Filtrar os itens de uma lista dentro de um Objeto

Boa tarde Pessoal

estou estudando Hibernante e cheguei num empasse q não sei como resolver.

Bom o problema é o seguinte, tenho um objeto Estado que tem uma lista de Cidades. E num relatório que estou desenvolvendo, o usuário poderá escolher entre Imprimir todos os estados ou selecionar um. Quando ele seleciona imprimir todos, o relatório é impresso com uma lista de todos os estados registrados.
Quando ele seleciona um estado, ele pode também selecionar entre imprimir todas as cidades do estado, ou selecionar uma (isso pq o relatório na realidade imprimi mais ou menos assim Estado -> Cidade -> Bairro -> Endereco). O problema é que eu preciso que seja listado somente a cidade desejada.

Eu não sei como montar o HQL para fazer com que a lista de cidades do estado, só contenha a cidade informada.

desde já agradeço

Eu faria assim: imaginando que voce tenha uma chave de identificacao de seus entities (estou supondo que seja um inteiro dado por cidadeId). Nao é a forma mais elegante, mas resolve!

try{
   Query query = session.createQuery("select cidade from Cidade cidade, Estado estado where estado.cidade = cidade and cidade.id = ?");
   query.setParameter(1, new Integer(cidadeId))
   Cidade cidadeEscolhida = (Cidade)query.uniqueResult();
}
catch(HibernateException he){
   //faca o que quiser
}

Mas provavelmente voce tenha algo assim:

Cidade cidadeEscolhida = null;
try{
   List<Estado> listaDeEstados = session.createCriteria(Estado.class).list();//em algum momento voce tem que pegar os estados da base de dados para exibir para o usuario
   outer:
   for (Estado estado : listaDeEstados())
      for (Cidade cidade : estado.getCidades())
         if(cidade.getId()==cidadeId){//aqui voce pega a cidade escolhida pelo usuario      
            cidadeEscolhida = cidade;
            break outer;
         }
}
catch(HibernateException he){
   //faca o que quiser
}

ate mais

Boa tarde Vini

Bom não bem assim que eu preciso…