Design Patterns: existe uma ordem adequada para estudar?

Boa tarde. Estou estudando design patterns e vi que existem muitos padrões. Existe alguma ordem recomendada para estudar? Ou posso escolher qualquer um?

Obrigado!

acredito que não, mas acho melhor começar estudar os padrões estruturais e depois estudar os padrões de comportamento.

2 curtidas

Não sei se é seu caso, mas de fato pra entender bem padrões de projetos é necessário primeiro que você esteja bem familiarizado com a programação na pratica. Caso você esteja começando é melhor focar em algoritmo e escrever muito código, muito código mesmo!

2 curtidas

Eu sugeriria começar pelos GoF, depois partir para os não GoF.

1 curtida

É bem meu caso. Eu só toquei nesse ponto porque é uma das disciplinas da faculdade que vou ver semestre que vem. Porém lendo sobre o assunto eu já havia concluído que esses padrões serão entendidos melhor quando eu tiver mais prática. Vlw!

1 curtida

Na verdade você vai entender cada um deles, o dia que se deparar com algum problema o qual eles se propõe a resolver.

Não dá pra aprender design patterns forçando o seu uso, isso gera complexidade desnecessária.

4 curtidas

Mas qual é o caminho? Uso de cara o padrão? Ou vou programando e conforme o código vai ficando desorganizado, aplico o que melhor se adeque?

Imagino que parte dos padrões são usados na construção do software e outros decorrentes de refatorações e manutenções evolutivas.

No livro Use a cabeça - padrões de projeto, abordam exemplos, onde é feita uma melhoria e, ao invés de trabalhar com herança, faz-se uso de interfaces.

1 curtida

Particularmente não gosto da metodologia usada nessa série “Use a Cabeça”, acho muito desorganizada, mas essa é minha opinião.

Gosto muito do livro “Padrões de Projeto” do GoF - Gang of Four.
Autores: Erich Gamma, Richard Helm, Ralph Johnson, John Vlissides.

Você precisa ter uma visão geral sobre os padrões para saber qual ou quais vão ajudar a resolver seu problema.

Vou compartilhar alguns parágrafos do livro “Padrões de Projeto”, acredito que vão ajudar a entender a resposta de sua pergunta:

A tabela abaixo pode ser útil pra ajudar a lembrar a finalidade de cada um dos padrões:

Depois de ter uma visão geral sobre eles, é importante entender como eles se relacionam, pois pode acontecer de você ter situações onde vai precisar aplicar mais de um projeto para conseguir um bom resultado.

3 curtidas

Agradeço a sua resposta e os seus exemplos.

A série Use a cabeça usa uma didática diferente, mas que funciona, na maioria das vezes, para despertar interesse em assuntos, eventualmente áridos. Acho esse livro da gangue dos quatro muito ruim, embora saiba que desse grupo que saiu a ideia e os primeiros padrões.

2 curtidas

maioria dos meus colegas acha o livro dos quatro ruim.
Eu já considero ele o melhor. Meu cérebro é diferente. Risos.

Também gosto bastante dos artigos e livros do Robert Cecil Martin.
(Princípios SOLID, Clean Code, Clean Coder)

3 curtidas