Prezado Dougufpa,
É isso mesmo que eu estou precisando, só que fiz tudo, inclui o código de varias maneiras dentro da classe Destktop mas mesmo assim ao executar o programa ainda não está dando certo. A compilação ficou legal, não deu problema. Acho que coloquei o código em algum lugar errado. Se voce não se importar, me mande novamente o código da classe desktop. já quebrei bem a cabeça e só falta agorta conferir isso e acredito que agora sim, vai engrenar. Por gentileza então me envie o código da classe desktop com estas moidificações que voce fez acima.
Mais uma vez, meu muito obrigado!!
Edson
Na oportunidade, estou vendo tambem a postagem do Rogerious e vendo o que dá para se fazer…
Caro Amamorim, agradeço pela atenção. Comecei com JAVA só há 2 dias. Como disse no FORUM eu estou usando NETBEANS 5.5, pois fazer tudo na “mão” com bloco de notas “é osso !!!” Já que exitem as ferramentas para criar a parte visual das aplicações JAVA ( posso usar esse termo ? ), então optei por essas ferramentas e vou pondo os codigos (JAVA) onde eu necessitar, ok ?!
Acho que minha duvida é a mesma sua ( e por isso , aproveitei a sua postagem e me “intrometi” ), eu montei o FORM principal - Jframe - e coloquei um menu com subitens. E só queria saber ( nesse 1º momento )como chamar um form de cadastro ou pesquisa. Como em outras linguagens ( VFP, VB, VB.NET, DELPHI ) nós colocamos o nome do form ( objeto ) e algum metodo tipo ( show(), showmodal(), etc…) vi que aqui eu instanciava a classe JÁ criada ( no meu caso FRPROFESSORES que é um JinternalFrame) com um nome associado.
E aí postei somente o codigo :
private void subalunosActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {
System.out.println("java, sou iniciante ");
Frprofessores formprof = new Frprofessores();
formprof.setVisible(true);
}
Que mostra que no menuitem ( chamado subalunos ) no metodo ActionPerformed eu instancio e ponho a propriedade SETVISIBLE = TRUE. E isso foi facil de entender.
Mas nao entendi porque NÃO funciona. rs…rs…rs…
veja como não tem nem com que bater cabeça, é tão simples que dá até vergonha de postar a classe hehe :oops: Mas como ja estou te ajudando a um bom tempo não vou te deixar na mão.
[code]import java.awt.;
import java.awt.event.;
import javax.swing.*;
public class Desktop extends JFrame{
private JDesktopPane internalFrame;
private JMenuBar bar;
private JMenu menu, consultas;
private JMenuItem cadastrarUsuario,consultasClientes, sair;
public Desktop(){
super("Desktop ou Nome do Programa!");
bar = new JMenuBar();
menu = new JMenu("Menu");
cadastrarUsuario = new JMenuItem("Cadastrar Usuario");
cadastrarUsuario.addActionListener( new TrataEventoDesktop() );
sair = new JMenuItem("Sair");
sair.addActionListener( new TrataEventoDesktop() );
menu.add(cadastrarUsuario);
menu.add(sair);
consultas = new JMenu("Consultas");
consultasClientes = new JMenuItem("Clientes");
consultas.add(consultasClientes);
bar.add(menu);
bar.add(consultas);
setJMenuBar(bar);
internalFrame = new JDesktopPane();
getContentPane().add(internalFrame);
setSize(500,600);
setVisible(true);
}
private class TrataEventoDesktop implements ActionListener{
public void actionPerformed( ActionEvent evento ){
if ( evento.getSource() == cadastrarUsuario ){
new CadastrarCliente();
}
if ( evento.getSource() == sair ){
System.exit(0);
}
}
}
} [/code]
Prezado Dougufpa,
Depois de tanta ajuda sua, é impossivel ficar sem aprender!! Cara, realmente estava muityo fácil… Antes mesmo de voce ter postado este último código, eu já havia descoberto a besteira que estava fazendo e a coisa não estava funcionando: é que eu estava esquecendo de adicionar o menu à barra de menu e também o próprio ítem de menu . fiz isso e deu certo. Como eu havia pedido a voce que poostasse o código, conferi e vi que realmente era só isso mesmo que estava faltando. Já aprendi muito e com certeza ainda vou ter outras dúvidas. Vou postar por aqui e futuramente vou mostrar que realmente estou aprendendo… Minhas proximas investidas vão ser a manipulaçõa de registros uma vez que já sei também criar o banco de dados e fazer a conexão com o mesmo. espero então começar a aprender alguma coisa como imprimir um relatório simples de clientes cadastrados.
Obrigado mais uma vez…
Edson
precisando estarei por aqui…
Prezado Dougufpa,
Lhe agradeço muito mesmo por toda atenção até então. Já estou precisando novamente de ajudas; agora, estou querendo ver sobre relatórios.
Gostaria de saber ou mesmo até de ver uma rotininha bem ao estilo “arroz com feijão” de como criar um relatório que liste do meu banco de dados “Cadastro”, os campos: codigo e nome do cliente, da tabela “cliente”. Eu estou usando o JCreator e já instalei o eclipse, só ainda não o usei.
Espero alguma dica sobre esta minha necessidade, dentro do seu póssível, é claro e de outros colegas leitores desta mensagem também.
Por ora, meu muito obrigado,
Edson Amorim
Oi gente,
Estou aqui de novo!! agora querendo mais dicas sobre criar relatório. Continuo contando com voces!!
Obrigado,
Edson