Dúvidas com busca Json

=(

faz um teste pra mim… no firebug do firefox (instale se não tiver) veja quais foram os cabeçalhos(headers) de request e response qdo vc faz a busca, pra ver se os encodings estão indo corretos

depois tenta só pra teste trocar o form para POST e ver se dá o mesmo erro

possuía o Firebug instalado mas não conhecia estas funcionalidades que você passou… mto bom

enfim, quando realizo a busca:

Cabeçalhos de Resposta
Server Apache-Coyote/1.1
Content-Type text/html;charset=UTF-8
Content-Length 3055
Date Thu, 13 Oct 2011 13:07:01 GMT

Cabeçalhos de Solicitação
Host localhost:8080
User-Agent Mozilla/5.0 (Windows NT 6.1; WOW64; rv:7.0.1) Gecko/20100101 Firefox/7.0.1
Accept text/html,application/xhtml+xml,application/xml;q=0.9,/;q=0.8
Accept-Language pt-br,pt;q=0.8,en-us;q=0.5,en;q=0.3
Accept-Encoding gzip, deflate
Accept-Charset ISO-8859-1,utf-8;q=0.7,*;q=0.7
Connection keep-alive
Referer http://localhost:8080/goodbuy/produto/busca?nome=josé
Cookie JSESSIONID=BEDDF5A6D1A37BB876CFB3CC7BA24DC5

No Accept-Charset ele deveria estar aceitando UTF-8 certo?

como está o seu form de busca?

[code]<form action="<c:url value="/produto/busca"/>">

[/code]

só pra teste, troque o form pra POST (e a lógica também) pra ver se tb fica com problemas de acentos

opa… faltou informar, já está tudo em POST.

outro detalhe, estou implantando as validações de campo em JS e também estão ocorrendo problemas com encoding.

Exemplo:

$('#produtoForm').validate({ rules:{ "produto.nome":{required: true, minlength: 3} }, messages:{ "produto.nome":{ required: "Campo obrigatório!", minlength: "O campo deve conter no mínimo 3 caracteres!" }

Nas messages, onde há acentuação, estão aparecendo com caracteres codificados também, creio que seja o mesmo problema que está interferindo na busca.

se vc submita o form sem javascript tá indo?

se eu digitar “josé” não vai… não aparece resultado.
se eu digitar, por exemplo, “jos” encontra perfeitamente.

faz o seguinte então…

baixe o blank project do vraptor, coloque a configuração de encoding do vraptor no web.xml (só ela), crie um jsp com um form simples com um campo de texto e submeta esse form pra uma lógica qqer. Na lógica imprima o texto e veja se os acentos estão ok…

(só pra saber, se vc imprimir a string que veio do seu form ela tá com os caracteres zuados?)

respondendo o fim do último post, a busca retorna o valor certinho, acentuado.

pesquisando no fórum, encontrei uma solução:

setar o contentType em ISO-8859-1 e o enconding como UTF, funcionou perfeitamente, tanto encontrou o resultado da busca com a acentuação, quanto também os validate do jquery mostraram as mensagens de validação acentuadas… \o/

Poréééém, quando eu tento inserir um novo, que tenha acentuação, ele aparece uma página de erros gigante do tomcat, o importante é:

java.sql.SQLException: Incorrect string value: ‘\xEF\xBF\xBDrio’ for column ‘produto’ at row 1

Ele não consegue gravar acentuado, perde o encoding novamente, mas agora em outro ponto.

se vc imprime a string no servidor, ela vem com os acentos corretos?