GUJ Discussões   :   últimos tópicos   |   categorias   |   GUJ Respostas

Então você gostaria de estudar para certificação?

Olá srs.
Eu estou no último ano da faculdade, e estou querendo me especializar em java, para isso eu quero fazer a certificação. Pois bem gostaria de saber de voces,

  1. Com quanto tempo, tomando por base duas horas diarias de estudo, eu consigo estar mais ou menos preparado para a certificação?
  2. Qual a técnica que voces estao utilizando para se organizar para a certificação?
  3. Como eu sei que já estou pronto para a prova?

Fico grato pela atenção de voces, e me desculpem se eu cometi alguma falta inadivertidamente perguntando neste tópico

é o seguinte…com relação ao tempo depende de pessoa pra pessoa, por exemplo, se vc tiver alguma experiência em programação java acho que vc fica pronto em 1 mês e ai tira uns dias pra fazer mocks, quanto ah técnica acho q naum tem uma específica, cada um faz de um jeito, tem gente que estuda somente nos fins de semana outros nas férias, depende da ocupação, se vc for uma pessoa muito ocupada, q passa o dia vendo código e quebrando a cabeça pra resolver problemas, talvez vc chegue meio cansado em casa a noite e naum estude, mas no meu caso, como agora ando muito ocupado, tento ler alguma coisa todo dia só pra naum dar mole, mas nos fins de semana arrebendo estudando, jah tirei minha SCJP 5.0 e agora estou estudando para SCWCD 1.4. como naum sou fera no inglês estou estudando um pouco de inglês, estou pronto para o exame, no momento estou fazendo apenas mocks e revisões dos assuntos mais cabeludos do exame. Você estará pronto quando estiver confiante em vc mesmo e tirando boas % em mocks, um dos melhores é o Wizlabs é pago mais vale a pena, quando aq certificação tirar, tire a scjp 1.4 que é mais fácil, e lembrando, sei que é dificil mas quando for fazer o exame tente ficar calmo, principalmente logo no inicio, pegar 10 perguntas dificeis logo no inicio pode desequilibrar qualquer pessoa, isso também faz parte do exame da sun, eles tentam deixar vc nervoso no inicio do exame, entaum…pensamento positívo e bola pra frente.

Tirar uma certificação requer muito esforço e dedicação, também ando meio ocupado, mas sempre que tenho uma folga dou uma estudada. Estou estudando para a certificação SCJP 5.0 há pouco mais de 15 dias, sei que ainda estou no início, mas como agendei minha prova para janeiro de 2008, tenho um bom tempo de preparação pela frente.

Muito bom , brigadão :lol:

amigos do guj gostaria de saber de onde eu começo para tirar a prova de certificação, ja estudo java a 8 meses e no curso que eu faço me disseram que antes de tirar a scjp tem que tirar uma prova de certificação o.o isso procede?ou posso ir direto pa scjp? por que nao tina ouvido falar nessa prova de orientação a objeto!por favo me ajudem!!agradeço a todos!!

Fala galera blz,

Eu fiz um resumão de um livro de certificação, o (SCJP Exam for J2SE 5: A Concise and Comprehensive Study Guide for The Sun Certified Java Programmer Exam). O livro é bem simples e direto, também estudei pelo SCJP da Katty Sierra que também é muito bom.

No meu blog postei o resumo do livro (Resumo SCJP5.0). Ele pode ser usado como uma revisão pra prova.

Boa sorte a todos.

PS: Tirei a certificação no fim de 2008.

wbjava,

Você tirou a certificação versão 1.6?
Você teria uns links para indicar, como no primeiro post desse tópico, mas algo mais atulilzado (pois o primeiro post é de 2003! e muita coisa mudou desde então).

flw-te

Opa blz buiutripa?

Seguinte cara eu tirei a SCJP 1.5 mesmo, na época estava sendo lançada essa certificação, mas pelo que eu li em alguns fóruns, o pessoal diz que se estudar para a 1.5 dá pra tirar a 1.6 de boa.

Abaixo tem um post do meu blog com alguns links de simulados/mocks pra certificação 1.5.

Espero ter ajudado.

Ola pessoal.

Continuando no foco do Daniel de ser um post de referências para as certificações.

Abaixo vão alguns posts que achei interessante.

SCJA - Sun Certified Java Associate

http://www.guj.com.br/posts/list/96269.java
http://www.guj.com.br/posts/list/81916.java
http://www.guj.com.br/posts/list/102624.java
http://www.guj.com.br/posts/list/83024.java
http://www.guj.com.br/posts/list/114088.java
http://www.guj.com.br/posts/list/101043.java
http://www.guj.com.br/posts/list/130823.java

SCJP - Sun Certified Java Programmer

http://www.guj.com.br/posts/list/98930.java
http://www.guj.com.br/posts/list/77700.java
http://www.guj.com.br/posts/list/40358.java
http://www.guj.com.br/posts/list/109989.java
http://www.guj.com.br/posts/list/70439.java
http://www.guj.com.br/posts/list/77700.java
http://www.guj.com.br/posts/list/73610.java
http://www.guj.com.br/posts/list/24578.java
http://www.guj.com.br/posts/list/90300.java
http://www.guj.com.br/posts/list/117640.java

SCWCD - Sun Certified Web Component Developer

http://www.guj.com.br/posts/list/114207.java
http://www.guj.com.br/posts/list/97882.java
http://www.guj.com.br/posts/list/76086.java
http://www.guj.com.br/posts/list/116049.java
http://www.guj.com.br/posts/list/97451.java
http://www.guj.com.br/posts/list/111040.java
http://www.guj.com.br/posts/list/60966.java
http://www.guj.com.br/posts/list/91189.java
http://www.guj.com.br/posts/list/126451.java
http://www.guj.com.br/posts/list/99641.java
http://www.guj.com.br/posts/list/87598.java
http://www.guj.com.br/posts/list/58167.java
ttp://www.guj.com.br/posts/list/143337.java
http://www.guj.com.br/posts/list/144398.java
http://www.guj.com.br/posts/list/122847.java

SCBCD - Sun Certified Business Component Developer

http://www.guj.com.br/posts/list/56345.java
http://www.guj.com.br/posts/list/123796.java
http://www.guj.com.br/posts/list/51379.java
http://www.guj.com.br/posts/list/132419.java
http://www.guj.com.br/posts/list/66218.java
http://www.guj.com.br/posts/list/81114.java
http://www.guj.com.br/posts/list/88861.java
http://www.guj.com.br/posts/list/127670.java
http://www.guj.com.br/posts/list/131453.java
http://www.guj.com.br/posts/list/133174.java

Lembrando que o crédito é dos autores, só centralizei-os.

Bons Estudos Galera.

Abraços. :smiley:

Por onde eu devo começar para ter uma certificação?
Moro em Mineiros - GO e aqui não tem nada sobre programação.

muito bom esses materias obrigado!

:thumbup:

[]'s

Pessoal, bom dia!

Estou estudando para a Certificação SCJP pelo livro da Kathy, que é muito bom por sinal. Mas estou tendo dificuldades de entender o Polimorfismo como é mostrado no livro. Gostaria de saber se alguem tem exercícios específicos sobre Polimorfismo. Eu já tenho os exercícios do TestKiller, mas são muitos e misturados. No momento estou precisando apenas de Polimorfismo.

Obrigada desde já!

Att,
Damiana

Otimo Topico

Valeu, é o que estava precisando :smiley:

Fico me perguntando se os links indicados ainda são recomendados, 9 anos depois…

Exato. Já está na hora de colocar links atuais e sobre java 7.

o que eu me pergunto é quanto deve estar ganhando um desenvolvedor desses, com 9 anos de experiência…
aí vem uma galera depois e fala que programar não dá dinheiro, aham, sei…

dizem que agora tem que fazer um curso oficial oracle para poder tirar a certificação java, alguem sabe disso? essa informação procede? se for, entao autodedata nao pode mais tirar certificação?

É minha dúvida também, mas, tiro essa dúvida hoje com o Tio Google.