Tópico antigo, mas ainda atual.
Eu sou programador Delphi a mais de 20 anos, já aprendi e trabalhei profissionalmente com outras linguagens e no final é o Delphi que salva a pátria.
Vamos lá, entre prós e contras é uma das ferramentas de desenvolvimento mais antigas do mercado ainda em produção e constante evolução, trabalha com uma linguagem extremamente rica, com uma curva de aprendizado suave, atualmente o Rad Studio (Delphi e C++) trabalham multiplataforma com uso do firemonkey é possível desenvolver para Windows, Linux, MacOS, Android e IOS, no mundo desktop, por não depender de interpretadores ou frameworks ele é superior a qualquer outra linguagem, garantindo maior estabilidade e performance que Java ou C#, por não possuírem dependencias nativas, é de facil distribuição e instalação, Delphi é uma ferramenta extremamente produtiva e com a incorporação do UniDac, agora como FireDac garante acesso a dados multi bancos de forma praticamente transparente. Em contras eu vou colocar a parte mobile pois ainda não foquei nesse recurso, mas tenho bons resultados com linux, o fato da ferramenta ser paga e o valor para o mercado brasileiro ser exorbitante é um Ultra-Contra e ao meu ver esse é o motivo principal para o crescimento da concorrência e a baixa adesão de novos programadores, o modelo comercial adotado após a venda da Borland garantiu uma rápida evolução da plataforma mas com o sacrifício de estabilidade em várias versões, lançadas as pressas e que foram necessários várias atualizações futuras, um preço alto pra se pagar na minha opnião, as limitações das versões acadêmicas também contribuiram para a rejeição de novas mentes que ansiavam em explorar o potencial da plataforma, o mercado pirata também contribui para os Contras, pois essa corrida de versões e lançamento de produtos pré maturos vem como uma tentativa de limitar o uso do produto de forma ilícita, assim como o gerenciador de pacotes Getit veio para ajudar a frear o mercado negro da plataforma.
Profissionalmente falando, eu desenvolvo soluções de controle de acesso e o Delphi tem atendido a demanda de forma exemplar, analisando produtos desenvolvidos em linguagens “da moda” como python, java, node.js o delphi entrega resultados superiores em todos os níveis, recentemente fizemos um estudo comparativo entre nossa solução e alguns concorrentes de mercado trabalhando em plataformas web e foi divertido ver a concorrência suar frio em operações que na aplicação delphi foram passeio no parque, outro ponto muito analisado foi a a utilização, apesar das plataformas web conseguirem entregar mais “estética” eles pecam em performance, um processo de triagem feito em nossa aplicação que implica em (lançar os dados, coletar uma foto e gerar a autorização) leva em torno de 20 segundos, no nosso concorrente mais promissor foram mais de 60 segundos. Quando o teste foi para o nível de “stress” com vários processos de triagem sendo necessários em paralelo a concorrência “abriu o bico” como se diz na minha cidade. No meu mercado ainda tem um agravante, que são integrações com “ativos”, como terminais de acesso, controladoras e uma infinidade de periféricos que em outras plataformas são necessárias várias “manobras” pra não dizer “gambiarras” para que você possa trabalhar, isso quando são possíveis de uso. Já com o Delphi é tudo muito natural, consumimos SDK´s com dll´s, COM, cominicação TCP, UDP, RS-232, RS 485 tudo de forma bem tranquila, alguns produtos já vem com API Rest para ser consumida que também é bem vinda no Delphi.
Atualmente estamos estudando qual o melhor cenário para trabalharmos mobile em nosso app, mas estamos inclinados em focar no Delphi novamente, apesar de termos na equipe profissionais que já possuem expertise em node.js, react e react native, como o mobile é um endpoint menor em relação a nossa solução, ainda não descartamos a ideia de utilizar outra linguagem mais focada.
Para finalizar, apesar dos Contras, para uma infinidade de aplicações, o Delphi é a melhor solução, mas como dizia minha avó, cada panela tem sua tampa, dependendo do que é exigido, do escopo da aplicação e do que ela precisa entregar, o Delphi pode não ser a melhor escolha, mas em termos de desktop não vejo outra ferramenta mais produtiva e robusta no mercado.