsoft.
Como ja colocaram, algumas pessoas falam que “odeia” simplesmente pelo fato de ser um produto da Microsoft e por falta de conhecimento da linguagem tb. Eu mesmo ja tive essa visao e cada dia que passa eu gosto mais da .NET framework e C#.
C# eh uma otima linguagem assim como o Java, nao deixa nada a desejar.
Usa o Visual Studio pra vc ver, nao tem IDE melhor.
[quote=windsofhell]Muita gente odeia? De onde vc tirou isso?
Tem muito desenvolvedor usando .NET/C# por ai, nao sei no Brasil mas pelo menos US e Europa ta bem quente o mercado pra desenvolvedores em plataformas Microsoft.
Como ja colocaram, algumas pessoas falam que “odeia” simplesmente pelo fato de ser um produto da Microsoft e por falta de conhecimento da linguagem tb. Eu mesmo ja tive essa visao e cada dia que passa eu gosto mais da .NET framework e C#.
C# eh uma otima linguagem assim como o Java, nao deixa nada a desejar.
Usa o Visual Studio pra vc ver, nao tem IDE melhor.
Outro video bom, criando uma aplicacao que utiliza MVC:
//Daniel
[/quote]
Só tem uma coisa que lee precisam melhorar e se você usa, assim como eu sabe: a parte de códigos da IDE. É bem melhor que o Visual Studio antigão, mas não dá pra comparar com o Eclipse e NetBeans. Esse editor de códigos da M$ tá ainda meio que parado no tempo.
Agora, que .Net é mais flexível, que os componentes de ASP.Net são bem mais fáceis e flexíveis que o JSF 2.0, isso é inegável. É só ver a evolução do bicho.
Temos que lembrar que quando o C# foi lançado ele foi considerado uma cópia barata (ou bastarda) do Java. Além disso ainda estava fresco na memória o processo da Sun contra a MS pelas alterações que esta fez no J++, quebrando WORA (alguém pode dizer afinal quais eram estas alterações?). E para terminar havia também o marketing super agressivo por parte dos evangelizadores do MS dizendo que o Java seria o passado e o futuro o C# com direito do cara da MS entrando em fóruns da Java para anunciar tais vantagens.
Felizmente hoje não há mais essas agressividade. C# já ganhou bastantes características próprias que não existem no Java adquirindo uma identidade própria. E me parece que o pessoal da MS ficou mais humilde.
Provavelmente porque a mesma pessoa que desenvolveu o Delphi - O Andres Henjberg (é assim que se escreve?) - foi o mesmo que desenvolveu (e ainda desenvolve) a plataforma .NET.
Eu realmente nunca trabalhei com .Net, mas conheço pessoas que trabalham e já trabalharam também com Java e não largam a praticidade do .Net.
Mas a nível de mercado de trabalho, acho que o .Net acaba tendo mais oportunidades, pelo menos a maioria das vagas que vejo aqui no Sul são para .Net.
Esse esquema citado no inicio do forum, o LINK, já utilizarem é bem legal. É como se você fizesse um Select dentro de um vetor, dai não precisa ficar percorrendo o vetor com for ou while.
Pra mim existe um furo neste tópico: estão misturando .Net (framework) com o C# (linguagem).
Eu vejo duas coisas diferentes (ambos da Microsoft mas com visão diferente).
[quote=RodyBr]Pra mim existe um furo neste tópico: estão misturando .Net (framework) com o C# (linguagem).
[/quote]
Estamos debatendo sobre .net que inclui c# junto. Mas não estamos confundindo linguagem com framework.
[quote=RodyBr]Pra mim existe um furo neste tópico: estão misturando .Net (framework) com o C# (linguagem).
[/quote]
É como acaba acontecendo com o Java. Numa discussão sobre, sempre falam concomitantemente da plataforma, da linguagem Java e da VM. Aqui, da mesma forma, fala-se da plataforma .net, da VM (incluindo o projeto Mono) e da sua principal linguagem, o C#.
Sou desenvolvedor .Net a cerca de 8 anos. Comecei testando a versão beta 1.0
O que posso dizer é que considero a linguagem C# formidável, o VS deixa a desejar (Bugs, lentidão e etc). A versão 2010 melhorou muito . Atualmente eu não tenho problema algum com a linguagem C# , tenho problema apenas com VS + SourceSafe, mas nada que impacta no produto final.
Em relação ao framework 4.0 o que destaco é o Entity Framework que na versão 2010 veio praticamente liso, sem bugs ( os que achei foram facilmente contornados, erro do VS). De fato a facilidade em se contruir uma camada de classes pertinentes é formidável. Agora não é necessário utilizar DataSets pode-se fazer pelo VS o mapeamento banco x codigo tudo em classes com collections. Antes já era possível fazer isso na unha com o C#, mas agora com VS 2010 é automatico
No que trata-se de core de codigo VS/C# batem um bolão. Se partir para ASP.NET + AJAX vai penar ainda com os controles ASP.NET, bugs, incompatibilidades entre Browsers e etc. Isso é um problema bem chato em qualquer plataforma, pois a INTERNET continua com a mesma tecnologia desde o seu lançamento (TCP/IP) sendo que a camada de aplicação evoluiu anos luz. Com uma base tão antiga assim é comum enfrentar problemas com um topo evoluido.
Realmente o que me stressa mais é usar o AJAX, descobrir os erros de java script e colocar tudo para rodar com essas vastas opções de Browser utilizando os componentes ASP.NET
Acho que uma questão jocosa mesmo, algo para avacalhar ou coisa do tipo. Eu já usei C# para criar jogos bem simples usando o XNA, a linguagem é boa, mas sinceramente o ambimente do VS.NET não acho muito agradável de se programar, pois acho editores do NetBeans e IDEA mais objetivos e completos, ao mesmo eu pude verificar isso na prática, opinião minha.
[quote=ViniGodoy][quote=RodyBr]Pra mim existe um furo neste tópico: estão misturando .Net (framework) com o C# (linguagem).
[/quote]
É como acaba acontecendo com o Java. Numa discussão sobre, sempre falam concomitantemente da plataforma, da linguagem Java e da VM. Aqui, da mesma forma, fala-se da plataforma .net, da VM (incluindo o projeto Mono) e da sua principal linguagem, o C#.[/quote]
Acho que estão misturando sim, estão colocando argumentos sobre ASP.NET que não deveria entrar na disputa então. Se fosse assim teria que colocar SpringMvc/Struts/JSF na jogada também.
Sou programador-velho C# e agora comecei a usar Java, inclusive escrevi um post sobre isso no meu blog.
Meu maior problema com o C# é ter que rodar em arquitetura Windows e já tive tanto problemas com vírus que estou tentando migrar tudo para Java + Linux.
Porém, como dito em meu blog, a expressividade do C# é linda, assim como o LINQ. Pode falar o que quiser, mas é MUITO foda mesmo, só usando para ver como é bom.
[quote=Oenning][quote=ViniGodoy][quote=RodyBr]Pra mim existe um furo neste tópico: estão misturando .Net (framework) com o C# (linguagem).
[/quote]
É como acaba acontecendo com o Java. Numa discussão sobre, sempre falam concomitantemente da plataforma, da linguagem Java e da VM. Aqui, da mesma forma, fala-se da plataforma .net, da VM (incluindo o projeto Mono) e da sua principal linguagem, o C#.[/quote]
Acho que estão misturando sim, estão colocando argumentos sobre ASP.NET que não deveria entrar na disputa então. Se fosse assim teria que colocar SpringMvc/Struts/JSF na jogada também.
Sou programador-velho C# e agora comecei a usar Java, inclusive escrevi um post sobre isso no meu blog.
Meu maior problema com o C# é ter que rodar em arquitetura Windows e já tive tanto problemas com vírus que estou tentando migrar tudo para Java + Linux.
Porém, como dito em meu blog, a expressividade do C# é linda, assim como o LINQ. Pode falar o que quiser, mas é MUITO foda mesmo, só usando para ver como é bom.
[/quote]
Rodar em win coisa nenhuma. O mono tá bombando ae. Roda até no nintendo wii
Nunca usei o Mono, mas não sei não ein, tenho minhas dúvidas sobre a compatibilidade disso.
Não com a compatibilidade das bibliotecas padrões do .Net, mas sim com frameworks como Ninject, NHibernate, etc.
Eu quando desenvolvo algo em C# não me preocupo em manter compativel com o Mono até porque não conheço, e muitas pessoas devem fazer o mesmo.
Adoro C# e Java.
O que vejo é muita modinha de algumas pessoas que acham que só porque fazem informática acham a sensação do momento gostar de qualquer coisa que não venha da Microsoft.
São duas linguagens que se influenciam mutuamente.
O fato da plataforma da Microsoft não rodar em Linux é obviamente uma escolha estratégica e não é por isso que vou deixar de usá-la, ainda mais alguns recursos importante que Java não tem.
[quote=Oenning]Nunca usei o Mono, mas não sei não ein, tenho minhas dúvidas sobre a compatibilidade disso.
Não com a compatibilidade das bibliotecas padrões do .Net, mas sim com frameworks como Ninject, NHibernate, etc.
Eu quando desenvolvo algo em C# não me preocupo em manter compativel com o Mono até porque não conheço, e muitas pessoas devem fazer o mesmo.[/quote]
O Hibernate funciona sem problemas no mono, até porque ele usa o que é padronizado do projeto .net. Em contrapartida, se você usa framework da MS não vai ter compatibilidade mesmo.
Mas enfim, a parte ruim hoje que eu vejo no java e a segmentação da tecnologia. É o ponto onde o .net é forte. Sobre a linguagem c#, ela já está bem madura.