[quote=thingol]Neste artigo no Artima, Bruce Eckel disse que a analogia mais correta a ser feita com o ato de escrever software é o próprio ato de escrever - todos podem escrever, mas nem todos têm o dom de ser escritores.
[quote=Bruce Eckel]
Most people can put words together into sentences. They can communicate adequately without being great writers. Most programmers can write some kind of program. It probably won’t be very good, but most companies don’t really need it to be very good. Most companies only need basic programming skills. A college degree in computer “science” from anywhere is good enough, and the job is just a job. It doesn’t require much in the way of continuing education, conferences, workshops, or someone who is so interested in the craft of programming that they are always trying to learn more.
Such people can write, but it’s just basic writing. They are not essayists or novelists – and keep in mind that there are lots of articles and novels that get published that are not particularly well-written or worth reading. Obviously such things seem to sell well enough to make the effort and risk worthwhile all around.
But someone who dedicates themselves to writing, who goes through the struggle of figuring it all out and discovering their own place in the world – this is a very different kind of writer (of prose or programs) than the average programmer. This person can produce more functionality faster, and the results will be clearer and deeper than ordinary code.
[/quote][/quote]
Assim como políticos, alguns escritores podem escrever apenas o que seu público quer ouvir.
Nesse caso, não posso considerar tal pessoa boa escritora.
O que determina a qualidade de um livro ou música? Segundo o Regis Tadeu, o sucesso de um cantor não reflete na qualidade de sua música.
Algumas pessoas podem tentar o quanto quiserem ser sommeliers, mas se não tiverem o dom…
Mesmo que sejam boas no que fazem, não poderão agradar a todos. Que tenham a sorte de não desagradar a elite.
[quote]
Eu também tenho 17 anos e estou entrando na linguagem de programação agora… mais uma dúvida que eu tenho é quando falam assim: TIRE UM TEMPO LIVRE LEIA E PROGRAME.
– Eu estou entrando em programação agora tentando entender e talz… então me explica quando uma pessoa fala pra eu começar a programar eu faço o que ?
Como eu vou começar a programar ? sem ter nenhum livro ou algo do tipo que possa me ajudar ! ? espero que tenham entendido pois estou com sono já são 04:30 né ^^[/quote]
Por favor, não ressuscite tópicos. Você desenterrou um de 2009.
Você tem na internet inúmeros livros e tutoriais de programação. Basta procurar um deles e aprender a programar.
Para quem está começando, recomendo ler o Thinking in Python do Eckel: http://www.mindview.net/Books/TIPython
Se você tem problemas com o inglês, procure um livro ou apostila de algoritmos. Ou vídeos no youtube…
Hoje em dia não dá para dizer que você não tem material por aí…
Desculpe, Vinny, por continuar este tópico que foi ressuscitado…
É que este assunto é bastante interessante.
Uma coisa que observo é que ler melhora o raciocínio. Ler todo tipo de livro, faz você aprender a acompanhar o raciocínio do autor e raciocinar melhor. Claro que há livros melhores, mais bem escritos, mas com a prática da leitura a pessoa vai lendo livros mais elaborados.
Outro ponto interessante é que muito da dificuldade que as pessoas têm em matemática não está na matemática em si, mas em português! Quando as pessoas precisam resolver um problema de matemática, antes de mais nada precisam entender o problema. E aí é que está a dificuldade de muita gente, em ler e entender o que está lendo.
Então acho que programar é também uma forma de comunicação. Você precisa aprender uma linguagem para programar, assim como você precisa da linguagem para falar, ou de outras linguagens para outras situações, como a linguagem da música.
A programação precisa ser precisa para que o computador a execute corretamente, mas ao mesmo tempo precisa ser clara, para que outros programadores a entendam quando forem dar manutenção.
Se os programas forem mal escritos, com o tempo começam a virar colcha de retalhos, ninguém entende, e fica uma coisa impossível de manter.
Então acho que a comparação é válida. A programação comunica o raciocínio que a pessoa utilizou para resolver o problema. Essa comunicação precisa ser bem feita para ser entendida depois. Claro que nem todo mundo vai ser um astro da programação, assim como os astros da literatura. Mas com a prática, com a dedicação, as pessoas podem escrever programas melhores, mais fáceis de entender e manter.
Se isso é valorizado nas empresas, é outra questão…
Bom, já que desenterraram este tópico, só vou traduzir a citação do Bruce Eckel, porque, analisando o que muita gente acabou dizendo neste tópico, poucos efetivamente leram a citação, e menos ainda leram o artigo original. Embora hoje exista o Google Translator, muita gente ainda se recusa a usá-lo (como se vê pela quantidade de gente que exige que “ah, eu queria alguma coisa em português )”