Desabafo de um programador Java

Objetivo “Cargo de desenvolvedor de backend”.

Eu mudaria esse objetivo, pois nem sempre vamos trabalhar com back-end.

Em vez disso, colocaria apenas “apenas desenvolvedor”. Uma coisa que aprendi foi que, profissionais mais valorizados, são aqueles que aprendem rápido e que consegue trabalhar com as tecnologias que o projeto precisa, tanto front-end, quanto back-end.

Além disso, adicionaria uma apresentação dizendo quem você é, onde estudou e experiencias de trabalho que já teve.

Quando eu me apliquei para uma vaga de estágio a dois anos atrás, minha carta apresentação foi escrita em formato de linguagem C, junto com um currículo formal.

char *nome = Meu nome; int age = 21…
int main (){
texto…

Fui chamado pra estágio e estou lá até hoje como desenvolvedor intermediário(nem junior, nem senior).

edit:
Eu vi seu currículo aqui e gostaria de saber se você tem disponibilidade pra trabalhar em sp, se tiver vou indicar você aqui :slight_smile:

Abraços!

4 curtidas

Bom dia.

Estou acompanhando esse tópico, está muito interessante. Carta de apresentação usando a linguagem C :relieved:, que legal.

Abraços.

1 curtida

Eu meio que descordo sobre a questão do objetivo

Já sobre toda a questão do “aprender rápido”, eu acredito que saber diferentes linguagens de programação especialmente as que possuem paradigma diferente da OO sinaliza bastante essa qualidade (e de preferência ter algo construído com elas) e conforme mais você sabe mais fica fácil pra aprender novas coisas já que conhecimento não existe dentro de uma caixinha fechada a vácuo no cérebro, quanto mais associações construímos mais fácil fica para entender novos conceitos.

btw, o currículo em C foi uma bela sacada!

fico muito grato pelas orientações, eu vou pensar em algo criativo como o seu, e vou ver o que faço. Eu estava em São Paulo, mas hoje estou na cidade de Recife - Pernambuco, e não tenho como me mudar para São Paulo agora. O que você poderia fazer por mim é, tentar me indicar para trabalhar como Home Office e eu faria uma entrevista pelo skype ou esperar até o mês de Setembro e tentasse me indicar para trabalhar como Home Office, mas ai você deve está se perguntando, qual é a diferença de agora para o mês de setembro?

A diferença é que atualmente só domino criação de paginas com Manager Beans, e em Setembro conseguirei concluir os estudos de paginas feitas em arquiteturas RestFull como o Spring Boot, e tudo que sei fazer com JSF conseguirei fazer com Spring Boot.

Se de alguma forma não puder me ajuda eu já me sinto honrado pela suas dicas, e fique torcendo por mim, porque eu conseguirei chegar no meu objetivo, porque estou focado.

Olá, amigo vou falar sobre os meus conhecimentos pra você e eu quero lhe dizer o seguinte: não existe algo como TALENTO, pode de fato existir disposição genética para certas questões físicas (ser alto, por exemplo, ter cabelo castanho), mas a ciência já explicou que pessoas que chegam a um nível “foda” dependem de coisas muito mais profundas e que pouco tem a ver com talento, existem pesquisas que comprovam isso, não vou procurar agora mas existe uma palaestra no ted que fala sobre aprender em 20 horas > segue o link :

Vendo isso, você já vai ter um monte de explicações, mas o que eu acho que você deveria notar é que, eles lhe disseram exatamente o que estão procurando, ou seja, você sabe oque eles querem e isso nada mais é do que experiência, conhecida também como trabalhar de forma eficiente/produtiva, você acha que precisa ser um gênio pra digitar algo rápido? Ou pra organizar isso que você digitou? Acho que você parece meio desesperado, infelizmente talvez você tenha de fato que estar assim, mas eu quero que você saiba que não existe limite pra você, um ótimo exemplo disso é que a maioria das pessoas que odeiam matemática a odeiam por que sua base é tão ruim que matemática as assustam. Treine o básico, digite código, crie e re-crie programas, leia programa dos outros ou seja treine e estude, o que significa treinar e estudar? Ganhar experiência, tornar-se mais eficiente, e eu acho que é exatamente isso que eles querem. Peço desculpa se você se sentir ofendido ou bravo com o que eu digitei, não é minha intenção, a minha intenção é lhe dizer que você pode conseguir o que você quiser, só que as vezes você vai precisar suar pra isso.

4 curtidas

wladyband, como vc consegue esses freelas? São projetos complexos? Gostaria de saber, pois futuramente quero me aventurar nos freelas.

Cara eu lamento por vc, Ser casado e estar desempregado nessa crise não é fácil, MAS tenha fé colega pq com o tempo tudo se arruma. Quanto a sua pergunta: O que é performance na nossa área?
Infelizmente descobri da pior forma que performance é ENTREGAR o que foi pedido, não importando se o código está bonito, dentro dos padrões, performático e com testes unitários. Os gerentes e o cliente não querem saber de nada disso.
Para entrar nessa área, investi muuuuuitas noites de estudos para entender e aprender a lidar com os principais frameworks de mercado, para isso desenvolvi muuuitos sistemas para fixar o aprendizado e ficar de consulta. Isso me deu uma boa base. Mesmo assim, depois de 6 anos na área, ainda sou pleno e ainda sinto que tenho muuuuito a aprender. Não adianta amigo é uma eterna corrida.

2 curtidas

Muito triste isso, porem muito legal sua ideia, seria legal os programadores estivessem dispostos em pensar mais um pouco na comunidade ao invés de ser tanto em si próprio,como faz a comunidade hacker. .

1 curtida

Caro amigo,

Existe crise sim é uma crise ECONOMICA muito séria, alguns querem negar mas estão mentindo a si mesmos.
O negócio é tentar sobreviver como puder ou então fazer como meus amigos que já sairam do Brasil, 3 dos meus contatos já sairam.
Para trabalhar com Java é necessário ter empresas que te contratem, se as empresas estão quebradas ninguém vai te contratar.
Trabalhar pra o governo eu nao recomendo, um dia voce tem projeto no outro só deus sabe se o contrato nao vai ser cancelado e voce ficar na mão!
Agradeça a competencia do Lula e Dilma.

3 curtidas

desculpe ai meu caro mas essa conversa mole de pensar em si proprio é o que faz o ser humano viver.

é um ponto de vista, e eu respeito seu ponto de vista.

wladyband tudo bem? já encontrou um emprego CLT?
dei uma olhada no seu currículo vi que atualizou, ficou bem interessante.

1 curtida

Conseguir o emprego sim, mas ainda continuo fazendo os projetos a noite.

Ok meu amigo boa sorte, se precisar de ajuda com os jobs só postar! abraços

1 curtida

Eu consigo os projetos através de indicações, mas para começar a realizar os projetos é importante conseguir pessoas que sejam indicações para que consiga projeto para iniciar sem prazo de entrega, isso facilita para quem está começando, mas se não quiser começar assim você tem que enxergar a necessidade comercial da sua região, no meu caso, na minha região existe um carência muito grande de empresas que precisam de sistemas que façam controle de pesquisa imobiliária, exemplo;

clientes acessam a pagina, com isso eles querem saber a que horas foram visitadas, qual a idade das pessoas que acessaram a pagina, quais são as paginas que costumam visitar, e em base de outros critérios o próprio sistema retorna uma avaliação para o administrador da pagina.

toda essa pesquisa é feita sem fazer uma única pergunta para quem está visitando a pagina.

Isso só foi um exemplo.

Caro amigo,
Essa dificuldade que tu encontra não é apenas restrita a tu que está digamos chegando ao mercado, estou no mercado há 13 anos tenho cursos, graduação e pós e com experiência e estudo está bem difícil, se caso tu desejar trocar experiências conte comigo, eu ainda penso se talvez permaneço nessa área ou migre para outra, apesar da crise o que vejo é que as empresas querem um perfil muito além do que podem pagar, quando encontram esse perfil o valor a ser pago é muito baixo e desmotivante, desejo tudo de bom para sí!

1 curtida

Este projeto ainda existe ? se existir gostaria de participar, thiagocallahan_SP@hotmail.com

1 curtida

mandei um email para você lá, por favor verificar.

Cara, vc esta passndo pelo que já passei, agora fico longe desse pessoal, desunidos, meditos e muitos nem sabem o que é programar, tu já viu algum grupo de desenvolvedores aqui no Brasil funcionar…

1 curtida

Muita Calma aeh Progamador Java, A Caminhada é dura mas sempre os fortes continuam a caminhar, então fika tranquilo e vai em busca cada vez mas de conhecimento, busca mudar de estado ou cidade se joga no mundo homen.

3 curtidas

No início da carreira como programador eu me deparei com este seu problema na procura de emprego… Na mudança de carreira, deixei um emprego e corri atrás do que eu realmente gostava.

Encontrei diversas empresas que procuravam “SUPER PROGRAMADORES” com salário de júnior e como eu não “cabia” nessas vagas, tive que aceitar uma proposta de experiência com uma remuneração inferior à de um estágiario. Hoje sou Analista de TI Júnior, mesmo não tendo uma linguagem de programação fixa ( programo tanto em Ruby on Rails, C#, Java), não tento achar dificuldade nos trabalhos, penso em procurar pela melhor solução possível mesmo levando um certo tempo maior e é disso que eu amo na profissão, “Solucionar problemas”.

3 curtidas