Consumidor compra computador com Linux e troca por Windows

146 respostas
bandrade

São Paulo - Segundo pesquisa da Positivo, 75% dos consumidores que compraram computador com Linux trocaram por Windows em até 3 meses.

O consumidor que compra um computador equipado com o sistema operacional Linux troca pelo Windows, da Microsoft. Isso é o que indica uma pesquisa conduzida pela fabricante de computadores Positivo.

A empresa ouviu 200 compradores de sua linha de computadores com o sistema operacional Linux, em novembro do ano passado, antes de começar o programa de inclusão digital do governo federal, o Computador Para Todos.

Segundo a pesquisa, 65% dos consumidores trocaram o Linux pelo Windows no primeiro mês de uso do computador. Outros 10% fizeram a troca em até três meses. Apenas 25% se mantiveram com o Linux.

Um outro fabricante de computadores, que não quer ser identificado, disse que 90% das chamadas para o seu call center são de pessoas que trocaram o Linux pelo Windows e estão tendo problemas com a instalação de alguns drivers ou com o acesso a internet.

Nos dois casos, as empresas dizem que não perguntaram se as cópias instaladas do Windows eram piratas.

http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2006/06/07/idgnoticia.2006-06-07.[telefone removido]/IDGNoticia_view

Estudo bacana… talvez o Linux não seja tão amigável assim prá usuários ‘não técnicos’

hasta.

146 Respostas

T

a) No serviço você usa Microsoft Office (mesmo que seja em uma cópia pirata)
b) O professor quer que você entregue os seus trabalhos de escola em Microsoft Word (não importa se é pirata ou não). OpenOffice? Quiquéisso?
c) O carinha lá que é seu colega e entendido em computadores nunca ouviu falar do Linux, ou se chegou a mexer, não consegue encontrar as coisas lá no Linux para usar. Aí ele fala que é uma P**** porque não consegue usar do jeito que ele estava acostumado. Aí ele vem com aquele CD de instalação do Windows (que é cópia da cópia da cópia de um CD de uma assinatura do MSDN que não requer nem licença para ser instalado) e resolve o problema dele.
d) Preciso usar a P*** do Internet Explorer porque só ele consegue abrir o site direito.

etc.

Você viu que é um monte de detalhes não técnicos que atrapalham a adoção do Linux. Para que ele seja mais usado não basta que ele seja de graça - o Windows piratado é de graça também - e que venha instalado. Mais coisas devem ser feitas.

R

Lá vamos nós de novo!!!
Na minha opinião é que o linux não está preparado para usuários comuns. O linux continua sendo uma boa opção (98%) para usuários de técnicos.

Att,

Ricardo

marcelomartins

Linux não tem um MSN Messenger descente para as meninas trocarem emoticons entre vi. Ou seja, linux não está pronto para o consumidor brasileiro!

:twisted:

Beren

marcelomartins:
Linux não tem um MSN Messenger descente para as meninas trocarem emoticons entre vi. Ou seja, linux não está pronto para o consumidor brasileiro!

Pra mim isso eh um ponto a favor da utilizacao do Linux! hahaha

Mas eu tenho como ter msn com webcam no Linux? se tiver eu fico cada vez mais proximo de mudar! hahaha

bandrade

Só lembrando q todos nós somos ‘técnicos’… puts, até meu pai instala o windows num pc e fica de boa, se falar prela instalr linux, nem rola.

em 2 hrs ele instala windows e office e jah pode trabalhar, navegar na internet e tudo +. acho dificil conseguir isso num linux.

Viva a interface gráfica! \o/

ps. sem flames, por favor
ps2. sem flames, por favor
ps3. soh pq eu gosto de ps’s mesmo. (;

fmeyer

isso é óbvio,

Até ja vi um vendedor do extra falando pro usuario comprar o computador com linux que é mais barato e comprar um CD do uindows e outro do wordi na banca do china

ASOBrasil

Eles poderiam ter ido mais a fundo nesta pesquisa, por exemplo: Quantos % dos usuários que arrancaram o Linux da máquina para colocar o Windows e o Office, compraram os softwares originais?

Ai o vc fala o preço do software pro camarada e ele fala: “Pô, gastei R$ 2.000,00 no meu micro com impressora e tudo e vou gastar R$ 1.800,00 só com 2 softwares? Eu compro um pirata e tá tudo certo.”

Pesquisa feita no site do Submarino:
Windows XP Home Edition R$ 499,00
Office Standard 2004 R$ 1.299,00

Enquanto o Windows / Office estiverem custando R$ 10,00 cada um na barraca da esquina, o pessoal não vai ter o menor pudor para trocar!

Realmente isso é muito cômodo para os usuários, eles só vão realmente começar a mudar na hora que começar a pesar no bolso, penso eu!

ASOBrasil

duardor

ASOBrasil:
Eles poderiam ter ido mais a fundo nesta pesquisa, por exemplo: Quantos % dos usuários que arrancaram o Linux da máquina para colocar o Windows e o Office, compraram os softwares originais?

Ai o vc fala o preço do software pro camarada e ele fala: “Pô, gastei R$ 2.000,00 no meu micro com impressora e tudo e vou gastar R$ 1.800,00 só com 2 softwares? Eu compro um pirata e tá tudo certo.”

Pesquisa feita no site do Submarino:
Windows XP Home Edition R$ 499,00
Office Standard 2004 R$ 1.299,00

Enquanto o Windows / Office estiverem custando R$ 10,00 cada um na barraca da esquina, o pessoal não vai ter o menor pudor para trocar!

Realmente isso é muito cômodo para os usuários, eles só vão realmente começar a mudar na hora que começar a pesar no bolso, penso eu!

ASOBrasil

Concordo. A propósito adorei a parada da m$ de colocar akele aviso que o windows eh pirata. Vai melhorar se ele bloquear o windows!!! Ai todo mundo corre do windows e vai pra onde…

MarcioTavares

Com o Ubuntu vc consegue isso tudo, e em uma instalação só. O problema é que não tem o Ézão azul pra navegar na internet, não tem o Dábliozão pra escrever os textos, não tem o íconezinho abóbora que eu uso pra dar aquela caprichada nas piadas que eu recebo por email (colocar uns sonzinhos, umas palavras sambando pra lá e pra cá), e por fim, não tem o bonequinho verde na parte de baixo do vídeo, que eu uso pra conversar com os meus 300 coleguinhas.

É… realmente não presta… :roll:

fbanin

essas coisas que mudam o rumo de nossas vidas…

eu sempre trabalhei como programador, comprei um micro com linux e troquei pelo windows xp na hora. Como vou jogar meu warcraft III, meu counter striker source, meu fifa 2006… não… não dá…

Instalei o linux em uma máquina antiga, um 486 dx 100… e mudei ele para usar a porta serial para o mouse, quem disse que funcionava ?

o linux pode ser o que for, mas o windows sempre vai estar a frente… mesmo sendo tão fraco ! isso é fato ! e viva o windows…

boaglio

Acho difícil acreditar que você tenha instalado linux nesses últimos anos…

Rubem_Azenha

Qualquer ameba consegue fazer isso em 15-20 minutos com o Kurumin.

javaBeats

Ora ora… mais um flame… :confused:

Dessa vez eu nao vou ser tao educado…

As pessoas usam Windows por PREGUICA de mexerem seus RABOS e APRENDEREM a usar algo MUITO MELHOR e mais EFICIENTE. Eu uso apenas o Linux, nao me falta nada, consigo portar meus arquivos para um formato windows-friendly sempre que for preciso compartilhar com usuarios windows, e mantenho todos os beneficios desse maravilhoso SO que eh o Linux!

Jogos…?!? Os publishers nao publicam para Linux porque a esmagadora maioria do seu mercado ignorante soh usa Windows! A fatia que usa Linux no mercado eh desprezivel, em termos economicos. Mas qualquer desenvolvedor sabe que a plataforma Linux + OpenGL alcanca um desempenho muito superior ao windows, alem de ser muito mais confiavel… Felizmente, esse cenario dos jogos eh algo que Java esta ajudando a mudar (vide: www.banghowdy.com)

E uma instalacao de qualquer distro do Linux nao leva mais que meia hora em um PC razoavel, escolhendo uma configuracao padrao. Se vc instalar o kernel e for adicionando os pacotes e softwares a medida que precisar deles, esse tempo baixa ainda mais…

Se vc compra um carro, ele eh seu pra usar ou destruir. Se vc compra um SO, nao pode altera-lo ao seu bel prazer. Pq sera que o Linux ofende tanto essa gente…?

eduveks

Realmente os users Rwindow$ são muito preguiçosos, e para estes preguiçosos existe o Ubuntu, Mandriva, etc… querem papinha feita tens ai, problema de hardware, duvido que tenha com o Mandriva, até com placas de tv, webcams, impressoras USB, scanners, etc… já vem com tudo mastigado… no Mandriva não precisa de executar comandos instalar os hardwares…

Este povo do Rwindow$ não sabe nada do que diz, parece que ainda vivem nos anos 1999 a 2003, ai sim estes argumentos todos contra o Linux até erão aceitáveis, mas hoje aconselho-vos a voltarem a tentar experimentar o Linux, mas com a cabeça aberta, ok???

Com o Rwindow$ Vista tenho certeza que este pessoal todo vai começar a perder a preguiça, dado o novo esquema de segurança, onde vai ser dificil ter programas piratas, ai quando pesar no bolso, ai sim vão começar a olhar para oportunidades melhores, e mudar nesta altura, já vai ser um pouco tarde, pois podes ser um dos últimos a mudar de plataforma, logo um dos mais ignorante da face da terra, quando mais cedo, mais afrente vais estar, e mais dinheiro vais poupar…

As pessoas não tem noção das coisas, no XP já se havia buatos disto, mas com o Vista já esta muito claro, que o próprio Rwindow$ arranca informações do teu computador e manda para algum lado na net, algo muito sutil, e com o Vista isto já esta estampado, é mesmo para quem gosta de estar sendo vigiado, o Worms Blaster32 veio a comprovar isto, mostrando que o Windows XP foi feito com um buraco de entrada, sem querer querendo… pois pois pois…

Agora com o Vista eles estão fazendo um grande buraco de entrada, onde vão ter um alto controle dos programas e mais, que estão no computador das pessoas… para quem gosta desta situação, bom proveito, mas eu prefiro ficar isolado por tras do meu Linux…

E não há quase nada que não funcione hoje no Linux, WebCams, isto até tem piada, já funciona e bem no Linux já a algum tempo, tem ótimos programas para coneferência e tudo…

WarCraft III heee, roda no linux em cima do Cedega, basta fazer uma pesquisa no google e encontras a solução… por acaso o WarCraft III é dos jogos mais recentes que é mais fácil de fazer rodar no Linux…

Quando ao IE vs FireFox, nem é preciso dizer muito, o IE não evolui a não sei quantos anos, e agora a nova versão ta mais bugada que não sei o q, sites q só abrem no IE são sites q não valem nada, e 99% dos sites abrem bem no FireFox, não sei aonde que esta o stress?!

http://blogs.vstsrocks.com.br/guilherme/archive/2006/04/26/115.aspx

http://www.meiobit.com/arq/001180.html

http://www.killbillsbrowser.com/index_port.html

http://www.myfreebsd.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=1256

:stuck_out_tongue:

Sandro.Santos

Oi Galera,

Pra ajudar na adaptação ao Linux, o Freedows e FreeOffice agora são gratuitos, como já foi publicado aqui no guj, e eles chegam muito próximos no Windows e MSOffice.

Tudo bem que é para o uso não comercial, mas já é uma boa iniciativa, pois poderia ser distribuído dentro desses micros populares, o que eu acho que reduziria muito a troca para windows, pois um é a cara do outro, e a usabilidade muito parecida.

Gosto de usar XP, mas acredito muito no uso de software livre, e é isso que pode realmente ajudar na inclusão digital no nosso pais. Pois um adolescente que começa a aprender computação com Linux, ao invés de windows, terá muito mais tendência em se tornar um bom pesquisador, e isso eu acho muito bom.

É legal o XP ter toda aquela interface amigável, isso é lógico, mas isso trás um certo comodismo pra quem esta aprendendo, parece estar tudo pronto e nada mais precisa ser inventado.

Sou a favor do uso do Linux como disciplina nas escolas que utilizam computadores para inclusão digital, isso faz com que esses alunos, que querem mais que o trivial, tenham o que realmente estudar, e pra galera que vai seguir outros ramos, beleza, aprende o básico que lhe é suficiente e parte pra área que mais gosta.

O problema é a Microsoft ditar o que deve ser ensinado nas faculdades e obrigar o mercado a aceitar pois é o que todo mundo usa, isso sim é muito ruim por não trazer desenvolvimeto real, nem competitividade.

Mas fica ai o meu recado: aqueles que gostam de Microsoft, procurem ampliar os horizontes sempre, e aos amantes de Linux, vamos aproveitar o melhor de cada ferramenta e mandar ver.

[]s

A

Qual eh melhor, Windows ou Linux??

O Técnico grita: Linux!!
O usuário diz: Li o que?!?!
E o sensato conclui: Naum há melhor… Tudo depende o q vc vai fazer…

O q o Linux oferece a MAIS para o usuario COMUM?? NADA!!
O Linux roda Warcraft?? RODA!!
Mas tem q fazer um monte de bla bla bla… o usuario quer algo rapido…

Experiência própria… já vi usuário tentar (com boa vontade!!)
usar o Kurumin 5. Mas os pequenos detalhes encomodam…
encomodam muuuuito!!

Com certeza existem programas equivalentes no Linux que superam
os do windows. Como por exemplo aquele que “imita” o photoshop.
Qual é o nome mesmo?? Pera… vou ver no Google… Putz se acha
q o usuario vai querer procurar no Google??!?!

Se o Linux pretende derrubar o Windows, as distribuições tem que
começar a ser mais semelhantes ao windows. Em todos os aspectos,
inclusive no layout. Ah… mas isso seria “copiar” o windows!! Bem…
se vc quer uma aceitação no mercado, no momento, é o mais
viavel.

Bem… essa é a MINHA opinião, naum espero que concordem, nem
que mudem suas vidas por causa dela… ahhahahaah

ateubh

boaglio wrote

bandrade wrote:

em 2 hrs ele instala windows e office e jah pode trabalhar, navegar na internet e tudo +. acho dificil conseguir isso num linux.

Você ja instalou o mandriva, ele instala e configura tudo em 20 min… configurou até a minha voodoo 4500 que não instala do windows

lucao

Lucas Zingano:
marcelomartins:

Mas eu tenho como ter msn com webcam no Linux? se tiver eu fico cada vez mais proximo de mudar! hahaha

tipo, a nova versão do Gaim vai sair com suporte a webcam, já tem a versão beta por ae. Testa e ve se está estável.

serp

Estou usando pela 20ª vez tentando instalar o Linux, dessa vez o Ubuntu porque acho que o seu mercado cresce a cada dia e adoro aprender coisas novas.
O grande problema são algumas funcionalidades do dia-a-dia que no windows são corriqueiras e no Linux são terríveis. Por exemplo, recebi um e-mail com um arquivo .wmv anexo, tentei então instalar o MPlayer, mas foi um parto, levei mais de 1 hora tentando achar as dependências do pacote, que exigiam mais pacotes dependentes e assim vai…Depois tentei instalar o Oracle XE outro parto e nada.
Conclusão coisas no Windows que você precisa na hora, e para ter é só você dar Next, Next, Finish, no Linux as vezes fica muito complicado, então se o Linux quer ser grande ele tem que pensar no usuário que não quer ser técnico em SO, porém utiliza ferramentas especializadas dentro dele.

Anderson_Leite

A m$ é esperta, todos percebemos os avanços do Linux. Vejam a diferença do Linux hoje e em 5 anos atrás. O Linux vem se tornando um forte concorrente do Windows mesmo para usuários domésticos, mas muita coisa ainda atrapalha.

O Linux ainda é sim complicado pra muita gente. Uso o Fedora em casa, mas tenho q deixar o Windows pra minha mãe que não se adaptou.
Uma das dificuldades do usuário inclusive é o fato de tantas versões disponíveis. Vcs acham q minha mãe vai ficar pensando “Será q eu instalo o Debian ou o Kurumin…?”

O Linux deve crescer muito nos próximos anos, e vendo isso, o tio Gate$ tá fazendo todo mundo testar o Linux agora, e fazer todo mundo falar akelas porcarias do tipo “Coloquei o Linux, não rodou nada, essas coisas de graça não funcionam mesmo…vou voltar pro Windows”. O cara é malandro.

Agente tem q fazer nossa parte, incentivar o Linux.

marcelomartins

lucao:
Lucas Zingano:
marcelomartins:

tipo, a nova versão do Gaim vai sair com suporte a webcam, já tem a versão beta por ae. Testa e ve se está estável.

Pois é, to torcendo pelo Gaim, apesar de ele não ter ajudado muito. Estão promentendo a anos um gaim com mais coisas só que até agora é só papo. E pior, eu to usando o ultimo beta e não tem nada novo. Apenas uma reorganização das janelas e outras coisinhas. Espero que internamente esteja bem diferente, senão nos proximos anos ele vai continuar igual.

A instalação do Ubuntu pelo Desktop CD demora 15 minutos. :slight_smile: ou menos.

bandrade

boaglio:

Tentei instalar o Linux no meu note. 3 distros diferentes, Kurumin, Ubuntu e Mandriva. Em TODOS deu erro durante a instalação. Chegava um momento que ficava uam tela cinza piscando por 40 minutos. );
Tentei várias maneiras diferentes de instalar e não consegui. Daí eu cansei de tentar ter linux no meu note.
Sabe o q eu fiz? Peguei meu cd do XP (comprado, de verdade) e mandei instalar. Em 40 minutos o note tava pronto prá ser usado novamente. PQ?

Tenho linux instalado em casa, Ubuntu. + só eu que uso. Pq?
Ah, pq só eu acho o kde bunitinho. + algumas coisas eu ainda me rendo à MS. Usar o Office, por exemplo. Vem falar que o OpenOffice é melhor que o MSOffice?? Ainda tem alguns detalhes que só o MS faz, sem contar que as tabelas feitas no Word quando abertas pelo open office ficam todas zuadas… );

O SO é apenas uma ferramenta prá maioria dos usuários, quando eu uso uma ferramenta eu não quero nem saber como faz isso, ou aquilo. não tenho interesse em saber profundamente oq eu tá rolando por tras daquela ferramenta. Acho q com os ‘não-técnicos’ é assim também. Não é do interesse deles, falar que é preguiça dos usuários não rola.

não vamos começar flames, por favor. (;

marcelomartins

Mas vamos imaginar o seguinte senário:

O Windows Vista saindo em 2007. Todo mundo babando e tal. Existe a possibilidade de ele ser um fracasso, ninguem querer usar. Seja porque precisa de maquinas muito potentes ou seja por ninguem querer usar a tecnologia dele. Ou pode ser um sucesso, e todo mundo querer usar.

Mas ai, o proximo windows depois do vista vai sair lá por 2012 ou 2013. E ai vai dar problema. Duvido se até lá o Linux não vai estar mais facil de usar, mais bonito, mais compativel, e melhor em tudo. É só analisar nos ultimos 5 anos os avanços do Linux como SO Desktop e projetar o que está por vir.

Como eu disse, é pra imaginar, não estou querendo ser profeta :slight_smile: Mas pode ser.

M

Pessoal, vou dar minha opnião sem paixões do fato.

1 - Como usuário doméstico -

a) Instalação - Linux

Sem dúvida, instalar um Linux amigável como Kurumin e bem mais fácil. No kurumin v.c só da next->next->next->next…não instala nenhum driver, 99% do hardware e reconhecido automaticamente, HD Sata, Som, Modem Roteador, etc…Alias o suporte a hardware mais novos foi sempre superior em Linux, vale lembrar que só agora o windows ta dando suporte a processadores de 64 bits.

Tive uma experiência de um ano atrás instalar um HD Sata no Windows, foi um parto…tive que obter um Driver do fabricante da placa pelo correio. Pode? Em contrapartido meu Linux Gentoo(Que nem e um linux amigável) tava tudo funcionando e concetado na internet.

b)Suporte Técnico - Windows

Uma das grandes questões é: “Usuários domesticos não entram em forum de discussão pra tenar obter sua dúvida, eles contratam técnicos!”. O que nós vamos fazer, obrigá-los (o consumidor que é quem paga…ou não) a mudar de comportamento pelo amor da causa Linux? Digo, por que 98% dos ténicos de informática não dão suporte a Linux. Por que?

a - Ele teria que se especializar e o mercado cliente é todo windows, ou seja, seria muito trabalho para pouco retorno.

b - Depois de configurado um linux raramente da problema, assim aquele cliente linux, não seria só apareceria uma vez na sua loja. Denovo, não traria retorno. No windows e causa certa a volta do freguês a cada novo ataque hacker.

Numa visão realista, usuários domésticos não instalam nem mesmo o windows, geralmente pedem pra aquele primo (como eu) para instalar e conmfigurar o win pra eles. (Por favor, sejam honestos neste ponto)

3 - Configuração - Windows

Se instalar o Linux é muito mais fácil, configurá-lo para coisas que ele não reconhece é um verdadeiro parto. Por que? Falta de unicidade! Toda geração linux tem suas dores de cabeça, a geração de 6 anos atrás eram as placas de som, de 4 anos eram os softmodens, de 2 anos eram os dispositivos usb e desta são os modens/router e recentemente as webcams.

O legal que acho, e quando se procura uma solução pela web, e funciona no ubunto mais não no kurumin e no fedora…PS: “Quanto louco deve ser pra uma fabricante de drivers, ter que ofercer compatibilidade com 20 distros diferentes eque são em muitas coisas imcompatíveis”?

Isso me faz pensar na falta de unicidade do Linux e que no windows sobra. Alias qual foi s solução dada pelo Linux para os problemas que foram descritos acima? Fácil, tirarem os drivers das distribuições GNU e colocarem numa parte que é uno para todas…o Kernel. Até por isso, o Kernel do Linux, e enorme e não para de crescer a cada versão.

Resultado -

“Usuários são movidos pela necessidade, mas gostam de afirmar suas escolhas pela paixão”.

Dado que a necessidade do pessoal da informática e ter um ambiente estável para trabalho de baixo nível e aprender os conceitos teóricos na prática, o Linux e sim a melhor escolha para nós.

Dado que o usuário domestico usa o computador como meio, o que deseja é a informação e o contéudo, e não os aspectos técnicos da informática, e natural que sua escolha seja pelo sistema que le de mais suporte, pelo menor preço. E windows na banca da esquina e 10 reais (ou menos).

O que barra a adesão ao Linux e sua falta de unicidade e a pirataria!

PRA FINALIZAR: Graças a Deus, o Java é multiplataforma, grátis(SE) e é Uno. Sun, por tudo que é mais sagrado, não destrua o Java sobre o pretexto de ajudar o Linux, não quero rodar um simples

System.out.println(“Hello World!”);

E ter a mensagem:

Erro: Este aplicativo apresenta a falta da biblioteca libgccnet.so, tente executar o comanto apt-get com a diretiva update…etc

Flos.

rodrigousp

Calma, calma. Essa discussão está muito sem noção!.
O que você acha de 75% dos usuários trocarem o Linux pelo Windows em 3 meses.
Eu acho excelente!!!
Significa que 25% tem a oportunidade de experimentar o linux por mais de 3 meses.
Significa que o usuário não vai comprar um computador com o Windows OEM. OEM foi um dos pilares da dominação dos sistemas Microsoft.
Windows é um sistema bom ? Sem dúvidas! Cada vez melhor.
Linux é um kernel bom. Sem dúvidas!

Mas sei lá … meu Windows está cada vez mais Open (firefox, OpenOffice, VLC, gaim, etc). Enquanto que meu Linux está cada vez melhor. Se você não cometer a besteira de tentar utilizar um debian Sarge AMD64 (beta-testing) você não vai se arrepender de utilizar o Linux. Salvo a necessidade de rodar aplicações que são nativas do Windows.

A compatibilidade com os programas Windows são crescentes graças ao projeto Wine que avança vigorosamente. Se quiser xingar um Linux frente a necessidade de usar programas do Windows, acho justo que você utilize alguma versão paga do Wine (pelo menos umas 10 vezes mais barata que o Windows) como o Codeweavers.

Xingar vale, mas sem ofender:
“Isso me faz pensar na falta de unicidade do Linux e que no windows sobra.“
Qual a unicidade entre Windows 3.1, 3.11 NT, 95, 98, 2000, XP, 2003 ??? O nome ???
O Starcraft só roda no Windows XP se você rodar o Wine em cima do cygwin, ou apelar para alguma máquina virtual. Ou você está falando da unicidade entre o Windows XP e Windows XP SP1 ???

Performance no Linux (em jogo) é melhor que no Windows !?
Também isso não é correto. Por vários motivos…
Primeiro pela arquitetura: X -window foi feito para ser multi-usuário. Então existe uma clara separação entre as camadas servidor e cliente.
Segundo, o X roda no contexto do usuário, não do kernel (e isso faz uma diferença absurda).
Terceiro, suporte a 3D no X avança, mas ainda não compara ao suporte do Windows com DirectX na veia e os trocentos fabricantes de placas de vídeo dando suporte a arquitetura.
O projeto freedesktop deve fazer o desktop dos sistemas abertos (Darwin, Freebsd, Linux) melhorarem bastante. E estamos falando de competir com o Aero do Vista.

Não duvide da capacidade da comunidade de escrever bom softwares e não duvide da capacidade dos governos e empresas compreenderem como é bom ser livre.

eduveks

marcelomartins:
lucao:
Lucas Zingano:
marcelomartins:

Pois é, to torcendo pelo Gaim, apesar de ele não ter ajudado muito. Estão promentendo a anos um gaim com mais coisas só que até agora é só papo. E pior, eu to usando o ultimo beta e não tem nada novo. Apenas uma reorganização das janelas e outras coisinhas. Espero que internamente esteja bem diferente, senão nos proximos anos ele vai continuar igual.

A instalação do Ubuntu pelo Desktop CD demora 15 minutos. :slight_smile: ou menos.

Caramba vcs não conhecem o Mercury??? Feito em Java!!!

http://www.mercury.to/index.php?page=Screenshots

Suporta WebCams e tudo!!!

:wink:

Agora já não há desculpas!!!

Bem agora como quem diz q o Mercury já existe a um bom tempo heee, e webcams no Linux não é coisa nova!!!

eduveks

Nunca tinha pensado nisto, realmente, o desempenho dos jogos no Rwindow$ devia ser muito superior ao Linux, mas muito mesmo, já q ta na veia do Rwindow$, e o X não estar ligado ao kernel… realmente…

Mas agora na vida real, eu em casa tenho lá o Rwindow$ apenas para jogar o The Lord of The Rings: The Battle for Middle-Earth, que não corre nem a paulada no Linux, assim como alguns outros jogos, mas isto é culpa da EA que não tem um bom Engine multiplataforma, mas o problema é q fazem bons jogos heee…

Agora, no caso do Unreal Tournament 2003 e 2004, e mesmo o Tremulous e o America’s Army, eu noto um desempenho muito maior no Linux, pá o UT fica muito mas muito bom mesmo no Linux, uma diferença brutal…

Então isto na minha opinião só prova que o OpenGL é mesmo MUITO BOM!!! E que o X não estar no Kernel, até que dá para se aguentar, mas o FreeDesktop vai ser um grande avanço!!!

Aconselho a compararem o UT 2004 no Linux e Rwindow$… verão com seus próprios olhos :shock:

Atenção: To a falar de jogos nativos para Linux!!!

eduveks

AndreiTognolo:

Se o Linux pretende derrubar o Windows, as distribuições tem que
começar a ser mais semelhantes ao windows. Em todos os aspectos,
inclusive no layout. Ah… mas isso seria “copiar” o windows!! Bem…
se vc quer uma aceitação no mercado, no momento, é o mais
viavel.

Copiar o Rwindow$ seria como cometer um erro duas vezes, o ambiente do Rwindow$ é horrivel!!! É do pior!!! Prova disto, experimente um MacOS/X, ai sim até meu tataravó se sente bem!!!

O Ubuntu se olhares bem, tenta a ir sempre para o lado do MacOS/X, que isto sim é copiar o que é bom…

Tentar copiar lixo só vai sair lixo, sistema para usuário burro é o MacOS/X não tem melhor, o Rwindow$ nunca vai chegar lá perto, graças a cabeça fechado que eles tem, agora o Linux, já esteve mais longe… já não falta muito :wink:

Agora não venha dizer que Rwindow$ é melhor que MacOS/X, qualquer zé mané vendo um ao lado do outro, mexer 30 min num e 30 min noutro já comprova que o MacOS/X é muito mas muito superior, eu gostava muito de ter um MacOS/X que isto sim acho que vale apena investir uns $$$, mas ainda não coloquei isto como prioridade, mas um dia eu chego lá heee.

Enquanto isto vou usando o que chega mais perto do MacOS/X, Linux/Gnome :stuck_out_tongue:

M

JOGAR?

Puts…ainda bem que na minha época de febre de Jogatina…eu escolhi comprar um ps2 ao invés de uma placa 3d turbinada.

Além da economia (ainda uso minha riva 32) e jogos melhores (me perdoem…mais é opnião pessoal) não fiquei amarado a plataforma do tio bill. Ufa…

A frase: “a compatilibilade do windows que sobra”, adimito que foi uma frase mal colocada, mas criticar apenas está frase não vai mudar o fato da falta de compatíbilidade entre os sistemas Linux. Falar que isto é mentira é ignorar as excelentes boas ideías para padronização que o pessoal da GNU fez para remediar a mesma, como o XOrg, a ALSA e tantas outras.

Alias ter um Kernel crescente já não é mais problema em versões recentes, depois que inventaram o hotplug.

Mais sinceramente, como meu foco e desenvolvimento e Java e não SO, eu nunca espero ter que compilar um aplicativo Java para a HedHat e um aplicativo Java para o Derbian…ou outra distro.

Flos.

M

Puts…e tanta visão apaixonada sobre Linux e Microsoft…rs…que lembrei de uma propaganda muito bacana sobre Java:

“Linux e MS, só mesmo Java para unir usuários de sistemas operacionais tão diferentes”. Acho que era isso.

Java na veia!!!

Flos

faelcavalcanti

eduveks:
Realmente os users Rwindow$ são muito preguiçosos, e para estes preguiçosos existe o Ubuntu, Mandriva, etc… querem papinha feita tens ai, problema de hardware, duvido que tenha com o Mandriva, até com placas de tv, webcams, impressoras USB, scanners, etc… já vem com tudo mastigado… no Mandriva não precisa de executar comandos instalar os hardwares…

Este povo do Rwindow$ não sabe nada do que diz, parece que ainda vivem nos anos 1999 a 2003, ai sim estes argumentos todos contra o Linux até erão aceitáveis, mas hoje aconselho-vos a voltarem a tentar experimentar o Linux, mas com a cabeça aberta, ok???

Com o Rwindow$ Vista tenho certeza que este pessoal todo vai começar a perder a preguiça, dado o novo esquema de segurança, onde vai ser dificil ter programas piratas, ai quando pesar no bolso, ai sim vão começar a olhar para oportunidades melhores, e mudar nesta altura, já vai ser um pouco tarde, pois podes ser um dos últimos a mudar de plataforma, logo um dos mais ignorante da face da terra, quando mais cedo, mais afrente vais estar, e mais dinheiro vais poupar…

As pessoas não tem noção das coisas, no XP já se havia buatos disto, mas com o Vista já esta muito claro, que o próprio Rwindow$ arranca informações do teu computador e manda para algum lado na net, algo muito sutil, e com o Vista isto já esta estampado, é mesmo para quem gosta de estar sendo vigiado, o Worms Blaster32 veio a comprovar isto, mostrando que o Windows XP foi feito com um buraco de entrada, sem querer querendo… pois pois pois…

Agora com o Vista eles estão fazendo um grande buraco de entrada, onde vão ter um alto controle dos programas e mais, que estão no computador das pessoas… para quem gosta desta situação, bom proveito, mas eu prefiro ficar isolado por tras do meu Linux…

E não há quase nada que não funcione hoje no Linux, WebCams, isto até tem piada, já funciona e bem no Linux já a algum tempo, tem ótimos programas para coneferência e tudo…

WarCraft III heee, roda no linux em cima do Cedega, basta fazer uma pesquisa no google e encontras a solução… por acaso o WarCraft III é dos jogos mais recentes que é mais fácil de fazer rodar no Linux…

Quando ao IE vs FireFox, nem é preciso dizer muito, o IE não evolui a não sei quantos anos, e agora a nova versão ta mais bugada que não sei o q, sites q só abrem no IE são sites q não valem nada, e 99% dos sites abrem bem no FireFox, não sei aonde que esta o stress?!

Também concordo. Temos que entender também que estamos mal-acostumados em relação ao que o mercado está consumindo e temos que estar preparados para mudanças. Se você for desenvolver em algum órgão público, com certeza irá encarar o UNIX, Linux, Solaris, e por aí vaí. Isto está se tornando o mesmo para empresas privadas aqui em recife. O desenvolvimento open-source está se tornando forte apesar de um pouco heterogênio entre diversas empresas. Esse pessoal está ficando bitolado. Vamos Acordar!!!

Somos uma comunidade, a evolução depende de nós. :wink:

Grinvon

eduveks:

Você quer forçar um médico, um arquiteto, um biologísta, um advogado a entender de detalhes técnicas de uma ferramenta que ele usa que não é da área? Fica complicado.

Eles estão certos, já pensou se você fosse comprar um carro só pude-se dirigir se entende-se de detalhes técnicos de mecânica de automóveios? Só daria ciclista na rua!

Grinvon

90% desses PCs vendidos por esse empresas são para usuários que não trabalham com TI e coisas relacionadas.

Esses usuários querem praticidade, não quererm perder tempo aprendendo a fazer coisas que para eles deveriam ser automáticas!

Muitas vezes usuários “reais” de computadores, daqueles que vivem com isso, utilizam de outros meios para conseguir e customizar a sua máquina, esses usuários que se importam com detalhes técnicos, até por que precisam muitas vezes realmente aprender.

O linux ainda hoje não serve para usuários convencionais.

Você colocar o linux em uma empresa para atuar como servidor de banco de dados, de internet, serviços… aí é outras história!

eduveks

faelcavalcanti:

Também concordo. Temos que entender também que estamos mal-acostumados em relação ao que o mercado está consumindo e temos que estar preparados para mudanças. Se você for desenvolver em algum órgão público, com certeza irá encarar o UNIX, Linux, Solaris, e por aí vaí. Isto está se tornando o mesmo para empresas privadas aqui em recife. O desenvolvimento open-source está se tornando forte apesar de um pouco heterogênio entre diversas empresas. Esse pessoal está ficando bitolado. Vamos Acordar!!!

Somos uma comunidade, a evolução depende de nós. :wink:

Esta dos órgãos públicos estarem se voltando para o mundo Unix, só vem comprovar que o nosso governo não é tão estúpido e já estão vivendo o presente pensando no futuro.

Conheço muitas empresas que já acordarão, e já trabalhei em algumas bem acordadas, mas atual trabalho numa que esta acordando, muito lentamente mas está… aqui tem gente muito bitolada que da até raiva, até a insistencia em C# por exemplo, sem comentários, mas to tentando remar contra a maré… tentando alerta-los, mas já começam a sentir a preção da concorrência com preços mais competitivos, com desenvolvimento de aplicações multiplataforma e baseados em opensource, projetos baseados em Micro$oft sai muito mais caro no final, fora que reduz consideravelmente a margem de lucro, comparando com soluções opensource.

Uma empresa hoje que desenvolve pensando em Rwindow$, esta a beira do precipício.

eduveks

Grinvon:
90% desses PCs vendidos por esse empresas são para usuários que não trabalham com TI e coisas relacionadas.

Esses usuários querem praticidade, não quererm perder tempo aprendendo a fazer coisas que para eles deveriam ser automáticas!

Muitas vezes usuários “reais” de computadores, daqueles que vivem com isso, utilizam de outros meios para conseguir e customizar a sua máquina, esses usuários que se importam com detalhes técnicos, até por que precisam muitas vezes realmente aprender.

Você colocar o linux em uma empresa para atuar como servidor de banco de dados, de internet, serviços… aí é outras história!

Acho que a tua assinatura contem a resposta para isto…
“A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original.” Albert Einstein

O que falta é o abrir da mente das pessoas, mas isto é difícil, dado que poucos são capazes de tal proeza.

Trabalhei numa empresa que criamos terminais em X/client com máquinas bem antigas, P100 a P233, para servir como terminais de trabalho para o setor de redação, onde a faixa etária era de 50 anos, com o Mandrake Linux 10, sucesso de 100%, houve algumas reclamações no começo, mas lá abriram a mente, e já nem se lembram do Rwindow$, e se estas pessoas se adaptaram ao Linux, não vejo por que não de um usuário comum…

Basta ter interesse, e se tem algo ruim ou algo por melhorar, vc pode fazer isto!!! Este é o poder do Opensource, vc pode fazer do jeito que vc quiser, e depois pode disponibilizar aos outro se assim o quiser, o problema é que poucos estão dispostos a aprender algo novo, e a tentar solucionar problemas para um mundo melhor, mas querendo ou não, tem sempre alguém que vai fazer isto, mais de vagar ou mais rápido, um dia chegamos lá… e o que é bom de saber que isto vai sempre estar em evolução, isto não para nunca, tem sempre alguém com uma idéia nova, enquanto que para quem esta afundado no mundo Rwindo$, fica a conhecer as novidades anos depois, assim como ainda hoje tem muita gente que desconhece tabs no browser!!! Graças a Micro$oft boa parte do mundo ainda vive na antiguidade, acomodados com o que lhes oferecem, estão fora da evolução.

Z

Grandes empresas privadas não estão muito preocupadas com quanto vão gastar não. Por exemplo, agente tentou implantar BrOffice aqui – digamos que o pessoal aqui tem muito dinheiro pra gastar --, mas os usuários não se deram muito bem com ele.

Deu em que: chegou na diretoria que a BrOffice não prestava e eles nem piscaram pra tomar a decisão: mandou comprar 500 mil em licença de MS Office. Definitivamente, eu acho que foi o melhor negócio pra empresa.

Empresas privadas só vão aderir software livre quando virem lucro ou vantagem nisso. Não é questão de acordar para o mundo.

A questão muda totalmente de figura quando se fala em instituição pública e dinheiro público.

rodrigousp

Correto

Xorg e kernel Linux são (completamente) independentes do projeto GNU. O Xorg é (hoje) projeto do Xorg foundation. O Kernel Linux é responsável pelo ALSA. Mas o fato é: são idéias boas sim, especialmente as iniciativas do freedesktop.

O objetivo do projeto KDE por exemplo é perseguir a usabilidade tão discutida no tópico, inclusive intercomunicação e padronização dos aplicativos. Idem ao Gnome. O problema é que esse objetivo é perseguido de forma diferente e aí que a maionese desanda. O freedesktop tenta entre outras coisas, agregar esforços isolados dos diversos projetos como KDE, GNOME, Novell Linux Desktop, Xorg, etc.

Acho que no final, não existe incompatibilidade binária entre os aplicativos para linux. A incompatibilidade estaria nas: variáveis de ambiente, versão de bibliotecas, caminho dos aplicativos, ou nas chamadas ao ambiente gráfico (certamente diferentes entre Gnome e KDE).

rodrigousp

ZehOliveira:
Grandes empresas privadas não estão muito preocupadas com quanto vão gastar não. Por exemplo, agente tentou implantar BrOffice aqui – digamos que o pessoal aqui tem muito dinheiro pra gastar --, mas os usuários não se deram muito bem com ele.

Deu em que: chegou na diretoria que a BrOffice não prestava e eles nem piscaram pra tomar a decisão: mandou comprar 500 mil em licença de MS Office. Definitivamente, eu acho que foi o melhor negócio pra empresa.

Empresas privadas só vão aderir software livre quando virem lucro ou vantagem nisso. Não é questão de acordar para o mundo.

Discordo. 500mil licenças do MSOffice é dinheiro em qualquer lugar do mundo , em qualquer língua. E gastar dinheiro é exatamente o oposto a ganhar.

Se o motivo pelo qual compraram 500 mil licenças do MSOffice era porque o usuário não estava acostumado com o OpenOffice então eles continuarão a comprar o MSOffice por toda a vida. Em algum momento o MSOffice era novo para os usuários e eles toparam o desafio. Mas se eles não toparem o desafio com o OpenOffice… é verdade, eles nunca irão se acostumar com algo que eles não usam nem nunca usarão.

Beren

rodrigousp:
Se o motivo pelo qual compraram 500 mil licenças do MSOffice era porque o usuário não estava acostumado com o OpenOffice então eles continuarão a comprar o MSOffice por toda a vida. Em algum momento o MSOffice era novo para os usuários e eles toparam o desafio. Mas se eles não toparem o desafio com o OpenOffice… é verdade, eles nunca irão se acostumar com algo que eles não usam nem nunca usarão.

Pois eh, eles jah gastaram com treinamento e jah estah estampado no curriculo que eles querem pessoas que saibam operar num nivel intermediario os aplicativos MSOffice, agora, quantas vagas pra secretarias com nivel intermediario de OpenOffice tem? e o cliente, consegue ver a proposta no OpenOffice dele? eh como desenvolver pra varios browsers, todos os desenvolvedores vao dizer que eh extremamente racional faze-lo, mas na pratica ainda estamos diante de um monopolio exorbitante… nao eh bem assim a questao dos OSOffices vs. MSOffice…

rodrigousp

Lucas Zingano:

Pois eh, eles jah gastaram com treinamento e jah estah estampado no curriculo que eles querem pessoas que saibam operar num nivel intermediario os aplicativos MSOffice, agora, quantas vagas pra secretarias com nivel intermediario de OpenOffice tem? e o cliente, consegue ver a proposta no OpenOffice dele? eh como desenvolver pra varios browsers, todos os desenvolvedores vao dizer que eh extremamente racional faze-lo, mas na pratica ainda estamos diante de um monopolio exorbitante… nao eh bem assim a questao dos OSOffices vs. MSOffice…

Nota 10 para seu comentário. Algumas pequenas resalvas:

1. O Governo e a população tem mesmo que fazer pressão por uma proposta aberta. Isso deve a médio prazo contra-balancear o vício do mercado.
  2. Dá para gravar no formato word pelo OpenOffice e o resultado é muito bom.
  3. Minha política de desenvolver aplicações WEB é seguir o padrão XHTML strict da W3C. Depois de tudo pronto, eu dou uma olhada para ver os problemas do ie. Javascript e Css eu procuro usar os recursos mais compatíveis o possível. Enfim, eu procuro não remediar os problemas dos browsers o máximo possível. Eles que cumpram a especificação.
  4. Sobre todas as hipóteses, escrever um documento sob a premissa de que ele seja renderizado no quirck mode de algum navegador é uma péssima idéia.
Z

rodrigousp:
Discordo. 500mil licenças do MSOffice é dinheiro em qualquer lugar do mundo , em qualquer língua. E gastar dinheiro é exatamente o oposto a ganhar.

Lindo. Mas no mundo real não é assim.

Não se muda de MS Office pra OpenOffice da noite pro dia. E isso iria gerar um caos enorme entre os usuários, que vão de médicos (que é de longe o pior tipo de usuário que eu já vi) a programadores de sistemas. Além de algumas poucas pessoas precisarem usar MSOffice de todo jeito: o pessoal da exportação tem umas planilhas malucas, se você se atrever a dizer que eles vão usar OpenOffice numa boa e eles não conseguirem (até por má vontade), no outro dia você tá demitido.

Microsoft ainda é uma boa solução pra muitas empresas, principalmente em ferramentas de escritório. Quem mexe com Excel a fundo (nível muito avançado) sabe disso, não existe nada que chegue perto dele.

Como você pode ver, não se trata apenas do gerente parar e falar “vou economizar um pouco no orçamento de TI, vou colocar tudo open source”, principalmente quando é software usado por usuário que não é técnico (aqui no CPD ninguém ligaria em usar OpenOffice).

Z

E o suporte de grandes empresas não podem ter espírito aventureiro, que as vezes existe nessa onda de migração pra open source. Se neguinho vai lá e instala Thunderbird no lugar do Outlook e o executivo da empresa não consegue mandar mais e-mail, esse pobre coitado tá em péssimos lençóis.

Toda a migração, inclusive de versões do mesmo software, deve ser analisada no mínimo detalhe. Você migrar pra OpenSource em uma empresa de desenvolvimento de software com 50 estações é uma coisa, migrar em um parque tecnológico de 1000+ estações com todo tipo de usuário é outra coisa.

Eu apóio totalmente o software livre, mas grandes empresas as vezes preferem pagar mais pra não correr riscos.

Luiz_Aguiar

marcelomartins:

Quando to no meu glorioso ubuntu, e entra aquela mina maravilhosa no msn, eu corro pro windão pra usar o messenger pra ver a web na boa e as outras frescuras que 100% da meninas usam e 100% do caras querem ver heheh

PS: antes que alguem fala eu uso linux ha quase 10 anos

rodrigousp

ZehOliveira:
E o suporte de grandes empresas não podem ter espírito aventureiro, que as vezes existe nessa onda de migração pra open source. Se neguinho vai lá e instala Thunderbird no lugar do Outlook e o executivo da empresa não consegue mandar mais e-mail, esse pobre coitado tá em péssimos lençóis.

Toda a migração, inclusive de versões do mesmo software, deve ser analisada no mínimo detalhe. Você migrar pra OpenSource em uma empresa de desenvolvimento de software com 50 estações é uma coisa, migrar em um parque tecnológico de 1000+ estações com todo tipo de usuário é outra coisa.

Eu apóio totalmente o software livre, mas grandes empresas as vezes preferem pagar mais pra não correr riscos.

Acho que você está me zuando.
Desde 2003, existem manuais sobre migração de software proprietário para softwares livres. Ninguém chega do nada e muda 1000+ estações de todo tipo de usuário de uma única vez. Começa com um plano piloto, depois uma seção. Mudança gradativa dos softwares, análise de impacto, etc ,etc ,etc… Ninguém chega muda o software de um executivo sem que ele saiba o que está acontecendo. Ninguém muda o software de alguém sem que o pessoal do suporte técnico saiba na lata como configurá-lo, etc.

Acho que primeiro de tudo é preciso ter competência para mudar para software livre. Se no help desk só tiver Zé mané que configura o Outluki, e não tem nem coragem de tocar no Linux, daí acho que vão preferir os softwares que o pessoal (do helpdesk) já está acostumado mesmo.

Z

É muito fácil um técnico que conhece Linux escrever um manual de migração e dizer: “empresas, aqui está o material que você precisa. Alto e avante, usem software livre!”. Mas o mundo é muito mais complexo, quando você lida com software de escritório, por exemplo, você está mexendo com pessoas que estão mais do que acostumadas com aqueles programas (como já citei, o pessoal da exportação com as suas famosas planilhas).

Outro problema é que pessoas que costumam ter OpenOffice se sentem rebaixadas, menos valorizadas pela empresa, em relação a pessoas que tem o MS Office, e esses problemas ficam críticos quando se trata de funcionários de 30 anos de casa.

Qualquer gerente decente leva em consideração esses fatores, caso contrário terá muitos problemas com a diretoria de qualquer empresa. Em cenários como esses, as vezes é melhor pagar a licença de um software, já que a empresa dispõe do dinheiro e não tá disposta a arriscar.

Bom, isso é tudo experiência do que eu tou vendo aqui onde eu trabalho, como você tá dizendo, aqui só deve ter gente incompetente que só sabe instalar outlook e os usuários são todos tapados – tapados ou não eles devem fazer o trabalho deles e o pessoal do suporte deve dá o suporte ao trabalho deles, então, eles estão se pipocando pra software livre ou não, eles querem é usar o que sabem mexer.

Luiz_Aguiar

marcelomartins:

Ja testei o “novo” gaim tbm, aMsn e o kopete, que é o que tenho usado mais… e sinceramente, ainda falta um bocado pra praticidade e eficiencia do messenger.

Sem falar que jogar um gaim na mão de um usuario de windows da dó né… com toda aquela baboseira de HUG do gnome, o gaim é simplesmente horrivel.

ramilani12

microfilo:
bandrade:

Qualquer ameba consegue fazer isso em 15-20 minutos com o Kurumin.

não precisa nem instalar , roda pelo cd(Kurumin) …(sic)

Essa pesquisa deveria investigar qntos usuários estão com windows e pacote office originais ???

rodrigousp

José Oliveira,
Eu não quiz dizer aquilo que você pensou que quisera.

Os manuais que falo não são manuais HowTo do linux. São estudos, análise, etc sobre os processos de migração do windows para o linux. Não é direcionado para usuários finais mas para gerentes, preocupados com os usuários com 30 anos de casa, etc.

http://www.dwheeler.com/oss_fs_eval.html
http://www.groklaw.net/article.php?story=20060602232630325

Segundo, acho mais fácil continuar comprando Windows. Em geral, a migração significa trabalho, riscos e desafios (eu nunca disse que seria fácil) e talvez o responsável pela migração nem receba um obrigado, quanto mais um aumento. Então, para que tudo isso ?

Terceiro, eu tomaria cuidado em dizer que Windows é a melhor solução para uma empresa a longo prazo. A curto prazo, manter o Windows 2000 pode ser a melhor opção por exemplo. Mas eu sempre pensaria num longo prazo em liberdade de opção.

Rubem_Azenha

O cara foi bem claro em dizer que levou duas horas para instalar o Windows. Rodar do CD não é comparar “banana com banana”.

pcalcado

Luiz Aguiar:

Ja testei o “novo” gaim tbm, aMsn e o kopete, que é o que tenho usado mais… e sinceramente, ainda falta um bocado pra praticidade e eficiencia do messenger.

Po, o MSN é prático e eficiente? Eu não consigo entender como um software tão ruimf az tanto sucesso. O treco não tem nem atalho de teclado!

Ok, faz sucesso no Brasil apenas (talvez em outros países periféricos, não sei). Eu mantenho conta no GTalk, Skype e Y!Messenger para falar com pessoas de fora.

Luiz_Aguiar

pcalcado:

Po, o MSN é prático e eficiente? Eu não consigo entender como um software tão ruimf az tanto sucesso. O treco não tem nem atalho de teclado!

Ok, faz sucesso no Brasil apenas (talvez em outros países periféricos, não sei). Eu mantenho conta no GTalk, Skype e Y!Messenger para falar com pessoas de fora.

Então shoes, a praticidade que eu me refiro é a de que qualquer pessoa, independente do nível de conhecimento em informática usa, e bem o MSN, já vi meninas que não conseguiam digitar um texto direito no word, e usam webcam, microfone, e todas aquelas tranqueiras que o MSM tem, conseguem adicionar umas porcarias q nem eu sei huahuuha.
Então acho que ele se torna eficiente, pois cumpri aquilo que ele se propõe.

Eu ainda preferia estar usando meu bom e velho ICQ e falando a noite todo nos canais de IRC, mas isso é quase impossível hoje, como vc disse, pelo menos com os contados do brasil.

J

Concordo.
E acho que se o governo criasse muitos polos de inclusão digital movidos a software livre, em poucos anos o rwindows ia se ver em maus lençóis…
Se o cara for apresentado à informática via linux, ele vai achar o windows horrível, difícil, confuso…

J

[B]
VIVA AS COISAS BOAS QUE FUNCIONAM!!!
VIVA AO WINDOWS XP!!!

POBRES USUÁRIOS LINUX… VÃO ESPERAR MUITO ATÉ VEREM ALGO PARECIDO.

[/B]

javaBeats

E no fim, a escolha por parte do usuário leigo se resume ao comodismo, e a que ele é apresentado primeiro…

Mas vale lembrar que a estúpidez dos usuários tende a diminuir gradativamente… Se por um lado a minha vó mal e mal consegue usar o computador dela, com windows, as criancinhas de hoje aprendem a usar um navegador antes dos 5 anos de idade.

E estes novos usuários não terão medo de experimentar um SO presumidamente melhor. Querem saber o porque de tanta gente comentar da qualidade do Linux. Ao menos os que forem inteligentes e estiverem interessados em transgredir conceitos velhos. E eles serão os médicos, arquitetos, advogados que vocês mencionaram, e no futuro vão fazer escolhas conscientes em termos de custos e desempenho.

É só uma questão de tempo. :wink:

D

Ou seja os que não são inteligentes continuam usando o que eles gostam? 8)

Sei lá, eu acho q tem muito tendensionismo de todos os lados, não adianta vir falar que o Linux vai arrebentar no futuro e que o win vai cair em desuso. Pq simplesmente não dá p/ saber o rumo que tudo vai tomar daqui há 1 ano por exemplo.

Um bom exemplo é a apple, que a alguns anos parecia que ia quebrar e hoje está se mostrando muito forte no mercado.

Sabemos que tudo vai evoluir, mas na minha perspectiva. Facilidade comodidade e conveniência são fatores que vão pesar na escolha de qualquer sistema ou serviço.

fbanin

Ou seja os que não são inteligentes continuam usando o que eles gostam? 8)

Sei lá, eu acho q tem muito tendensionismo de todos os lados, não adianta vir falar que o Linux vai arrebentar no futuro e que o win vai cair em desuso. Pq simplesmente não dá p/ saber o rumo que tudo vai tomar daqui há 1 ano por exemplo.

Um bom exemplo é a apple, que a alguns anos parecia que ia quebrar e hoje está se mostrando muito forte no mercado.

Sabemos que tudo vai evoluir, mas na minha perspectiva. Facilidade comodidade e conveniência são fatores que vão pesar na escolha de qualquer sistema ou serviço.

Gostei. Engraçado tudo isso… O pessoal levanta bandeira e segue com ela até o caixão. O cara que usa Windows e .NET é burro… o Pessoal que usa JAVA e LINUX é inteligente… é o melhor, é o bam bam bam… cara, qto fanatismo… não dá para levar uma comunidade, que se diz tão solidária como essa aqui, a sério…

Vejam as perguntas, as dúvidas, algumas com 1 ou 2 respostas… agora qto é para malhar produtos ou serviços M$ temos mais de 50 !

Engraçado falarem da M$ como a malvada capitalista que só quer dinheiro… e vocês programam de graça ? Dão seus esforços sem esperar um retorno ? é tudo muito engraçado. Aprendi uma coisa nesses anos de programador… linguagem não se levanta bandeira, vc tem que usar o que está mais a mão, mais ao alcance para resolver problemas. Já vi muita dessas discussões entre JAVA e .NET, Windows e Linux, Office e OpenOffice… Essa briga ferrenha e sem sentido nunca mudou nada.

Imaginem os caras com Cobol, que ficaram firme e forte com elas… hj praticamente não tem onde trabalhar…

Quem é melhor Windows x Java x Mac ? Quem usa Mac diz que é o Mac, quem usa Windows diz que é o Windows, quem usa Linux diz que é o Linux… eu sinceramente, digo que não tem melhor, tem a que mais serve para você ! Eu uso o Windows pq para mim está de bom tamanho, e nem por isso fico malhando quem usa o Linux ou Mac, ou chamo de burro quem não usa…

Essas discussões me lembram muito:

Maradona x Pelé
Santos Dummond x Irmãos Wrights
Corinthians x Palmeiras
Senna x Piquet
Gol 16v Turbo x qq outro carro turbo (existe essa richa tb)

Editado para evitar mais problemas… e mais uma vez, minhas sinceras desculpas… talvez não tenha caido bem mesmo…

javaBeats

A minha intencao nao foi ofender ninguem, eu peco desculpas se foi o que pareceu.

O que tentei dizer eh que, levando-se em conta o custo/beneficio, o Linux eh uma escolha mas inteligente pra muita gente, e nao soh para corporacoes. Period.

E que o conceito de facilidade e usabilidade do windows eh considerado melhor unicamente por que eh o conceito que todos estao habituados a usar, e nao por ser verdadeiramente melhor. Dezenas de exemplos jah foram dados onde o Linux eh superior ao windows. Period.

Em nenhum momento, porem, escolher o windows te faz um kra burro. Nao foi isso que eu quis dizer. Isso seria ferir a sua liberdade de escolha, e liberdade de escolha eh o que eu defendo com a maior paixao. Por isso eu uso Linux :wink:

Entao, novamente, desculpas se eu vos ofendi.

rodrigousp

(editado)

Gostaria perdir para que evitem comentários preconceituosos sobre xiitas.
Quer falar sobre fanatismo religioso… sem problemas. Mas sem ofender os xiitas que foge a um dos princípios do foro.

rodrigousp
Ops! As diferenças nunca foram tão grandes:

_ Eu não proibo meus contratantes de copiarem meu programa; ou melhor, eu não cobro um salário extra para cada cópia do programa;

_ Nem os proibo de alterar o que eu programei;

_ Nem utilizo de poder de monopólio para acabar com a concorrência e cobrar valores exorbitantes pelo meu trabalho;

E na boa, a maior parte do mercado de informática são reles programadores que prestam serviço consultoria. A Microsoft é uma das poucas empresas cujo modelo de negócio é baseado na venda de licenças. A empresa é por tanto uma exceção, uma pequena exceção quando comparado ao mercado; mas é a exceção que acumula rios e rios de dinheiro, de uma forma singular.

Então porque os bonitões podem se apropriar de licenças se apenas eles de fato lucram com esse modelo. Porque nós aceitamos cegamente as leis de propriedade intelectual, como se essas fossem leis naturais. Cito Stallman para deixar mais clara essa questão:

fbanin

rodrigousp:
fbanin:

(…) O cara que usa Windows e .NET é burro… o Pessoal que usa JAVA e LINUX é inteligente… é o melhor, é o bam bam bam… cara, qto xiitismo… não dá para levar uma comunidade, que se diz tão solidária como essa aqui, a sério…

Gostaria perdir para que evitem comentários preconceituosos sobre xiitas.
Se você acha que os xiitas são fanáticos o que você acha da direita conservadora americana:
_ Cortaram recurso para o tratamento a AIDS na África, alegando que a castidade é a melhor forma de combater a doença.
_ Destruiram dois países sobre com o pretexto de “Guerra preventiva”.
_ etc etc etc (muitos crimes de guerra).
Quer falar sobre fanatismo religioso… sem problemas. Mas sem ofender os xiitas que foge a um dos princípios do foro.

Não expressei de maneira preconceituosa. Não vi preconceito no modo que escrevi… Eles e os americanos fazem o que bem entender… não cabe a nós discutir aqui. Se alguém se ofendeu com o modo que escrevi, peço minhas sinceras desculpas a todos… mas não tive, em nenhum momento, a intenção de ser preconceituoso… e vo editar para evitar maiores problemas… mais uma vez, me retrato diante todos.

tmoretto

Linux não esta preparado pra encarar o mercado dessa forma, empurrar como esta sendo feito essa errado, claro que meu pai e minha mãe nem quere saber o que é windows nem linux, eles querem navegar, ver e-mail, usar o voip! o problema eh que o vizinho usa windows, o tio a tia usa windows, e todo mundo tem o msn cheio de bolinha e carinha, e a maioria dos sites abrem certo, e pq no do meu pai e minha mãe eh tudo seco? ai eles migram pra windows pq o zé mané do técnico tem uma cópia pirata do windows e nem sabe oq é linux e fala mal.

eu to migrando meus pais pra linux ainda esse mês, eh minha meta, eles estao usando windows a mais de um ano, ta todo bixado lerdo, qdo botar um linux bem arramado pra não ser estragado eles nem vao sentir a diferença.

eu so usuário linux pra tudo, no trabalho e em casa e sei que é complicado vc colocar um sistema que desenvolvedor de um programa X só disponibiliza os fontes, imagine ensinar minha mãe a turma do Make ? ./configure… make… make install… ai fudeo mesmo, a falta de programas simples de usuario final atrapalha a entrada do Linux no mercado! agora o no. de programas interessantes pra técnicos, administradores é bom.

fbanin

Contratantes, e para quem vc não vendeu ? A Microsoft tb deixa manter uma cópia do CD de instalação de qq programa… desde que vc tenha o original, aliás, CD´s de músicas tb são permitidos, desde que vc tenha o original… o Original é seu… de mais ninguem… Onde trabalho tb deixamos copiarem o sistema, levar para lá e para cá… mas quem não pagou por ele, não tem esse direito… acho que de todo mundo é assim !!!

E pela lei, qq consumidor tem direito sobre o seu produto… pode fazer cópias, desde que vc não os venda, os de de graça… se vc compra um CD de música, pode guardar o original e andar com uma cópia… os jogos de videogames e computadores é a mesma coisa…

Acho que isso não vem ao caso… qq sistema comercial deve ser passível de customizações… não concorda ? Nada mais justo…

Ai esta um grande ponto… monopólio… A antarctica comprou algumas cervejarias e fez a Ambev, a Oracle comprou uma ou mais empresas de banco de dados, a Adobe comprou algumas empresas para compor o Photoshop… a Microsiga comprou a RM e a Logocenter… a Directv e a Sky se uniram… tudo isso soa como monopólio ? sim, soa… mas… vc não compraria um concorrente para morder uma fatia maior do mercado ? Eu compraria ! E acredito que muitos outros comprariam !

Onde trabalho ganhamos o dinheiro não com a venda, mas com licenças, cobramos um valor pela chave do sistema… a microsiga tb ganha com licença e treinamento… a Oracle ganha (e muito) acho que tb não foi muito feliz a colocação… a M$ ganha pela venda do Windows, eu não pago um x valor para continuar usando…

Ai é uma grande questão… eu não me importaria de passar meus conhecimentos para os outros… mas muitas vezes suamos para desenvolver algo que faça a diferença… ninguém curte que o seu suor seja copiado por outros e os outros façam rios de dinheiros com a sua idéia ! Na epóca do Clipper eu desenvolvi algumas bibliotecas para tornar a interface mais bonitinha… não tive o menor pudor em passar ela para os outros… com os códigos se quisessem, agora os sistemas… não esses eu não passava mesmo ! Acho que ai, vai de cada um…

Rubem_Azenha

Ué, não tem nada de errado nisso. Cada empresa adota a licença que for conveniente. E tem dado certo para a Microsoft.

rodrigousp

microfilo:

Ué, não tem nada de errado nisso. Cada empresa adota a licença que for conveniente. E tem dado certo para a Microsoft.

É que isso não é bem assim.

1. A microsoft faz a licença mais restritiva o possível e as pessoas se submetem a essa licença devido a força de mercado da microsoft.
  2. Quantas empresas vendem sistemas operacionais? Poucas e se você reparar no movimento das empresas, verá que eles estão abandonando esse modelo de negócio. A própria SUN foi obrigada a abrir o Solaris porque esse modelo de negócio baseado em licenças favorece demais um monopolista.
Sombriks

Neste exato momento na minha lan-house eu tenho um end-user no terminal 2 que está usando ubuntu; eu achei que iria ser chamado de 2 em 2 minutos, todavia a pessoa está fazendo uso do linux (orkut, ¬¬) e o faz tão igual quanto estivesse num dos meus terminais windows. (o terminal 2, inclusive, não está com windows devido a um vírus que o antivírus não foi capaz de barrar.) Eu concluo que quem não está preparado aqui é o técnico de hardware que faz a instalação pirata do windows nas máquinas das pessoas quando prontamente chamado ao crime, :stuck_out_tongue:

wandersonxs

Usem o q quiserem… programe em q acharem melhor…
Eu uso Slackware e programo em Java e torço pra encontrar somente idiotas no mercado de trabalho. Preciso ganhar $$$ cada vez mais … E estes caras realmente me ajudam… :twisted:

T

Lucas Zingano:
marcelomartins:

Bom dia, gostaria de poder citar varios quotes, mas perderia muito tempo nisso. =)

Seguinte: Alguem daqui que escreveu uma mensagem deste tipo fez alguma pesquisa? Acredito que todos voces (que escrevem coisas deste tipo) ficam acomodados com o seu windows instalado achando que estão no topo do mundo e temem usar algo diferente talvez por duvidar de sua capacidade. Pra vc do msn, pesquisa sobre o amsn, sobre o office, nem precisa instalar linux, baixem a nova versão do openoffice para windows mesmo e comprovem, quanto a interface grafica, de uma olhada nas screenshots de kde’s em sites tipo www.vivaolinux.com.br, sobre navegador, ainda não achei um melhor que o firefox, apesar do novo opera estar muito bom tambem, clientes de email, use o thunderbird e verão do que estou falando.

Antes de sair criticando alguma coisa pesquisem, não custa nada antes de sair falando besteira.

Estabilidade e desempenho em um sistema operacional like-unix é extremamente superior a qualquer windows com qualquer FS que seja. Uma coisa que vale resaltar é a preguiça e a comodidade que movem usuarios de computador.

Grinvon

eduveks:
Grinvon:

Acho que a tua assinatura contem a resposta para isto…
“A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original.” Albert Einstein

O que falta é o abrir da mente das pessoas, mas isto é difícil, dado que poucos são capazes de tal proeza.

Trabalhei numa empresa que criamos terminais em X/client com máquinas bem antigas, P100 a P233, para servir como terminais de trabalho para o setor de redação, onde a faixa etária era de 50 anos, com o Mandrake Linux 10, sucesso de 100%, houve algumas reclamações no começo, mas lá abriram a mente, e já nem se lembram do Rwindow$, e se estas pessoas se adaptaram ao Linux, não vejo por que não de um usuário comum…

Basta ter interesse, e se tem algo ruim ou algo por melhorar, vc pode fazer isto!!! Este é o poder do Opensource, vc pode fazer do jeito que vc quiser, e depois pode disponibilizar aos outro se assim o quiser, o problema é que poucos estão dispostos a aprender algo novo, e a tentar solucionar problemas para um mundo melhor, mas querendo ou não, tem sempre alguém que vai fazer isto, mais de vagar ou mais rápido, um dia chegamos lá… e o que é bom de saber que isto vai sempre estar em evolução, isto não para nunca, tem sempre alguém com uma idéia nova, enquanto que para quem esta afundado no mundo Rwindo$, fica a conhecer as novidades anos depois, assim como ainda hoje tem muita gente que desconhece tabs no browser!!! Graças a Micro$oft boa parte do mundo ainda vive na antiguidade, acomodados com o que lhes oferecem, estão fora da evolução.

Nesse aspecto concordo contigo, mas entenda… O cara leigo vai e compra um PC, ele sabe navegar em alguns sites, bater alguns textos e mais nada, então esse PC récem comprado vem com o linux, coisa que ele não ouviu falar mais gorda, não entando NINGUÉM o orienta a utilizar o linux, simplesmente ele liga a telinha e vê aquele pinguim estranho que nunca viu na vida. Acostumado com o Windows, ele tenta acessar a internet e vê que não consegue e não é tão simples assim, procura o seu Word e encontra o OpenOffice, ele até reluta de início, se adapta mas infelizmente por motivos desconhecidos ele ainda acaba preferindo o Word.

Resultado, a empresa que vendeu EMPURRA o linux já que não pode botar o Windows pirata (e o usuário está acostumado a não querer comprar originais) e ele o “pobre coitado” do usuário acaba ficando frustado, pois ele é um user “eventual” e não quer perder tempo com detalhes técnicos, e acaba desistindo do linux, pois também ninguém o ajudou!

Infelizmente ou não, esse é o resultado. Mas de certa forma ajuda “um pouco” a popularizar o linux.

Grinvon

tmoretto:
Linux não esta preparado pra encarar o mercado dessa forma, empurrar como esta sendo feito essa errado, claro que meu pai e minha mãe nem quere saber o que é windows nem linux, eles querem navegar, ver e-mail, usar o voip! o problema eh que o vizinho usa windows, o tio a tia usa windows, e todo mundo tem o msn cheio de bolinha e carinha, e a maioria dos sites abrem certo, e pq no do meu pai e minha mãe eh tudo seco? ai eles migram pra windows pq o zé mané do técnico tem uma cópia pirata do windows e nem sabe oq é linux e fala mal.

eu to migrando meus pais pra linux ainda esse mês, eh minha meta, eles estao usando windows a mais de um ano, ta todo bixado lerdo, qdo botar um linux bem arramado pra não ser estragado eles nem vao sentir a diferença.

eu so usuário linux pra tudo, no trabalho e em casa e sei que é complicado vc colocar um sistema que desenvolvedor de um programa X só disponibiliza os fontes, imagine ensinar minha mãe a turma do Make ? ./configure… make… make install… ai fudeo mesmo, a falta de programas simples de usuario final atrapalha a entrada do Linux no mercado! agora o no. de programas interessantes pra técnicos, administradores é bom.

Ótimo post, é o que sempre digo, o Linux tem grandes vantagens em relação ao Windows, assim como o Windows tem grandes vantagens em relação ao Linux!

A depender do ambiente e ocasião, é melhor usar um ou o outro.

E

pra quem gosta de usar msn no windows…
nada como usar amsn no linux;…

http://amsn.sourceforge.net/

eu vi que algumas pessoas estavam falando que não tinha um msn bacana…

ta ai… muito bom… bonito tbm…
o carinha verde fica na parte inferior direita da tela.
tem suporte webcam e o emoticons são mais bonitos que os do windows…

detalhe… mostra que te bloqueou ou excluiu vc da lista…rs… :twisted:

baixar e conferir vcs vão gostar;…
hehehe tem uma coisa que eu adoro tbm…rs…
abas,…, abas … abas… muitas abas…
rs…

Z

Pode ser bom, mas bonito o aMSN não é nem se estando ao lado da Agenlie Jolie. Ô interfacezinha feita essa em Tk.

Acho que o aMSN foi o TCC do cara, aí ele escolheu uma linguagem bem exótica. Daí, o projeto cresceue eles estão com preguiça (ou outro motivo, quem sabe) de migrar pra algo mais fácil de manter e que tenha uma interface mais bonita. Se fosse em Gtk2, por exemplo, seria um dos softwares mais usados e mais significativos na migração Windows->Linux.

nefertiti

bandrade:

Vc já instalou o Kurumim?..quanto a utilização do Linux ou Windows, é uma questão comercial e cultural. Para eu viver sem o Windows na minha máquina já é realidade…mas no trabalho é difícil…infelizmente não tem muitos cursos sobre o OpenOffice ou outros softwares para Linux, e então a grande maioria vai nadar em favor da corrente. Ainda não criamos uma cultura voltada a utilização do Linux, e infelizmente com o ‘poderio comercial’ da M$ não sei se terá por muito tempo…

Até mais

Patty

abstract

Não estou aqui pra defender tecnologia nem mesmo li quaisquer dos posts, com excessão da própria notícia, mas acredito que a melhor tecnologia é aquela que atende as suas necessidades.

Em casa tenho Slackware Linux, e toda familia utiliza. E ninguém da família é nenhum astronauta, hacker, programador bash, simplesmente perguntei qual era a necessidade de cada um, e instalei o que era necessário.

Assim como não se deve esperar que um usuário comum seja capaz de instalar ou saber o que é um driver no windows, não se deve esperar que um usuário comum saiba instalar um driver no linux.

É óbvio que o linux tem muito a evoluir, mas quem acha que linux ainda é de dificil instalação fala por total desconhecimento de sua evolução com distros do tipo kurumim, ubuntu e até o próprio slackware que ficou super simples de instalar.

Agora não esperem que um usuário queira usar linux simplesmente você enfiando goela abaixo, simplesmente por questões culturais, a maioria dos documentos hoje são obrigatórios que sejam feitos em microsoft word, e mesmo que se tente fazer em openoffice.org, perde-se a formatação, exatamente pelo fato de algumas macros proprietárias do word, impedirem que existam a tal compatibilidade.

Aí a gente cai na mesma discussão e guerra, chamada padronização. O mesmo ocorre com os browsers, um fala “bosta de firefox” outro “bosta de explorer” mas no fundo no fundo, percebe-se que não é se trata de distro, mas da falta de padronização que obriga o usuário a xingar ou chutar um o outro.

Sim, o linux não tem suporte a algumas webcams, simplesmente pelo fato de que seu fabricante não ajuda em nada pra que eles coexistam em ambos os sistemas operacionais, então a culpa é de quem? Do cara que se mata pra tentar fazer um driver do zero, ou do seu fabricante?

Enfim, linux ou windows pouco importa, o que não dá é pra ficar chutando um o outro, só porque um dia você fracassou ou teve preguiça de pesquisar mais a fundo sobre a tecnologia na internet.

Essa me parece uma daquelas discussões: Java ou .NET, Flamengo ou Fluminense, Jaspion ou Changeman? Sempre existirão malefícios e benefícios em uma tecnologia.

rodrigousp

abstract,

Vamos com calma.

Essa falta de padronização não existe justamente por questões estratégicas:

Se você acredita que o mercado se auto-regula, pode ser que esteja correto. Mas essa não é a visão vigente.

Outra coisa. Justamente pelo motivo acima, essa visão não é a mesma que a discussão J2EE x .NET ou Pelé x Maradona. O que estamos discutindo aqui é a efetividade de um projeto de governo (diretamente ligado a questões tribuitárias da união) que é a venda de computadores populares com sistemas Linux. E, a padronização do mercado, oras!

E

Algèm ja se perguntou com que distro estavam as màquinas??
Talves se tivessem experimentado o Kurumin poderiam ter outra opiniao, nao conheco nehuma distro mais facil de usar ou de instalar e com interface em portuguues, feita por um brasileiro, vale apena conferir, esta na versao 6.0 .

L

Prezados colegas, lendo alguns itens da discussão uma coisa não parou de passar pela minha cabeça.

Voces realmente acreditam que quando o Linux estiver tão aceito e tão fácil de usar quanto o Windows, ele será grátis? Pergunto isso porque se não me engano, certa vez vi o inventor do Linux em uma entrevista na qual ele diza que tinha como objetivo ficar muito rico… Ou seja, convenhamos, no sistema capitalista nada que é realmente muito bom é grátis. Pra ser sincero acredito que o Linux é grátis atualmente apenas para que ele se desenvolva. Quando estiver no ponto vai ser caro, assim como o windows. Basta ver o exemplo da AMD e Intel…

marcelomartins

Lyonn:
Prezados colegas, lendo alguns itens da discussão uma coisa não parou de passar pela minha cabeça.

Voces realmente acreditam que quando o Linux estiver tão aceito e tão fácil de usar quanto o Windows, ele será grátis? Pergunto isso porque se não me engano, certa vez vi o inventor do Linux em uma entrevista na qual ele diza que tinha como objetivo ficar muito rico… Ou seja, convenhamos, no sistema capitalista nada que é realmente muito bom é grátis. Pra ser sincero acredito que o Linux é grátis atualmente apenas para que ele se desenvolva. Quando estiver no ponto vai ser caro, assim como o windows. Basta ver o exemplo da AMD e Intel…

Meu, tu ta louco?? Primeiro leia sobre o assunto e depois opine sobre ele.

Obrigado.

E

Certo colega Lyonn, entendo seu ponto de vista e um dos exemplos mais claros é a RedHat que foi gratuita por muitos anos e agora separou o projeto free do comercial(corrija-me se eu estiver errado) mas, creio que tu exageraste ao dizer “nada que é realmente muito bom é grátis”, temos excelentes distribuições de linux, ou deveria dizer gnu/linux, que são tão estaveis e faceis de usar e que não são mantidas por empresas comerciais.
Quando tu dizes “o inventor do linux” suponho que te referes ao Linus Torvalds certo, lembra que linux é o kernel, a maior parte das aplicações do mundo freesoftware e opensouce vem de projetos como GNU da FSF . Voltando ao realmente bom e gratis, não existe melhor exemplo que o Apache, o melhor, mais usado (+ ou - 70% do mercado), a muito tempo e nem por isso deixou de ser gratuito.
Nós que estamos começcando agora, já encontramos a base feita, como disse um amigo, “espamos parados sobre ombros de gigantes”, não devemos esquecer disso e reconhecer o excelente trabalho dessa gente. Faremos isso mantendo vivo o espirito de cooperação e ajuda ao próximo.
Não quero parecer o militante radical pois não sou mas, ja que aqui temos esse espaço para filosofar sobre o tema, aproveito para expressar minha opinião e agradecer àqueles gigantes sobre cujos ombros estou parado e realizando meu trabalho, vendo um horizonte muito mais amplo.

Machado107

Seguinte, só uma opinião.

Acho que o linux realmente tem inumeras vantagens sobre o windows, além da principal de ser grátis. É muito facil realmente ficar criticando o linux tendo um windows “alternativo” rodando. Se não tivesse esse jeitinho e tivesse que desembolsar quase o preço do PC pra comprar o Kit Windows, dúvido que o linux seria tao criticado por alguns.

Mas de qualquer forma, pra gente que trabalha nesse mundo, convive e se interessa, o linux é realmente algo muito interessante. Mas pro usuário comum ele ainda está muito limitado.

Tudo bem, é super fácil instalar ele, e geralmente ele configura tudo automaticamente… mas para praticamente aí.
Um exemplo básico disso, pra você instalar alguma coisa no Windows baixa o instalador, clica duas vezes e ele instala. Pra rodar clica duas vezes no executável e ele é carregado. Simples.

No linux você baixa o código fonte, compila. Tem 95% de chance de dar erro, corre atrás da bibliotéca que esta faltando, dá erro. Concerta o path tenta de novo, dá erro, e corre atrás de novo.

Pra conquistar o usuário que não convive com PC como nós assim, vai ser muito difícil. Não recrimino o usuário que troca linux pelo windows hoje em dia.

R

Esse negocio de baixa fonte pra compila já foi a muito tempo … não sou nenhum usuário avançado em Linux e consigo (muito fácil) instalar as aplicações que queria. Estou usando Ubuntu, você vai numa opção de adicionar/remover, seleciona o que quer, ele baixa e instala sozinho … se for contar deve ser menos clique que no Windows.

O problema atual é o preconceito que existe, da mesma maneira que muita gente fala que Java é pesado sem conhecer, falam que Linux é dificil de usar.

Apenas mais uma opinião.

Me desculpem o Flame …

Roger Leite

Machado107

Roger–:
Machado107:

No linux você baixa o código fonte, compila. Tem 95% de chance de dar erro, corre atrás da bibliotéca que esta faltando, dá erro. Concerta o path tenta de novo, dá erro, e corre atrás de novo.

Esse negocio de baixa fonte pra compila já foi a muito tempo … não sou nenhum usuário avançado em Linux e consigo (muito fácil) instalar as aplicações que queria. Estou usando Ubuntu, você vai numa opção de adicionar/remover, seleciona o que quer, ele baixa e instala sozinho … se for contar deve ser menos clique que no Windows.

O problema atual é o preconceito que existe, da mesma maneira que muita gente fala que Java é pesado sem conhecer, falam que Linux é dificil de usar.

Apenas mais uma opinião.

Me desculpem o Flame …

Roger Leite

Sim, eu conheço o ubuntu e concordo com você. Assim é facil mesmo instalar, mas só o que ele já te pré-disponibiliza. Tenta baixar algo de um site sem ser .deb e instalar.

E não estou dizendo que linux é ruim. Eu não acho que seja, eu mesmo uso mais linux que windows. Só estou dizendo que o linux ainda não está preparado para o usuário comum.

E não tem nada oq desculpar, não vi flame algum, você apenas discordou de mim.

Falou.

R

Só não concordei sobre a parte de compilar mesmo, porque de resto concordo plenamente. Já a parte que

Machado107:
… o linux ainda não está preparado para o usuário comum.
é que discordo. Se o usuário quer usar linux da mesma maneira que usa o windows sem mudar hábito nenhum, realmente o linux nunca vai estar preparado.

Nas verdade esta questão cai num dilema muito legal, afinal, o Linux não está preparado para o usuário “comum” OU o usuário “comum” não está preparado para o Linux ?

Sobre o flame, me desculpei antecipadamente mesmo (acho!) … 8)

[]s
Roger Leite

RodrigoSol

thingol:
b) O professor quer que você entregue os seus trabalhos de escola em Microsoft Word (não importa se é pirata ou não). OpenOffice? Quiquéisso?

Nem sempre é asim. Ainda bem: http://www.pucminas.br/jornal/materia.php?codigo=199&lateral=1&cabecalho=1&menu=926

L

Prezado colega Eop,

Em relação 'a minha mensagem anterior devo esclarecer que sou um pouco cético quanto 'as boas intenções quando está envolvido um negócio muito volumoso como é o caso de um sitema operacional para computador. Entretanto, pensando sobre uma óptica mais esclarecida, e menos radical, talvez os softwares open source de boa qualidade nunca terminen nem deixem de ser grátis, pelo menos totalmente. Acredito que existe uma motivação do tipo revolucinário, em que o software pago (como é o caso do Windows) é o sistema a ser combatido… O software livre, a arma de guerra, e uma parte dos programadores os soldados da guerra… Eu como usuário comum, com alguma noção de programação, mas sem maiores pretensões, sou parte da grande nação escrava a ser libertada… Mas devo lembrar a revolução comunista… Igualdade, liberdade, fim da propriedade privada e , … opressão, elite dominadora e com mordomias, falta de acesso a produtos por parte da população comum…
Voltando ao assunto Linux Vs Windows em relação ao consumidor comum, não acho que a Microsoft aceitaria uma derrota nessa área. Ela inclusive, caso por algum motivo o uso do Linux crescesse de maneira ameaçadora em setores onde ela tem domínio, como algumas áreas empresariais, poderia baixar o preço ou simplesmente permitir a cópia… nem é preciso dizer que continuária ganhando dinheiro da mesma forma… (o google ganha dinheiro sem cobrar nada por seu serviço básico de busca não é verdade?).E aí é a velha história da inércia… O consumidor já está acostumado com o windows, e sendo este grátis aí é que ele não trocaria mesmo de SO, ainda que o Linux viesse instalado em sua máquina…

Atencisamente,
Lyonn

farribeiro

Onde está o erro?.. pensou bem?

Então nunca o LINUX foi GRATIS e sim OPEN SOURCE

e outra LINUX é somente o KERNEL a distribuição chama GNU/LINUX

J

Eu acho que todas as versões do Windows são iguais, ou seja, tem o DOS como kernel e a maquiagem é atualizada de tempos em tempos.

Z

O Linux nunca foi grátis? Quem aqui já pagou por ele? Você pagou? Eu nunca paguei. Se isso não grátis, o que é então?

O Ubuntu, por exemplo, é grátis (eles até enviam o CD sem você pagar nada).

farribeiro

O Linux nunca foi grátis? Quem aqui já pagou por ele? Você pagou? Eu nunca paguei. Se isso não grátis, o que é então?

tenho que discordar…

pois:
:arrow: GRATIS tem sentido de FREEWARE
:arrow: OPEN SOURCE tem sentido de CÓDIGO ABERTO e SOFTWARE LIVRE

e LINUX é freeware?

marcelomartins

farribeiro:
tenho que discordar…

pois:

e LINUX é freeware?

Sua explicação ficou ótima.

Mas as vezes tenho a impressão que não vale a pena se dar ao trabalho de tentar explicar algo para quem não quer aprender. Então é melhor nem falar nada e deixar a pessoa na ignorancia.

L

Prezado Marcelomartins,

Você realmente deve ter um conhecimento ABSOLUTO sobre Linux, Freeware, GNU/Linux, Windows e etc a julgar pelas polidas respostas que vc dirigiu a mim e ao colega ZehOliveira.
Entretanto, fico pensando o que uma pessoa com a sua sapiência faz num forum como este. Penso eu que um forum é para trocar idéias, expor argumentos e contribuir para o conhecimento geral. Penso também que serve para informar as pessoas e não para as chamar de “maluco” ou para simplesmente chamá-las de ignorantes. Prezado Marcelomartins, vê se reavalia suas posturas, pois respondendo assim seus nobres colegas, você não vai conquistar nada de positivo.

Cordialmente,

Lyonn

peczenyj

ZehOliveira:

A minha empresa comprou e estamos usando :wink:

Uma coisa é vc pagar pelo programa, outra coisa é se o codigo fonte é disponível para auditoria e melhorias. As distribuições linux são gratuitas por que é uma estratégia de negócio, cobrar por serviços como suporte, instalação, treinamento, etc.

O Solaris, por exemplo, possui uma ‘versão’ open-source. Entretanto a SUN continua cobrando pelo Solaris. Ora, se o OpenSolaris ta liberado pra qq um baixar e usar, por que pagar pelo Solaris?

Por que o código que é vendido foi testado EXTENSIVAMENTE e vc compra um código excelente para missões críticas. O OpenSolaris possui codigo novo, não necessariamente tão testado ainda, e atende mercados que a SUN não se interessa.

Sera que se o linux ficar tão facil de ser usado, será que ele se tornará pago? É possivel q sim, mas isso não é novidade. E não existe um linux e sim diversas distribuições. Só pq uma é mais bonitinha e usavel não quer dizer que o Slackware vai custar US$ 100.00

Um bom exemplo disso é o Mac OS X. O Pesadelo da MS é se um dia ele tiver suporte pela Apple para os micros baseados em processador INTEL. A usabilidade dele é superior a todos os Windows - segundo a própria Microsoft. E é pago. E não é open-source, apesar de ter sido baseado no BSD - (que não tem a mesma licença do linux) Mas ai é uma decisão de mercado.

Mas vc vai ter N alternativas com um custo compativel com o que vc queira gastar - e até gratuitas e de boa qualidade. Até em plataformas “mortas” como o BeOS existe a versão paga - Zeta - e a versão opensource sendo desenvolvida - Haiku (que pode ser free).

Mesmo o windows gera ideias open-source. Como o ReactOS (que continua engatinhando).

E com certeza todos os sistemas operacionais aqui não são vulneraveis a incontáveis virus de computador durante a sua instalação se o cabo de rede estiver conectado. :twisted:

farribeiro

Uma dica ao amigo, gostaria de experimentar este excelente SO ou este para missões críticas?

Parece que existe http://www.freedows.com/

Experimentei uma vez… e era bem facil de usar

Existe até idéias mirambolante nele envolvido… http://planeta.ubuntubrasil.org/post/752

Isso já é batido demais que nunca existiu sistema 100% seguro

marcelomartins

Lyonn:
Prezado Marcelomartins,

Você realmente deve ter um conhecimento ABSOLUTO sobre Linux, Freeware, GNU/Linux, Windows e etc a julgar pelas polidas respostas que vc dirigiu a mim e ao colega ZehOliveira.
Entretanto, fico pensando o que uma pessoa com a sua sapiência faz num forum como este. Penso eu que um forum é para trocar idéias, expor argumentos e contribuir para o conhecimento geral. Penso também que serve para informar as pessoas e não para as chamar de “maluco” ou para simplesmente chamá-las de ignorantes. Prezado Marcelomartins, vê se reavalia suas posturas, pois respondendo assim seus nobres colegas, você não vai conquistar nada de positivo.

Cordialmente,

Lyonn

Lyonn:

farribeiro:

e LINUX é freeware?

Cordialmente.

Z

peczenyj:
ZehOliveira:

A minha empresa comprou e estamos usando ;-)

A minha também comprou e também estamos usando. :slight_smile: Mas isso não faz com que o Linux deixe de ser grátis, faz com que existe alguns casos em que ele não é grátis.

Mas o colega disse que “o linux nunca foi grátis” e isso está errado. Quem pagou aqui pelo Ubuntu, Slackware, Debian, Fedora etc, por exemplo? Ninguém. Isso quer dizer que foram grátis.

Grátis = custo zero. Se grátis remete à palavra “freeware” isso aí é questão de quem tá lendo, não é o significado da palavra. Estamos falando em português, não existe a ambiguidade do free. Não venha dizer que o Linux não grátis, é livre. Esse joguinho de sentidos das palavras é para o inglês (free as in freedom) e não para o português.

O pessoal quer tanto mostrar que software livre é diferente de software grátis (embora na grande maioria os SL sejam grátis) que acaba dizendo que o Linux não é grátis. Meu deus.

farribeiro

ZehOliveira:
Mas o colega disse que “o linux nunca foi grátis” e isso está errado. Quem pagou aqui pelo Ubuntu, Slackware, Debian, Fedora etc, por exemplo? Ninguém. Isso quer dizer que foram grátis.

Grátis = custo zero.

Acho que ele não entendeu o inglês…

PS: Marcelo, lembra do CAZUZA? então “TENTE OUTRA VEZ”

Z

Resumindo, você deveria ter dito “o Linux nunca foi freeware”. Por que boa parte das distribuições linux são grátis (assim como pipoca é grátis em festa de criança – não se paga por ela, custo gratis, B.L… whatever).

E não venha com piadinhas, por favor. :slight_smile:

peczenyj
  • Que pai feliz eu sou, minha filha tem 19 anos e é virgem.
  • Mas benhê, ela já fez amor com o namorado dela umas 3 vezes essa noite! Da pra ouvir daqui a cama balançando e os gemidos, sem falar nas camisinhas que estão no lixo do banheiro…
  • Ora baby, isso não faz com que ela deixe de ser virgem, só prova que existe alguns casos em que ela não é virgem. :twisted:
Z

Valeu, tu apareceu. owned.

marcelomartins

farribeiro:
ZehOliveira:

Grátis = custo zero.

Acho que ele não entendeu o inglês…

PS: Marcelo, lembra do CAZUZA? então “TENTE OUTRA VEZ”

Pois é. As vezes eu fico sem paciência, mas as vezes eu só gostaria que as pessoas escrevessem coisas como: “eu não entendo, então me explica”.

Tem muitas afirmações erradas, e as vezes eu acho que as pessoas fazem isso de propósito, por isso eu nem tento explicar ou dizer que ela ta errada (ok, só quando é muito na cara).

Tua explicaçao foi ótima, deu os links certos e contribuiu para bastante para quem está lendo. Peço desculpas por não ter tido uma atitudo igual a sua. Mas, alguem não entendeu ainda?

L

Prezado colega Farribeiro,

Como acompanhei nas respostas de alguns colegas, já existem distribuições do Linux que são pagas. Pergunto: essas distribuições são as melhores, mais fáceis de usar e mais simples de instalar? Pergunto isso porque recentemente tentei instalar o Mandake 10.1 (Mandriva no nome atual) em meu computador (P4 524, pl mãe intal, 1GB memória, dvd recorder LG) e após o boot apareceu a mensagem: CDROM Device not found. Confesso que não entendi de início, afinal o boot avia sido feito por um “CDROM device”. Como sou um micreiro com alguma experiência continuei tentanto e aí o gente boa do Mandrake perguntou se eu queria escolher um driver para o CDROM. Pensei, beleza!. O problema é que eram talvez mais de uma centena de drivers, mas tudo bem, eu tinha tempo pra tentar. Mas ao escolher um deles, o simpático Mandrake me pediu para entrar com o parâmetros para utilizar o driver! Que maravilha! Eu que já não sabia nem qual driver deveria usar tinha que adivinhar os parâmetros para ele… Um tanto complicado para um usuário comum como eu, não acha? Pensando neste tipo de problema é que mantenho minha dúvida sobre distribuições do Linux pelas quais não tenha que pagar.
Ainda tenho dúvidas que uma distribuição Linux exaustivamente testada, e estável e de interface muito amigável vá ter distribuição gratuita… E a julgar pelos exemplos que aqui vi do RedHat e do Solaris, fico ainda mais duvidoso…

Ps. Colega Marcelomartins, valeu por ter compreendido minha mensagem. Suas útlimas colocações sobre o posicionamento da pessoa com dúvida me pareceram interessantes. Aquele abraço cara,

Cordialmente,

Lyonn

I

Vou dar minha opinião:
Eu só uso o Windows porque preciso trabalhar e não tenho tempo para ficar 2 anos lendo manual do Linux para no final dizer:

• Seu mané, agora eu sei usar o Linux.
    Grandes bostas saber usar o Linux, enquanto o nerd lia manual do linux, eu fazia meus trabalhos, mandava minhas propostas aos meus clientes, instalava meus softwares administrativos e ganhava meu suado dinheiro.

Sou a favor do software livre, desde que ele seja igual ou semelhante ao Linux.

E para aqueles que vivem das costas dos pais ou vivem da informática, parabéns, continuem lendo manual do linux, para no final dizer:

• Sou uma mané, perdi meu tempo lendo informativos do Linux enquanto meu vizinho ganhava dinheiro trabalhando com o Windows.
farribeiro

iBrunao:
Vou dar minha opinião:
Eu só uso o Windows porque preciso trabalhar e não tenho tempo para ficar 2 anos lendo manual do Linux para no final dizer:

• Seu mané, agora eu sei usar o Linux.
    Grandes bostas saber usar o Linux, enquanto o nerd lia manual do linux, eu fazia meus trabalhos, mandava minhas propostas aos meus clientes, instalava meus softwares administrativos e ganhava meu suado dinheiro.

E para aqueles que vivem das costas dos pais ou vivem da informática, parabéns, continuem lendo manual do linux, para no final dizer:

• Sou uma mané, perdi meu tempo lendo informativos do Linux enquanto meu vizinho ganhava dinheiro trabalhando com o Windows.

Aposto que ele não leu o post inteiro!

Para facilitar as coisas para vc meu amigo, leia e releia o tópico inteiro(isto memo! 7 páginas de discussão) e dpois visite http://www.google.com.br e procura sobre o tema(fontes confiáveis) leia, reflita, compreenda

Depois pronuncie o que compreendeu!

farribeiro

iBrunao:
Vou dar minha opinião:

quais destes :?:
:arrow: http://www.us.debian.org/doc/
:arrow: http://www.mandriva.com/en/support
:arrow: http://www.slackware.org/install/
:arrow: http://www.redhat.com/docs/

pq vc generaliza a situação? pois linux num é só um sistema operacional, pois vai muito além! Como o linux em si é somente o núcleo operacional(como abordei anteriormente) e sim os programas que acompanham faz o “Sistema Operacional” que é GNU/Linux, como existe o GNU/Hurd

iBrunao:

Bom se responder quebra a tarefa que passei :wink:

I

farribeiro:

Para facilitar as coisas para vc meu amigo, leia e releia o tópico inteiro(isto memo! 7 páginas de discussão) e dpois visite http://www.google.com.br e procura sobre o tema(fontes confiáveis) leia, reflita, compreenda

Amigão, você acha que eu vou ficar perdendo meu tempo lendo manuais de linux ou procurando no google?
Quer ler manuais, tem mais aqui:
http://focalinux.cipsga.org.br/gol.html

Vou dizer sinceramente para você. Dois vizinhos meus compraram estes pcs conectados, no 2º dia da compra e no 4º dia do outro, em dois domingos que uso para o meu descanço, vieram aqui em casa pedir um favor para eu ajudar eles formatar e instalar o Windows XP.
Perdi alguns minutos, mas com gosto, meti o cdzão do Windows no Drive e mandei aquele Kurumin para um lugar bem distante da casa deles.
Por que 99% prefere usar o Windows piratão?
Porque todo mundo trabalha, tem seu emprego e não quer ser um programador para mexer num computador.
As pessoas querem usar seu computador e pronto. O resto do tempo elas preferem passar com sua familia, com seus amigos e não ficar lendo apostilas, sudo, su, códigos, root, etc.
Para ser mais claro, a liberdade proposta pelo Linux não existe no sistema, porque a liberdade é discricionária e induz simplicidade, não obrigatoriedade.
O Windows sim é a liberdade, não nos prende a uma apostila, nem a cursos.
Pense e reflita você sobre isso, mas lembre nem todo mundo quer ser programador ou ficar perdendo tempo com porcarias de livretos, apostilas, manuais.

E para dar um plus a matéria, só podia partir do Lula mesmo uma MP que obriga as empresas a usarem softwares livres, com certeza ele não sabe nem o que significa a tecla enter, tá na hora de dar um ESC neste presidente.

farribeiro

farribeiro:
Amigão, você acha que eu vou ficar perdendo meu tempo lendo manuais de linux ou procurando no google?
Quer ler manuais, tem mais aqui:
http://focalinux.cipsga.org.br/gol.html

farribeiro:

Prove acima que existe a palavra “manuais”!

farribeiro

Acha correto o que vc fez?

farribeiro

Muito espertas foram as escolinhas de informáticas… ainda são, né?

Teoria de mexer é para nerd! usuários normais vão nas escolinhas!

Com a plataforma intel o preço do MAC já deve ter caido 5x! É pra leigo, use MAC

E quem discorda?

Seja “experto” vende WINDOWS ORIGINAL para seus vizinhos

Coitados são daqueles que ainda UTILIZAM WINDOWS 98 :stuck_out_tongue:

Gaste seu precioso tempo como quiser

iBrunao:
E para dar um plus a matéria, só podia partir do Lula mesmo uma MP que obriga as empresas a usarem softwares livres, com certeza ele não sabe nem o que significa a tecla enter, tá na hora de dar um ESC neste presidente.

Até que concordo… mas fofocas e mais fofocas, hein? Faça algo, como uma MEGA campanha publicitária para educar as pessoas de seus direitos quantos deveres, Ah e aproveite por exemplo tentando educar o humilde cidadão brasileiro que software pirata é crime e faça com que ele compre por exemplo o seu WINDOWS ORIGINAL(caso venha a ter um estabelecimento legalizado e todas as contribuições em dia)

I

Cara, se eu uso o Windows pirata e meus vizinhos também, você não tem nada a ver. Se eu pago pela licença ou não, isto é uma questão entre eu e a Microsoft.

O que você tem que aceitar e entender é que preferimos (eu, 75% dos compradores do pcconectado, 95% dos usuários no mundo) usar o Windows piratiado do que usar o Lixus, ops Linux (Kurumin, Xavantes, Tupinavara, etc).

Parece que é isto que não entra na cabeça de quem defende o Lixus, não aceitam que o povo quer usar o computador no trabalho, em casa, mas quer um tempinho para curtir a vida e não ficar fazendo busca no google e lendo matéria para fazer uma conduta de informação.

Eu quero curtir a vida e não ler artigos, eu quero o Windows e não o Linux.

farribeiro

iBrunao:
Cara, se eu uso o Windows pirata e meus vizinhos também, você não tem nada a ver. Se eu pago pela licença ou não, isto é uma questão entre eu e a Microsoft.

O que você tem que aceitar e entender é que preferimos (eu, 75% dos compradores do pcconectado, 95% dos usuários no mundo) usar o Windows piratiado do que usar o Lixus, ops Linux (Kurumin, Xavantes, Tupinavara, etc).

Acredito que vc ainda não conheceu este http://www.ubuntu.org

Um dia tem 24hs x 360, eu tenho um exemplo nem é de escolinha e sim FACULDADE e tinha (4hs/dia x 5)x 3 anos!

e aposto que uma vez na vida vc estudou WINDOWS para aprender o que vc sabe hj… mas não se recorda da quantidade de tempo que levou!

Como disse “use o seu precioso tempo como quiser”

I

farribeiro diz:
Ah e aproveite por exemplo tentando educar o humilde cidadão brasileiro que software pirata é crime e faça com que ele compre por exemplo o seu WINDOWS ORIGINAL(caso venha a ter um estabelecimento legalizado e todas as contribuições em dia)

Quem disse que o uso de software pirata é crime?
Tá por fora cara, o que é crime é a venda do software. O uso é considerado no máximo quebra de contrato, que é regulado no Código Civil.

farribeiro

iBrunao:
farribeiro diz:
Ah e aproveite por exemplo tentando educar o humilde cidadão brasileiro que software pirata é crime e faça com que ele compre por exemplo o seu WINDOWS ORIGINAL(caso venha a ter um estabelecimento legalizado e todas as contribuições em dia)

Tá por fora cara, o que é crime é a venda do software. O uso é considerado no máximo quebra de contrato, que é regulado no Código Civil.

Google responde
ABES responde

I

Só para constar, recebi uns 100 Cds da Ubuntu distribui para a turma da Universidade, sabe quantos instalaram? 10. Sabe quantos ainda usam?
Nenhum.

Eu aprendi a usar o Windows assim:

• Vi um amigo ligar o micro na casa dele a uns 8 anos atrás.
  • Fui na casa de meu tio, liguei e sai navegando na internet.
  • Fui fazer um curso do dreamweaver, a uns 2 anos atrás, para aprender a criar uma página da web que no final acabei nem fazendo por motivos que fogem a orbita deste assunto.
I

farribeiro:
iBrunao:
farribeiro diz:

Google responde

Cara, meu tio é desembargador e afirmou claramente: Não há punição no código penal que abrange o uso de software piratas. A venda é desrespeito a propriedade intelectual, o uso é descumprimento de contrato por isso que quando uma empresa é pega usando software pirata, tem que pagar uma multa 300 vezes o valor do produto pirateado. É uma multa prevista na legislação, mas não é um preceito penal incriminador, não há tipicidade penal.

farribeiro

iBrunao:
farribeiro:
iBrunao:
farribeiro diz:

Google responde

Cara, meu tio é desembargador e afirmou claramente: Não há punição no código penal que abrange o uso de software piratas. A venda é desrespeito a propriedade intelectual, o uso é descumprimento de contrato por isso que quando uma empresa é pega usando software pirata, tem que pagar uma multa 300 vezes o valor do produto pirateado. É uma multa prevista na legislação, mas não é um preceito penal incriminador, não há tipicidade penal.

Tem condições de arcar?

farribeiro

iBrunao:

Só para constar, recebi uns 100 Cds da Ubuntu distribui para a turma da Universidade, sabe quantos instalaram? 10. Sabe quantos ainda usam?
Nenhum.

Eu aprendi a usar o Windows assim:

• Vi um amigo ligar o micro na casa dele a uns 8 anos atrás.
  • Fui na casa de meu tio, liguei e sai navegando na internet.
  • Fui fazer um curso do dreamweaver, a uns 2 anos atrás, para aprender a criar uma página da web que no final acabei nem fazendo por motivos que fogem a orbita deste assunto.

isto me lembra o segundo post http://www.guj.com.br/posts/quote/203097.java

I

Cara, pegue um CD do Juris Sintese, coloque no drive e faça uma pesquisa. Você vai ver várias jurisprudencias no sentido;

• Pirataria é crime (venda, distribuição)
  • Uso de software pirata é ilicito civil.

O problema do pessoal que uso o Linux é se achar os maiorais, os expertos, os sabios e na verdade isto mostra que a maioria é tão debilitados que não sabem nem a diferença entre o dia e a noite.

Cara para acabar com esta discussão, e rebaixar sua idéia de que o uso de software pirata é crime, leia a Lei 10.695 de 01/07/2003 (Lei Anti-Pirataria): http://www.socinpro.org.br/leipir.htm

Veja ai se você encontra a palavra usar sem fins lucrativos é crime.

Hehehe, volto a dizer, o problema do pessoal do Linux é que acham que sabem tudo porque usam o Linux.

farribeiro

iBrunao:
Cara, pegue um CD do Juris Sintese, coloque no drive e faça uma pesquisa. Você vai ver várias jurisprudencias no sentido;

• Pirataria é crime (venda, distribuição)
  • Uso de software pirata é ilicito civil.

O contrato está para ser cumprido, se não cumpre?

Ah ia me esquecendo, com este novo sistema de Windows Genuino… a brincadeira fica mais legal, né?

Isso é reflexo do seu ser, conheço linuxista ferrenho que o objetivo é compartilhar o conhecimento! já vi até com pessoas que usa WINDOWS, conhece o forúm do BABOO? ele tem até seção para LINUX

I

Se não cumpre é ilicito civil. Se é ilicito civil e não é pensão alimenticia e direitos da personalidade, é direito disponivel, e se é disponivel e a empresa não reclama, não existe multa, nem sanção, nem nada.
Lei a lei que te passei acima, vai entender um pouco de pirataria.

farribeiro

e mais hj mesmo falei com amigo que é ferrenho em WINDOWS e ele disse assim:
" - Pô, faz mais de um mês que tenho esta coisa e só agora percebi que existe tabela(entre os manual do produto)

• É que muita gente faz quebrando a cara sem pesquisar e ler manuais"

Agora ele está lendo o manual do produto que de é informatica

I

Sabe farribeiro, nada contra ninguém, cada um cuida da suas condutas como deseja.
Eu só acho ridiculo aquele fórum Guia do Hardware, que todos idolatram o Kurumin, humilhando os usuários do Windows, dizendo que serão presos por pirataria e tals, tentando amedrontar os usuários do Windows seja, original ou não.
Detesto aquilo, estão defendendo um produto com opiniões totalmente falsas.
Quem quer usar o Linux que use, sorte ou azar dele, o problema é compartilhar com idéias falsas para ganhar confiança.
O Windows tem problemas? Tem, mas entre os problemas e as vantagens, o Windows ainda é o melhor sistema para quem é usuário doméstico, tanto porque facilita a vida, quanto porque é um sistema desenvolvido para mim, para meu vizinho, para o pobre, para o rico, para todos. Mas e o preço? Isto é uma questão de escolha da empresa, pois ela sabe que aumenta a pirataria, mas os que adquirem a licença compensam as perdas.

Por fim, o bloqueio permanente anti-pirataria da Microsoft é uma ilusão criada pelos usuários do Linux e ignorantes para proporcionar medo aos usuários e migrarem para outros sistemas. A Microsoft sabe que os próprios orgãos de defesa dos Estados Unidos não admitem qualquer tentativa de bloqueio permanente, ferre os principios de defesa dos consumidores e da presunção da boa-fé das pessoas. Esqueça este seu argumento.

farribeiro

iBrunao:
Sabe farribeiro, nada contra ninguém, cada um cuida da suas condutas como deseja.
Eu só acho ridiculo aquele fórum Guia do Hardware, que todos idolatram o Kurumin, humilhando os usuários do Windows, dizendo que serão presos por pirataria e tals, tentando amedrontar os usuários do Windows seja, original ou não.
Detesto aquilo, estão defendendo um produto com opiniões totalmente falsas.
Quem quer usar o Linux que use, sorte ou azar dele, o problema é compartilhar com idéias falsas para ganhar confiança.
O Windows tem problemas? Tem, mas entre os problemas e as vantagens, o Windows ainda é o melhor sistema para quem é usuário doméstico, tanto porque facilita a vida, quanto porque é um sistema desenvolvido para mim, para meu vizinho, para o pobre, para o rico, para todos. Mas e o preço? Isto é uma questão de escolha da empresa, pois ela sabe que aumenta a pirataria, mas os que adquirem a licença compensam as perdas.

Cada comunidade tem suas caracteristica, aqui como é um forúm de java é bem misto as plataformas, a maioria utiliza windows(por empregos e demais fatores), outros LINUX(mesmo argumento anterior), e outros por questão de gosto como eu POIS não utilizo LINUX e sim um UNIX chamado OpenBSD

iBrunao:
Por fim, o bloqueio permanente anti-pirataria da Microsoft é uma ilusão criada pelos usuários do Linux e ignorantes para proporcionar medo aos usuários e migrarem para outros sistemas. A Microsoft sabe que os próprios orgãos de defesa dos Estados Unidos não admitem qualquer tentativa de bloqueio permanente, ferre os principios de defesa dos consumidores e da presunção da boa-fé das pessoas. Esqueça este seu argumento.

Para falar verdade, já vi o alerta ao vivo e em cores!

I

Minha licença é original do Windows XP Professional, mas eu também já vi o aviso de software pirata. Mas tente agora ver de novo.
O aviso foi extinto, só permanecendo quando você irá baixar um software direto da Microsoft que exige autenticação e tudo é feito no browser, não é mais nada instalado no microcomputador como forma de autenticação.
A Microsoft foi obrigada a retirar o aviso, disponibilizando inclusive artigos explicando como remover a WGA do computador.
A decisão da Justiça Consumerista dos Estados Unidos foi nestes termos:
“O consumidor tem a presunção de boa-fé, não pode ser impedido do uso do software. Se a Microsoft quer impedir o uso, que entre na justiça contra cada consumidor individualmente. E mais, é proibido a coleta da dados que ferre a privacidade do consumidor, por isso a investigação deverá ser feito de forma direta.”
Será que um técnico da Microsoft vai visitar sua casa, com ordem judicial, para colher informações do sistema que você usa?

farribeiro

Minha licença é original do Windows XP Professional, mas eu também já vi o aviso de software pirata. Mas tente agora ver de novo.
O aviso foi extinto, só permanecendo quando você irá baixar um software direto da Microsoft que exige autenticação e tudo é feito no browser, não é mais nada instalado no microcomputador como forma de autenticação.
A Microsoft foi obrigada a retirar o aviso, disponibilizando inclusive artigos explicando como remover a WGA do computador.
A decisão da Justiça Consumerista dos Estados Unidos foi nestes termos:
“O consumidor tem a presunção de boa-fé, não pode ser impedido do uso do software. Se a Microsoft quer impedir o uso, que entre na justiça contra cada consumidor individualmente. E mais, é proibido a coleta da dados que ferre a privacidade do consumidor, por isso a investigação deverá ser feito de forma direta.”
Será que um técnico da Microsoft vai visitar sua casa, com ordem judicial, para colher informações do sistema que você usa?

percebo que isto cedo o tarde vai funcionar, quer saber como?

Só do fato do windows estar portando os seus aplicativos para internet, como os produtos LIVE

I

Enquanto a Microsoft vender suas licenças em Cds e DVDs será impossivel conter o uso de licenças piratas.
A solução é somente uma e a Microsoft sabe: “A venda por downloads diretos e licenças vinculadas”.
Mas existem barreiras a esse tipo de vendas: Nem todos possuem acesso a rede, a propaganda diminui (por mais que a pirataria cause prejuizo, ela é uma propaganda eficaz para a empresa), nem todos os usuários estariam interessados em adquirir uma licença vinculada por transtornos provocados pela dificuldade de assistência e correção e por fim, é necessário que os hardwares recoheçam as licenças vinculadas e enviem um protocolo para registro e esta tecnologia ainda não saiu do papel. Por enquanto, mais uns 5 anos para ser implantado este sistema.

farribeiro

iBrunao:
Enquanto a Microsoft vender suas licenças em Cds e DVDs será impossivel conter o uso de licenças piratas.
A solução é somente uma e a Microsoft sabe: “A venda por downloads diretos e licenças vinculadas”.
Mas existem barreiras a esse tipo de vendas: Nem todos possuem acesso a rede, a propaganda diminui (por mais que a pirataria cause prejuizo, ela é uma propaganda eficaz para a empresa), nem todos os usuários estariam interessados em adquirir uma licença vinculada por transtornos provocados pela dificuldade de assistência e correção e por fim, é necessário que os hardwares recoheçam as licenças vinculadas e enviem um protocolo para registro e esta tecnologia ainda não saiu do papel. Por enquanto, mais uns 5 anos para ser implantado este sistema.

Mudando a prosa, já experimentou um MAC?

Ele é bem simples e sua segurança é dura de ser quebrada, mais pesado que uma segurança em linux

um vídeo para vc conhecer http://video.google.com/videoplay?docid=7102729974462155526&q=macosx

cv1

Concordo que Macs sao otimos, mas vc forcou um pouco a barra aqui.

farribeiro

Concordo que Macs sao otimos, mas vc forcou um pouco a barra aqui.

Entendo o seu ponto… SO seguro se bem configurado! ouvi de um amigo que é paranóico em segurança e linux e afins! Pois uma vez eu tava conversando sobre aqui e o trecho é

http://farribeiro.blogspot.com/2006/04/da-srie-debatendo-se-forma-opnio.html:
Fábio/Auxiliar: ow… me fala mais sobre o 2003 server!
Tiago: eu vejo ele mais nas empresas como Server de Terminal Service…
Tiago: e de files…por causa das aplicações cliente/servidor
Fábio/Auxiliar: ow… será que é bom este, dizem que o site do baboo está sobre este server
Tiago: isto mesmo
Tiago: baboo é 100% M$
Fábio/Auxiliar: é confiável?
Tiago: quando bem configurado …
Tiago: com certificado ssl…

Fábio/Auxiliar: e como sistema para memory leaks e afins?
Tiago: ai é com o desenvolvedor da aplicação o problema e não com o software server Web
Fábio/Auxiliar: travamentos e vazamento de memória!!! (6)
Fábio/Auxiliar: processador sobrecarregados
Fábio/Auxiliar: é uma beleza o windows ser operado somente graficamente
Tiago: é fábio…isto…acontece com Linux…BSDs…do mesmo jeito …se a aplicação do desenvolvedor não for prudente
Fábio/Auxiliar: e a beleza de ser operado graficamente?
Tiago: bom é da hora
Fábio/Auxiliar: não se compara com os servers linux e BSD?
Fábio/Auxiliar: ou é até melhor?
Tiago: cara se eu falar qual é melhor…o melhor é para…mim…e não para os outros
Tiago: o melhor para mim é o mais fácil
Tiago: não é??

Ele me disse que para um servidor rodar somente o necessário e nada mais

ASOBrasil

Relato:
Para quem ainda acha que Linux é coisa do outro mundo ou díficil de usar, faça um teste: Tenho aqui instalado na minha máquina o Slackware e o Ubuntu! Passei na banca ontem e vi o OpenSuSe 10.1 sendo vendido em um DVD com uma revistinha de 15 páginas mostrando somente a instalação e uma entrevista com o Jon Maddog. Comprei esta pq não estava a fim de ficar baixando GBs de programas. Acabei de colocar este para rodar como LiveCD, estou aqui com 512 de ram e está funcionado numa boa! Estou escrevendo este relato com ele agora. Configurar Internet? Esquece!!! Possuo o Virtua aqui e ao abrir o Linux ele já detectou tudo numa boa! Nem abriu tela para ficar configurando ou confirmando nada, simplesmente funciona! Sensacional! A única coisa que tive que configurar foi o teclado pois estou com ABNT2. Esta versão já vem com OpenOffice 2.0.2, Java 1.5, Firefox 1.5 entre outros. Então se vc não quiser ficar instalando o Linux na sua máquina por qualquer motivo que seja, rode este em LiveCD e faça um teste para ver se vc gosta ou não? Pelo menos serve para estudar um pouquinho os comandos do Linux e ver a estrutura dele para quando vc chegar em uma empresa que estiver Linux no servidor vc não ficar com cara de “Fodeu!!! Não sei nem o básico!!!” Existe várias distribuições de Linux que rodam como LiveCD, então escolha uma e bons estudos! :wink:

ASOBrasil

farribeiro

ASOBrasil:
Relato:
Para quem ainda acha que Linux é coisa do outro mundo ou díficil de usar, faça um teste: Tenho aqui instalado na minha máquina o Slackware e o Ubuntu! Passei na banca ontem e vi o OpenSuSe 10.1 sendo vendido em um DVD com uma revistinha de 15 páginas mostrando somente a instalação e uma entrevista com o Jon Maddog. Comprei esta pq não estava a fim de ficar baixando GBs de programas. Acabei de colocar este para rodar como LiveCD, estou aqui com 512 de ram e está funcionado numa boa! Estou escrevendo este relato com ele agora. Configurar Internet? Esquece!!! Possuo o Virtua aqui e ao abrir o Linux ele já detectou tudo numa boa! Nem abriu tela para ficar configurando ou confirmando nada, simplesmente funciona! Sensacional! A única coisa que tive que configurar foi o teclado pois estou com ABNT2. Esta versão já vem com OpenOffice 2.0.2, Java 1.5, Firefox 1.5 entre outros. Então se vc não quiser ficar instalando o Linux na sua máquina por qualquer motivo que seja, rode este em LiveCD e faça um teste para ver se vc gosta ou não? Pelo menos serve para estudar um pouquinho os comandos do Linux e ver a estrutura dele para quando vc chegar em uma empresa que estiver Linux no servidor vc não ficar com cara de “Fodeu!!! Não sei nem o básico!!!” Existe várias distribuições de Linux que rodam como LiveCD, então escolha uma e bons estudos! :wink:

ASOBrasil

Completando… outra alternativa é vc usar um “emulador de computador” que também chamado de “maquina virtual”(QEMU, por exemplo) para sentir o que é instalar um Sistema Operacional (Escolha aqui sua fruta :roll: :stuck_out_tongue: :lol: preferida) sem medo de poder danificar a sua maquina!

rodrigousp

Para que eu quero descer …

iBrunao,

Por que o seu windows é o melhor sistema operacional?
Quer saber a verdade:

MONOPÓLIO.

Fato

1. Efeito Rede (ou seja, pelo mesmo motivo que todo mundo joga Ragnarok.
  2. “Products that can achieve 'lock-in will benefit from the '‘switching costs’.”- Carl Shapiro, Rules of Network - produtos que podem alcançar o lock-in irão se beneficiar do custo da mudanaça. Isto é, pense no custo de converter o legado…
  3. O sistema operacional alvo primário da absoluta maioria das aplicações é o Windows. Isso não faz do Windows um bom sistema operacional por si só. Mas é com certeza um fator determinante para a utilização do Windows.
    Existe uma lista de softwares proprietários que rodam no Linux e o pessoal considera importante: skype, drivers binários, java, jogos, etc. Se não houver adesão dos fabricantes de software a outros sistemas operacionais estaremos aprisionados ao Windows e é esse o jogo deles.

SE OS USUÁRIOS LINUXs forem suficientemente grande, não sofreremos dos efeitos acima. Talvez por isso os usuários Linux sejam evangelistas: “Sua escolha pelo Windows afeta minha liberdade de escolha por um sistema operacional melhor”.

PS:
GNU/Linux é uma pinóia… ou então seria X KDE/Gnome/Apache/Mozilla/Mit/GNU/Linux!!!

peczenyj

existem mais usuarios de MAC do que de Linux, não?

rodrigousp

A pergunta foi para mim ???

Vejamos…
no Brasil existem mais usuários Linux do que MAC. Nos EUA, a história é outra.

Mas qual é o ponto???

Que os usuários do Linux são chatos e os usuários de MAC não sao !?
Se a rivalidade entre MAC e Windows não fosse pra lá de conhecida…

E

Eu acho isso otimo, da pra tirar uns extras substituindo esse sistema operacional pro pessoal usar os msn da vida e etc…

rodrigousp

Você ganha dinheiro assim !? :shock:
Então tá né… o importante é ter saúde.
:smiley:

E

Não to fazendo mal pra ninguem, se me pedir pra trocar por linux, eu troco, so não defendo bandeira, porque eu acho ridicula essa briga, das mais infelizes que temos hoje em dia. Se todos cooperassem as coisas seriam bem mais faceis.
O importante é ter saude sim, e sanidade tambem pense nisso…

E
  1. Qualquer UM instala uma distribuicao como ubuntu em 20 minutos e já vem com o openOffice.
    2)Existem programas de MSN que suportao webcam e esses emotions como o aMSN e Kopete.
    3)O mercado valoriza quem sabe linux.
    4)Até mesmo programas feitos pra windows podem ser emulados no linux
    5)A maioria dos servidores que conheco e ja trabalhei, sempre usaram um sistema opreacional decente como freeBSD ou linux
    6)Esse pessoal do ruindows de que mudar seus conceitos, e sair da ilegalidade.
    7)Comprei meu notebook com linux, mas vei com um linux orrivel nem gerenciador de ganelas tinha, obvio que instalei um linux desente na mesma hora.

[EDITADO: palavras impróprias]

E

não adianta discutir com maluco, e esse termo ruidows e mais velho que a vovó arruma um chingamento mais novo ai… e ve se não me enche mais o saco…

danieldestro

Tá parecendo a guerra do Bush: “Bem contra o Mal”.
Sendo que bem e mal é bem relativo nessa história.

Aliás, a grafia correta para as palavras é:

DECENTE, HORRÍVEL, SUPORTAM e JANELAS.

E

É isso ai, muito relativo mesmo… não sei pq o pessoal tem que se exaltar… cada um usa o que gosta e ta a fim…

rodrigousp

danieldestro:
Tá parecendo a gerra (sic) do Bush: “Bem contra o Mal”.
Sendo que bem e mal é bem relativo nessa história.

Se a guerra Microsoft-Linux é similar a guerra do Bush, então os Linuxers são os Talebans: minoria, pobres e “fanáticos”*. Mas por que será que eu não consigo sentir simpatia pela política externa do Bush???

• obs: seria leviano da minha parte simplesmente chamá-los de fanáticos; por tanto gostaria de expressar que essa não é minha opinião mas a visão de muitos.
E

ha mas acho que só ele gosta de politica externa que ele ta impondo… rsrsrs

rodrigousp

emerson_sr:
ha mas acho que só ele gosta de politica externa que ele ta impondo… rsrsrs
5 estrelas.

Sobre as coisas que você está postando… Você leu as 10 páginas de discussão? Porque as coisas são muito complexas!!! Não dá para achar que está tudo lindo. Não dá para continuar com o Windows piratão e boa.

Mudanças tem ocorrido de fato. E não é porque as pessoas estão achando que tudo está certo.

A Microsoft está investindo cada vez mais no desenvolvimento de seus produtos. Antigamente, a margem de lucro da Microsoft chegava a 90%. Hoje, beira os 30%. A Microsoft está investindo no formato ODF (open document format). Alguns anos atrás essa posição seria impensável. E assim sucessivamente.

Ninguém precisa mudar para o Linux por causa disso. Não é isso ! O que estou discutindo são as práticas monopolistas como a criação de formatos fechados, o preço abusivo de produtos e falta de investimento em desenvolvimento por falta de concorrência, entre outras práticas que ferem o mercado consumidor.

Eu acho que a indiferença é negativa.

dreamspeaker

farribeiro:
iBrunao:

Para falar verdade, já vi o alerta ao vivo e em cores!

Rapaz, eu sabia que tinha lido isso em algum lugar, quando apareceu a mensagem pra mim hoje!

Mer(*)a, eu fui “vítima de falsificação de software”!

:?

P

[color=red][/color]Cara, vcs ficam ai brigando por besteiras velho! Eu tbm uso piratão, num vejo nada de errado, sai muito mais barato, em vez de eu me matar pra comprar um cd do xp origi, eu mato é o fabricante de fome, 1° eu depois ele! Então isso é besteira, concerteza a maior parte dos brasileiros usam o piratão, pois é mais barato e faz a mesma função! Entaum tenho isso pra falar pra vcs, o linux é muito bom tbm, mais num presta velho, eu ainda prefiro ficar no xp, bem melhor! Deixa eu na epoca passada e ser uma má influencia, pelo menos com isso eu sou feliz!! :lol:

luistiagos

Cuidado… logo logo aparece um moderachato dizendo o guj é contra a pirataria…

T

Por favor, não ressuscitem threads antigas.

Vou matar isto logo de uma vez, porque não se deve discutir religião neste fórum :stuck_out_tongue:

Criado 7 de junho de 2006
Ultima resposta 29 de set. de 2008
Respostas 146
Participantes 54