Desabafo: não gosto mais da área de Computação

Alguém que faz ou fez faculdade/pós-graduação/técnico de TI ou afins poderia me aconselhar?
Sou estudante de Engenharia da Computação e estou no 7º semestre, eu sempre amei jogos e hardware mas recentemente tenho achado tudo chato e sem graça, tudo perdeu a graça, eu não sou bom em nada, passo entre 4 e 12 horas estudando por dia e no fim parece que não sei nada, não consigo nem mesmo bater de frente com os calouros que vieram do técnico, sinto que desperdicei minha vida nesse curso.
já fiz vários cursos pequenos como IT essentials, network essentilals, c++, python, redes de computadores, soluções tecnológicas emergentes, montagem e reparação de computadores, Linux intermediário, etc… tudo em busca de algo que eu goste, mas nada pareceu animador, todos os conteúdos me davam “ranço” do inicio ao fim e não me animavam. Desesperado em busca de uma área para seguir já perdi até o gosto por jogos, não consigo mais jogar ou mesmo estudar sobre jogos sem pensar que estou perdendo tempo.
Nessa pandemia que já vai fazer anos sem aula presencial perdi até a vontade de estudar, eu sento para ler e em 2 parágrafos de conteudo eu começo a pensar em coisas muito aleatórias e perco o foco por quase 10 minutos até recobrar a atenção.
Alguém tem alguma dica? uma saída? já tentei seguir muitos conselhos mas todos falharam.
Coisas que tentei e falharam:

1-Conversar com os formandos… tudo que eles dizem é “te esforça”,“não é facil mesmo”,“continue procurando que vc vai achar algo que goste”,etc…
2-procurar algo novo todo dia. sem resultados até hoje.
3-dormir cedo. sem resultados aparentes.
4-ter uma dieta melhor. sem resultados aparentes.
5-ter metas de estudo. tentei mas nem consigo, sempre tem perturbações e discordâncias diárias.
7-saber aonde quer chegar (Eu tinha no inicio da faculdade o sonho de mexer com pentest mas depois vi que não tinha mercado fixo e que era maçante e cansativo… eu fiquei sem meta novamente).
8-ter um bom networking. Com a pandemia e falta de comunicação tudo foi quebrado, nem projetos fiz, estou sem ideia. só consegui manter 2 amigos na faculdade e entre eles sou o único desempregado ainda.
9-ter um hobby produtivo… nem sei oque deveria ser um hobby produtivo… karate?! editar videos para o youtube?! estudar mais ainda?!

Agora a única coisa que ainda me vem uma sensação de “alegria” é ficar enfurnado lendo mangá(não vejo animes, animações ou vou em convenções, nem mesmo sou otaku. Só leio mangá online mesmo) mas sei que fazer isso não vai me ajudar em nada.

1 curtida

Na área da computação existem várias profissões. Pelo seu texto, você parece nem ter isso definido. Sem foco e objetivo real não vai sair do lugar mesmo, tem que definir a função que quer trabalhar. O normal seria definir isso antes de ingressar em faculdade.

Se for pra ser analista de sistemas/desenvolvedor, além da base acadêmica que está tendo, o segredo é praticar projetos baseados nos principais requisitos de um tipo de vaga que for do seu interesse.

Gostar de usar tecnologia não significa que vá ter aptidão em alguma profissão relacionada a tecnologia. Eu por exemplo sou analista de sistemas mas nao sou nerd.

Sobre “hobby” o ideal que seja algo fora da profissão, senao por mais que gostamos da nossa profissao, a vida viraria uma coisa só. No caso de trabalhar com tecnologia, prefiro atividades na natureza, andar de bicicleta e atividades na praia. Mas isso vai de cada um.

1 curtida

sim, eu percebi que não tenho aptidão, entrei com 17 anos simplesmente porque passei e pretendia seguir na área de pentest, mas depois que desisti disso fiquei sem rumo, sem saber para onde seguir pois tudo parece massivo e agonizante de estudar.

  1. Faça terapia. Seu problema não é de caminhada educacional e sim de natureza psicológica.

E

  1. Conclua o curso. Você já chegou tão longe, não vale à pena jogar tudo no ralo. Termine o curso, pegue seu diploma (por incrível que pareça, pra muita coisa hoje em dia o diploma ainda é extremamente importante).

Não são duas coisas separadas. Ambas são necessárias. Faça as duas.

É simples assim. Nem sempre fazemos tudo que queremos. Então conclua direito essa etapa da vida! Se precisar fazer outro curso depois, faça só depois de concluir esse. Ou vá pras pós-graduações (que são muito mais divertidas).

Mas, o que tem pra hoje é: faça terapia (com um psicólogo) e termine seu curso.

Isso vai ajudar a botar suas ideias no lugar.

5 curtidas

É engraçado como a alguns anos eu acharia isso ofensivo, pensaria que esta me chamando de louco. Mas realmente devo estar precisando de um, vou buscar a respeito, obrigado pela dica.

2 curtidas

Louco é quem acha que o ser humano não precisa de terapia.

O raciocínio humano, por mais que queiramos que seja uma linha reta, normalmente se assemelha mais a um novelo de lã.

E quem tem as *ferramentas para desemaranhar o novelo são os psicólogos.

Pensar não é fácil nem simples. Temos posts aqui onde programadores muito mais experientes reforçam que desenvolver requer estruturas mentais específicas.

Pensar é tão complexo que, só por curiosidade, a formação de um padre funciona da seguinte forma: quando um vocacionado entra no Seminário, primeiro ele faz uma faculdade completa de Filosofia (para aprender a pensar), e só depois faz uma faculdade completa de Teologia (por isso a formação de um padre leva, no mínimo, cerca de 8 anos).

Dito isto, reflita:
Você não pede a um bombeiro para escrever um software, você não pede para um padeiro curar o câncer, nem pede para um biólogo pilotar um avião.

Cada qual no seu quadrado.

Então pro quadrado da mente: psicólogos.
:wink:

Acalme seu coração. Você não é mais louco do que qualquer um de nós. Faça terapia, organize suas ideias e depois você decide - com calma - qual melhor caminho para você.

Se quiser aprofundar o assunto, fique à vontade para me chamar no privado. Pode contar comigo.

4 curtidas

Jhown

Cara, quando eu era mais novo eu sempre queria ser o melhor … eu estudava muito, participava do guj 24h, fazia cursos variados, lia diversos livros em pouco tempo e hoje um pouco mais velho percebo o quanto isso me atrapalhava. Sabe o que isso fez comigo? Ter conhecimentos rasos em diversos assuntos pq eu nunca ia aprender tudo em um período curto de tempo… E tbm ganhei um Rivotril todo dia antes de dormir… Resumindo… só me fez mal está noia de querer aprender tudo muito rápido.

Para aprender algo leva tempo e esse tempo é variado de pessoa pra pessoa. Hoje eu já estou a 12 anos na área de ti e me tornei “tech leader” mas olha quanto tempo demorou pra isso?? Vejo pessoas no LinkedIn que com 4, 5 anos de experiência já se rotulam tech leader e eu precisei de 12. E tô pouco me fudendo pra isso.

Uma dica: Tente buscar novamente seu amor pelos jogos. É uma área boa (se for mobile… melhor ainda)
Estude no seu tempo… viva sua vida e não se dedique só aos estudos botando pressão nisso. Hoje eu estudo 2, 3 horas por semana e assimilo muito mais que as 5h que estudava por dia no período da faculdade.

Se precisar trocar uma ideia. Me chama no LinkedIn

Valeu irmão. Você vai sair dessa! Tmj.

3 curtidas

Concordo com o colega acima. Quanto mais otimizar o tempo para o lado profssional e viver mais a vida naturalmente melhor. Assim a mente fica mais leve e aberta, melhorando a rapidez na absorção do conhecimento, considerando o que for realmente necessário no momento. Estudar em excesso só atrapalha, importante inicialmente é ter o canudo e praticar o necessário no que pede a vaga. A partir do momento que estiver dentro da empresa, a evolução na carreira passa a ser natural com a própria experiência na empresa.

2 curtidas

olá, obrigado pelos conselhos, comecei a frequentar o psicólogo, e até o momento posso dizer que minha condição só piorou, ainda não consegui estágio, não sei o que seguir e não estou mais conseguindo nem estudar por falta de atenção.

no momento estou tentando fazer o que pede as vagas de estágio, mas são tantos requisitos diferentes e nenhum deles bate com 50% do que eu tenho. A maioria tende a pedir a parte de front: HTML + css + javascript + vuejs + java e afins… ou a parte de redes: linux server, windows server, experiencia com instalação, proteção e manutenção de redes. E tem os requisitos aleatórios como excel avançado por exemplo, está dificil!

Psicólogo vai querer que tu se mantenha assim pra conseguir mais consultas.

Nem tudo que uma vaga pede é obrigatório. Não ache que 17 dias depois já estaria sabendo o que pede de principal em uma vaga. Tem que ir por partes e respeitando o tempo necessário. Começa por HTML e JS, e só depois que tiver bom avance. E se ainda nao é bom em lógica, antes de tudo treine algoritmos. Querer abraçar tudo de uma vez vai se sentir assim mesmo.

2 curtidas

Fala aí jhown, acompanhei seu tópico, pensei em responder na epoca mas os colegas deram excelentes respostas. Cara, nosso psicologico é complicado, até vc melhorar de fato vai levar um tempo, não queira apressar o proceso, lembra da frase: “o tempo cura”?! Com o tempo as “dores” vão ficando menores a ponto de vc nao ligar mais, mas isso demanda um tempo que não está descrito pra ninguém, simplesmente acontece.

Sobre o trabalho/estudo/vagas, cara… Eu passei 3/4 anos da minha vida estudando de forma autodidata, consegui alguns freelas bons (pagando muito bem), mas não conseguia um job… Recentemente consegui entrar em uma vaga muito boa que atendia e até superava minhas expectativas, então o que posso dizer de novo é: tenha um pouco mais de calma/paciencia, nao queira apressar as coisas, essa pressa pode te trazer deficiencia em código no futuro, quando a hora chegar(e vai chegar) e vc estiver preparado para o que pode vir, vc vai conseguir.

e como o javaflex mencionou, fique tranquilo, nem tudo que pedem é obrigatório. Eu, por exemplo, estudei por muito tempo o ReactJS e a vaga que entrei pedia o VueJS, muda a semântica, mas o javascript que vai fazer muita lógica do código é a mesma.

Boa sorte

2 curtidas

Irmão, eu formei na área há 4 anos e desde então não trabalhei na área, pq assim como vc achava td chato, só q hj dps de 4 anos eu voltei a estudar programação e tô tentando achar um emprego na área. E como vc tá fazendo agr eu estou indo a um psicólogo há uns 2 meses já e tem me ajudado bem. Negócio q mtos de nós criamos expectativas q não correspondem com a realidade, vc disse q gostava da área de pentest mas q parou de estudar pq n tem emprego e por ser massiva. Tá certa em um ponto, é complicada, só q a parte de não ter serviço está errado, tem vários serviços para pentester. Outra coisa q pecamos é achar q área é fácil, não é, é uma ciência nova comparada com outras áreas da ciência como por exemplo a medicina q existe a milhares de anos, a computação não, existe a pouco tempo, então ainda tem MTA coisa para se desenvolver e para ser estudada.

O que eu tenho feito atualmente é estudar algo q seja útil para mim. Tenho feito um script para um jogo q me ajudará e tbm tenho a intenção de começar a vender esse script, estou desenvolvendo com Autohotkey se vc se interessar em dar uma olhada. E dps penso em fazer um controle financeiro pessoal para mim em Java, nem vai ser mto pra mim usar, mas vai ser algo q eu quero fazer. Dps qm sabe desenvolver um app Android do mesmo.

Outra coisa, começamos algo hj e queremos q acabe logo. Só q a área não funciona assim, temos q pensar q somos igual formiguinhas, todos os dias fazendo um pouquinho e mais um pouquinho q se desenvolve algo belo. O windows não foi feito do dia pra noite ele ainda está em desenvolvimento, os top aplicativo não foram feito do dia pra noite tbm. Se é q vc me entende.

Espero q minhas palavras possa ter te ajudado. Pois pra mim tbm servem como uma espécie de desabafo tbm e um plano e um lembrete. Qualquer coisa pode me chamar aq tbm q posso te ajudar em algo se precisar.

2 curtidas

Olá meu amigo, (vou escrever para mim mesmo, minha versão de 20 anos atrás, ok?)

A primeira coisa que gostaria de ter ouvido há 20 anos: você não precisa gostar nem ser bom em nada. Importante é fazer com que as pessoas gostem e te paguem. Quanto menos tempo você gastar e mais dinheiro você ganhar fazendo algo que não gosta, mais tempo e dinheiro vai ter para passear, ajudar os amigos, ou ficar pescando.

Mas, se descobrir algo que gosta de fazer, vai aguentar ficar mais tempo. E quanto mais tempo fazer as coisas, mais horas de vôo, mais prática, mais habilidade. E vai poder escolher melhor qual trabalho fazer, com quem quer fazer.

De verdade? Ser vendedor de loja de produtos naturais foi uma das melhores fases da minha vida. Por causa da atividade ou do produto? Não, porque amava cada dia. Ir pro trabalho a pé, conversar com alguns clientes (não todos), ficar no bar depois com os amigos do trabalho. Não é a atividade profissional que vai fazer você feliz. Mas o somatório: ir para o trabalho, conversar com amigos, fazer atividades.

Tanto faz se você lustra carros ou lustra código. De verdade, tanto faz. Veja como ganhar dinheiro, e faça só pelo dinheiro. Se tem um supermercado perto aí da sua casa, pergunta se ele te dá comissão de venda para você retirar pedido em condomínio e vai. Tem app chamado Bubble. Todo esse pessoal do no-code vai ajudar a ter uma solução rápida e fácil, sem saber programar.

Foca em ganhar dinheiro e trabalhar pouco. O problema não é você. Você é ótimo e só precisa esperar aguardar outras situações acontecerem.

Aproveite a vida e bom natal!

3 curtidas

Opa, voltei para falar que melhorei ,
Segui o conselho do amigo e abandonei psicólogo, certo dia tive uma crise de " que se ferre, agora vai!", parei de estudar feito um condenado, fui de professor em professor, colega em colega, empresa em empresa pedindo estágio e forçando amizade… Eu tinha que sair dessa… E consegui, peguei meu primeiro estágio… um lixo, dps continuei e veio o segundo… continuou um lixo mas melhor que o anterior.
Eu tinha mais dinheiro e com isso segui a dica do yukco e passei a me divertir mais… Sem saber como divertir, fiquei um bom tempo só indo comer com colegas, fiquei até gordo kkk. dps disso fui chamado para jogos, para cinema… terminei tudo, não fui admitido mas continuam me chamando para serviços. Tive melhoras, não foi muito, mas agr não sinto mais desespero.

4 curtidas

Parabéns Jhown,
Já passei por isso também, o que eu fiz???
Depois de ser jogado de sola no chão, resolvi “parar o tempo”, analisei a minha vida em cada detalhe e tomei a atitude de recomeçar.
Eu era da áera de infra e depois de um tempo parado por conta de um acidente de moto (onde pude refletir e volta atrás e ver onde caí) mudei de área e estou na programação.
Hoje eu construo um “tijolinho” de cada vez, e fazendo pequenos planos que podem ser cumpridos,me sinto realizando algumas coisas até grandes digo. Se o objetivo é grande, o negócio e dividir para conquistar.
Esse foi o caminho que consegui seguir e superar esse sentimento de angustia.
Espero que meu relato o ajude e a outros também.
Se puder deixar uma frase, será:
“Pequenos esforços repetidos diariamente, trazem grandes resultados!”

2 curtidas