Consumidor compra computador com Linux e troca por Windows

A m$ é esperta, todos percebemos os avanços do Linux. Vejam a diferença do Linux hoje e em 5 anos atrás. O Linux vem se tornando um forte concorrente do Windows mesmo para usuários domésticos, mas muita coisa ainda atrapalha.

O Linux ainda é sim complicado pra muita gente. Uso o Fedora em casa, mas tenho q deixar o Windows pra minha mãe que não se adaptou.
Uma das dificuldades do usuário inclusive é o fato de tantas versões disponíveis. Vcs acham q minha mãe vai ficar pensando “Será q eu instalo o Debian ou o Kurumin…?”

O Linux deve crescer muito nos próximos anos, e vendo isso, o tio Gate$ tá fazendo todo mundo testar o Linux agora, e fazer todo mundo falar akelas porcarias do tipo “Coloquei o Linux, não rodou nada, essas coisas de graça não funcionam mesmo…vou voltar pro Windows”. O cara é malandro.

Agente tem q fazer nossa parte, incentivar o Linux.

[quote=lucao][quote=Lucas Zingano][quote=marcelomartins]Linux não tem um MSN Messenger descente para as meninas trocarem emoticons entre vi. Ou seja, linux não está pronto para o consumidor brasileiro!

:twisted: [/quote]
Pra mim isso eh um ponto a favor da utilizacao do Linux! hahaha

Mas eu tenho como ter msn com webcam no Linux? se tiver eu fico cada vez mais proximo de mudar! hahaha[/quote]

tipo, a nova versão do Gaim vai sair com suporte a webcam, já tem a versão beta por ae. Testa e ve se está estável.[/quote]
Pois é, to torcendo pelo Gaim, apesar de ele não ter ajudado muito. Estão promentendo a anos um gaim com mais coisas só que até agora é só papo. E pior, eu to usando o ultimo beta e não tem nada novo. Apenas uma reorganização das janelas e outras coisinhas. Espero que internamente esteja bem diferente, senão nos proximos anos ele vai continuar igual.

A instalação do Ubuntu pelo Desktop CD demora 15 minutos. :slight_smile: ou menos.

[quote=boaglio]
Acho difícil acreditar que você tenha instalado linux nesses últimos anos…[/quote]

Tentei instalar o Linux no meu note. 3 distros diferentes, Kurumin, Ubuntu e Mandriva. Em TODOS deu erro durante a instalação. Chegava um momento que ficava uam tela cinza piscando por 40 minutos. );
Tentei várias maneiras diferentes de instalar e não consegui. Daí eu cansei de tentar ter linux no meu note.
Sabe o q eu fiz? Peguei meu cd do XP (comprado, de verdade) e mandei instalar. Em 40 minutos o note tava pronto prá ser usado novamente. PQ?

Tenho linux instalado em casa, Ubuntu. + só eu que uso. Pq?
Ah, pq só eu acho o kde bunitinho. + algumas coisas eu ainda me rendo à MS. Usar o Office, por exemplo. Vem falar que o OpenOffice é melhor que o MSOffice?? Ainda tem alguns detalhes que só o MS faz, sem contar que as tabelas feitas no Word quando abertas pelo open office ficam todas zuadas… );

O SO é apenas uma ferramenta prá maioria dos usuários, quando eu uso uma ferramenta eu não quero nem saber como faz isso, ou aquilo. não tenho interesse em saber profundamente oq eu tá rolando por tras daquela ferramenta. Acho q com os ‘não-técnicos’ é assim também. Não é do interesse deles, falar que é preguiça dos usuários não rola.

não vamos começar flames, por favor. (;

Mas vamos imaginar o seguinte senário:

O Windows Vista saindo em 2007. Todo mundo babando e tal. Existe a possibilidade de ele ser um fracasso, ninguem querer usar. Seja porque precisa de maquinas muito potentes ou seja por ninguem querer usar a tecnologia dele. Ou pode ser um sucesso, e todo mundo querer usar.

Mas ai, o proximo windows depois do vista vai sair lá por 2012 ou 2013. E ai vai dar problema. Duvido se até lá o Linux não vai estar mais facil de usar, mais bonito, mais compativel, e melhor em tudo. É só analisar nos ultimos 5 anos os avanços do Linux como SO Desktop e projetar o que está por vir.

Como eu disse, é pra imaginar, não estou querendo ser profeta :slight_smile: Mas pode ser.

Pessoal, vou dar minha opnião sem paixões do fato.

1 - Como usuário doméstico -

a) Instalação - Linux

Sem dúvida, instalar um Linux amigável como Kurumin e bem mais fácil. No kurumin v.c só da next->next->next->next…não instala nenhum driver, 99% do hardware e reconhecido automaticamente, HD Sata, Som, Modem Roteador, etc…Alias o suporte a hardware mais novos foi sempre superior em Linux, vale lembrar que só agora o windows ta dando suporte a processadores de 64 bits.

Tive uma experiência de um ano atrás instalar um HD Sata no Windows, foi um parto…tive que obter um Driver do fabricante da placa pelo correio. Pode? Em contrapartido meu Linux Gentoo(Que nem e um linux amigável) tava tudo funcionando e concetado na internet.

b)Suporte Técnico - Windows

Uma das grandes questões é: “Usuários domesticos não entram em forum de discussão pra tenar obter sua dúvida, eles contratam técnicos!”. O que nós vamos fazer, obrigá-los (o consumidor que é quem paga…ou não) a mudar de comportamento pelo amor da causa Linux? Digo, por que 98% dos ténicos de informática não dão suporte a Linux. Por que?

a - Ele teria que se especializar e o mercado cliente é todo windows, ou seja, seria muito trabalho para pouco retorno.

b - Depois de configurado um linux raramente da problema, assim aquele cliente linux, não seria só apareceria uma vez na sua loja. Denovo, não traria retorno. No windows e causa certa a volta do freguês a cada novo ataque hacker.

Numa visão realista, usuários domésticos não instalam nem mesmo o windows, geralmente pedem pra aquele primo (como eu) para instalar e conmfigurar o win pra eles. (Por favor, sejam honestos neste ponto)

3 - Configuração - Windows

Se instalar o Linux é muito mais fácil, configurá-lo para coisas que ele não reconhece é um verdadeiro parto. Por que? Falta de unicidade! Toda geração linux tem suas dores de cabeça, a geração de 6 anos atrás eram as placas de som, de 4 anos eram os softmodens, de 2 anos eram os dispositivos usb e desta são os modens/router e recentemente as webcams.

O legal que acho, e quando se procura uma solução pela web, e funciona no ubunto mais não no kurumin e no fedora…PS: “Quanto louco deve ser pra uma fabricante de drivers, ter que ofercer compatibilidade com 20 distros diferentes eque são em muitas coisas imcompatíveis”?

Isso me faz pensar na falta de unicidade do Linux e que no windows sobra. Alias qual foi s solução dada pelo Linux para os problemas que foram descritos acima? Fácil, tirarem os drivers das distribuições GNU e colocarem numa parte que é uno para todas…o Kernel. Até por isso, o Kernel do Linux, e enorme e não para de crescer a cada versão.

Resultado -

“Usuários são movidos pela necessidade, mas gostam de afirmar suas escolhas pela paixão”.

Dado que a necessidade do pessoal da informática e ter um ambiente estável para trabalho de baixo nível e aprender os conceitos teóricos na prática, o Linux e sim a melhor escolha para nós.

Dado que o usuário domestico usa o computador como meio, o que deseja é a informação e o contéudo, e não os aspectos técnicos da informática, e natural que sua escolha seja pelo sistema que le de mais suporte, pelo menor preço. E windows na banca da esquina e 10 reais (ou menos).

O que barra a adesão ao Linux e sua falta de unicidade e a pirataria!

PRA FINALIZAR: Graças a Deus, o Java é multiplataforma, grátis(SE) e é Uno. Sun, por tudo que é mais sagrado, não destrua o Java sobre o pretexto de ajudar o Linux, não quero rodar um simples

System.out.println(“Hello World!”);

E ter a mensagem:

Erro: Este aplicativo apresenta a falta da biblioteca libgccnet.so, tente executar o comanto apt-get com a diretiva update…etc

Flos.

Calma, calma. Essa discussão está muito sem noção!.
O que você acha de 75% dos usuários trocarem o Linux pelo Windows em 3 meses.
Eu acho excelente!!!
Significa que 25% tem a oportunidade de experimentar o linux por mais de 3 meses.
Significa que o usuário não vai comprar um computador com o Windows OEM. OEM foi um dos pilares da dominação dos sistemas Microsoft.
Windows é um sistema bom ? Sem dúvidas! Cada vez melhor.
Linux é um kernel bom. Sem dúvidas!

Mas sei lá … meu Windows está cada vez mais Open (firefox, OpenOffice, VLC, gaim, etc). Enquanto que meu Linux está cada vez melhor. Se você não cometer a besteira de tentar utilizar um debian Sarge AMD64 (beta-testing) você não vai se arrepender de utilizar o Linux. Salvo a necessidade de rodar aplicações que são nativas do Windows.

A compatibilidade com os programas Windows são crescentes graças ao projeto Wine que avança vigorosamente. Se quiser xingar um Linux frente a necessidade de usar programas do Windows, acho justo que você utilize alguma versão paga do Wine (pelo menos umas 10 vezes mais barata que o Windows) como o Codeweavers.

Xingar vale, mas sem ofender:
“Isso me faz pensar na falta de unicidade do Linux e que no windows sobra.“
Qual a unicidade entre Windows 3.1, 3.11 NT, 95, 98, 2000, XP, 2003 ??? O nome ???
O Starcraft só roda no Windows XP se você rodar o Wine em cima do cygwin, ou apelar para alguma máquina virtual. Ou você está falando da unicidade entre o Windows XP e Windows XP SP1 ???

Performance no Linux (em jogo) é melhor que no Windows !?
Também isso não é correto. Por vários motivos…
Primeiro pela arquitetura: X -window foi feito para ser multi-usuário. Então existe uma clara separação entre as camadas servidor e cliente.
Segundo, o X roda no contexto do usuário, não do kernel (e isso faz uma diferença absurda).
Terceiro, suporte a 3D no X avança, mas ainda não compara ao suporte do Windows com DirectX na veia e os trocentos fabricantes de placas de vídeo dando suporte a arquitetura.
O projeto freedesktop deve fazer o desktop dos sistemas abertos (Darwin, Freebsd, Linux) melhorarem bastante. E estamos falando de competir com o Aero do Vista.

Não duvide da capacidade da comunidade de escrever bom softwares e não duvide da capacidade dos governos e empresas compreenderem como é bom ser livre.

[quote=marcelomartins][quote=lucao][quote=Lucas Zingano][quote=marcelomartins]Linux não tem um MSN Messenger descente para as meninas trocarem emoticons entre vi. Ou seja, linux não está pronto para o consumidor brasileiro!

:twisted: [/quote]
Pra mim isso eh um ponto a favor da utilizacao do Linux! hahaha

Mas eu tenho como ter msn com webcam no Linux? se tiver eu fico cada vez mais proximo de mudar! hahaha[/quote]

tipo, a nova versão do Gaim vai sair com suporte a webcam, já tem a versão beta por ae. Testa e ve se está estável.[/quote]
Pois é, to torcendo pelo Gaim, apesar de ele não ter ajudado muito. Estão promentendo a anos um gaim com mais coisas só que até agora é só papo. E pior, eu to usando o ultimo beta e não tem nada novo. Apenas uma reorganização das janelas e outras coisinhas. Espero que internamente esteja bem diferente, senão nos proximos anos ele vai continuar igual.

A instalação do Ubuntu pelo Desktop CD demora 15 minutos. :slight_smile: ou menos.[/quote]

Caramba vcs não conhecem o Mercury??? Feito em Java!!!

http://www.mercury.to/index.php?page=Screenshots

Suporta WebCams e tudo!!!

:wink:

Agora já não há desculpas!!!

Bem agora como quem diz q o Mercury já existe a um bom tempo heee, e webcams no Linux não é coisa nova!!!

Nunca tinha pensado nisto, realmente, o desempenho dos jogos no Rwindow$ devia ser muito superior ao Linux, mas muito mesmo, já q ta na veia do Rwindow$, e o X não estar ligado ao kernel… realmente…

Mas agora na vida real, eu em casa tenho lá o Rwindow$ apenas para jogar o The Lord of The Rings: The Battle for Middle-Earth, que não corre nem a paulada no Linux, assim como alguns outros jogos, mas isto é culpa da EA que não tem um bom Engine multiplataforma, mas o problema é q fazem bons jogos heee…

Agora, no caso do Unreal Tournament 2003 e 2004, e mesmo o Tremulous e o America’s Army, eu noto um desempenho muito maior no Linux, pá o UT fica muito mas muito bom mesmo no Linux, uma diferença brutal…

Então isto na minha opinião só prova que o OpenGL é mesmo MUITO BOM!!! E que o X não estar no Kernel, até que dá para se aguentar, mas o FreeDesktop vai ser um grande avanço!!!

Aconselho a compararem o UT 2004 no Linux e Rwindow$… verão com seus próprios olhos :shock:

Atenção: To a falar de jogos nativos para Linux!!!

[quote=AndreiTognolo]
Se o Linux pretende derrubar o Windows, as distribuições tem que
começar a ser mais semelhantes ao windows. Em todos os aspectos,
inclusive no layout. Ah… mas isso seria “copiar” o windows!! Bem…
se vc quer uma aceitação no mercado, no momento, é o mais
viavel.[/quote]

Copiar o Rwindow$ seria como cometer um erro duas vezes, o ambiente do Rwindow$ é horrivel!!! É do pior!!! Prova disto, experimente um MacOS/X, ai sim até meu tataravó se sente bem!!!

O Ubuntu se olhares bem, tenta a ir sempre para o lado do MacOS/X, que isto sim é copiar o que é bom…

Tentar copiar lixo só vai sair lixo, sistema para usuário burro é o MacOS/X não tem melhor, o Rwindow$ nunca vai chegar lá perto, graças a cabeça fechado que eles tem, agora o Linux, já esteve mais longe… já não falta muito :wink:

Agora não venha dizer que Rwindow$ é melhor que MacOS/X, qualquer zé mané vendo um ao lado do outro, mexer 30 min num e 30 min noutro já comprova que o MacOS/X é muito mas muito superior, eu gostava muito de ter um MacOS/X que isto sim acho que vale apena investir uns $$$, mas ainda não coloquei isto como prioridade, mas um dia eu chego lá heee.

Enquanto isto vou usando o que chega mais perto do MacOS/X, Linux/Gnome :stuck_out_tongue:

JOGAR?

Puts…ainda bem que na minha época de febre de Jogatina…eu escolhi comprar um ps2 ao invés de uma placa 3d turbinada.

Além da economia (ainda uso minha riva 32) e jogos melhores (me perdoem…mais é opnião pessoal) não fiquei amarado a plataforma do tio bill. Ufa…

A frase: “a compatilibilade do windows que sobra”, adimito que foi uma frase mal colocada, mas criticar apenas está frase não vai mudar o fato da falta de compatíbilidade entre os sistemas Linux. Falar que isto é mentira é ignorar as excelentes boas ideías para padronização que o pessoal da GNU fez para remediar a mesma, como o XOrg, a ALSA e tantas outras.

Alias ter um Kernel crescente já não é mais problema em versões recentes, depois que inventaram o hotplug.

Mais sinceramente, como meu foco e desenvolvimento e Java e não SO, eu nunca espero ter que compilar um aplicativo Java para a HedHat e um aplicativo Java para o Derbian…ou outra distro.

Flos.

Puts…e tanta visão apaixonada sobre Linux e Microsoft…rs…que lembrei de uma propaganda muito bacana sobre Java:

“Linux e MS, só mesmo Java para unir usuários de sistemas operacionais tão diferentes”. Acho que era isso.

Java na veia!!!

Flos

[quote=eduveks]Realmente os users Rwindow$ são muito preguiçosos, e para estes preguiçosos existe o Ubuntu, Mandriva, etc… querem papinha feita tens ai, problema de hardware, duvido que tenha com o Mandriva, até com placas de tv, webcams, impressoras USB, scanners, etc… já vem com tudo mastigado… no Mandriva não precisa de executar comandos instalar os hardwares…

Este povo do Rwindow$ não sabe nada do que diz, parece que ainda vivem nos anos 1999 a 2003, ai sim estes argumentos todos contra o Linux até erão aceitáveis, mas hoje aconselho-vos a voltarem a tentar experimentar o Linux, mas com a cabeça aberta, ok???

Com o Rwindow$ Vista tenho certeza que este pessoal todo vai começar a perder a preguiça, dado o novo esquema de segurança, onde vai ser dificil ter programas piratas, ai quando pesar no bolso, ai sim vão começar a olhar para oportunidades melhores, e mudar nesta altura, já vai ser um pouco tarde, pois podes ser um dos últimos a mudar de plataforma, logo um dos mais ignorante da face da terra, quando mais cedo, mais afrente vais estar, e mais dinheiro vais poupar…

As pessoas não tem noção das coisas, no XP já se havia buatos disto, mas com o Vista já esta muito claro, que o próprio Rwindow$ arranca informações do teu computador e manda para algum lado na net, algo muito sutil, e com o Vista isto já esta estampado, é mesmo para quem gosta de estar sendo vigiado, o Worms Blaster32 veio a comprovar isto, mostrando que o Windows XP foi feito com um buraco de entrada, sem querer querendo… pois pois pois…

Agora com o Vista eles estão fazendo um grande buraco de entrada, onde vão ter um alto controle dos programas e mais, que estão no computador das pessoas… para quem gosta desta situação, bom proveito, mas eu prefiro ficar isolado por tras do meu Linux…

E não há quase nada que não funcione hoje no Linux, WebCams, isto até tem piada, já funciona e bem no Linux já a algum tempo, tem ótimos programas para coneferência e tudo…

WarCraft III heee, roda no linux em cima do Cedega, basta fazer uma pesquisa no google e encontras a solução… por acaso o WarCraft III é dos jogos mais recentes que é mais fácil de fazer rodar no Linux…

Quando ao IE vs FireFox, nem é preciso dizer muito, o IE não evolui a não sei quantos anos, e agora a nova versão ta mais bugada que não sei o q, sites q só abrem no IE são sites q não valem nada, e 99% dos sites abrem bem no FireFox, não sei aonde que esta o stress?!

http://blogs.vstsrocks.com.br/guilherme/archive/2006/04/26/115.aspx

http://www.meiobit.com/arq/001180.html

http://www.killbillsbrowser.com/index_port.html

http://www.myfreebsd.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=1256

:stuck_out_tongue: [/quote]

Também concordo. Temos que entender também que estamos mal-acostumados em relação ao que o mercado está consumindo e temos que estar preparados para mudanças. Se você for desenvolver em algum órgão público, com certeza irá encarar o UNIX, Linux, Solaris, e por aí vaí. Isto está se tornando o mesmo para empresas privadas aqui em recife. O desenvolvimento open-source está se tornando forte apesar de um pouco heterogênio entre diversas empresas. Esse pessoal está ficando bitolado. Vamos Acordar!!!

Somos uma comunidade, a evolução depende de nós. :wink:

[quote=eduveks]Realmente os users Rwindow$ são muito preguiçosos, e para estes preguiçosos existe o Ubuntu, Mandriva, etc… querem papinha feita tens ai, problema de hardware, duvido que tenha com o Mandriva, até com placas de tv, webcams, impressoras USB, scanners, etc… já vem com tudo mastigado… no Mandriva não precisa de executar comandos instalar os hardwares…

Este povo do Rwindow$ não sabe nada do que diz, parece que ainda vivem nos anos 1999 a 2003, ai sim estes argumentos todos contra o Linux até erão aceitáveis, mas hoje aconselho-vos a voltarem a tentar experimentar o Linux, mas com a cabeça aberta, ok???

Com o Rwindow$ Vista tenho certeza que este pessoal todo vai começar a perder a preguiça, dado o novo esquema de segurança, onde vai ser dificil ter programas piratas, ai quando pesar no bolso, ai sim vão começar a olhar para oportunidades melhores, e mudar nesta altura, já vai ser um pouco tarde, pois podes ser um dos últimos a mudar de plataforma, logo um dos mais ignorante da face da terra, quando mais cedo, mais afrente vais estar, e mais dinheiro vais poupar…

As pessoas não tem noção das coisas, no XP já se havia buatos disto, mas com o Vista já esta muito claro, que o próprio Rwindow$ arranca informações do teu computador e manda para algum lado na net, algo muito sutil, e com o Vista isto já esta estampado, é mesmo para quem gosta de estar sendo vigiado, o Worms Blaster32 veio a comprovar isto, mostrando que o Windows XP foi feito com um buraco de entrada, sem querer querendo… pois pois pois…

Agora com o Vista eles estão fazendo um grande buraco de entrada, onde vão ter um alto controle dos programas e mais, que estão no computador das pessoas… para quem gosta desta situação, bom proveito, mas eu prefiro ficar isolado por tras do meu Linux…

E não há quase nada que não funcione hoje no Linux, WebCams, isto até tem piada, já funciona e bem no Linux já a algum tempo, tem ótimos programas para coneferência e tudo…

WarCraft III heee, roda no linux em cima do Cedega, basta fazer uma pesquisa no google e encontras a solução… por acaso o WarCraft III é dos jogos mais recentes que é mais fácil de fazer rodar no Linux…

Quando ao IE vs FireFox, nem é preciso dizer muito, o IE não evolui a não sei quantos anos, e agora a nova versão ta mais bugada que não sei o q, sites q só abrem no IE são sites q não valem nada, e 99% dos sites abrem bem no FireFox, não sei aonde que esta o stress?!

http://blogs.vstsrocks.com.br/guilherme/archive/2006/04/26/115.aspx

http://www.meiobit.com/arq/001180.html

http://www.killbillsbrowser.com/index_port.html

http://www.myfreebsd.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=1256

:stuck_out_tongue: [/quote]

Você quer forçar um médico, um arquiteto, um biologísta, um advogado a entender de detalhes técnicas de uma ferramenta que ele usa que não é da área? Fica complicado.

Eles estão certos, já pensou se você fosse comprar um carro só pude-se dirigir se entende-se de detalhes técnicos de mecânica de automóveios? Só daria ciclista na rua!

90% desses PCs vendidos por esse empresas são para usuários que não trabalham com TI e coisas relacionadas.

Esses usuários querem praticidade, não quererm perder tempo aprendendo a fazer coisas que para eles deveriam ser automáticas!

Muitas vezes usuários “reais” de computadores, daqueles que vivem com isso, utilizam de outros meios para conseguir e customizar a sua máquina, esses usuários que se importam com detalhes técnicos, até por que precisam muitas vezes realmente aprender.

O linux ainda hoje não serve para usuários convencionais.

Você colocar o linux em uma empresa para atuar como servidor de banco de dados, de internet, serviços… aí é outras história!

[quote=faelcavalcanti]
Também concordo. Temos que entender também que estamos mal-acostumados em relação ao que o mercado está consumindo e temos que estar preparados para mudanças. Se você for desenvolver em algum órgão público, com certeza irá encarar o UNIX, Linux, Solaris, e por aí vaí. Isto está se tornando o mesmo para empresas privadas aqui em recife. O desenvolvimento open-source está se tornando forte apesar de um pouco heterogênio entre diversas empresas. Esse pessoal está ficando bitolado. Vamos Acordar!!!

Somos uma comunidade, a evolução depende de nós. :wink: [/quote]

Esta dos órgãos públicos estarem se voltando para o mundo Unix, só vem comprovar que o nosso governo não é tão estúpido e já estão vivendo o presente pensando no futuro.

Conheço muitas empresas que já acordarão, e já trabalhei em algumas bem acordadas, mas atual trabalho numa que esta acordando, muito lentamente mas está… aqui tem gente muito bitolada que da até raiva, até a insistencia em C# por exemplo, sem comentários, mas to tentando remar contra a maré… tentando alerta-los, mas já começam a sentir a preção da concorrência com preços mais competitivos, com desenvolvimento de aplicações multiplataforma e baseados em opensource, projetos baseados em Micro$oft sai muito mais caro no final, fora que reduz consideravelmente a margem de lucro, comparando com soluções opensource.

Uma empresa hoje que desenvolve pensando em Rwindow$, esta a beira do precipício.

[quote=Grinvon]90% desses PCs vendidos por esse empresas são para usuários que não trabalham com TI e coisas relacionadas.

Esses usuários querem praticidade, não quererm perder tempo aprendendo a fazer coisas que para eles deveriam ser automáticas!

Muitas vezes usuários “reais” de computadores, daqueles que vivem com isso, utilizam de outros meios para conseguir e customizar a sua máquina, esses usuários que se importam com detalhes técnicos, até por que precisam muitas vezes realmente aprender.

O linux ainda hoje não serve para usuários convencionais.

Você colocar o linux em uma empresa para atuar como servidor de banco de dados, de internet, serviços… aí é outras história![/quote]

Acho que a tua assinatura contem a resposta para isto…
“A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original.” Albert Einstein

O que falta é o abrir da mente das pessoas, mas isto é difícil, dado que poucos são capazes de tal proeza.

Trabalhei numa empresa que criamos terminais em X/client com máquinas bem antigas, P100 a P233, para servir como terminais de trabalho para o setor de redação, onde a faixa etária era de 50 anos, com o Mandrake Linux 10, sucesso de 100%, houve algumas reclamações no começo, mas lá abriram a mente, e já nem se lembram do Rwindow$, e se estas pessoas se adaptaram ao Linux, não vejo por que não de um usuário comum…

Basta ter interesse, e se tem algo ruim ou algo por melhorar, vc pode fazer isto!!! Este é o poder do Opensource, vc pode fazer do jeito que vc quiser, e depois pode disponibilizar aos outro se assim o quiser, o problema é que poucos estão dispostos a aprender algo novo, e a tentar solucionar problemas para um mundo melhor, mas querendo ou não, tem sempre alguém que vai fazer isto, mais de vagar ou mais rápido, um dia chegamos lá… e o que é bom de saber que isto vai sempre estar em evolução, isto não para nunca, tem sempre alguém com uma idéia nova, enquanto que para quem esta afundado no mundo Rwindo$, fica a conhecer as novidades anos depois, assim como ainda hoje tem muita gente que desconhece tabs no browser!!! Graças a Micro$oft boa parte do mundo ainda vive na antiguidade, acomodados com o que lhes oferecem, estão fora da evolução.

Grandes empresas privadas não estão muito preocupadas com quanto vão gastar não. Por exemplo, agente tentou implantar BrOffice aqui – digamos que o pessoal aqui tem muito dinheiro pra gastar --, mas os usuários não se deram muito bem com ele.

Deu em que: chegou na diretoria que a BrOffice não prestava e eles nem piscaram pra tomar a decisão: mandou comprar 500 mil em licença de MS Office. Definitivamente, eu acho que foi o melhor negócio pra empresa.

Empresas privadas só vão aderir software livre quando virem lucro ou vantagem nisso. Não é questão de acordar para o mundo.

A questão muda totalmente de figura quando se fala em instituição pública e dinheiro público.

Correto

Xorg e kernel Linux são (completamente) independentes do projeto GNU. O Xorg é (hoje) projeto do Xorg foundation. O Kernel Linux é responsável pelo ALSA. Mas o fato é: são idéias boas sim, especialmente as iniciativas do freedesktop.

O objetivo do projeto KDE por exemplo é perseguir a usabilidade tão discutida no tópico, inclusive intercomunicação e padronização dos aplicativos. Idem ao Gnome. O problema é que esse objetivo é perseguido de forma diferente e aí que a maionese desanda. O freedesktop tenta entre outras coisas, agregar esforços isolados dos diversos projetos como KDE, GNOME, Novell Linux Desktop, Xorg, etc.

Acho que no final, não existe incompatibilidade binária entre os aplicativos para linux. A incompatibilidade estaria nas: variáveis de ambiente, versão de bibliotecas, caminho dos aplicativos, ou nas chamadas ao ambiente gráfico (certamente diferentes entre Gnome e KDE).

[quote=ZehOliveira]Grandes empresas privadas não estão muito preocupadas com quanto vão gastar não. Por exemplo, agente tentou implantar BrOffice aqui – digamos que o pessoal aqui tem muito dinheiro pra gastar --, mas os usuários não se deram muito bem com ele.

Deu em que: chegou na diretoria que a BrOffice não prestava e eles nem piscaram pra tomar a decisão: mandou comprar 500 mil em licença de MS Office. Definitivamente, eu acho que foi o melhor negócio pra empresa.

Empresas privadas só vão aderir software livre quando virem lucro ou vantagem nisso. Não é questão de acordar para o mundo.
[/quote]
Discordo. 500mil licenças do MSOffice é dinheiro em qualquer lugar do mundo , em qualquer língua. E gastar dinheiro é exatamente o oposto a ganhar.

Se o motivo pelo qual compraram 500 mil licenças do MSOffice era porque o usuário não estava acostumado com o OpenOffice então eles continuarão a comprar o MSOffice por toda a vida. Em algum momento o MSOffice era novo para os usuários e eles toparam o desafio. Mas se eles não toparem o desafio com o OpenOffice… é verdade, eles nunca irão se acostumar com algo que eles não usam nem nunca usarão.

[quote=rodrigousp]Se o motivo pelo qual compraram 500 mil licenças do MSOffice era porque o usuário não estava acostumado com o OpenOffice então eles continuarão a comprar o MSOffice por toda a vida. Em algum momento o MSOffice era novo para os usuários e eles toparam o desafio. Mas se eles não toparem o desafio com o OpenOffice… é verdade, eles nunca irão se acostumar com algo que eles não usam nem nunca usarão.
[/quote]

Pois eh, eles jah gastaram com treinamento e jah estah estampado no curriculo que eles querem pessoas que saibam operar num nivel intermediario os aplicativos MSOffice, agora, quantas vagas pra secretarias com nivel intermediario de OpenOffice tem? e o cliente, consegue ver a proposta no OpenOffice dele? eh como desenvolver pra varios browsers, todos os desenvolvedores vao dizer que eh extremamente racional faze-lo, mas na pratica ainda estamos diante de um monopolio exorbitante… nao eh bem assim a questao dos OSOffices vs. MSOffice…