Boa tarde…
Gente, é um pouco urgente… Vou iniciar estudos de Object Pascal e preciso saber o básico até o final da semana kk
Peguei algum material, mas tudo rodando no Windows. Meu Sistema Operacional é Debian 8 (Linux)
Alguém sabe como posso criar programas com Delphi e rodar no Linux? Tenho o Wine aqui, por via das dúvidas, mas como posso fazer pra rodar nativamente no Linux?
Se alguém puder ajudar… Ainda não comecei a pesquisar. Recebi hoje uma proposta muito boa, mas preciso saber o básico de Object Pascal + Delphi.
Bom, Delphi apesar de ser considerado uma linguagem de programação, ela na verdade é uma IDE. A linguagem por trás é o Object Pascal. Faz um tempo que não acompanho como está o Delphi (uns 6 anos), na época tinha o Lazarus, que era uma versão para o Linux. Dê uma olhada se ele existe ainda.
Delphi foi inicialmente feito para construir softwares para Windows, por isso não tem uma versão para Linux. Agora ele é usado também pra desenvolver softwares mobile eu acho, mas não sei como funciona isso, se ele é um híbrido apenas, ou seilá.
Mexeram bastante com ele. Eu já o observei, é bem estranho mesmo
Pesquisando aqui eu vi que Delphi é uma IDE, o que me aliviou bastante de certa forma
Mas ainda preciso de mais informações.
Tens como garantir que, se eu souber Object Pascal, eu vou poder ter uma base pelo menos, de Delphi ?
Visto que devem ser a mesma coisa e.e
Se vc precisa só até o final de semana, dá pra vc subir uma VM Windows e instalar o Delphi nela, ambos em versão trial e vc terá um mês pra brincar com ambos hehe xD
Acho que será mais simples que tentar com Wine e etc …
Vou tentar na VM pra ir adiantando, mas é que faz mais sentido eu realmente usar no computador nativo, uma vez que isso vai me render ca$h por ser uma empresa que tá precisando :x
Delphi é fácil de aprender, se voce tem conhecimento já em alguma linguagem de programação. (Ate para quem não tem, mas em 3 dias é difícil aprender, se não souber programar)
Recomendo fazer igual o nosso amigo disse ai em cima. Configura uma VM com Windows e instala o Delphi nele. Não vira ficar estudando Object Pascal, pois a maior vantagem do Delphi é o drag-and-drop dos componentes, foi isso que o deixou famoso, e deve ser isso ainda um dos seus recursos principais.
Programo em Java, PHP e C/C++
Acho que vou entender bem então… Bom, obrigado! Baixei o Lazarus, vou tentar instalar agora… Tô baixando uma ISO do Windows aqui também, enquanto não tenho nada pronto no Linux
Delphi language é marketing da Embarcadero, a linguagem é object pascal mesmo como falaram aqui.
Até o final de semana só vai dar mais tempo de você ler sobre Object Pascal, VCL e Delphi. Compra um livro de Delphi e assim que puder use o Delphi de verdade, que só roda no Windows, esqueça Linux se Windows passar a ser seu ganha pão. Se tiver ganhando dinheiro com Linux tambem, entao monta maquina virtual como ja sugeriram.
Galera, graças a Deus, depois de algumas horas pesquisando e com a ajuda de vocês, consegui encontrar um meio de programar nisso.
Estou usando o Lazarus E com o source dele que tive que baixar separado, pois não veio no pack. Vou testar aqui, mas sem dúvidas que vou instalar o Delphi na máquina virtual Windows que criei. Por via das dúvidas, instalei Windows 7 na máquina virtual, que acho que é o mais estável.
Muito obrigado a todos que deram atenção à dúvida, foram de grande ajuda!
Delphi só roda no Windows mas na hora de compilar te dá a opção de escolher código 100% nativo pra qual plataforma: Windows (32 e 64 bits), Mac, Linux, Android e iOS.
Já faz alguns anos que oferece esse nível de portabilidade do programa gerado. Infelizmente como você pôde contatar no próprio forum, muito poucos desenvolvedores ainda trabalham com ele hoje em dia ou pelo menos acompanham sua evolução.
Triste fim pra uma IDE que já foi uma das mais populares.
Estou iniciando os estudos, instalei a máquina virtual. Preciso da IDE grátis ;–;
Quem está disponibilizando a vaga ainda usa e bastante! Estão usando o mais atual do Delphi, então preciso me adequar e com urgencia :x
Nada impede de vc usar o Delphi7 caso já tenha, sendo uma aplicação simples funcionará perfeitamente .
Com relação à mudanças, foi melhorado a questão de recursos para OO, como generics por exemplo, programação para dispositivos móveis, etc.
É que o local onde estou sendo encaminhado trabalha com o Delphi mais atual. Como não conheço nem o atual, nem o antigo, queria saber algumas diferenças… Inclusive, vou ter que estudar para dispositivos móveis também
Para uma programação simples, sem firulas, você consegue programar em qualquer umas delas. Recursos mais avançados de OO que foram melhorados nas ultimas versões requerem mais pesquisa e estudo, não é do dia pra noite e não é nada fácil, tudo depende de dedicação.
Você deveria baixar o trial e fuçar nele, aí você sentirá o grau de dificuldade que você vai ter.
Outra questão a forma que as empresas trabalham, cada uma tem a sua metodologia.