Como explicar para um leigo o que é programação?

Tento explicar para um leigo na programação,que o código fonte é a receita de bolo,e as variaveis são os ingredientes desse bolo,tu pode fazer um bolo(Programa) de acordo com o seu gosto,mas nem todos entendem,isso é normal,ou eu não estou sabendo explicar?

Acho que a sua metáfora não é muito boa.

Então explique melhor com a sua metáfora,sabidão.

Uma forma eficaz de explicar programação para um leigo é usando analogias. Uma analogia direta para este assunto é a metáfora do bolo. Você pode dizer que o código-fonte é a receita do bolo, as variáveis são os ingredientes e as funções são o modo como se misturam os ingredientes. Assim, ao modificar a receita e os ingredientes, você pode criar um bolo diferente. Assim como você modifica o código-fonte e as variáveis para criar algo novo no programa.

Desde que as analogias façam sentido para quem está recebendo a explicação.

Isso vai funcionar se a pessoa souber como se prepara um bolo no mundo real ou se ao menos ela souber cozinhar, ou seja, a analogia precisa ser com algo que a pessoa conheça.

Antes de explicar o que é programação, a pessoa precisa ter um conhecimento mínimo sobre o que é um programa ou um aplicativo, senão você corre grande risco de não conseguir explicar.

Conheço muitas pessoas que não conhecem tecnologia, ou por serem idosas, ou por terem menos grau de instrução, terem crescido no interior e trabalhado a vida toda na lavoura.

Pra essa galera não adianta eu querer explicar o que é programação, é abstrato demais para o conhecimento e experiência do dia a dia deles.

Já fui questionado por um senhor que mal e mal sabia usar o seu celular para fazer uma ligação, não sabia escrever mensagem de texto, neste caso o que eu acabei fazendo foi dizer que trabalho no escritório da empresa.

Ele perguntou se era tipo um contador, aí eu disse que era parecido, que tinha que resolver alguns problemas, na ocasião ilustrei alguma situação de negócio que eu tinha implementado, mas tipo, expliquei o processo do negócio em si, sem falar em código ou programa.

No final das contas ele entendeu do jeito dele e todo mundo ficou feliz.

2 curtidas

Tópico fechado.