"
Concordo contigo, mas infelizmente o mercado está cheio de pessoas que enviam o Currículo que se auto intitulam “Programadoras Java” e também empresas que não fazem nenhum tipo de teste técnico e o resultado é várias empresas com vários “programadores” que erram coisas tão básicas que nestes casos a certificação já seria um diferencial.
Aliás, tenho visto currículos com x anos de experiência Java onde os candidatos conhecem apenas a sintaxe Java e não possuem sequer a noção de “É um / Tem Um”.
Já fiz consultorias em algumas empresas onde “usavam Java” mas “sem OO”, dizia o líder técnico e seus 20 estagiários com orgulho! Imaginem!!!
:arrow: Garantem ? até o proximo cenário não ter o mesmo contexto que vai envolver outra feature que você nunca viu e vai ter que reaprender.
:idea: A resposta é, você tem atuar em projetos que lhe situe como desenvolvedor isso não é fácil em vista que isso exige uma expertise de sua parte em lidar com o desconhecido, nem tudo é somente JAVA, esta no caminho que você vai traçar, é sim JAVA e++.
- Como achar que sua carreira de desenvolvedor ela dá passo a medida que você possue uma certificação, se isso fosse regra era mais fácil ter uma carreira em titulos do que em experiencia e vivencia profissional.
"
Não acho certificação um grande diferencial em termos de práticos. É mais para ajudar a consultoria a cobrar o valor/hora do consultor.
O cara que tem SCJP (ou SCWCD, SCBCD, etc) não necessariamente sabe o suficiente para desenvolver um sistema.
O cara foca em tirar a maldita certificação ao invés de aprender Java. Por aprender por osmose o que cai na prova da certificação, o cara pode até acabar tirando a certificação. Agora desenvolver um sistema em Java de uma forma minimamente aceitável não!
Olá Gujers, pegando um bonde aqui nesse assunto, gostaria de saber uma coisa, a pergunta é meia tonta, mas preciso faze-la. Existe de alguma forma, tirar certificação Java de graça?
Abs.
:lol:
Realmente, o maior benefício da certificação é o que você aprende enquanto estuda. O certificado é simplesmente um pedaço de papel.
Infelizmente, tem muita gente que só quer receber o pedaço de papel. Não é difícil ver isso em fóruns, incluindo o GUJ.
Certa vez vi o seguinte diálogo:
- Não entendi os assuntos A, B e C.
- O A é assim, o B é assim e o C eu preferi chutar na minha prova.
- Acho que vou chutar também.
Isso era pior quando o score era apenas 52%. MUITO baixo.
Acho que certificação, graduação (ou pós, etc) e até mesmo o tempo de experiência, por si só, não dizem nada.
Pode ser melhor contratar um cara com 6 meses de experiência do que outro que passou 5 anos desenvolvendo da forma “errada”, por exemplo.
[quote=bsatrianim]Olá Gujers, pegando um bonde aqui nesse assunto, gostaria de saber uma coisa, a pergunta é meia tonta, mas preciso faze-la. Existe de alguma forma, tirar certificação Java de graça?
Abs.
:lol:[/quote]
Você pode tentar implorar para o pessoal da Sun Educational Services.
Ou roubar um voucher :roll:
Eu penso da seguinte forma:
[color=blue][size=18][quote]Certificado é igual mulher: Quanto mais, melhor![/quote][/size][/color]
Certificado sendo bom ou ruim…enche o Curriculo e isso é MUITO bem visto nas empresas pq mostra que o cara é dedicado e capacitado pra exercer aquele trabalho, mesmo muitos dizendo que certificado não prova nada.
[quote=Maracuja]
Agora cuidado também para não apostar mto e somente em “anos de experiência” pq ja vi mtas vezes gente com um ano, ano e meio de experiência dar volta no cara com 5 anos, que se vc tirar o monitor da frente, não sabe o que fazer.
[]'s[/quote]
:idea: Quer entender o que estou falando, é fácil. Veja como é organizado o treinamento na Caelum veja a grade de assuntos, e veja como é feito o treinamento na Sun Microsystems e veja a grade de assuntos.
:arrow: Moral da historia, é mais util um certificado na Caelum do que na propria Sun Microsystems ,que ganha a vida vendendo Voucher, e pior ainda todo aquele ritual da prometric, para você fazer uma prova a distância.
:arrow: O que vai lhe fazer sobreviver, é o que você entende-se hoje como consultor e o que você leva de soluções para sua empresa ou seus clientes.
:arrow: SCJP, SCBD, SCJA, SCAE pode ser uma bala de prata para quem decide ir para setor de treinamento ou educacional mas o MUNDO CORPORATIVO o projeto quando você inicia a solução já era pra ontem, é a mesma pode ser qualquer outras observações do seu cliente, que não seja mesmo sua maior especialidade, vai saber se você vai ter que começar a aprender Drools também, porque a solução agora é JBOSS+SOA, porque houve uma mudança de contrato devido as duras licenças de uso $$$ do Websphere na sua Empresa. Você é um Consultor OpenSource, e vai ter que estar sempre se reciclando, ou vai pedir as contas porque não quer se atualizar, de outra tecnologia.
Se for pra apostar, aposta na mega sena. Se tu ganhar, fica rico…
Agora se tu quer tirar certificação, fazer curso ou não vai depender do seu perfil.
Se vai só estudar ou estudar e fazer curso, depende de você… Agora, só fazer curso??? sonha e aposta na mega sena que é mais fácil…
Oi galera,
Voltando a questão inicial, eu acho válido fazer um curso dependendo do que você quer, onde você faz e quanto tempo tem disponível.
No meu caso, sou casado, tenho dois filhos e pouco tempo pra dividir. Fiz um curso preparatório para a certificação logo no meu começo de jornada em Java, e o legal é que aprendi muito, mesmo depois de ter feito vários Mocks, JavaRanch, pude entender o porque das coisas funcionarem daquela maneira, explicações que não ficam muito claras em literatura.
Resumindo, se eu for contabilizar o quanto gastei no curso e a quantidade de horas que gastaria para obter o mesmo conhecimento por conta própria, acredito que economizei uma boa grana… rs
A certificação pode não provar muita coisa, mas acreditem da um diferencial nas entrevistas, se isso é bom ou ruim não sei, mas não da pra mudar o mercado de trabalho de uma hora pra outra, e hoje os entrevistadores levam isso em conta.
Não e tanto o valor da certificação que eles avaliam, mas sim o seu interesse em tirá-la o que aparenta que você quer se dedicar a isso.
Grande abraço a todos…
Eu acho que a certificação serve como filtro inicial sim, concordo com o Rubem que em termos práticos é praticamente nada, mas como já disse em resposta anterior ela não vai definir quem eu vou contratar ou não, mas vai filtrar os caras que mentem no curriculum e que não conseguimos verificar como já citaram aqui também.
Onde eu trabalho existem requisitos para contratação que a maioria aqui não aprova, como exigir curso superior, preencher um teste psicológico(não, não tem redação) e uma prova técnica com perguntas ligadas à orientação à objetos, padrões, metodologias, etc… e não somente uma “mini-certificação” cheia de pegadinhas.
E além de tudo isso uma entrevista para saber mais sobre o candidato. Para nós tem funcionado, q quantidade de picaretas que passa para a entrevista tem sido pequena, penso que pode ser até injusto pois muitos caras bons são descartados no processo.
Agora o pessoal diz que faculdade não serve para nada, certificação não serve para nada, provas são chatas de responder e e ai ?
Qual solução ?
Antes que citem, sim eu já li o tópico do Philip sobre entrevistas(http://blog.fragmental.com.br/2007/10/22/sobre-entrevistas/)
Acredito que as pessoas das empresas não tem todo o tempo do mundo para entrevistar todo candidato que aparece sem ter um filtro inicial, se houvesse esse tempo seria o ideal.
Bom, essa é minha opinião.
[]´s
Certificação prova que vc domina certo assunto…
se vc é certificado em x isto prova que vc estudou para tirara certificação x e manja de x assunto… dizer que certificação não prova nada é no minimo ignorancia…
claro que um bom profissional deve dominar n assuntos… se vc é certificado em x então vc manja de x… quem diz q certificação nao prova nada é um grande ignorante… mas é claro que não é uma bala de ouro… pois uma bala de ouro seria dominar n assuntos e principalmente ter a capacidade de criar n novas tecnologias e absorver conhecimento de tecnologias novas… porem entre curso e certificação certificação pesa muito mais… e pelo preço de um curso eu faço varias certificações e compro varios livros bons onde irei aprender bem mais que um curso…
concordo com o cara que disse:
[quote=claudneto]Eu penso da seguinte forma:
[color=blue][size=18][quote]Certificado é igual mulher: Quanto mais, melhor![/quote][/size][/color]
Certificado sendo bom ou ruim…enche o Curriculo e isso é MUITO bem visto nas empresas pq mostra que o cara é dedicado e capacitado pra exercer aquele trabalho, mesmo muitos dizendo que certificado não prova nada.[/quote]
Além do que muitas licitações públicas exigem das empresas ganhadoras um número mínimo de profissionais certificados em seu quadro de colaboradores. Se é certo ou não, não posso julgar, mas já que as regras do jogo estão estabelecidas o negócio é fazer as provas!
[quote=Rubem Azenha]Não acho certificação um grande diferencial em termos de práticos. É mais para ajudar a consultoria a cobrar o valor/hora do consultor.
O cara que tem SCJP (ou SCWCD, SCBCD, etc) não necessariamente sabe o suficiente para desenvolver um sistema.
O cara foca em tirar a maldita certificação ao invés de aprender Java. Por aprender por osmose o que cai na prova da certificação, o cara pode até acabar tirando a certificação. Agora desenvolver um sistema em Java de uma forma minimamente aceitável não![/quote]
Desenvolver sistema é algo abstrato de mais, de que nivel de desenvolvimento estamos falando ? Afinal de contas o desenvolvimento em si é feito por uma equipe, envolve metodologia e etc.
Agora o fato de que o conhecimento da SCJP não da pra ser considerado ?? Na minha opinião o fundamento é tudo. Em qualquer coisa que seja, se o cara conhece tudo que é proposto na SCJP ótimo não precisa nem ter o certificado. Mas cansei de ver nego no mercado, trabalhando a bastante tempo e que não tinham a noção basica de usar coleções, ordenamento entre outras coisas que você se torna “fluente” quando estuda pra certificação.
Penso que não existe nada melhor do que aliar a prática com o conhecimento, afinal de contas não adianta muita coisa ficar bitolado em casa estudando feito louco, e não saber como aplicar.
O cara precisa saber java ( linguagem, tecnologia etc ) pra tirar a certificação. Agora se ele vai ser um desenvolvedor que pega desde os requisitos, transforma em especificação e entrega o produto final, são outros 500 na minha opinião.
No meu ver, isso é cobrado na SCJD. Os caras te largam uns requisitos um tanto quanto vagos e esperam um produto final que atenda certos quesitos.
É claro, ao meu ver, que ela (a certificação) não cobre todos os aspectos no desenvolvimento, assim como a SCJP em relação a tecnologia Java, mas torna você muito mais hábil nisso.
Na minha opinião vale. Basta alguem tentar fazer a prova sem estudar.Você verá que muitos conceitos ainda não estão firmados, ainda é necessário estudo na linguagem.
Quanto a definir a pessoa e dizer que ela é boa ou não, falar que a certificação nao diz nada, acho errado. O profissional vai muito além da linguagem e um conjunto quase que infinito de coisas.
Mas no que diz respeito a linguagem em si,estudar para tirar a certificão vale. Acredito que a certificação demosntra um conhecimento razoável da linguagem.O estudo que se faz para sair bem nela a pessoa se torna pelo menos bem conhecedora de Java.
Bem,
Para mim é lamentável que algumas empresas ainda contratem levando em consideração só a certificação.
Agora se o profissional quer ter seu “leque” de opções para trabalhar, então vale à pena se certificar.
Não tenho nada contra certificação, acho que vale, pois é uma forma de estudo e isso é legal. O que acho totalmente errado é empresas contratarem só pela certificação.
Voltando a pergunta inicial, acho que estudar em casa e fazer os simulados já conta para ser aprovado na prova, não precisa de curso.
[]'s