Aí é que está, Bani: essas técnicas favorecem o uso de programadores inexperientes sem habilidade criativa no desenvolvimento.
Daí acontece um dos fenomenos mais danosos para o bom cumprimento de um projeto: a perda de informacao. Existe o ótimo, que é o que o cliente precisa. Logo abaixo na escala de importancia vem o que o cliente quer. Se atendermos até aí já tá bom. O terceiro lugar fica com o malhor que o fábrica consegue produzir baseado nas informacoes recebidas. Em quarto, o que o cliente pediu. Daí pra frente, podemos chamar de “incompleto” qualquer resultado.
Pois bem, com programadores inexperientes que nao vao questionar a UML, e um analista que nao tem contato com o código, lidando com o departamento comercial do cliente, que nível vc acha que dá pra atingir? Eu acredito que vai no máximo até o quarto grau, isto é, o que ele pediu. Conforme a informacao vai passando de mao em mao, ela vai perdendo a nitidez e ganhando ruídos (necessidades imaginarias, desejos pessoais, enfim, coisas que nao fazem parte da informacao inicial).
Fora os problemas que comecam a aparecer dentro da empresa quando vc tem programadores experientes e/ou questionadores: a briguinha interna pra ver quem tem razao, o analista ou o programador. Sem um mediador, nao há consenso. Quando o analista tem mais poder, aparecem os bugs e as implementacoes fora da especificacao (já que o analista nao participa da fase de “arredondar”). Quando o programador tem mais poder, vc atrasa tudo pq o analista tem que ir sozinho arrumar a especificacao e os programadores tem que ficar esperando.
O bom mesmo é ter programadores inexperientes fazendo pequenas mudancas, ou implementando alguma coisa para a qual já existe um teste de unidade, ou trabalhando em conjunto com caras experientes que possam ensinar e utilizar o potencial produtivo dos novatos. Criar, deixe para os artistas. Isso pra mim significa um time misto, com programadores também, e se possível, alguém do “outro lado”, isto é, um representante do cliente.
Eu tive a oportunidade de desenvolver um projeto onde até os menores detalhes podiam ser perguntados para o cliente, e foi muito saudável, pq o software roda há quase um ano sem mudar uma linha sequer.
Chega, já falei demais!!
[]s!!