EJB 3.0 com ou sem Data Transfer Object

Você levantou uma questão interessante, mas até onde eu sei DTO’s nem foram feitos para resolver esse tipo de problema. Foram feitos para pura e simplesmente carregar dados com uma granulação mais grossa de uma camada remota a outra para evitar o overhead que ocorreria graças a múltiplas chamadas remotas.
[/quote]

Esse é o óbvio que alertei
" Ah, mas aí vem aquele papo blábláblá "

Não interessa pra que foram feitos. A questão é “resolve seu problema?” Pra que encher a sacola de patterns ou frases-prontas-de-efeito se não resolve teu problema?

[quote]
E com a minha (pouca) experiência, eu ainda não consegui fazer uma abstração tão poderosa quanta essa que você pretende. Se eu chegar a fazer uma alteração tão profunda no domínio do sistema, provavelmente eu teria que refatorar todo o sistema. Mas isso num caso extremo certo? Tipo, eu começo a fazer um sistema de automação comercial e termino com uma loja virtual! :lol: [/quote]

Pra isso que existem testes.
Se teu negócio muda, tu vai refatorar e pronto. sempre rodando teus testes… Ah, e acredite, ele muda pra caralho.

O que eu defendo é uma classe que contém todo conteúdo que eu desejo apresentar. Ao invés de passar os 12 POJO, que estão envolvidos em uma suposta transação, contendo poucos dados de cada. Ou ainda, alguma informação sobre como a transação procedeu, vou guardar onde? (essa pergunta cai bem como ensejo para uma resposta curta, alfinetando… rsrs…)

[quote=RafaelRio][quote=seufagner]
Não interessa pra que foram feitos. A questão é “resolve seu problema?” Pra que encher a sacola de patterns ou frases-prontas-de-efeito se não resolve teu problema? [/quote]
Eu penso da mesma forma. Na verdade quem está falando em patterns é você, com o DTO. Eu não citei nenhum. Muito pelo contrário, disse que com entity beans não precisaria de mais um pattern - o DTO.

[quote=seufagner]
Pra isso que existem testes.
Se teu negócio muda, tu vai refatorar e pronto. sempre rodando teus testes… Ah, e acredite, ele muda pra…[/quote]
Sim, claro. E esse é mais um motivo para eu não usar DTO’s. Está muito fácil testar entity beans, já que rodam fora do container.

[quote]Esse é o óbvio que alertei
" Ah, mas aí vem aquele papo blábláblá "[/quote]
Esse é o tipo de coisa que escrevem quando começam a faltar argumentos técnicos para se defender uma idéia. E me mostra onde está a frase pronta (de efeito eu sei que foi).

[EDITADO]
E seja feliz com os seus DTO’s! :stuck_out_tongue:
[/EDITADO][/quote]

já esperava pelo óbvio ululante
me ausento dessa discussão, que pena
tsc… esse povo de ti…