Sim, mas vc precisa que eles saibam para onde ir, quando a tela crescer.
Por exemplo, a tabela e os botões ali embaixo, devem descer. Se a tela ficar mais larga, os botões deveriam se posicionar a esquerda? Ou deveriam aumentar seu espaçamento de maneira uniforme?
Já a tabela do lado esquerdo, não. Ela deveria se manter a esquerda e no topo. E ela nunca vai criar scrollbars, mesmo que o JFrame fique mais estreito (ou vai?).
O JScrollPane deveria crescer, e ocupar toda a área disponível na tela.
É esse tipo de informação que os layout managers gerenciam. Como cada componente está ancorado e como eles reagem ao redimensionamento da janelas. Você até pode tentar fazer esse tipo de cálculo usando o null layout. Mas dá mais trabalho do que aprender a usar os layout managers de uma vez. Sendo que com eles em pouco tempo você estará deixando todas as janelas do seu sistema redimensionáveis e multiplataforma.
Mas me tira uma duvida, quando eu utilizar um layout, quando eu redimensionar a minha janela, tanto as posições como os tamanhos dos objetos inclusos dentro desse frame serão atualizados, ou apenas a nova posição será atualizada?
Depende do que você configurar, e do layout manager que você escolher. Geralmente, fazemos uma combinação de layout managers (flowlayout + gridbaglayout + borderlayout), ou usamos um layout manager mais poderoso, como o MigLayout.
Mas tanto o GridBag, quanto o Mig dão à você a possibilidade de dizer se você só quer que a posição mude, ou se o tamanho também deve se esticar ou reduzir.
Se eu tiver um JScrollPane e quiser que ele aumente junto com a janela, qual layOut eu devo usar? Eu vi que o SpringLayOut faz isso, porém não sei como usá-lo apenas para esse JScrollPane. Alguém pode me dar um exemplo?