Diga nÃo ao swing

Nem todo sistema se enquadra no padrão WEB.
E tem melhores soluções para sistema desktop seja ele: Cliente/Servidor ou Multicamadas(Camadas de Serviços distribuídas).

No meu ver para adotar algo em desktop ou vai de Microsoft ou na minha humilde opinião a melhor ferramenta para desenvolvimento desktop ainda é o DELPHI… Podem falar o que for.

Desenvolvimento Desktop e para web concorrem em uma área mas tem aplicações que são melhor atendidas por um e outras melhor atendidas por outro. Tanto que o discurso de que 'só existe web agora ’ ouço desde o ano 2000. No fundo depende do mercado que quer atingir.

Em tempos, já usei aplicativos de frente de loja para web que inclusive controlam webcam e impressoras (o pessoal esquece de dispositivos com ip)

Se você for desenvolver um produto pra você, utilize a linguagem que quiser. Se for desenvolver pra aprendizad, com o objetivo de trabalhar em outra empresa com a mesma tecnologia procure na sua região as linguagens mais populares.

Particularmente gosto de JavaFX e achei bem melhor que Swing. Hoje a empresa onde trabalho desenvolve pra Web e também gosto, acho que estou velho demais pra ficar impondo preferência de linguagem aos outros querendo que todo mundo use o que eu quiser. Já trabalhei com n linguagens e trabalharia com outras n se o salário compensar, embora ultimamente trabalhe mais com gente do que com software.

Cara, assim, eu entendo seu ponto de vista. Aplicações web atendem uma boa parte da nossa vida kk
E sim, Swing e AWT se tornaram obsoletos. Mas pra mim, na aplicação que eu uso, aplicações web não me atendem. O cliente nem sempre vai ter internet e nem sempre vai precisar de servidor. Exemplo basico… Mas não vou precisar de web. E se eu precisar, posso retornar isso na minha aplicação… rs
De toda forma… Varia muito do que o cliente realmente precisa.

Perfeitamente Lucas.
Só ressalto que quando eu disse servidor não é servidor parrudo igual aqueles de grandes empresas. Pode ser qualquer micro só para servir a aplicação na Rede, pois se colocar o projeto no pc do cliente aí ele pode se apossar do projeto e pedir para alguém hackear o código.

Olha tem que ver muito se compensa atender esse tipo de cliente com o tipo de tecnologia do Java Swing, pois dá muita dor de cabeça para administrar e atualizar.

Por exemplo se o cara atualizar para uma jdk automático com a atualização automática que já vem no Java jdk ou com algum outro programa que scaneia o pc e procura novas versões, então pode dar grandes problemas para você que terá que dar suporte e resolver problemas de versões.

Nada garante que o pc do cliente vai ficar sempre sem conectar na Internet.

Mas tem que ver e por na ponta do lápis se compensa ou não.

Eu prefiro pedir o cliente para deixar um PC como servidor, que não precisa ser caro, pode ser desses barato mesmo e aí ele faz o acesso pela própria rede dele, com cabo e roteador por exemplo.
Montar uma rede Interna sem acesso a Internet pode ajudar muito em casos assim, pois se der problema você vai direto no servidor e pronto.

Abração meu caro.

Entendi.
Valeu pela ajuda também :v
Abraço

Em relação à atualização no Java8 já tem como empacotar o JRE jundo com a aplicação e gerar o .exe, .dmg ou o do linux. Web é muito bacana e sei que o mercado hoje gira em torno dela, mas ainda há muita resistência por parte dos clientes vejo isso diariamente na empresa que trabalho, eles preferem mil vezes um sistema desktop com um app para consulta mobile que uma página por mais amigável e interativa que seja, pode usar SPA, JSF, Angular… o que for, eles sempre vão querer Desk.
E eu particularmente tbm prefiro rs.

Se não for problema a escola parar porque caiu a internet, você pode fazer web. Mas se você pretende que o sistema funcione mesmo sem internet, a solução tem que ser desktop. Sobre soluções desktop, Java não é uma boa opção porque não roda nativo em Macs, Linux ou Windows.

O ideal mesmo seria identificar qual tipo de desktop é usado na escola e optar por uma solução nativa.

Não precisa de internet para uma “aplicação web” rodar.

A decisão da aplicação ser desktop ou web vai da necessidade de cada caso. Desktop é mais para ferramentas e quando uma aplicação precisa acessar recursos de hardware não suportados pelo navegador. Mas para sistemas de informações comuns geralmente é preferido web pela praticidade, mesmo que desktop seja uma opção de maior qualidade, exceto Swing claro que sempre foi uma das piores soluções desktop. As melhores opções para desktop hoje são C# para clientes Windows e C++ para portabilidade.

Não? Como você faz pra acessar um servidor web sem internet?

Intranet