Acho que algumas pessoas aqui nunca ouviram falar em marketing…
Na minha humilde opinião (Me corrijam se estiver errado), mas a Caelum foi a pioneira em liberar algumas das importantes apostilas for free e isso fez dela um grande diferencial nisso.
Confesso que aprendi por conta própria java utilizando e muito as apostilas dele.
Hoje em dia não se pode julgar que a maioria precisa aprender através de um curso presencial, tem muita gente também que consegue por conta própria aprender qualquer curso desde que tenha material para leitura e eu sou um exemplo disso, nunca fiz curso na Caelum e muito menos K-19 e sempre tive facilidade em aprender sozinho.
Comparar Caelum vs K-19 acho que é bobeira, ambos são excelentes no que fazem, e liberar mais do que ja liberaram não vai ser saudável para elas, pois o ganha pão delas é ensino e elas já liberaram apostilas mais do que deveriam fazer, e muito mais do que outros concorrentes não citados aqui.
A única coisa nessa discussão inteira que percebi que vai ser feedback essencial para ambas as escolas (Caelum e K-19) foram os comentários sobre a qualidade das apostilas abertas, pelo qual vi certas críticas sobre quem passa mais conteúdo do que a concorrente.
Entre K-19 e Caelum, a única desvantagem que vejo na Caelum é não dar aula aos domingos. Muitos profissionais de TI tem que ficar aos sábados trabalhando ou fazendo alguma pós, o que complica um pouco mais para que sejam feitos cursos lá. Poderia pôr um limite mínimo de alunos nessas turmas para que essas turmas fossem abertas e evitasse prejuízos.
obrigado pelas dicas pessoal.
como alguém já falou aqui, nossas apostilas são apenas um apoio ao aprendizado do curso. não foram criadas para o uso sem o curso, por isso mesmo esta cheio de instrucoes como “pegue o jar do diretório tal” e “agora o instrutor vai apresentar a discussão X”. Por esse mesmo motivo não liberamos outras apostilas que tem uma forte dependência de arquivos e do nosso curso. Em alguns assuntos também seria bastante prejudicial entrar em detalhes, já que a pessoa está vendo a linguagem pela primeira vez. Faz parte do construtivismo
se alguém está interessado em material de alta qualidade, focado para o uso fora de um curso, indico fortemente a nova editora Casa Do Codigo:
www.casaDoCodigo.com.br
Ela terá sua estreia oficial amanha, com vários novos livros.
Quando tiverem dúvidas do porquê de alguma atitude da empresa, alguma sugestão ou ideia interessante, podem mandar email diretamente pra ela. Faz mais sentido do que postar no GUJ e esperar uma resposta. No nosso email a gente responde bem rápido.
Aproveitando a citação a Voltaire, preciso discordar de você Junior. Alguem piratear as apostilas “porque não tem acesso no estado” não é desculpa alguma. Continua sendo um crime e um desrespeito ao trabalho dos outros. É muito triste ver um antigo usuário do GUJ postando isso com um ar de quase aprovação.
[quote=Paulo Silveira]obrigado pelas dicas pessoal.
como alguém já falou aqui, nossas apostilas são apenas um apoio ao aprendizado do curso. não foram criadas para o uso sem o curso, por isso mesmo esta cheio de instrucoes como “pegue o jar do diretório tal” e “agora o instrutor vai apresentar a discussão X”. Por esse mesmo motivo não liberamos outras apostilas que tem uma forte dependência de arquivos e do nosso curso. Em alguns assuntos também seria bastante prejudicial entrar em detalhes, já que a pessoa está vendo a linguagem pela primeira vez. Faz parte do construtivismo
se alguém está interessado em material de alta qualidade, focado para o uso fora de um curso, indico fortemente a nova editora Casa Do Codigo:
www.casaDoCodigo.com.br
Ela terá sua estreia oficial amanha, com vários novos livros.
Quando tiverem dúvidas do porquê de alguma atitude da empresa, alguma sugestão ou ideia interessante, podem mandar email diretamente pra ela. Faz mais sentido do que postar no GUJ e esperar uma resposta. No nosso email a gente responde bem rápido.
Aproveitando a citação a Voltaire, preciso discordar de você Junior. Alguem piratear as apostilas “porque não tem acesso no estado” não é desculpa alguma. Continua sendo um crime e um desrespeito ao trabalho dos outros. É muito triste ver um antigo usuário do GUJ postando isso com um ar de quase aprovação. [/quote]
Sem falar que para o caso das pessoas que não tem como fazer aulas presenciais na Caelum, estão sendo disponibilizados vários cursos online.
Não existe desculpa pra pirataria…
Paulo Silveira Bom Dia!
Eu não publico material da Caelum que fique claro isso, mas recebo e-mail “CEJUG” quase sempre ou mensagens particulares sobre material da caelum:
Principalmente sobre “Android”. Eu não disculto qualidade de Material as duas são excelentes , pois todo material tem suas particularidades, eu ADORO os materiais da Caelum, desde a primeira loja virtual em Vraptor a qual eu publiquei todos os fontes aqui.
[quote]E realmente, as apostilas da K-19 tem uma riqueza muito maior de detalhes, dá pra ter um embasamento muito maior estudando nas apostilas da K-19 que nas da Caelum. Resumindo, a Caelum te dá o caminho e a K-19 te dá o caminho e uma certa bagagem de conhecimento(mas não o necessário pra sair programando a sério)…
[/quote]
[quote]Já utilizei apostilas de ambos, e o que me fez gostar mais das apostilas da K-19 foram dois fatos:
- Os exercícios, inclusive os complementares - são resolvidos com uma riqueza de detalhes muito boa, o que não encontrei nas da Caelum;
- Quando é necessário fazer alguma instalação, download, configuração, a K-19 lhe orienta a ir ao blog deles, mas lá está a fonte oficial. Há tempos eu não mexo nas apostilas da Caelum - talvez isso tenha mudado - mas passei por vários “pegue o arquivo nnnn.jar que está na pasta ppp do seu desktop” e coisas do gênero. Pra quem está começando, isso é ruim tanto pra quem está fazendo o curso só pela apostila, quando pra quem está em sala de aula. [/quote]
[quote]
Entre K-19 e Caelum, a única desvantagem que vejo na Caelum é não dar aula aos domingos. Muitos profissionais de TI tem que ficar aos sábados trabalhando ou fazendo alguma pós, o que complica um pouco mais para que sejam feitos cursos lá. Poderia pôr um limite mínimo de alunos nessas turmas para que essas turmas fossem abertas e evitasse prejuízos.[/quote]
Paulo, Eu acho que você tem que tirar algo de bom deste post “PROBLEMATIZADOR” , ficou sabendo o que uma parte dos usuários do GUJ acham do material da Caelum, e também da K-19.
A pirataria moderna se refere ao desrespeito aos contratos e convenções internacionais onde ocorre cópia, venda ou distribuição de material sem o pagamento dos direitos autorais, de marca e ainda de propriedade intelectual e de indústria
Gostei Muito do que li aqui Abraço Paulo !
Para terminar:
“Instead of worrying about what somebody else is going to do, which is not under your control, the important thing is, what are you going to decide about what is under your control?”
Richard Stallman
Pow, o cara curtiu as apostilas da CAELUM e criticou o fato delas nao serem gratuitas.
Acho que, como programadores e clientes, temos direito de criticar as estratégias das empresas com os companheiros da área, ninguem tem que se chatear com isso. Vale a pena lembrar que essas críticas que defendo, devem ser feitas sempre com respeito, sem denegrir a imagem de ninguem.
Achei bacana a iniciativa.
[quote]Pow, o cara curtiu as apostilas da CAELUM e criticou o fato delas nao serem gratuitas.
Acho que, como programadores e clientes, temos direito de criticar as estratégias das empresas com os companheiros da área, ninguem tem que se chatear com isso. Vale a pena lembrar que essas críticas que defendo, devem ser feitas sempre com respeito, sem denegrir a imagem de ninguem.
Achei bacana a iniciativa.
[/quote]
[2]
Até que fim alguém leu o que eu digitei ! PARABÉNS !
emanuelmm : O autor do tópico ( juniorsatanas ) editou seu texto original. Quando li o texto pela manhã ele deixou claro que mesmo a Caelum não publicando todo material conseguia facilmente (com ex-alunos por exemplo). Além de criticar o cara deixou claro que estava prejudicando a Caelum. Ele tem sim o direito de expor sua opinião, mais não incitar praticas prejudicam professores, autores e proprietarios da Caelum. Sugiro aos moderadores que tranquem este tópico pois vejo pessoas mal intencionadas postando aqui. Por que o osjuniorsatanas editou seu post original? Para parecer politicamente correto ? Com a edição parece que os outros comentários são puramente ressentimento ao seu comentário.
Carlos Boa Noite !
Editei, por que tinha esquecido de mencionar que na ultima apostila da Caelum não é liberada, não mudei em nada o pensamento do texto.
Nem uma hora falei que conseguia o material com professores, falei que o material e divulgado por ex-alunos e distribuído.
Carlos eu acho que você além de não ler o tópico, não entendeu nada…
Boa Noite !
O que foi alterado:
Se ta se referindo a isto aqui :
(Você sabe que todas as apostilas da Caelum existem PIRATA ? que os ex-alunos fazem isso para as pessoas que moram em outros estados que não existem Caelum ?)
ONDE EU FALO QUE PIRATEIO O MATERIAL ?
Mas se eu mudar de opinião agora mesmo e resolver que a CAELUM tem razão em não divulgar seu material. é uma opinião minha e posso mudar quantas vezes eu quiser !
[quote]
emanuelmm : O autor do tópico ( juniorsatanas ) editou seu texto original. Quando li o texto pela manhã ele deixou claro que mesmo a Caelum não publicando todo material conseguia facilmente (com ex-alunos por exemplo). Além de criticar o cara deixou claro que estava prejudicando a Caelum. Ele tem sim o direito de expor sua opinião, mais não incitar praticas prejudicam professores, autores e proprietarios da Caelum. Sugiro aos moderadores que tranquem este tópico pois vejo pessoas mal intencionadas postando aqui. Por que o osjuniorsatanas editou seu post original? Para parecer politicamente correto ? Com a edição parece que os outros comentários são puramente ressentimento ao seu comentário.[/quote]
PREJUDICANDO EM QUE A CAELUM ?
NÃO POSSO CRITICAR POR QUE? POR ACASO ESTAMOS EM BAIXO DE UMA DITADURA ?
Para de VER FUTEBOL NA GLOBO…
Para você que não tem opinião própria, que acha que tudo e crime, vai uma música do meu cantor preferido na época da ditadura Brasileira:
Cálice
Chico Buarque
Pai! Afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue
De vinho tinto de sangue
Como beber dessa bebida amarga
Tragar a dor e engolir a labuta?
Mesmo calada a boca resta o peito
Silêncio na cidade não se escuta
De que me vale ser filho da santa?
Melhor seria ser filho da outra
Outra realidade menos morta
Tanta mentira, tanta força bruta
De vinho tinto de sangue
Como é difícil acordar calado
Se na calada da noite eu me dano
Quero lançar um grito desumano
Que é uma maneira de ser escutado
Esse silêncio todo me atordoa
Atordoado eu permaneço atento
Na arquibancada, prá a qualquer momento
Ver emergir o monstro da lagoa
De vinho tinto de sangue
De muito gorda a porca já não anda (Cálice!)
De muito usada a faca já não corta
Como é difícil, Pai, abrir a porta (Cálice!)
Essa palavra presa na garganta
Esse pileque homérico no mundo
De que adianta ter boa vontade?
Mesmo calado o peito resta a cuca
Dos bêbados do centro da cidade
De vinho tinto de sangue
Talvez o mundo não seja pequeno (Cale-se!)
Nem seja a vida um fato consumado (Cale-se!)
Quero inventar o meu próprio pecado (Cale-se!)
Quero morrer do meu próprio veneno (Pai! Cale-se!)
Quero perder de vez tua cabeça! (Cale-se!)
Minha cabeça perder teu juízo. (Cale-se!)
Quero cheirar fumaça de óleo diesel (Cale-se!)
Me embriagar até que alguém me esqueça (Cale-se!)

https://lh5.googleusercontent.com/-Cs-QUlKpxeE/UE6fzok4IBI/AAAAAAAAITc/7k_SmiZ8Ims/s456/calese.png
juniorsatanas:
Boa música ! Gosto muito de Chico Buarque !
Não vou parar de assistir futebol na Globo não…kkkkkkkkkkkk!
Uma pergunta: Você comprou CDs originais do Chico Buarque ou baixou na net discografia completa (via torrent) ?
Carlos Boa Noite !
Adorei a piada…
Esse eu comprei sim, tenho todos os DVDs, e CDS tudo original…
Abraço.
Que raio de assinatura eh essa,por acaso tu tem pacto com o coisa-ruim? kkkkkk…

Tem dúvida? tem gente que gosta de Deus e outros do Diabo… tem kkkkkkkkkkk
Cuidado,se vc for pro inferno vai dar manutenção num sistems Struts + EJB 1.0 com Firebird numa consultoria de 3 letrinhas por toda a eternidade kkkkkk.
Tu que pensa, lá eu já fui mudei tudo, agora lá é tudo SCALA + Neo4J + Cloud… ta moderno !
Agora no CEU ainda se usa Delphi !
kkk
Que merda hein?
Sabem o que eu não entendo? Qual o problema de alguém cobrar pelo seu próprio trabalho. O que me obriga a doar o meu trabalho?
Sabem o que eu entendo? Eu entendo este tipo de postura. Afinal de contas, é muito fácil meter o ferro no vendedor pelo fato de não ter dinheiro para comprar o objeto de desejo ou, pior ainda, por simplesmente ter o dinheiro pra pagar e mesmo assim querer de graça.
Já repararam que não é muito diferente de um roubo convencional?
No roubo convencional você tira do outro a força.
Neste tipo de postura você tira do outro pela insistência e pela difamação (ou seja, é pela força de novo, com a diferença de que na maior parte das vezes é um roubo frustrado).
Difamação? Sim, há juízo de valor em cima do outro. Observem esta frase postada por juniordantas: "fica a dica para Caelum que ta dando uma de MS. ". (bem aquela visão adolescente de que a Microsoft é o império do mau por cobrar pelo seu trabalho e correr atrás dos compradores)
O tópico era muito interessante enquanto comparava as abordagens das duas empresas: Caelum e K-19.
O Paulo deu um show quando expôs o lado da Caelum.
Mas pelo que to vendo neste tópico, ele só tá servindo pra alimentar um comportamento que, num país como o nosso, em que tão pouco se publica, haja menos incentivo para isto.
É por isto que estou trancando-o agora.