Oi,
PS: Não alimente baderneiros. (Acho que vocês sabem do que estou falando).
Tchauzin!
Oi,
PS: Não alimente baderneiros. (Acho que vocês sabem do que estou falando).
Tchauzin!
[quote=Botocudo]Pra que usar um SO que ninguem usa?
[/quote]
De qual SO voce está falando? De linux não deve ser, considerando que a grande maioria dos servidores do mundo usam linux, e pra desktop, ai sim o windows tem mais usuario, mas quando estreitamos esse grupo pra usuarios mais avançados que tem poder de formatar a própria máquina pra experimentar outros SO diferentes do que vem instalado por default ou do que as assistnecias instalam, ai sim vemos que linux tem uma porcentagem relevante como pode ser visto na página 8 destes slides http://www.slideshare.net/IanSkerrett/eclipse-survey-2012-report-final publicados pela fundação eclipse, então acho que 32% dos usuários não é ninguem, certo?
Além do que o Windows perdeu 8% enquando Linux cresceu 4.5% e MacOSX cresceu 3.5%.
Então pense um pouco antes de criticar algo que não conhece, seja por ignorancia ou por simples falta de conhecimento mesmo.
USANDO, que irá aprender com o tempo, vai adquirir experiencia.
se não quiser desta forma faça um curso.
desculpe se fui grosseiro, mas é a dura realidade.
“É errando que se aprende!”
Só criei conta aqui pra responder. Nem sei se alguém vai ler, mas vamos lá.
http://www.inf.ufpr.br/nicolui/Docs/Livros/LinuxBasico/LinuxBasico-node1.html
Aprender linux é fácil. Pense no linux como um sistema todo baseado em arquivos.
Se você precisa ter informações da temperatura de um processador, tudo o que precisa é abrir esse arquivo e ler a informação dele.
No linux tudo é arquivo, desde drivers, acesso a disco, etc…
A partir desse conhecimento você vai perceber que para acessar um desses arquivos você precisará de “permissões para isso”.
Aprende os programas de linha de comando primeiro. É essencial saber o básico de busca, criação e exclusão de arquivos e diretórios, etc…
E por aí vai…
A primeira distro que eu usei foi o Slackware 10. Eu tinha um computador horrível e tava sempre buscando melhorar o desempenho… aí resolvi instalar o slackware e pegar a interface gráfica mais simples que existia (por ser leve). Acho que era o blackbox. Tudo que eu precisava fazer, tinha que ser por meio da edição de arquivos (não tinha wizards pra ajudar na configuração, já que eu não usava kde, nem gnome, nem nada do gênero). Demorou pra eu conseguir instalar todo meu hardware adequadamente. Conforme eu fui aprendendo, fui testando o que havia de diferente: outros gerenciadores de janela, como funcionava a instalação de programas, editores de texto (vi, nano, emacs), etc.
O meu pc era realmente horrível, então eu passei a buscar maneiras de deixar o sistema mais rápido: como funciona o sistema de inicialização (pra tirar tudo que eu podia :D), como recompilar programas, kernel, etc. Quando eu comecei a programar, estudei um pouco de shell script mais a fundo.
Pra entender bem sobre Linux, tem muita coisa que você tem que estudar/praticar. Vá aos poucos estudando cada assunto. Pode se basear no guia foca como foi mencionado. Eu gostava também do guia do hardware, viva o linux e slacklife.
Vou responder com outra pergunta: pra que você quer usar o Linux?
Se for para uso doméstico, não há muito o que aprender. Pegue uma distro como o Ubuntu ou o Fedora e comece a usar. A curva de aprendizado é menor do que a do OSX por exemplo.
Se você é um desenvolvedor, e vez por outra precisa acessar o linux para alterar alguma coisa em um application server ou em um banco de dados, sugiro que aprenda sobre sistema de arquivos, navegação entre pastas, processos, serviços, entenda os executáveis do linux e permissionamento. Tudo no modo texto.
Agora se você é um hard user, e quer destroçar o pinguim, fazendo alterações no kernel e remasterizando-o, sugiro que visite o Linux From Scratch que o jaboot indicou.
Boa sorte.
Amigo, respondendo a sua pergunta, de como realmente aprender a usar o linux:
Baixe a biblia do linux: