Certificação JAVA Oracle

Olá, amigos.

Sou estudante de ADS, estou aprendendo JAVA, mas queria fazer o exame da certificação JAVA para compensar minha falta de experiência. Gostaria de dicas, quem puder me ajudar, agradeço.

  1. Ouvi dizer que a prova é em Inglês. Com Inglês de colégio da pra se virar nessa prova??
  2. Não compreendi muito bem, mas a primeira certificação é a programmer I?? a OCA é opcional?
  3. A prova é de multiplaescolha??
  4. Achou difícil??
  5. Valeu a pena tirar a certificação??

também tenho as mesmas dúvidas…

A do Java 5 tinha opção em português, mas não recomendo. Toda documentação oficial é em inglês, acostume-se, não é difícil. :slight_smile:

Antigamente a Associate era opcional e gratuita.
Hoje ela é pré-requisito para a Professional e é paga.

Algumas questões sim, outras você tem que escrever código.
E não deixe questões em branco, pois propositalmente tem um percentual de questões que não tem peso e o aluno não sabe quais são.
É uma estratégia para evitar que o aluno faça somente um mínimo de questões.

Achei uma questão bastante trabalhosa, não difícil, tive de fazer teste de mesa pra conseguir responder.
Dica: faça simulados, se nós simulados você estiver acertando mais de 70%, então a certificação não deverá ser um problema.

Não mudou em nada minha vida profissional.

Minha dica é: não faça um preparatório para a certificação.
Ao invés disso, estude, trabalhe, adquira experiência e, naturalmente, você estará apto a fazer a certificação. Afinal esse é o propósito: certificar que você sabe programar em Java.

4 curtidas

Muito obrigado, staroski.
Na verdade eu ainda estou aprendendo Java, mas queria já direcionar os estudos para no final conseguir a certificação, principalmente por que não tenho experiência ( ainda estou na faculdade) e queria utilizar a certificação para compensar a falta de experiência na hora de procurar emprego.

Vi que a prova pode ser Inglês ou em Espanhol. Quando eu for fazer vale mais a pena Espanhol?? Sou péssimo em Inglês. Só sei o Inglês das palavras reservadas da linguagem e aquele basicão do colégio. Vc acha que tenho que ter um Inglês intermediário para realizar a prova??

A questão é que a certificação não te traz experiência profissional, por isso que eu comentei que não mudou em nada minha vida.

Você quer fazer em espanhol porque fala espanhol ou porque acha mais parecido com português? Se fala espanhol, ok.
Eu nunca fiz curso de inglês, aprendi o basicão na escola e ensino médio.
O que mais me ajudou a aprender foi ler os javadocs das classes, quando não entendia algo, eu usava um dicionário de papel (ajuda a memorizar mais).
Baixa algum simulado pra ter uma ideia do nível das questões, aí saberá como precisa ser seu nível.

Valeu, Staroski!!
Sabe de algum bom site que eu encontre simulados semelhantes ao exame da oracle pra indicar??

… e pra quem não tem faculdade? você aconselharia ter uma certificação?

Na real a escolha é pessoal.
Além do mais são coisas independentes.

A certificação só serve para certificar que você conhece a sintaxe, semântica e características das principais classes padrão. Não vai dizer que você é um bom profissional.

A faculdade vai certificar que você tenha um embasamento teórico nos mais variados aspectos da computação. Mas não vai dizer que você é um bom profissional.

Se quer se destacar no mercado, seja bom no que gosta de fazer. Como vai ficar bom, praticando e seguindo boas práticas.

Particularmente gosto muito ds livros Clean Code ( Código Limpo ), Clean Coder ( Codificador Limpo ), Effective Java ( Java Efetivo ), Design Patterns ( Padrões de Projeto ) e os princípios SOLID do Bob Martin.

1 curtida

Uma dúvida: Qual instituição você tá cursando ADS?

obrigado pela resposta staroski! Então uma certificação não ajuda a conseguir um free-lance ou emprego? (caso não tenha faculdade)

FearX estou fazendo na UniCesumar.

Veja bem, são duas coisas completamente diferentes.

A faculdade vai te dar todo um embasamento teórico e científico nos assuntos da computação ou análise de sistemas.
Mesmo assim não vai garantir que você seja um bom programador ou profissional da área.

A certificação Java só vai certificar que você conhece a sintaxe, semântica e a funcionalidade de algumas classes chave da API padrão da linguagem.
Mesmo assim não vai garantir que você seja um bom programador ou profissional da área.

Pra mim a certificação valeu só como um status pessoal, não mudou em nada minha vida profissional ou acadêmica.

Sobre conseguir uma vaga ou não, acho que a certificação só vai fazer a diferença caso dois candidatos sejam equivalentes na questão de experiência (ou falta dela), escolaridade e idade.
O que costuma fazer a diferença no processo seletivo é a segurança e experiência que o candidato relata.
É bem possível que entre um aluno formado, com certificação, mas sem experiência profissional e um aluno não formado, sem certificação, mas adepto à boas práticas e com alguma experiência, o que vai decidir qual dos dois selecionar será uma avaliação prática ou teórica aplicada pela processo seletivo.

Ola

existem casos onde a vaga exige, por alguma razão, certificação. ou existe um sistema de pontuação e ter uma ou mais certificações ganham mais pontos. isso é mais comum em consultorias. é um mercado restrito mas importante.

se a vaga não menciona isso, então o que vale são outras caracteristas, que podem ser a experiência, aparencia, renome da faculdade, quem indica, mapa astral, etc. infelizmente o mundo de recrutamento e seleção pode ser muito singular e vc pode ser reprovado pq tem lua em Touro ou pq alguem mandou vc desenhar uma pessoa na chuva e vc esqueceu de desenhar o chão.

quando vc cria uma boa rede de amizades na sua area de trabalho, vc descobre quais empresas são assim e quais são realmente sérias na hora de contratar.

não quero desanimar ninguem mas ja desanimando, ainda existe um preconceito contra quem tem certificação que eu vi em alguns casos bem raros, do tipo “puxa esse cara tem certificações A, B e C, ele deve ter um cara caretão, etc”. de novo entra a questão de ter uma rede de contatos: alguem pode te alertar antes “po omite q tu tem certificação pq o Fulano não gosta”.

se eu fosse avaliador, eu entenderia que quem fez certificação estudou um X daquela tecnologia e conseguiu passar na prova, o que vai direcionar algumas perguntas minhas do tipo: essa pessoa vai se adaptar em outra linguagem se for necessario? sera que isso é relevante?
até pq eu não posso comparar com alguem que nao fez a certificação, pq a mesma pode ter tido motivos variados ( grana, tempo, etc ).

a verdade é que seleção de candidatos é um processo que varia de empresa pra empresa, e nunca é justo.

eu investiria o meu tempo e dinheiro em aprender um idioma como o inglês. IMHO é bem mais relevante. Agora sera que uma certificação como IELTS ou TOEFEL agregam? Não sei.

enfim, meus dois centavos.

Olha que pergunta excelente.
Eu tenho TOEFEL e não senti que isso mudou nada na minha vida, afinal o inglês que eu sabia antes e depois do TOEFEL é o mesmo. Ninguém nunca citou (profissionalmente) minha certificação.

1 curtida

staroski obrigado pelo esclarecimento!

Obrigado pelo seu ponto de vista… não imaginava isso…