Contadores: precisamos mesmo deles?

Não tem sentido procurar explicação lógica num quebra-galho, esse recurso só é usado para sair do controle das leis trabalhistas inadequadas para algumas categorias de profissionais.

Pois é, minha gente. Quem tem soluções? Alternativas que conheço são

• Serviços de Contabilidade Online:

Reconheço que não é não utilizá-los mas, na minha opinião, é muito superior a não utilizar. (No caso de funcionar 100% bem - honestamente não sei). Exs: Contabilizei, Contador Amigo, etc. Infelizmente, são muito restritivos: apenas para serviços (e não comércio) geralmente que não tenham sequer um funcionário, pelo que captei. Melhor se for Simples Nacional. Ambos dão (prometem dar) suporte relâmpago. O que troquei de mensagem com estes dois, a resposta foi razoavelmente rápida e amigável. Tem outro serviço similar de Salvador, BA, (Agilize - nome paradoxal para um serviço baiano…), que até oferece o próprio endereço para o cliente abrir a empresa (de serviços…).
Já que me enquadro em comércio, não me encaixo nas propostas, o que é realmente uma pena. Aposto que o controle e entendimento que estas plataformas permitem uma grande clareza, aumento de inteligência financeira e poder ao empresário sendo até divertido, e só isso muito mais do que paga o pequeno investimento. Pelo que vi, ao menos um dos serviços chega a poupar tempo, especialmente se enviar o motoboy fazer as raras corridas. Para o Simples Nacional, um custa 65, o outro 55, se não me engano. Lucro presumido sobe para 150±. Que ofereçam logo este serviço para o comércio! Meu ramo gera raras notas de consignação/mês, então não entendo porque não encaixam na proposta.

• Ferramentas/Softwares de Contabilidade:

Não sei um que é confiável e simples/intuitivo a ponto de tornar a tarefa divertida. Nos EUA o Quick Books é bem considerado. Não conheço a ponto de dizer, mas certamente há alguns que deixam apenas o trabalho de consultoria para o contador, assim como assinar livros/docs e comparecer nos órgãos se necessário. Ou seja, não torna o contador obsoleto, mas no mínimo traz enormes vantagens na negociação do seu preço.

Se nós que temos interesse nisso nos juntarmos e fizermos um esboço de alternativas, como um micro/pequeno empresário pode se manter de forma inteligente sem contadores, fazemos a coisa acontecer. Sei que tenho interesse nisso. Aqui em Porto Alegre/RS temos sim contadores extremamente competentes/responsáveis, alguns até com suporte bastante amigável (essencial), mas o custo/benefício definitivamente não faz a proposta ser tentadora no meu caso. Quanto o contador vale em termos da consultoria nem de perto cobre os custos, neste caso.

Me pergunto da lista “completa” de obrigações legais da contabilidade da empresa… e como se pode fazer isso de forma inteligente sem o contador, é claro.

Boa noite!

Pelo que você informou você tem um comércio. É um MEI (Micro Empreendedor Individual)?

Caso positivo não necessariamente você precisa contratar um Contador, visto o MEI está dispensado da escrituração contábil.

Abs

[quote=Donizete Luiz]Boa noite!

Pelo que você informou você tem um comércio. É um MEI (Micro Empreendedor Individual)?

Caso positivo não necessariamente você precisa contratar um Contador, visto o MEI está dispensado da escrituração contábil.

Abs

[/quote]

MEI só é permitido para algumas categorias, desenvolvedor não é uma delas. Tem muita gente que utiliza, mas escolhendo uma analogia similar, mas aí ela está cometendo um crime.

Acredite, vc não vai querer isso. O dia que vc tiver que resolver um problema na receita vc vai entender! :wink: [/quote]

É nesse momento que entram os contadores…se vc tem um problema na Receita eles (contadores) tem muito mais “jeito” para lidar com estes assuntos do que nós leigos. Ele só vai lhe trazer o resultado e decidirão o que fazer. No caso de vc tocar a empresa (se fosse possível), no primeiro enrosco com a SRF vc procuraria um contador. :slight_smile:

ate mais…[/quote]

O que não entendo é que no dia que você tiver um problema porque seu contador fez besteira. E aí, a receita mostrar a você que, apesar de você ser obrigado por lei a ter um profissional para fazer sua contabilidade, você é o responsável por ela.

Depois de 7 anos, essa realidade não mudou. O que mudou é que agora parte da responsabilidade é do contador, embora, isso raramente seja imputado na prática. Quem se ferra mesmo é o dono da empresa…