Comparação de grades curriculares

Mas de qualquer forma irá precisar de 5 anos pra se tornar bacharel!

Hehe isto é inegável. :lol:

Ok Ok …
…quer dizer que minha escolha é entre fazer: 4 anos de CC onde eu vou ampliar minha visão e teóricamente eu vou possar a implementar conceitos de física, matemática e etc nos meu projetos de desenvolvimento ou um Técnologo (TDS) de 2 anos com a mesma carga horária, porêm com foco no desenvolvimento onde teóricamente eu iria engrandecer me especializar no que passo praticamente o dia inteiro fazendo em casa e no trabalho…
…dificil decisão.

[quote=juliocbq][quote=gr_marco][quote]
1 - São cursos de dois a três anos, mas a FATEC tem cursos de 3000 horas amigo, com qualidade superior a muitas engenharias pagas e até publicas por aí. No curso diurno são ministradas 5 aulas por dia, e no noturno 4. Então, precisa-se de mais um ano de aulas para completar as 3 mil horas.
[/quote]
Desculpe-me, mas acho que a comparação com engenharia, você forçou.[/quote]
Forçou muito. Um engenheiro estuda periodo integral e 5 anos da vida.[/quote]

Vocês não conhecem a Anhanguera? Uniban (geyse arruda)? Univap(pra galera aqui do vale do paraiba)? Federal da Bahia?
Minha faculdade tem mais artigos científicos, mais reconhecimento no mercado, maior nota no enade e mais alunos satisfeitos do que as referidas instituições nos cursos de Engenharia.

Realmente não quero que os engenheiros se sintam mal por isso, precisam apenas reconhecer que esta fatia do mercado será tomada por outros tipos de profissionais futuramente. Engenheiro precisará elevar o seu nível pra se manter no lugar devido de um verdadeiro engenheiro, peça fundamental pro desenvolvimento do país. Parte operacional será ocupada por tecnólogos, engenharia tem que ser voltada pra formar profissionais pra cargos acima do operacional.

É difícil entender isso?

Abraços.

Disse tudo agora " parte operacional ", e fazer comparação com engenheiros é um pouco exagerado. não acha ? a distância e bem expressiva.

[quote=andre_mbm][quote=juliocbq][quote=gr_marco][quote]
1 - São cursos de dois a três anos, mas a FATEC tem cursos de 3000 horas amigo, com qualidade superior a muitas engenharias pagas e até publicas por aí. No curso diurno são ministradas 5 aulas por dia, e no noturno 4. Então, precisa-se de mais um ano de aulas para completar as 3 mil horas.
[/quote]

Vocês não conhecem a Anhanguera? Uniban (geyse arruda)? Univap(pra galera aqui do vale do paraiba)? Federal da Bahia?
Minha faculdade tem mais artigos científicos, mais reconhecimento no mercado, maior nota no enade e mais alunos satisfeitos do que as referidas instituições nos cursos de Engenharia.

Realmente não quero que os engenheiros se sintam mal por isso, precisam apenas reconhecer que esta fatia do mercado será tomada por outros tipos de profissionais futuramente. Engenheiro precisará elevar o seu nível pra se manter no lugar devido de um verdadeiro engenheiro, peça fundamental pro desenvolvimento do país. Parte operacional será ocupada por tecnólogos, engenharia tem que ser voltada pra formar profissionais pra cargos acima do operacional.

É difícil entender isso?

Abraços.[/quote]

Você conhece a Inatel(Instituto nacional das Telecomunicações?(Sem desmerecer nenhuma instituição, mas aqui é conceito nacional). Porque ela é a melhor escola de engenharia da america latina. A TV digital é pesquisada aqui. Não força a barra não.

http://telecom.inatel.br/

Vejo muitas empresas anunciarem e exigirem cursos que não sejam de tecnologia. Acho uma pena. A FATEC de SP por exemplo tem cursos excelentes.

E no nosso país infelizmente o MEC deu abertura a cursos ruins sujarem nomes de cursos bons independente dos títulos que eles ofertam, seja bacharel, engenheiro ou tecnólogo.

Na frança por exemplo, a estrutura é bem definida entre técnicos, tecnologos e engenheiros e fazer um curso desse (tecnologia) é muito bem visto, obviamente respeitam uma hierarquia salarial dado a duração de cada curso.

De qualquer forma, minha recomendação, conhecendo o preconceito do mercado nacional é que você opte por um bacharelado.
Não se preocupe muito com a grade curricular, só o meio academico irá cobrá-lo por isso. Se você pretende seguir no mercado, ninguém pedirá sua grade curricular e mesmo que peça de nada servirá pois não haverá como saber o quão profundo você foi cobrado e avaliado e menos ainda se foi levado a risca o que ali se encontra.

Ah e quanto tecnologo x meio academico, há preconceitos a serem vencidos também, muitos orientadores não aceitam mestrandos por esse motivo.

Abraços e boa sorte.
PS: não sou tecnologo, nem bacharel.

Sou formado em Processamento de dados na FATEC-SP.

Realmente, pra variar acho a discussão inútil.

Isso porque não adiante fazer um curso de bacharel em uma instituição que não tem qualidade.
Não estou dizendo que um curso é melhor ou pior que outro. Tudo depende dos alunos e professores.

Além disso depende da projeção profissional que busca. Se quer algo mais acadêmico o bacharelado é praticamente obrigatório, mas para desenvolvimento de sistemas comerciais, web, etc. os cursos de renome de Tecnologia também são uma boa pedida.

Fiz fatec e lá dentro tive professores péssimos e professores excelentes. Toda faculdade é assim. Mas o saldo foi muito positivo, tanto pelos professores quanto pelo clima da faculdade.

Agora falar que Diploma de Tecnólogo suja o currículo, realmente foi uma péssima idéia.

Apenas com o Diploma de Tecnólogo, consegui me estabelecer no mercado, inclusive entrando em um concurso Federal, que sabemos que é bem concorrido.

att,

[quote=juliocbq][quote=andre_mbm][quote=juliocbq][quote=gr_marco][quote]
[/quote]

É difícil entender isso?

Abraços.[/quote]

Você conhece a Inatel(Instituto nacional das Telecomunicações?(Sem desmerecer nenhuma instituição, mas aqui é conceito nacional). Porque ela é a melhor escola de engenharia da america latina. A TV digital é pesquisada aqui. Não força a barra não.

http://telecom.inatel.br/[/quote]

Conheço, mas melhor escola é ITA, USP e Unicamp sempre citadas em artigos internacionais.
Só quis citar que também existe engenharia muuito ruim, podre, péssima por aí e que por isso tecnologistas saem melhores em alguns casos.
O sr. é engenheiro? Se sim, me espanta um engenheiro ser tão emotivo e pouco racional numa discussão sobre níveis acadêmicos.
Aqui encerro minha participação, já esclarecí tudo o que tinha que esclarecer.