hhauhau… seu RPG parece bastante o meu quando comecei.
Fiz até um MapBuilder pra ele… devo ter o código fonte por aqui depois podemos conversar sobre isso.
E também não posso reclamar de tibia joguei durante 3 anos… até que hakiei (por engenharia social nada avançado) um cara mas eu não sabia que o cara tinha uns 35 anos e era amigo de infancia do meu padastro e o filho dele me viu jogando na lan house perto de casa e perguntou “como voce conseguiu tudo isso”.
Fudeu tudo… depois disso parei… mas hoje em dia é uma merda a ultima coisa que vi foi uma grave escrita “Here lies the RPG of this game.”
Acredito que o melhor seria passar as cordenadas pro server e deixar que o proprio server processe as cordenadas dos objetos no mapa e deixar para o cliente o trabalho apenas de renderizar o mapa e os objetos… ja que apenas esta tarefa de renderização ja é bem pesada… principalmente se for em 3D… e assim vc gera um melhor controle… validando e posicionando as coisas no server…
por favor isto não é um sistema crud… tire esta de mandar mensagens pro usuario dizendo que não pode passar pela parede isto é ridiculo…
apenas subtraia a posição do eixo… tipo a parede se encontra em xy(10,20), em xy(10,21) tem uma parede, arvore, muro ou qualquer coisa que não se possa passar no mapa… então quando o usuario tentar ir para xy(10,21) valide se isto é um caminho valido… neste caso subtraia a posição y em y-1… assim ficaria xy(10,20) denovo…
para um trabalho de faculdade ou algo do genero até seria… mas como um mmorpg de mercado ele é horrivel os graficos são péssimos, os barcos mais parecem palitos de sorvetes com chicletes preso… mesmo usando 8 bits daria pra fazer graficos e efeitos bem melhores…
até os jogos de atari tinham graficos melhores que tibia… e a penalidade por morte é muito grande… vc chega a perder lvl e seus melhores equipes quando morre… alem de pra upar de um lvl para o outro demorar seculos…
se for se inspirar em um mmorpg 2d se inspire em ragnarok… cujo é extremamente simples os tiles e mapas… mas tem uma excelente qualidade grafica para um jogo 2D… e tem uma boa jogabilidade…
Hehe tibia é bom sim veio, jogo faz uns 6 anos, o jogo ta cada ano melhor, os barcos nao parecem mais palitos, os graficos no geral estão melhores, mais é algo que nao me incomoda, a penalidade por morte foi revisada, esta melhor, mais eu ate gostava dos 10% aumentava o desafio. Upar level demora se vc nao saber como upar. :lol:
Ragnarock pra mim é coisa de viadinho, muito colorido e poluido.
E como você vai fazer para disfarçar o lag no seu cliente, digamos, se o ping for de 0,5 segundos? Ou seu jogo MMO só vai funcionar numa gigantesca rede local?
O cliente precisa mover-se assim que o jogador pressiona o botão. O servidor sempre receberá uma mensagem do que já aconteceu, no passado. O grande desafio do MMO é justamente lidar com esses atrasos e gerar uma versão consistente para ambos os jogadores.
Acho o tíbia um bom exemplo, você só desprezou o fato dele ter feito um enorme sucesso e ter uma comunidade gigantesca de jogadores. Ok, os gráficos são ruins, mas a implementação do MMO em si é perfeita. E a dificuldade de um jogo desses não está no gráfico, e sim, na rede.
ja esta um pouco mais avançado com a isometria implementada porem parado… tera um cliente 3d no futuro mais antes 2d e em mobile.
não viso o lucro e sim por prazer estou estudando muito atualmente… quanto eu voltar ao game… me preucupo com detalhes…
agora sobre o tibia… cara nao tem jogo que vicia mais que esse pela dificuldade… ragnarok pessoal joga 3 meses e para… mais eu me inspiro em todos e vou retirar o que eu achar de melhor de cara e mesclar.
[quote=Marky.Vasconcelos]True… tibia vicia pela dificuldade e pelo RPG(Pelo menos antigamente quando eu jogava) e ragnarok enjoa mais rapido.
O meu jogo tambem era meio Tibia-based e eu queria colocar os melhores elementos da maioria dos RPGs que eu conhecia.
Aquele sistema de skills do runescape eu achava muito legal.[/quote]
Entrando meio de intruso na discução, :lol:
Concordo com vc, esse sistema de skill do Runescape me fez ficar viciado nesse jogo por um bom tempooo a alguns anos atrás. os jogos online de hoje em dia carecem dessas coisas em minha opinião.
Concordo com vc, esse sistema de skill do Runescape me fez ficar viciado nesse jogo por um bom tempooo a alguns anos atrás. os jogos online de hoje em dia carecem dessas coisas em minha opinião.
[]s[/quote]
Hoje em dia o sentido dos MMOs são apenas ficar mais forte que os outros a medida que os graficos melhoram.
Ta na hora de criarem algo legal como antigamente.
[quote=Marky.Vasconcelos]
Hoje em dia o sentido dos MMOs são apenas ficar mais forte que os outros a medida que os graficos melhoram.
Ta na hora de criarem algo legal como antigamente.[/quote]
Nem adianta criar algo legal, normalemente quando se da mais enfase em historia, normalmente os graficos ficam piores. E eu já escutei muita gente dizer que escolhe jogo pelo grafico, não interessa se é 5 minutos jogados a cada 1 hr de video de alguma coisa…
Falando em jogos e evolução, só to vendo quanto tempo vai demorar pra essa nova tecnologia de imagens em 3D chegar aos jogos, pode ser até interessante e acredito que nem seja tão dificil de trazer isso para os games.
[quote=Felagund]Nem adianta criar algo legal, normalemente quando se da mais enfase em historia, normalmente os graficos ficam piores. E eu já escutei muita gente dizer que escolhe jogo pelo grafico, não interessa se é 5 minutos jogados a cada 1 hr de video de alguma coisa…
Saudades de RPG de mesa…[/quote]
Já jogou Dragon Age? Os gráficos são excelentes e a história não fica nem um pouco atrás. Dá para citar outros excelentes, como The Witcher. Mas realmente, não são MMOs.
O problema que teriam que dar um jeito das ações dos jogadores efetivamente alterarem o mundo onde os jogadores atuam. Já ouvi promessas assim, mas ainda estou para ver alguma funcionar de verdade.
Quando conseguirem isso, aí sim, poderemos ter histórias com ações e consequências num MMO. E eu espero estar lá para ver.
Já jogou Dragon Age? Os gráficos são excelentes e a história não fica nem um pouco atrás. Dá para citar outros excelentes, como The Witcher. Mas realmente, não são MMOs.
O problema que teriam que dar um jeito das ações dos jogadores efetivamente alterarem o mundo onde os jogadores atuam. Já ouvi promessas assim, mas ainda estou para ver alguma funcionar de verdade.
Quando conseguirem isso, aí sim, poderemos ter histórias com ações e consequências num MMO. E eu espero estar lá para ver. :)[/quote]
Não quis dizer que não existem historias e graficos bons num mesmo game hehhee, e não conhecia esses cara ai não, vou dar uma olhada com mais calma :D.
Sempre sonhei em um MMO onde os players fizem tudo, as lojas e talz, fossem baseadas nos players, e as aveturas maiores ficassem registradas no jogo, estilo os livros do tibia, mas a historia do game é escrita dia apos dia…
Bom, sonho meu hehehe, espero pelo menos ver jogos com maior liberdade de movimentação e iteração entre os players
ouvi falar que o Star Wars Galaxies era “quase” assim… imensos planetas e os players criavam suas próprias casas e cidades…
mas houve mudanças no jogo que acabaram com esse elemento…
tem o Eve onde a economia do jogo é totalmente dominada pelos players… mas você controla apenas naves…
acho que o grande desafio é conseguir dar esse poder ao jogador de alterar o meio ambiente e ainda assim permitir aos jogadores casuais ser “guiado”…sem muita imersão no jogo
E como você vai fazer para disfarçar o lag no seu cliente, digamos, se o ping for de 0,5 segundos? Ou seu jogo MMO só vai funcionar numa gigantesca rede local?
O cliente precisa mover-se assim que o jogador pressiona o botão. O servidor sempre receberá uma mensagem do que já aconteceu, no passado. O grande desafio do MMO é justamente lidar com esses atrasos e gerar uma versão consistente para ambos os jogadores.[/quote]
é verdade não pensei nisto de disfarçar os lags… isto deve ser o maior problema… lag é uma desgraça…