Estaria JAVA com os dias contados?

[quote=fabiocsi]
Agora, eu que nao conheco ruby, queria saber de uma coisa: Em se tratando de aplicações Desktop, vc acessa periféricos (scanner, web-cams, micro-terminais), conversa com a porta serial,e blablabla 30x mais rapido que Java tb?[/quote]

E no caso do Java, você faz isso? Até onde eu sei, mesmo o javax.comm precisa de extensões (lê-se JNI e dlls encardidas) para você acessar periféricos. Ou seja, quem faz o acesso mesmo é um código não portável e C++, não um recurso nativo da linguagem com implementações em todas as VMs suportadas pela Sun.

Tente acessar qualquer tipo de hardware diretamente com o Java - portas USB, joysticks, acesso pino-a-pino a paralela - sem qualquer tipo de JNI e verá bem o que estou falando…

Ahm? Ruby não foi feito para a Web, Rails, que é um framework, sim, mas até então existe 8923243 frameworks feitos para web em java.

Galera, essa discursão é comun em todos os lugares… Bem sou defensor do seguinte.

é inquestionavel que java é uma linguagem que demanda experiencia para se trabalhar de forma satisfatória. é bem verdade que é possivel fazer as coisas em java, mas em java o problema é que ou vc faz direitinho ou não faz. Digo isso porque? bem em outras linguagens temos tantas artimanhas pra fazer o que nossos clientes querem que elas muitas vezes acabam sendo faceis de usar. De forma alguma estou fazendo apologia a programar-mos usando gambiarras, só que com java, pra vc fazer certas coisas muitas vezes tem que analisar varias domentações muitas vezes confusa, o que acaba fazendo com que haja dois tipos de desenvolvedores java. Os que sabem o que estão fazendo, e os que não tem muita ideia do que estão fazendo e colocam o código meia boca pra funcionar. Eu acredito que isso é particularmente ruim.

Querem saber, desculpas mas já me extendi demais…
sinceramente espero que java não morra, pelo menos não antes de mim #) hehehhehe… Já não tenho muito saco pra investir em outra tecnologia :stuck_out_tongue:

[]s

herbertpimentel, agora, pensar assim é deveras minimalista… Acredito que muitas outras tecnologias virão, cada qual para o seu propósito, e por isso, umas funcionam em alguns aspectos melhores, mais dinâmicas, mais fáceis ou mais robustas que outras. Eu penso um pouco diferente, acredito que devemos investir parcelas do nosso tempo em outras tecnologias, ao menos para conhecê-las… É ou num é pcalcado (blog rs)?

[quote=ViniGodoy][quote=fabiocsi]
Agora, eu que nao conheco ruby, queria saber de uma coisa: Em se tratando de aplicações Desktop, vc acessa periféricos (scanner, web-cams, micro-terminais), conversa com a porta serial,e blablabla 30x mais rapido que Java tb?[/quote]

E no caso do Java, você faz isso? Até onde eu sei, mesmo o javax.comm precisa de extensões (lê-se JNI e dlls encardidas) para você acessar periféricos. Ou seja, quem faz o acesso mesmo é um código não portável e C++, não um recurso nativo da linguagem com implementações em todas as VMs suportadas pela Sun.

Tente acessar qualquer tipo de hardware diretamente com o Java - portas USB, joysticks, acesso pino-a-pino a paralela - sem qualquer tipo de JNI e verá bem o que estou falando…[/quote]

Eu sei bem o que vc esta falando… acredite…

E esclarecendo: quando eu perguntei se o ruby fazia isso 30x mais rapido, estou fazendo uma comparação com Java… em momento nenhum afirmei que e bom, ou rapido fazer isso em Java… ate pq em todas as implementações que fiz ate hoje tive q fazer com C + JNI mesmo…

bom… me interessei mais pelo ruby :wink:

Ué, eu sempre achei que Java te da muita liberdade para fazer besteira e gambiarras :roll:

Cara, quanta besteia tão dizendo, meu Deus. Digamos que o Java morra. E dai ? Estuda Ruby, estuda Python, estuda sei lá o que for …

To ouvindo que o COBOL vai morrer desde que eu comecei com TI eu acho.

Papo inútil … :shock:

é…assunto complicado…

eu trabalho na maior importadora de tecidos da america latina…adivinha o que usamos lá???

Visual Fox Pro!!! Linguagem q a micro… ja nem da mais “suporte” com bd sqlserver… da la seus paus mas atende as necessidades.

acho q não é hora de pensarmos na extinção do Java.

:slight_smile:

Putz, Ruby ainda existe? Não tenho tido tempo de vagar pelos foros da internet, logo tinha quase certeza que isso tinha se extinguido, pois jamais ouvi sequer uma palavrinha a respeito em muitos meses. Só vejo a respeito quando venho aqui no GUJ.

Esse pessoal de linguagens scripts é meio pancada, eles pensam que programação é simplesmente sentar na frente do computador e sair digitando. Eles pegam uma solução estilo “wizard do Word”, isto é, “next->next->finish” e usam como exemplo quando comparam com o Java, todo (haha!) o Java diga-se de passagem. É exatamente isso que existe nos vídeos citados. Na vida real é bem diferente.

O que queima mais o filme do Java não é a linguagem em si mas essa cambada de “freimeuorcólatras”, que dizem por aí que sem uma lista de meia dúzia de frameworks e bibliotecas nada decente pode ser feito. Eles perderam totalmente a noção do que é analisar um problema e produzir uma solução, para eles é simplesmente jogar uma meia dúzia siglas aqui e ali e está pronto. Pode reparar que sempre que querem criticar o Java usam algum exemplo com Spring ou algum framework bloated.

Não acho que Java vai acabar tão cedo. Nenhuma das pessoas que conheço, entre amigos e conhecidos do trabalho, sequer mencionam essa porcaria. Acho que eles ainda estão se recuperando das porcarias feitas em Perl (eca!).

São duas culturas de desenvolvedores diferentes. O pessoal do script eu realmente não entendo. Pior do que ver os seus códigos é vê-los programando em Java, pois se recusarão até a aprender coisas básicas como usar o IDE e sairão xingando o Java por ser “complicado” (isto significa: não consigo fazer coisas rápidas e porcas como fazia no script). Java requer um pouco de raciocínio.

Nossa, o troll voltou e ainda não sabe usar o google nem conhece o principal site da comunidade Java e .Net da atualidade, nem o site da Sun ele vê. Eu perguntaria se você só lê Info, mas mesmo a Info tem coisas sobre Ruby.

Acho que é melhor perguntar se você não mora na China e o governo te esconde informação, porque tá difícil de engolir esse bashing aí. Mas ok, Troll é Troll, não estávamos com saudades de você, thiagosc, mas já que você voltou a encher nosso banco de dados de besteiras sem nexo vamos continuar te ignorando. Have fun.

(btw: em um ano de discussão você ainda não mudou seus pseudo-argumentos (uma forma carinhosa de se referir ao que você escreve) que já foram destruídos em zilhões de threads? tsc tsc tsc)

Legal ver o Thiagosc aqui. Pensei que ele tinha abandonado tudo e seguido sua vocação de açougueiro.

[quote=Maracuja]COBOL é imortal!!! auHAUIhaUIAHauiH
[/quote]

Pois é! Tem um caso de um filho trabalhar num sistema COBOL para corrigir um “bug do milênio” causado pelo pai dele (já aposentado), há 20 anos atrás!

Haha. Estou falando sério! Ninguém que eu conheço ou nas empresas que conheço sequer fala de Ruby, nem para criticar. Total indiferença.

Esse pessoal da internet fica lendo a mesma meia dúzia de foros e blogues e acha que “todo mundo” usa ou fala disso. Parece o doido do criador do Rails (esqueci o nome dele) que achava que existia um estigma em usar Windows (!!), e todos os desenvolvedores Web usariam Mac OS. Como isso é possível? Haha. Só se for com a meia dúzia de amigos dele.

Esse pessoal viaja.

Cheguei a conclusão de que essas idéias a respeito de linguagens seguem a lógica do “santo de casa não faz milagre” e que muitos acreditam que serão “mais inteligentes” se fizerem afirmações “estilosas” sobre outras linguagens. Talvez para mostrar conhecimento.

Toda linguagem tem os seus prós e contras e, muitas vezes, não são problemas tecnológicos. Vejam por exemplo Lisp, ele é muito bom mas existem diversos problemas em usá-lo, como por exemplo o fato de que algumas bibliotecas são realmente um lixo (I/O) ou inexistem. A linguagem mesmo, apesar de na teoria ser simples, pode complicar bastante um projeto por causa da tal da “liberdade”. Como produto a falta de padronização causou seu fracasso, apesar de estar a frente de seu tempo.

Mas isso impede que falem que “Java sucks” porque não tem o recurso X?

A mesma coisa acontece para várias linguagens “inimigas” do Java. Eles não conseguem adaptar a sua mente para a situação à sua frente.

Muitas coisas poderiam ser melhores em Java, e talvez por interesse de determinadas companhias não são. Mas mesmo assim muitas das críticas são infundadas e as comparações descabidas (como nos vídeos). O apelo à “liberdade” que fãs de outras linguagens dão não significa absolutamente nada na área de Computação, pois você quer resolver problemas e não escrever um poema. O que está sendo avaliado não são “truques espertos”, mas a capacidade de se fazer um sistema com a qualidade necessária.

Fico imaginando o banzé que seria se alguma linguagem script fosse a preferência para a maioria das coisas. Imagina adicionar métodos on the fly… putz. Ainda acham isso bonito.

Bão, se java morrer ótimo melhor pra mim :slight_smile: outro mercado será criado e os valores serão reajutados, como no começo.

Menos oferta maior a valorização , capitalismo funciona assim …

Na verdade até gostaria, ótima oportunidade de faturar um $$ :stuck_out_tongue:

Tá falando do mesma linguagem que eu penso estar?!
http://www.python.org (lado direito da página, dá uma olhada)
Acho que na NASA eles não trabalham somente com “Hello Earth!”.

E sobre a thread, não acho tal coisa plausível em menos de 10 anos. :wink:

[quote=palilo]OPa,

esses dias achei dois videos e fiquei muito intrigado para saber se realmente JAVA é assim tao ruim em relação a linguagens mais novas, no caso python e ruby, como o autor descreve.

Gostaria de saber da opinião do pessoal mais experiente para saber se realmente acontece o que o narrador diz ou se ele fez de maneira que dificultasse mais o desenvolvimento em JAVA.

seguem os links:

Se livrando do vicio:

Construindo aplicações web:
http://oodt.jpl.nasa.gov/better-web-app.mov

Os videos estão em ingles e é melhor baixar e assistir na maquina pois os arquivos sao grandes…

Espero começar uma discussão saudavel aqui, se vc for ignorante por favor nem poste :wink:

t+
[/quote]
1 - Mesmo que o java morra um dia, pois nada é eterno, vai ter muita manutenção para fazer ainda. Não se preocupe com isso…
2 - Rails realmente é um framework fantástico. Mas serve para fazer aquilo que se propõe e ponto. Se o Rails não te atende, esquece…
3 - O Java está muito complexo, estão utilizando um caminhão para onde um fusquinha atendia. Isso é preocupante.

[quote=Java Vinicius Machine]Tá falando do mesma linguagem que eu penso estar?!
http://www.python.org (lado direito da página, dá uma olhada)
Acho que na NASA eles não trabalham somente com “Hello Earth!”.[/quote]

Isso não significa nada, eles podem simplesmente usá-lo para qualquer sisteminha web simples de controle de estoque que qualquer PHP daria conta.

Lembro-me inclusive the a Nasa também usou o Java para algumas coisas (era com imagens e o Java 3D?), mas isso não significa que estejam enviando robôs para Marte rodando aplicações Java ME.

Controle de estoque?! Só se for do estoque de café dos caras!

[quote=Thiagosc]
Isso não significa nada, eles podem simplesmente usá-lo para qualquer sisteminha web simples de controle de estoque que qualquer PHP daria conta.

Lembro-me inclusive the a Nasa também usou o Java para algumas coisas (era com imagens e o Java 3D?), mas isso não significa que estejam enviando robôs para Marte rodando aplicações Java ME.[/quote]

Vejamos:

http://www.python.org/Quotes.html