[quote=Fredi]Onde vc’s trabalham tem consultoria externa metendo a mão em codigo tbm ?
[/quote]
Mais motivos para usar SCM distribuído. Use o git que é de graça, muita gente está usando e você consegue tirar dúvidas facilmente.
Outra coisa: não se esqueça de que o sistema de controle de versões faz parte do sistema de entregas contínuas que deve ser o objetivo de todas as equipes de desenvolvimento. Então escolha seu SCM que funcione também com seu servidor de integração contínua.
Por fim obtenha um consenso na equipe sobre qual a melhor política de uso no dia a dia do SCM. Talvez um dia eu ainda blogue sobre isto que acho muito mais importante e difícil do que a escolha entre o Git, Mercurial, Perforce ou talvez o BitKeeper.
O Tortoise é uma opção embora a maioria dos usuários do git usem ele via linha de comando mesmo.
Eu particularmente já tentei utilizar o git pelo Eclipse (via plugin) mas desisti no mesmo dia pois já tinha me acostumado a usá-lo via linha de comando.
A única interface gráfica que uso esporadicamente para git é o gitk.
O Tortoise é uma opção embora a maioria dos usuários do git usem ele via linha de comando mesmo.
Eu particularmente já tentei utilizar o git pelo Eclipse (via plugin) mas desisti no mesmo dia pois já tinha me acostumado a usá-lo via linha de comando.
A única interface gráfica que uso esporadicamente para git é o gitk.[/quote]
na verdade não quis me referir a um client grafico, eu gosto mais de trabalhar na linha de comando =P, agora pesquisando descobi que o msGit, tem suporte, mas é git svn não git-svn como no Linux auhauhuhaa.
Não sabia que o tortoise tinha pra git tbm ehehhe.
CVS eu usava o WinCVS. Pro Mercurial não encontrei um cliente gráfico que eu agradasse, daí desisti e fui pro Subversion, mas só uso ele integrado ao Netbeans, também não achei um cliente gráfico que conseguisse configurar repositórios remotos via https.
A única interface gráfica que uso esporadicamente para git é o gitk.[/quote]
Aqui todos os desenvolvedores usam o GIT via linha de comando mesmo. Só que os designers usam windows e são meio resistentes à linha de comando (talvez pelo fato de serem designers hehe), aí eles utilizam o tortoise git (que eu acho uma bosta), mas até o momento vem suprindo as necessidades.
Já trabalhei com sistemas onde o controlador de versão usava o lock e em outro sistema que não usava.
Em ambos os sistemas haviam algumas frentes diferentes que cuidavam de pontos distintos do sistema mas que possuiam algumas classes em comum a serem alteradas.
No sistema que utilizava lock, foi notável a perda de performance da equipe pois um precisava aguardar a alteração do outro e ainda manter o sistema em si, íntegro.
Hoje trabalho sob o conceito de utilização de branches onde esses problemas foram minimizados e o cuidado passou a ser mais exclusivo no momento de fazer o merge para a Head do projeto.
A equipe não sente necessidade de utilizar-se de recursos de lock.