estou estudando Hibernante e cheguei num empasse q não sei como resolver.
Bom o problema é o seguinte, tenho um objeto Estado que tem uma lista de Cidades. E num relatório que estou desenvolvendo, o usuário poderá escolher entre Imprimir todos os estados ou selecionar um. Quando ele seleciona imprimir todos, o relatório é impresso com uma lista de todos os estados registrados.
Quando ele seleciona um estado, ele pode também selecionar entre imprimir todas as cidades do estado, ou selecionar uma (isso pq o relatório na realidade imprimi mais ou menos assim Estado -> Cidade -> Bairro -> Endereco). O problema é que eu preciso que seja listado somente a cidade desejada.
Eu não sei como montar o HQL para fazer com que a lista de cidades do estado, só contenha a cidade informada.
Eu faria assim: imaginando que voce tenha uma chave de identificacao de seus entities (estou supondo que seja um inteiro dado por cidadeId). Nao é a forma mais elegante, mas resolve!
try{
Query query = session.createQuery("select cidade from Cidade cidade, Estado estado where estado.cidade = cidade and cidade.id = ?");
query.setParameter(1, new Integer(cidadeId))
Cidade cidadeEscolhida = (Cidade)query.uniqueResult();
}
catch(HibernateException he){
//faca o que quiser
}
Mas provavelmente voce tenha algo assim:
Cidade cidadeEscolhida = null;
try{
List<Estado> listaDeEstados = session.createCriteria(Estado.class).list();//em algum momento voce tem que pegar os estados da base de dados para exibir para o usuario
outer:
for (Estado estado : listaDeEstados())
for (Cidade cidade : estado.getCidades())
if(cidade.getId()==cidadeId){//aqui voce pega a cidade escolhida pelo usuario
cidadeEscolhida = cidade;
break outer;
}
}
catch(HibernateException he){
//faca o que quiser
}
dentre as cidades que o estado 1 tem, ele quer que imprimar a cidade 20
como estou utilizando o JasperReport, eu fiz uma estrutura de relatório baseada na seguinte maneira:
Relatório base, lista os estados