Depende de como voce faz cada uma dessas fases. Eu faco historia(definindo alguns testes que ela deve passar), um pequeno esboco (bem rapido) dos objeto que vao participar da historia, isso se for necessario conversar com outros membros da equipe, se nao o modelo fica so na cabeca mesmo. Aí escrevo os testes e nele vai sendo implementada a funcionalidade da historia.
Se voce perder horas debatendo sobre a arquitetura e tentar aprofundar demais, detalhando formas de implementacao, antes de por a mao no codigo, vai estar perdendo tempo, e ai vai dizer que os pangarés programam mais rapido porque nao planejam. Uns nao planejam, outros planejam demais. Se voce planeja com testes, vai se aproximar do ideal do planejamento. E com as facilidades das IDEs te garanto que escrever uma classe com funcionalidade implementada e testada, é tao rapido quando desenhar uma com qualquer ferramenta de uml do mercado, que voce fica clicandinho e abrindo box pra alterar propriedades. A diferenca é que está implementada e testada.
Se nao escrever os testes antes fica mais dificil saber se errou o design, pois voce vai testar aquilo que ja fez, e se fez errado vai testar errado, é so ver se nao tem erro de logica no algoritmo.
Escrevendo o teste antes voce vai ver como deve e como nao deve ser a api do seu modelo, vai por ali decidir qual a melhor maneira de expor as funcionalidades de um objeto, vai “sentir” que a abordagem que escolheu nao é a mais adequada.
E por que? Porque escrevendo o teste antes voce vai pensar em como a classe vai ser usada antes de implementa-la, voce comeca com uma perspectiva de usuario do seu modelo, e nao parte de uma solucao pre-estabelecida que pode nao ser a melhor solucao.
Alguns testes sao jogados fora mesmo quando voce muda o design, mas se isso ocorre com muita frequencia, voce esta escrevendo testes demais.
Eu tbm nao sou, nem me julgo profissional senior, nem me importo o titulo que vao me dar. O que quero é desenvolver melhor e mais rapido, a descoberta de TDD é um divisor de aguas pra mim. Eu recomendo que voce pegue o livro e leia com calma, é uma tecnica que aumenta muito a produtividade, juntamente com a qualidade do que desenvolvemos.