@heditadu
Esse seu pensamento é semelhante a uma parada que tenho refletido ultimamente. Tipo, você tem os seus objetos de negócio (domínio sei lá), que é independente de qualquer coisa, não conhece anotações, persistência, serialização XML, enfim, são independentes. No entanto, são inúteis na prática. Ou seja, você cria seu domínio (não sei se tô usando o termo certo), mas precisa torná-lo em algo palpável, em algo real, utilizável. Ou seja você traz os seus objetos do contexto abstrato pro contexto concreto, adicionando-lhes aspectos tecnológicos. Tipo vira EJB, vira Servlet (hein?), possui persistência Hibernate, depois JDBC etc, é capaz de interagir agora com Frameworkmela Talz, e tem XML no meio, e etc etc etc.
Tá mas qual é o problema? Parece-me que as pessoas se decepcionam quando embutem persistência, XML, Excel, PowerRangers etc nos objetos de negócio quando descobrem que os colocou numa cova, atrofiados de tecnologias. E se decepcionam quando tentam separar isso, quando os objetos passam a ser mais puros, mas menos inteligentes e cria-se outras classes externas para ajudar os coitados, ficando uma coisa espalhada e menos fácil de usar. Tipo um dilema.
Solução? Poder clicar no objeto com o mouse, escolher Add/Remove Aspect e escolher da lista: PersistenceAspect, SendMailASpect, RMIASpect, XMLAspect, JNIASpect, e por aí vai.
Problema dessa solução? Ela não existe.
Tá meio ou total embolado mas para os guerreiros que porventura consigam entender “meus sentimentos” (alguém??), é isso.
PS: acho que essa foi a viagem na maionese OO mais doida que ja fiz.