Duvida implementação MMORPG

hhauhau… seu RPG parece bastante o meu quando comecei.

Fiz até um MapBuilder pra ele… devo ter o código fonte por aqui depois podemos conversar sobre isso.

E também não posso reclamar de tibia joguei durante 3 anos… até que hakiei (por engenharia social nada avançado) um cara mas eu não sabia que o cara tinha uns 35 anos e era amigo de infancia do meu padastro e o filho dele me viu jogando na lan house perto de casa e perguntou “como voce conseguiu tudo isso”.

Fudeu tudo… depois disso parei… mas hoje em dia é uma merda a ultima coisa que vi foi uma grave escrita “Here lies the RPG of this game.”

tem ums map_builder free na web mais po se tu tiver hum que voce fez.

me add no msn loirosk8@hotmail.com

dai agente ve quem sabe agente nao monta um svn e desenvolve junto.

Estou implementando a rede agora,ta meio complicado mais ta saindo.

E ai como esta o projeto atualmente?? me interresei

parado ate scbcd

mais penultima versão foi http://www.youtube.com/watch?v=sUvtfBzj9fo

a ultima foi implementado isometria

Acredito que o melhor seria passar as cordenadas pro server e deixar que o proprio server processe as cordenadas dos objetos no mapa e deixar para o cliente o trabalho apenas de renderizar o mapa e os objetos… ja que apenas esta tarefa de renderização ja é bem pesada… principalmente se for em 3D… e assim vc gera um melhor controle… validando e posicionando as coisas no server…

por favor isto não é um sistema crud… tire esta de mandar mensagens pro usuario dizendo que não pode passar pela parede isto é ridiculo…

apenas subtraia a posição do eixo… tipo a parede se encontra em xy(10,20), em xy(10,21) tem uma parede, arvore, muro ou qualquer coisa que não se possa passar no mapa… então quando o usuario tentar ir para xy(10,21) valide se isto é um caminho valido… neste caso subtraia a posição y em y-1… assim ficaria xy(10,20) denovo…

para um trabalho de faculdade ou algo do genero até seria… mas como um mmorpg de mercado ele é horrivel os graficos são péssimos, os barcos mais parecem palitos de sorvetes com chicletes preso… mesmo usando 8 bits daria pra fazer graficos e efeitos bem melhores…
até os jogos de atari tinham graficos melhores que tibia… e a penalidade por morte é muito grande… vc chega a perder lvl e seus melhores equipes quando morre… alem de pra upar de um lvl para o outro demorar seculos…
se for se inspirar em um mmorpg 2d se inspire em ragnarok… cujo é extremamente simples os tiles e mapas… mas tem uma excelente qualidade grafica para um jogo 2D… e tem uma boa jogabilidade…

Hehe tibia é bom sim veio, jogo faz uns 6 anos, o jogo ta cada ano melhor, os barcos nao parecem mais palitos, os graficos no geral estão melhores, mais é algo que nao me incomoda, a penalidade por morte foi revisada, esta melhor, mais eu ate gostava dos 10% aumentava o desafio. Upar level demora se vc nao saber como upar. :lol:

Ragnarock pra mim é coisa de viadinho, muito colorido e poluido.

E como você vai fazer para disfarçar o lag no seu cliente, digamos, se o ping for de 0,5 segundos? Ou seu jogo MMO só vai funcionar numa gigantesca rede local?

O cliente precisa mover-se assim que o jogador pressiona o botão. O servidor sempre receberá uma mensagem do que já aconteceu, no passado. O grande desafio do MMO é justamente lidar com esses atrasos e gerar uma versão consistente para ambos os jogadores.

Acho o tíbia um bom exemplo, você só desprezou o fato dele ter feito um enorme sucesso e ter uma comunidade gigantesca de jogadores. Ok, os gráficos são ruins, mas a implementação do MMO em si é perfeita. E a dificuldade de um jogo desses não está no gráfico, e sim, na rede.

O Rag é um bom exemplo também.

[quote=Diabo Loiro]parado ate scbcd

mais penultima versão foi http://www.youtube.com/watch?v=sUvtfBzj9fo

a ultima foi implementado isometria[/quote]

Caramba cara, ta ficando show de bola, meus parabéns.

ja esta um pouco mais avançado com a isometria implementada porem parado… tera um cliente 3d no futuro mais antes 2d e em mobile.

não viso o lucro e sim por prazer estou estudando muito atualmente… quanto eu voltar ao game… me preucupo com detalhes…

agora sobre o tibia… cara nao tem jogo que vicia mais que esse pela dificuldade… ragnarok pessoal joga 3 meses e para… mais eu me inspiro em todos e vou retirar o que eu achar de melhor de cara e mesclar.

True… tibia vicia pela dificuldade e pelo RPG(Pelo menos antigamente quando eu jogava) e ragnarok enjoa mais rapido.

O meu jogo tambem era meio Tibia-based e eu queria colocar os melhores elementos da maioria dos RPGs que eu conhecia.

Aquele sistema de skills do runescape eu achava muito legal.

[quote=Marky.Vasconcelos]True… tibia vicia pela dificuldade e pelo RPG(Pelo menos antigamente quando eu jogava) e ragnarok enjoa mais rapido.

O meu jogo tambem era meio Tibia-based e eu queria colocar os melhores elementos da maioria dos RPGs que eu conhecia.

Aquele sistema de skills do runescape eu achava muito legal.[/quote]

Entrando meio de intruso na discução, :lol:

Concordo com vc, esse sistema de skill do Runescape me fez ficar viciado nesse jogo por um bom tempooo a alguns anos atrás. os jogos online de hoje em dia carecem dessas coisas em minha opinião.

[]s

[quote=Naruffy]

Entrando meio de intruso na discução, :lol:

Concordo com vc, esse sistema de skill do Runescape me fez ficar viciado nesse jogo por um bom tempooo a alguns anos atrás. os jogos online de hoje em dia carecem dessas coisas em minha opinião.

[]s[/quote]

Hoje em dia o sentido dos MMOs são apenas ficar mais forte que os outros a medida que os graficos melhoram.

Ta na hora de criarem algo legal como antigamente.

[quote=Marky.Vasconcelos]
Hoje em dia o sentido dos MMOs são apenas ficar mais forte que os outros a medida que os graficos melhoram.

Ta na hora de criarem algo legal como antigamente.[/quote]

Nem adianta criar algo legal, normalemente quando se da mais enfase em historia, normalmente os graficos ficam piores. E eu já escutei muita gente dizer que escolhe jogo pelo grafico, não interessa se é 5 minutos jogados a cada 1 hr de video de alguma coisa…

Saudades de RPG de mesa…

Falando em jogos e evolução, só to vendo quanto tempo vai demorar pra essa nova tecnologia de imagens em 3D chegar aos jogos, pode ser até interessante e acredito que nem seja tão dificil de trazer isso para os games.

[quote=Felagund]Nem adianta criar algo legal, normalemente quando se da mais enfase em historia, normalmente os graficos ficam piores. E eu já escutei muita gente dizer que escolhe jogo pelo grafico, não interessa se é 5 minutos jogados a cada 1 hr de video de alguma coisa…

Saudades de RPG de mesa…[/quote]

Já jogou Dragon Age? Os gráficos são excelentes e a história não fica nem um pouco atrás. Dá para citar outros excelentes, como The Witcher. Mas realmente, não são MMOs.

O problema que teriam que dar um jeito das ações dos jogadores efetivamente alterarem o mundo onde os jogadores atuam. Já ouvi promessas assim, mas ainda estou para ver alguma funcionar de verdade.

Quando conseguirem isso, aí sim, poderemos ter histórias com ações e consequências num MMO. E eu espero estar lá para ver. :slight_smile:

[quote=ViniGodoy]

Já jogou Dragon Age? Os gráficos são excelentes e a história não fica nem um pouco atrás. Dá para citar outros excelentes, como The Witcher. Mas realmente, não são MMOs.

O problema que teriam que dar um jeito das ações dos jogadores efetivamente alterarem o mundo onde os jogadores atuam. Já ouvi promessas assim, mas ainda estou para ver alguma funcionar de verdade.

Quando conseguirem isso, aí sim, poderemos ter histórias com ações e consequências num MMO. E eu espero estar lá para ver. :)[/quote]

Não quis dizer que não existem historias e graficos bons num mesmo game hehhee, e não conhecia esses cara ai não, vou dar uma olhada com mais calma :D.

Sempre sonhei em um MMO onde os players fizem tudo, as lojas e talz, fossem baseadas nos players, e as aveturas maiores ficassem registradas no jogo, estilo os livros do tibia, mas a historia do game é escrita dia apos dia…

Bom, sonho meu hehehe, espero pelo menos ver jogos com maior liberdade de movimentação e iteração entre os players :smiley:

ouvi falar que o Star Wars Galaxies era “quase” assim… imensos planetas e os players criavam suas próprias casas e cidades…
mas houve mudanças no jogo que acabaram com esse elemento…

tem o Eve onde a economia do jogo é totalmente dominada pelos players… mas você controla apenas naves…

acho que o grande desafio é conseguir dar esse poder ao jogador de alterar o meio ambiente e ainda assim permitir aos jogadores casuais ser “guiado”…sem muita imersão no jogo

Falando em economia, uma ótima sacada que criaram foi no jogo Runescape com o Grand Exchange, é literalmente uma bolsa de valores dentro do jogo.

Achei excelente.

E como você vai fazer para disfarçar o lag no seu cliente, digamos, se o ping for de 0,5 segundos? Ou seu jogo MMO só vai funcionar numa gigantesca rede local?

O cliente precisa mover-se assim que o jogador pressiona o botão. O servidor sempre receberá uma mensagem do que já aconteceu, no passado. O grande desafio do MMO é justamente lidar com esses atrasos e gerar uma versão consistente para ambos os jogadores.[/quote]

é verdade não pensei nisto de disfarçar os lags… isto deve ser o maior problema… lag é uma desgraça…