[quote=Bruno Laturner]Como funciona um teste de aceitação automatizado para webapplications?
O teste manda um POST com os dados preenchidos, recebe uma resposta, comparamos o HTML dessa resposta com o esperado e verificamos os efeitos colaterais da operação, como, por exemplo, uma inserção no banco?[/quote]
Não entendi a pergunta, você está se referindo ao ferramental? Se for dê uma olhada em Selenium e Webdriver. Uma funcionalidade sempre vai ter alguma consequência observável, na maioria das vezes esta pode ser observada diretamente na interface. Estas ferramentas são scriptadas para fazer a alteração e checar o novo estado.
[quote=cmoscoso][quote=pcalcado]
Teste de aceitação por si deve-se ter em todas as histórias. É como o time sabe que a história foi implementada.
[/quote]
Contradicao detectada!
[/quote]
Hmm acho que agora entendi o problema de comunicação. Não ha contradição.
Quando eu e a literatura que conheç dizemos"cobertura" estamos falando em testar todos os possíveis estados de um sistema. Este tipo de cobertura é que não temos 100%, porque é algo muito caro com benefícios que não valem a pena.
Parece que você está falando em 100% de cobertura dos requisitos por testes. Isso é algo bem diferente do conceito anterior e sim, em um processo ágil sadio 100% dos requisitos vão ser cobertos por testes, em sua grande maioria automatizados.
Note que 100% dos requisitos cobertos não quer dize 100% de cobertura, já que existem estados em um sistema que não estão cobertos nos requisitos.
[quote=cmoscoso]
[quote=pcalcado]
Não sou eu nem você quem diz isso, é o usuário. Se isso faz parte desta história, se é uma outra história ou se nunca será implementado a responsabilidade (e o problema) é dele. Se faz parte desta história vai haver um critério de aceite e logo um teste de aceitação para ele.[/quote]
Como isso difere da estrategia de cobertura 100%?[/quote]
Falando sobre cobertura de requisitos, se não for um requisito você não precisa testar em aceitação. Não faz parte do que o sistema precisa fazer então você ainda está cobrindo todos os requisitos com teste, já que isso não é um requisito.