[quote=sergiotaborda]
Não me referia à JS. Me referi à arquitetura ela mesma. Po exemplo, eu não uso DWR. Pelo simples motivo que eu não uso EJB remoto. Não uso remote method invocation ( e pronto). Ok, tem outras coisas no DWR … no dia que justificar usar o DWR eu usaria, mas não à priori. O mesmo para Spring , VRaptor etc…
Alguem falou que os “inexperientes” acham que o bom é programar tudo do zero. Isso não é uma questão de inexperiencia ( aliás os inexperientes que eu conheço adoram usar frameworks ) é uma questão de arquitetura. Existem trade-offs que têm que ser equacionados.
O bom de fazer à mão, é que vc ganha muito mais experiencia com a linguagem e plataforma e se fizer direito - seguindo OO e boas práticas - vc tem uma biblioteca/API/framework próprio e não precisa mais dos outros. Não estou dizendo que tem que reinventar a roda ( embora eu não veja mal nisso) estou dizendo que a roda da carroça não serve para todos veiculos. [/quote]
Nesse ponto discordo de você. Se for para melhorar a roda, blz. Mas pelo simples fato de reinventar, acho desnecessário e perigoso. O DWR encapsula muito da complexidade de usar Ajax com Java. Pensa em reinventar o Spring, maravilha. Interessante idéia se for no sentido de evolução.
Muitos poderiam dizer que o VRaptor estaria reinventando a roda, mas acredito que caminha no sentido da evolução. E com isso, só a plataforma tem a ganhar.
Não sou “framework-based”. Normalmente, nos meus projetos, uso apenas o Hibernate e o DWR. Spring muito raramente. Como eu disse estou muito focado no design OO, vou começar a estudar o livro do Meyer. Mas não por isso deixo de acreditar no lugar e do poder dos frameworks.