CAELUM - FIAP MBA em Desenvolvimento de Soluções Corporativas Java (SOA)

Depende. Se você não conhecer os fundamentos da linguagem Java e alguns padrões de projeto, eu considero que é bastante sofrido aprender os frameworks, pois muitas vezes as sequencias dos acontecimentos não são tão óbvias.

Padrões de projeto já não são tão difíceis, mas apenas se você entendeu alguns conceitos de OO como encapsulamento, herança, polimorfismo etc.

Eu tenho estudado OO. Ainda não entrei nessa parte dos conceitos de encapsulamento, herança e polimorfismo mas estou a caminho.

Obrigado pela ajuda rmendes08

Aproveitando um pouco o assunto que material vocês indicão para o estudo de padrões de projeto.

Cara eu estou considerando fazer a mesma MBA na Fiap!!!

Também me formei em outro curso que não é de TI: Engenharia Ambiental. Depois de alguns anos batendo a cabeça descubri que na verdade queria programar. Me recomendaram seguir a linha do java que tem futuro.

Então eu fiz 3 cursos na Globalcode: Academia do Programador, Academia Java e Academia Web.

Depois de terminar a segunda eu estudei bastante Java e no começo do terceiro eu me certifiquei como OCJP 6.0
Deu td bem certo pramim pois o professor do meu 3o curso me recomendou na empresa que ele trabalha quando viu que eu me certifiquei e eu estou lhe mandando este email a partir dela, estou aki a uns 45 dias.

Mas quanto a minha opinião:
Os cursos na Global são legais, mas eu acho que eles são mais um empurrão pra vc correr atras de aprender, e o material ajuda tb. Mas as aulas são apenas presenciais, então depende muito de sua força de vontade de correr atras. O de Java foi o melhor deles, eu creio que é um bom preparatório pra iniciar na tecnologia, e ja enganchar no estudo pra se certificar em seguida como eu fiz (enquanto ainda esta fresco). O de Web passa em alguns frameworks e se aprofunda pouco. É mais para conhecer. Com toda essa mudança de assunto toda hora somado com o cansaço do trabalho durante a semana eu me vi estudando pouco o conteúdo do curso Java Web.

Ja de acordo com o professor na Fiap que me entrevistou para o MBA, la eh um pouco mais puxado, com projetos a serem entregues toda semana, o que acaba fazendo que vc estude bem mais querendo ou não haha. E o conteúdo dos frameworks soh pela grade ja da pra ver que é mais aprofundado e avançado.

O que eu quero dizer é: Globalcode e Caelum eh legal, e talvez seja até seja a decisão certa eu não sei dizer. Mas em questão de conteúdo e motivação para estudo, eles não substituem o MBA.

Para comentar experiências de dois colegas de trabalho de modo bem simples:

1o Esta cursando exatamente esse MBA e comentou que a 6 meses de curso, ele quase que só digita códigos.
2o Esta cursando o MBA da Fiap de Engenharia de Software e disse que a 6 meses ele não digitou uma linha de código. Fica na análise, UMLS e documentações, etc.

Espero ter ajudado. Qualquer coisa me mande uma mensagem. :smiley:

Abraços

ps: Aproveito da postagem do colega para perguntar para vcs, acham que devo fazer o MBA?
Vale apontar que não tenho interesse em seguir Gerencia e Análise, quero sim ser um programador fudido em Java.

Fiz a formação java pela caelum e achei muito bom! Isso porque mesmo depois de ter concluido o curso eu peguei as apostilas, as lí de “cabo a rabo” e fiz TODOS os exercícios. Ou seja absorvi tudo o que o curso se propõe a ensinar, se você apenas fazer o curso e achar que já absorveu tudo em sala de aula você estará em maus lençois, pois pelo fato do curso ser curto (1 mês) os professores não tem tempo de explicar tudo e tirar todas as dúvidas. Tanto é que se você parar para pensar nas apostilas da caelum tem praticamente um ou dois cursos a mais! Pois é cheia de apêndices.

Resumindo: O curso de um ano é bom para quem não estuda muito por conta, agora se você é um cara que se dedica fora da sala de aula também, o da caelum é ideal (no meu caso foi, pois o curso dura apenas um mês e fiz no periodo de férias da faculdade.)

Boa sorte lol

Estou fazendo a MBA em Desenvolvimento de Aplicações JAVA ? SOA na FIAP… a grade parece ser bem completa, e os professores são muito bons! uma pós tem mais peso do que um curso, porém acho que o curso ele é mais eficaz… pois eles tem mais tempo para abordar os assuntos…

e pra poder fazer a MBA os pré-requisitos são:

Conhecimentos básicos da Tecnologia Java e lógica de programação
Formação acadêmica em qualquer dos cursos a seguir: Ciências da Computação, Análise de Sistemas, Tecnologia em Processamento de Dados, Administração e Engenharia.