Desenvolvimento - Idade interefere ?

Olá turma!

Minha dúvida talvez seja um pouco genérica, mas mesmo assim gostaria de ler a opnião de vocês.

Estou com 35 anos, trabalho em um ramo totalmente diferente, mas sempre gostei de programação, desenvolvimento e principalmente na area de jogos.

Trabalhei com WEB em 2007, mas tive que partir para a famosa “administração” por necessidade.

Hoje, se eu quiser ingressar na area de programação, desenvolvimento (seja em JAVA, Python, etc)…por ter 35 anos, a chance de conquistar mercado ou mesmo ingressar em uma empresa é mais dificil ?

Quais as etapas inicias, ao iniciar um aprendizado, voltado para desenvolvimento de jogos que é ideal no meu caso ?

Desde já, agradeço a atenção

1 curtida

E aí, @Leomrock. Tudo bem com você?

Primeiro, bem vindo ao GUJ. É um prazer ter você conosco!

Em segundo lugar, idade sempre interfere em muitas coisas. Porém, aqui onde trabalho, há pouco entrou um senhor de uns 50 anos que nunca havia programado. Aprendeu tudo aqui, e já escutei muitos elogios quanto à programação e os conceitos que ele usa.

Você ainda é jovem. 35 anos é um idade baixa, tem muito tempo para aproveitar a vida e o mundo da programação (e da T.I como um todo!).

Então, quanto à idade: fique tranquilo! Você está num ambiente onde não importa se você “é velho” ou “é novo”: o que importa é se você está disposto a continuar estudando sempre.

A programação como um todo é difícil porque exige que você nunca pare de estudar e encontrar soluções. Você está preparado pra isso? Se a resposta for sim, vá em frente!

Se você tem alguma experiência, por mais antiga que seja, é mais fácil. Só que você precisa demonstrar que está realmente interessado na área. Para isso, você pode construir um portfólio - seja de projetos autorais ou contribuições (especialmente em projetos open-source).

Interessante. Eu me formei em desenvolvimento de jogos, mas isso aqui no Brasil é bem difícil. Então a primeira coisa é pensar se é realmente isso que você quer e se é nisso que você quer ficar. Mas se essas questões já estão bem resolvidas em sua cabeça, vamos partir para a parte mais técnica.

Você precisa estudar primeiro lógica de programação. A lógica de programação é essencial em qualquer caso, obviamente. Depois, aprender uma linguagem. Hoje, no ramo de jogos, as mais utilizadas são C++, Java, Python, e C#. Aprender C++ seria ideal, na verdade.

Se, todavia, você decidir não ir pra jogos (no Brasil esse é um mercado bem difícil. Tem um tópico aqui no GUJ onde a gente discute bastante isso, vale a pena a leitura), você pode aprender a linguagem que mais lhe der vontade. Quer ficar na web? JavaScript é a tendência. Server-side? Java! Programar para baixo nível? C! Mobile? Swift, Android e por aí vai. São só exemplos e tudo muito variável, mas de forma mais didática é isso.

Espero que possa ter esclarecido algumas de seus dúvidas, e novamente: Bem vindo ao GUJ!

[]'s

1 curtida

Agradeço muito pelas respostas FearX.

De fato esse “temor” dos 30 anos é complicado. Mas eu tenho isso vivo aqui dentro que posso vir a dedicar +200% pois é algo que esta enraizado e só preciso tomar um norte mediante ao que realmente pretendo fazer. Seja construção de jogos, aplicativos, web…etc.
Bom saber que no local onde trabalha, a emprega emprega pessoas de 50 anos. Claro, acredito que é preciso estar sempre com a mente aberta, criatividade extrema, não deixar o peso e stress natural da idade ser barreira mas sim, ser o famoso “eterna criança”. Isso muda muito as coisas e é como eu sempre caminho no meu dia a dia.

Sou curioso por natureza e essa dificuldade em estudar mais só irá aumentar meu aprendizado pois sairá de forma natural.

Novamente obrigado pelas dicas e pelas orientações nos possiveis caminhos a cursas. Já fiz curso de lógica de programação, tenho conhecimento grande em VBA (que também envolve lógica) e minhas dúvidas em relação aos cursos é voltado em quais linguagens iniciar. Pelo que vi nas que indicou, realmente é o Java que irei procurar. Entendo que desenvolvimentos de jogos no Brasil é ruim como mercado, mas vou atrelar isso como conhecimento também, ou seja, construir meu proprio jogo.

Já vi que o forum daqui é otimo. Muito bom ter conhecido o GUJ.

Obrigado mais uma vez!! E espero futuramente contribuir em auxiliar ou mesmo ajudar em algo por aqui.

Abraços.

1 curtida

Sobre isso, tenho alguns pontos.

  • 35 anos não é uma idade elevada.
  • Mudar de profissão e/ou área não é o fim do mundo.
  • Não são apenas os “jovenzinhos” que inovam.
  • Trabalhar com algo que “não gostamos” não é o fim do mundo, lembrem-se que trabalho e escravo têm origem na mesma palavra.
  • Você pode desenvolver sistemas como teu hobby (sim, pode sim!).

Vocẽ poderia ser bombeiro, arquiteto, preparador de cadáveres (sim, isso é uma profissão). E pode aprender a programar.
Como o @FearX sugeriu, C++, Python e etc podem ser aprendidos em cursos. Lógico que jogos envolvem outras coisas, mas, você vai precisar se dedicar.

Dependendo de onde mora, não. Você só precisa mostrar o que sabe. Algumas regiões possuem escassez de mão de obra, principalmente no desenvolvimento de sistemas.

Eu sugiro visitar o magnífico ponto V que vai te dar muita informação sobre os degraus a serem galgados para se tornar um desenvolvedor de jogos.
Mas, é imprescindível que você tenha um conhecimento razoável de:

  • Lógica de programação e algoritmos
  • Orientação a objetos
  • Física

Sem isso, é praticamente impossível programar jogos.

2 curtidas

Darlan, agradeço pela resposta e ótimas dicas.

Resumindo, a dedicação irá fazer as coisas acontecerem ,assim como tudo na vida. Muito bom isso.

Vou me informar melhor e aos poucos construindo esse caminho.

Valeu pela dica do PontoV. Já acessei e deixei reservado aqui para consultas futuras.

Grande abraço.

Opa, com certeza.
Como diria Virgílio: “A sorte favorece quem tem coragem”. A coragem, nesse contexto, é preparar-se e estar disposto a enfrentar determinadas circunstâncias a fim de atingir um objetivo.

Uma coisa que eu esqueci de colocar na resposta anterior é que você vai ver muitas portas se fecharem quando você disser a tua idade.
Há uma ideia totalmente absurda que só se pode inovar quando se é “jovem”.
Porém, ninguém vê que Bill Gates não fez a Microsoft chegar onde chegou sozinho, nem Steve Jobs, nem Zuckerberg, nem ninguém faz.
O pontapé inicial, pode ser. Mas, a partir daí, você precisa de braços para fazer força e cabeças para pensar.

1 curtida

Sim. Infelizmente muitos atribuem a idade com menta atrasada. Claro, isso realmente existe, mas vai da personalidade de cada um. Eu me considero um Peter Pan, principalmente com jogos e artes em geral. Acredito que mente criativa e inovadora é 100% relacionado com o que gostamos de fazer.A diferença que conta como vantagem é a experiencia (e ainda pouca) de vida - se eu me comparar com alguem de 18 anos por exemplo, mas ainda bem discutivel isso. Enfim.

Valeu pelas dicas. Realmente me ajudou a direcionar para um proposito que até então não tinha encontrado em local algum. Vai me ajudar muito daqui em diante.

Grande abraço.

Sua experiência em administração conta também. Um dos pontos fracos dos jovens é viajar demais e não focar em resultados. Então você já deve começar com uma cabeça melhor do que a dos jovens nesse ponto.

Se planeje para algo por indicação e se prepare bastante. Depois que entrar preparado acabou o fator “idade”.

3 curtidas

Amigo, vai fundo, aprende sim você é muito novo, você é um cara capaz, é só querer a aprender que leva um tempo e com experiências você chega lá.

Eu acho que esta mudando muito, principalmente as contratações não tem idade o que elas precisam é que você resolvam problemas … !

Eu não posso te ajudar tanto, nunca fiz nada aparente sobre o jogos, só sei que é um mundo complicado, eu indicaria você aprender alguma linguagem em vez de ir direto a esse tipo de programação. Web é um grande meio de inicio, html, css, javascript, Front e Back End é que mais tem empregos na minha visão, já visto que está perguntado sobre entrar no mercado de trabalho.

1 curtida

Sim, estou me organizando para entrar de vez (aos poucos). Sobre HTML, Css…o bom é que já tenho um leve conhecimento e ajuda muito, embora eu precisaria me atualizar muito sobre (ultimo ano que trabalhei com Web foi em 2007).

1 curtida

Recomendo muito pra você que siga o Henrique Bastos: https://podtail.com/podcast/curto-circuito/ep37-programacao-como-segunda-carreira/

E o Fábio Akita: https://www.youtube.com/watch?v=sx4hAHhO9CY

Ambos falam muito sobre carreira de programação vs idade e programar por programar vs entregar valor.

Conteúdo de altíssima qualidade de ambos. :wink:

2 curtidas

Opa!!! Maravilha Adriano!! Obrigado, vou ver sim!!! Abraços!!