E vc já pensou em usar o Hibernate?
j0nny: Ja me ja me deram essa idéia, mas não sei usar … rs rs. .e também não é com hibernate o trabalho, é somente com o sql e os daos.
bom mais uma dúvida, to pensando nos daos mas não sei quais realmente serão necessários criar, basicamente o programa que pensei, teria que apenas exibir
o pedido mostrando o cliente e produto do mesmo, então, quais daos vcs me aconselham a criar? nada de muito complicado gente… rs rs… vamos devagar que demoro
pra entender
beijokas
[quote]bom mais uma dúvida, to pensando nos daos mas não sei quais realmente serão necessários criar, basicamente o programa que pensei, teria que apenas exibir
o pedido mostrando o cliente e produto do mesmo, então, quais daos vcs me aconselham a criar? nada de muito complicado gente… rs rs… vamos devagar que demoro
pra entender [/quote]
Mariana, quantas entidades vc precisa persistir?
uma explicação mais detalhada sobre DAO: http://sergiotaborda.wordpress.com/desenvolvimento-de-software/java/patterns/dao/
E aconselho a vc ler as apostilas FJ11 e FJ21 da caelum(www.caelum.com.br) que lhe ajudarão bastante nessa tarefa de entender como lidar com persistência(e mapeamento Objeto->Relacional quando necessário).
[quote=fernandopaiva]A maneira como usa o Statement da muito trabalho, vc precisa trabalhar e concatenar muita string…com PreparedStatement fica mais facil veja.
// insere banco
Connection con = ClasseConexao.getConnection();
// Com PreparedStatement vc nao precisa de concatenar, basta passar o indice do campo para o PreparedStatement, fica mais limpo e facil de localizar os erros.
PreparedStatement stm = con.PreparedStatement("INSERT INTO tabela (nome, endereco, bairro, cidade) VALUES (?,?,?,?)");
stm.setString(1, nome.getText()); //indice 1
stm.setString(2, endereco.getText()); //indice 2
stm.setString(3, bairro.getText()); //indice 3
stm.setString(4, cidade.getText()); //indice 4
stm.execute();
//consulta banco
PreparedStatement stm = con.PreparedStatement("SELECT * FROM tabela WHERE nome LIKE ? ORDER BY nome");
stm.getString(1, "%" + nome.getText() + "%"); //mandando a string pronta para o LIKE isso vai chegar assim %meunome%
ResultSet rs = stm.execute();
rs.next();
nome.setText(rs.getString("nome");
Dessa maneira vc evita ate o SQL Injection na aplicacao…ou ainda tente usar String.format
veja:
String sql = String.format("INSERT INTO tabela (codigo, nome,cidade) VALUES (%d ,'%s', '%s')", codigo.getText(), nome.getText(), cidade.getText()); //monta a string sql usando String.format
//metodo que executa seu sql
public void executaSQL(String sql){
stm.executeQuery(sql);
}
Como eu disse, da para fazer um DAO ou MVC, depende de como quer trabalhar…Eu uso MVC, prefiro.
t+[/quote]
Cara… você sabe o que é um DAO ??? Você sabe mesmo o que é MVC ???
[quote=Mariana.Vecci]j0nny: Ja me ja me deram essa idéia, mas não sei usar … rs rs. .e também não é com hibernate o trabalho, é somente com o sql e os daos.
bom mais uma dúvida, to pensando nos daos mas não sei quais realmente serão necessários criar, basicamente o programa que pensei, teria que apenas exibir
pra entender
beijokas [/quote]
Bom, quanto ao hibernate, é muito simples de se usar, tem vários exemplos e apostilas na internet.
Bom, como já foi dada a dica, crie um DAO para cada entidade que vc quer persistir. Ex:
Tenho Produtos, Cliente e ItensProduto, então crie um ProdutosDao, ClientesDao e ItensPedidoDao
PS.: Não se deixe enganar com as pessoas que dizem que misturar Swing com SQL é MVC, MVC é TOTALMENTE o contrário disso, ok?