Dependencia entre as camadas

Realmente, está claro que ele colocou as implementações na camada de infra. Nesse caso, há uma dependência da infra em relação ao modelo sim. E ela não está em consonância com a definição de camada transcrita por você.

Mas agora outra questão: essa nuance é tão importante? Deixe a infra depender do domínio e seja feliz :D[/quote]

É… e agora quem pode nos ajudar a explicar este fato, ou posso imaginar que o Evans errou na sua definição? (tive até medo de postar isto, rs)

Realmente, está claro que ele colocou as implementações na camada de infra. Nesse caso, há uma dependência da infra em relação ao modelo sim. E ela não está em consonância com a definição de camada transcrita por você.

Mas agora outra questão: essa nuance é tão importante? Deixe a infra depender do domínio e seja feliz :D[/quote]

É… e agora quem pode nos ajudar a explicar este fato, ou posso imaginar que o Evans errou na sua definição? (tive até medo de postar isto, rs)[/quote]

Engraçado essa situação. Para vc o Evans é algum tipo de deus e vc tem medo que ele o castigue ou que os seus seguidores o castiguem…

Ter uma infra independente do dominio não é trivial. Vc precisa de uma plataforma de aplicação inteira para isso. Existem tecnicas mais simples não totalmente independente e um dessas - a mais simples de todas- foi a que ele usou.

Coesão e acoplamento cada um toma quanto quer. Ele decidir acoplar. Se vc não quer acoplar vc não acopla. simples assim.
Só que vc vai ter que arranjar um jeito. Vc vai ter que estudar mais que simples DDD. Vc precisa de OO.

Sergio, você não tem senso de humor apurado…
Bom…de nada tem haver com medo… estou apenas tentando ser “leve” nos comentários para evitar discussões desnecessárias.

Voltando ao DDD, estamos ainda ESTUDANDO e APLICANDO, dentro do possivel, os conceitos nele apresentados. Uma coisa é certa, como diz o professor MSc Robério (aqui da nossa região):
" A idéia pode até ser boa, mas quando se depara com a tecnologia nem tudo pode ser realizado e acaba muitas vezes voltando ao que existe no catalogo J2EE"

Ex.: Deixar o Repositorio similar a um DAO, senão igual

E quando lembro desse comentário e me deparo com um problema como esse, inclusive defendido pelo proprio Evans, quero entender como este cara pode ter pensado para resolver este tipo de problema… inclusive fugindo dos próprios princípios (pelo menos da forma como vejo agora)…

Assim, vou continuar estudando o Simples DDD.

Blz cabra, até a proxima!!

[quote=AGAraujo]Uma coisa é certa, como diz o professor MSc Robério (aqui da nossa região):
" A idéia pode até ser boa, mas quando se depara com a tecnologia nem tudo pode ser realizado (…)" [/quote]
Até aqui posso concordar…

… mas aí já é chutar o pau da barraca! :lol:

Já que está estudando aproveite o seu tempo melhor. Estude Orientação a Objetos. Especialmente Analise e Modelagem Orientada a Objectos.
Depois leia o catalogo de padrões do Martin Fowler.
Só depois leia sobre DDD.

[quote=sergiotaborda][quote=AGAraujo]
Voltando ao DDD, estamos ainda ESTUDANDO e APLICANDO, dentro do possivel, os conceitos nele apresentados. Uma coisa é certa, como diz o professor MSc Robério (aqui da nossa região):
" A idéia pode até ser boa, mas quando se depara com a tecnologia nem tudo pode ser realizado e acaba muitas vezes voltando ao que existe no catalogo J2EE"
[/quote]

Já que está estudando aproveite o seu tempo melhor. Estude Orientação a Objetos. Especialmente Analise e Modelagem Orientada a Objectos.
Depois leia o catalogo de padrões do Martin Fowler.
Só depois leia sobre DDD.[/quote]

flw

http://www.objectmentor.com/resources/articles/dip.pdf

Oi,

Mesmo o repositório sendo parte da camada de domínio, a implementação deste deve ficar na infrastructure, logo, a infra vai conhecer o domain.
Mas pensando bem, qual seria o lado negativo de fazer isso?
Se o grande benefício de DDD é o foco no domínio, isolar a domain layer parece ser mais importante.

Por outro lado, mesmo em implementações da Layered Architecture sem utilizar DDD, teríamos esta dependência, visto que de uma forma ou de outra, vamos ter que fazer o mapeamento objeto relacional. Acho que o grande problema aí fica por conta da Impedance Mismatch. Em algum lugar este mapeamento vai ter que ser feito.

No livro do evans mesmo, ele mostra o exemplo de um diagrama utilizando uma Factory que é responsável por fazer o mapeamento objeto relacional utilizando um ResultSet.

No livro do Jimmy Nilson, ele tem uma frase maneira: “Não lute com seu Framework”, acho que esta mensagem é interessante.

Valeu
Luiz Costa

Essa mensagem tem no capítulo de repositórios do livro do Eric Evans, não lembro a página agora e nem tô com meu livro aqui pra conferir…

Essa mensagem tem no capítulo de repositórios do livro do Eric Evans, não lembro a página agora e nem tô com meu livro aqui pra conferir…[/quote]

É verdade, segue aqui o trecho:

Valeu
Luiz Costa