Comercialização de Software - A Venda

Olá pessoal!

Por favor, gostaria da opinião de vcs com relação a comercizalização do meu software. Na verdade, já fiz uma busca aqui no fórum e li alguns tópicos, mas nenum deles aborda o ponto que gostaria.

Para quem já desenvolveu um sistema por conta própria e já tem seus clientes, como ocorre a venda: Venda por um valor único de licença? Ou essa licença pode expirar, por exemplo de 3 em 3 meses, e o cliente ter que pagar para revalidar o sistema e continuar usando? Precisa ter contrato? Como é mais usual no mercado?

Considerem que já tenho um produto e alguns clientes em vista. Além disso, tenho meu emprego fixo e tenho que estar pessoalmente de segunda a sexta em horário comercial na empresa. Pretendo visitar os clientes aos sábados pois no ramo das empresas usuárias do software é normal trabalharem de sábado.

Quaisquer dicas são bem vindas de quem já tem experiências do tipo!

Grato!

Walter.

Primeiramente irá variar de sistema para sistema.
Ele é web ou desktop???

é voltado para oq?

E é diferente você comercializar um sistema e comercializar a licença do mesmo??

Você que irá manter o mesmo???

Até poque cada sistema tem que se adequar ao seu cliente.

A melhor situação que vejo seria instalação gratuita ou de baixo custo, e uma taxa de suporte mensal. O cliente muitas vezes não calcula o valor a longo prazo, apenas o atual impacto do investimento.

Nessa modalidade, conheço pessoas que já ganharam mais de 100 mil só com o famoso “suporte”. Isto sem contar as solicitações de “extensão” do sistema.

É um sistema desktop. Como somente eu farei a manutenção, não quero me envolver com hospedagem e nem mesmo com as configurações delicadas (na minha opinião) de um sistema web, considerando que o cliente não é especialista em informática.

Trata-se de um sistema, resumidamente, de controle de clientes, agendamento de horários, controle de estoquee financeiro. Depois pretendo fazer outros módulos mais específicos e vender para os mesmos clientes, mas esta é uma outra história. Não é para agora.

Quando digo comercializar sistema e licença como duas coisas distintas, me refiro a cobrar um valor pelo sistema e ponto (o que seria “comercializar sistema”) e cobrar um valor mensal ou trimestral (no caso, “comercializar lincença”).

Não pretendo manter um vínculo de manutenção com o cliente… Pretendo vender o produto fechado sem obrigações posteriores. Obviamente que se for encontrado algum bug, oferecerei um patch de correção gratuitamente para garantir a satisfação do cliente, afinal o boca-a-boca é a melhor propaganda principalmente para os profissionais liberais. Porém farei as correções dentro do meu ritmo, sem obrigações.

Posso até pensar em prestar manutenção e extenção, o que seria bem legal, mas apenas se conseguir vender bem o software e eu conseguir me manter com eles. Tenho um emprego fixo e isso já me consome bastante, infelizmente.

Cara a idéia é muito boa,

mas como foi dito o que hoje traz lucro é manutenção e suporte.

Trabalho em fabrica e aqui também o maior lucro é nisso.

Agora seria interessante você vender primeiramente em um preço amigável, com uma licença minima de 6 meses. já que 3 meses é pouco tempo.

Não importa o modelo, vc sempre terá que dar suporte a quem comprar seu produto.

Se quer se livrar de responsabilidades posteriores, o modelo “software de caixinha” é o mais adequado, o cara compra o produto, como o Office por exemplo, ficando sem vínculo de relacionamento cliente fornecedor, como em sistemas com “mensalidade”.

Pergunta, como vai fazer pra atualizar todos os clientes no caso de correções graves ou bugs de segurança?

Acredite, vc vai precisar dedicar mais tempo sim, dar suporte sim e ter pessoas disponíveis para ajudar os clientes, seja via email, se telefone, etc, pense melhor sobre a estratégia de entregar o produto e não ter mais relação com nada, lembre-se, cada cliente insatisfeito fala mal para mais 7 pessoas.

Boa sorte!

Nesse caso, você já respondeu sua pergunta.
Simplesmente venda o software, como uma venda de prateleira.

Eh, estou cambando mesmo em vender as licenças temporárias. Acho que produto de prateleira é uma boa saida quando se tem uma larga escala de venda… Não queria perder 6 meses desenvolvendo um produto usando um tempo que na verdade eu estaria descançando, para vender alguns e pronto. Correr atrás, eu vou, mas sabemos que nada são flores.

Quando digo que quero me livrar de suporte é só em termos de obrigações. Claro que responder e-mails, receber ligações vou ter que fazer pois não pretendo gerar insatisfação. Ter o nome profissional sujo é pior que ter o CPF no serasa! Tomarei o cuidado desde o início em falar que o suporte é um plus, um camaradismo por assim dizer, porque sei bem como funcionam as coisas quando o cliente se acostuma com coisas que não é da nossa ossada.

Farei a atualização de bugs manualmente mesmo. Inicialmente. Sei que o processo de inicio da venda de um software é lento e não terei tantos clientes assim. Mas claro, temos que pensar grande, e caso eu obtenha um sucesso legal posso pensar em atualização por internet. Esta ferramenta para facilidade (minha, na verdade) eu ofereceria de graça mesmo.

Tenho uma boa experiência em análise, desenvolvimento e até relacionamento com cliente. Mas na parte de vendas ainda estou bem cru, principalmente como profissional liberal. Os comentários de vocês me ajudam bastante em entender como as coisas funcionam sem ter uma empresa por trás. O que é bastante diferente no meu ponto de vista.

Bom, esse negócio de venda de prateleira não funciona muito bem para pequenas empresas.

Pense bem, que tipo de empresa compraria um sistema de uma empresa X (Que não tem o nome de uma Microsfot etc) e basearia parte de seu negócio em cima deste software sem nenhum tipo de suporte!?

Aí num belo dia o sistema dá pau, e vc fica lá rezando pra voltar a funcionar, já que é a única coisa a se fazer.

Um sistema sem um mínimo de suporte já está condenado ao fracasso, a não ser que ele automatize tarefas manuais que não sejam críticas. Obviamente, seu suporte não precisa ser 24/7, apenas dê a garantia que caso algum problema ocorra, ele tem N horas para ser resolvido.

Você tem razão, pensarei nisso sim… Nem que as horas sejam baixas encaixadas no meu fim de semana, mas precisam existir. O que também é bom para justificar ao cliente um pagamento periódico pelo sistema. :lol:

E pessoal… Considerando que eu preste manutenção do sistema, eu precisaria ter um contrato, certo? Como funciona essa parte? Como elaborar um contrato? Existe algum modelo que posso utilizar como base e fazer minhas modificações? Vou precisar de um advogado? Precisa envolver cartório ou algum outro tipo de procedimento burocrático ou basta apenas ter este documento assinado pelas duas partes para que ele passe a valer?