[quote=mark_domi][quote=YvGa]
Péssimo artigo.
P.S. Desculpe desviar o assunto do topico, mas é ruim deixar algumas coisas passarem em branco para nao confundir quem esta estudando e passando por aqui.[/quote]
Concordo que este artigo não é dos melhores.
mas concordo também com a Anime.
Metodologias ágeis não propoem a extinção da documentação, mas também não propoem a documentação completa do sistema como no caso do RUP que não é agil nem cascata como propos nosso amigo YvGA.
a Proposta da maioria das metodolias ágeis é você documentar o que realmente é necessário, para isso vc precisa conhcer o projeto como um todo e conhecer a notação que eu acho que foi o real objetivo do artigo, mostrar a notação e não a metodologia (Metodologia = Notação + Processo).
Porem, conhecendo um pouco melhor o Processo Unificado ou suas extenções como o RUP, você vai perceber que a proposta de colaboração continua com o usuário e Processo de responder a mudanças, que são dois dos quatro itens do manifesto agil, estão presentes no Processo Unificado (e no RUP).
O Processo Unificado defende a Documentação abrangente (contrario ao manifesto agil), porem ele é feito para projetos de Grandes proporções com mais de 50 Desenvolvedores, e NÃO É cascata.
Espero ter esclarecido algumas duvidas, e deixando o fanatismo de lado.
[/quote]
Veja como o artigo fala em fases, em “passar para o desenvolvedor”, sugerindo nitidamente um processo tipo linha de produção. Isso pra quem ja tem alguma vivencia em desenvolvimento de software sabe perfeitamente que nao funciona, que trava o processo, que torna qualquer alteração de requisito num tormento.
Eu não defendo o fim da documentação, eu defendo o fim da documentação como propõe o artigo, cheio de desenhos que vão para o fundo da gaveta ja no começo do projeto, desenhos que no primeiro release já estarão completamente ultrapassados em relação ao que foi implementado.
Não há documentação melhor para um sistema do que um TestSuit bem feito.
UML é ótimo para comunicação, falar sobre algo complexo fazendo alguns desenhos para se certificar que todos entenderam, até guardar esses desenhos se for o caso.
Agora se é para ficar no fundo do armário criando pó, ou pior, alguem ter que manter só pelo simples prazer de manter, eu sou absolutamente contra.
E nao, o artigo nao se propoe apenas a mostrar a formas de notação, ele discorre longamente sobre como a documentação e o Big Design Up Front são importante para os desenvolvedores conseguirem entender o que é pra ser feito.