Designer conta experiência desastrosa de trabalho na Apple

Chefe que pega no pé? Não poder levar a filinha na escola? Ter que trabalhar em horários definidos?

Ohhh que horror.
Bem vindo ao mundo real pra esse rapaz ai.

[quote=Kazdum]Chefe que pega no pé? Não poder levar a filinha na escola? Ter que trabalhar em horários definidos?

Ohhh que horror.
[/quote]

não é questão de ser bem vindo ao mundo real, é questão de se estar acostumado à vida civilizada.

[quote=Kazdum]Chefe que pega no pé? Não poder levar a filinha na escola? Ter que trabalhar em horários definidos?

Ohhh que horror.
[/quote]

Mas que interpretação mais deturpada. Esse não é o caso do chefe que “apenas pega no pé”. Acredito que apesar dos diversos poréns (como não poder levar a filha para a escola ou morar muito longe do local de trabalho) o autor do texto aceitou a proposta esperando (inocentemente, talvez) que a Apple fosse um ambiente de trabalho espetacular. E isso é o que acontece com muitos de nós, principalmente quando jovens. Quem nunca teve vontade de trabalhar numa IBM, Microsoft, TOTVS, Google ou Tata esperando que lugares assim fossem como o paraíso? E era justamente isso que eu queria tratar no tópico, mas alguns preferem levar a discussão como uma forma de culpar o autor por coitadismo.

[quote=Júlio Murta][quote=Kazdum]Chefe que pega no pé? Não poder levar a filinha na escola? Ter que trabalhar em horários definidos?

Ohhh que horror.
[/quote]

Mas que interpretação mais deturpada. Esse não é o caso do chefe que “apenas pega no pé”. Acredito que apesar dos diversos poréns (como não poder levar a filha para a escola ou morar muito longe do local de trabalho) o autor do texto aceitou a proposta esperando (inocentemente, talvez) que a Apple fosse um ambiente de trabalho espetacular. E isso é o que acontece com muitos de nós, principalmente quando jovens. Quem nunca teve vontade de trabalhar numa IBM, Microsoft, TOTVS, Google ou Tata esperando que lugares assim fossem como o paraíso? E era justamente isso que eu queria tratar no tópico, mas alguns preferem levar a discussão como uma forma de culpar o autor por coitadismo.[/quote]

Eu acho que podemos simplificar mais ainda a questão, colocando-a num eixo custo-benefício. Acho que o autor estava ciente de que ele faria alguns sacrifícios para colocar o nome Apple no currículo, e após algum tempo de experiência ele percebeu que simplesmente não valia a pena, pelo menos para alguém com o perfil dele. Acho que a mensagem que ele quis deixar é que nem sempre trabalhar em empresas de renome vale a pena. Indepentemente de ter chefe carrasco ou horários rígidos etc., tendo um trabalho desafiador pode até te motivar a superar tudo isso, mas pelo que ele descreveu, não foi esse o caso. Seria a mesma coisa por exemplo, que sair de uma empresa que desenvolve produtos próprios e ir pro Google dar manutenção no Orkut.

[quote=Júlio Murta][quote=Kazdum]Chefe que pega no pé? Não poder levar a filinha na escola? Ter que trabalhar em horários definidos?

Ohhh que horror.
[/quote]

Mas que interpretação mais deturpada. Esse não é o caso do chefe que “apenas pega no pé”. Acredito que apesar dos diversos poréns (como não poder levar a filha para a escola ou morar muito longe do local de trabalho) o autor do texto aceitou a proposta esperando (inocentemente, talvez) que a Apple fosse um ambiente de trabalho espetacular. E isso é o que acontece com muitos de nós, principalmente quando jovens. Quem nunca teve vontade de trabalhar numa IBM, Microsoft, TOTVS, Google ou Tata esperando que lugares assim fossem como o paraíso? E era justamente isso que eu queria tratar no tópico, mas alguns preferem levar a discussão como uma forma de culpar o autor por coitadismo.[/quote]

E quem disse que não é? Você tem apenas uma parte do factóide que nem pode confirmar se é real. Pela estória o sujeito só tinha problemas de relacionamento, e não de trabalho, com um superior e em nenhum momento tentou conversar com o seu chefe para tentar acertar ou mesmo expor esses problemas, simplesmente foi embora, novamente welcome to the real world.

[quote=Kazdum][quote=Júlio Murta][quote=Kazdum]Chefe que pega no pé? Não poder levar a filinha na escola? Ter que trabalhar em horários definidos?

Ohhh que horror.
[/quote]

E quem disse que não é? Você tem apenas uma parte do factóide que nem pode confirmar se é real. Pela estória o sujeito só tinha problemas de relacionamento, e não de trabalho, com um superior e em nenhum momento tentou conversar com o seu chefe para tentar acertar ou mesmo expor esses problemas, simplesmente foi embora, novamente welcome to the real world.
[/quote]

Mas ele cita problemas no trabalho. Lembre-se: “A entrada era super bagunçada, e eles tinham tantas senhas, contas e logins que levou quase um mês para eu acessar o servidor. Havia reuniões toda hora que prejudicavam a produtividade de todos, mas parecia ser um mal necessário numa companhia tão grande e com produtos de tamanha qualidade. Tudo era um pouco chato, mas nada que fosse um grande problema no longo prazo, pensei.”. Nisso, percebe-se o sentimento de frustração pois, acredito, que o autor esperava por uma dinâmica de trabalho totalmente diferente e mais produtiva. Aparentemente é uma frustração semelhante ao brasileiro que pensa em morar na Europa, esperando por uma terra de maravilhas, mas que logo se depara com problemas semelhantes ao de sua terra natal.

Isso sempre vai acontecer em algum momento de nossas vidas. Só que não culpo a empresa, culpo mais o empregado que se submete a isso e o patrão que age assim. Geralmente esse tipo de atitude ocorre ou porque vc fez uma merda muito grande e virou motivo de piada ou alguém está se sentindo ameaçado por seu trabalho ser melhor. No primeiro caso, o melhor é aceitar e procurar se corrigir. Se aperfeiçoar. No segundo, enquanto for só algumas “alfinetadas”, alfinete também. Todo mundo merece respeito. Ninguém consegue ir longe com medo. A melhor forma é intensificar seu “brilho” até que seus problemas entrem em “combustão” (fired).
Vc não saber e não perguntar sobre o que não entendeu é um problema, mas burrice é ter medo e timidez de correr atrás.

Acho que o relato desse cara serve mais como um aviso pra cair na realidade, do que um ataque direto à Apple.

Há de se concordar que a Apple nunca fez propaganda do seu ambiente de trabalho, nunca fez um vídeo com relatos de seus funcionários sobre “como é feliz e alegre a vida aqui em Cupertino”.

O problema é que o pessoal vê os produtos de extrema qualidade que ela faz, e baseia suas percepções unicamente sobre os bons produtos, eventos e apresentações que a empresa faz.

Todo mundo sabe que pra se fazer algo de muita qualidade e reconhecimente, deve-se trabalhar muito pra isso, sacrificar seu tempo e esforços. É assim em toda empresa. O Google tem aqueles escritórios maneiros, cheio de escorregador e vending machines pra todo lado, mas descer escorregador e comprar chá gelado definitivamente não é o serviço deles… :stuck_out_tongue:

O pessoal encara um emprego na Apple ou Google como a redenção de suas vidas: “Aqui eu entro, não faço nada e não sou mandado embora, e todos que souberem que trabalho aqui vão me louvar e invejar para o resto de suas vidas”.

Essas empresas são poderosas, mas não intocáveis. E muito menos ainda seus empregados…