Boa tarde, pessoal! Eu estou resolvendo um exercício utilizando a linguagem Java, e estou com uma dúvida. A lógica que criei parece funcional, mas quando vou executar ele, aparece a palavra “NaN” ao invés de aparecer valores e números. Quem souber a respeito do problema, me ajuda por favor? Muito obrigado pela ajuda! Segue o exercício e a lógica que utilizei.
*Detalhe: Eu não utilizei no código o uso da condicional “se” pelo fato de o exercício ser simples mesmo e no primeiro momento, o professor não pedi-lo como meio de verificação.
Exercício)_ Receba os coeficientes A, B e C de uma equação do 2º grau (AX² + BX + C = 0). Calcule e mostre as raízes reais (considerar que a equação possuí 2 raízes).
Lógica:
package algoritmos_Satoshi;
import javax.swing.JOptionPane;
public class Ex_05 {
public static void main(String[] args) {
double A = 0, B = 0, C = 0, delta = 0, x1 = 0, x2 = 0;
A = Double.parseDouble(JOptionPane.showInputDialog("Insira o valor do coeficiente A, sendo maior que zero: "));
B = Double.parseDouble(JOptionPane.showInputDialog("Insira o valor do coeficiente B: "));
C = Double.parseDouble(JOptionPane.showInputDialog("Insira o valor do coeficiente C: "));
delta = (B * B) - (4 * A * C);
x1 = (-B + Math.pow(delta, 0.5)) / 2 * A;
x2 = (-B - Math.pow(delta, 0.5)) / 2 * A;
JOptionPane.showMessageDialog(null, "Os valores das raízes reais são, respectivamente: " + "\n\n" + "X' = " + x1
+ ";" + "\n" + "X'' = " + x2 + ".");
}
}