Suponho que não há defesa do JSF que rebata os itens que o prezado Kicolobo levantou, eu trabalho com JSF 1.2 e já passei por todos esses problemas também (hoje eu trabalho tambem com o Jboss Seam que ajuda demais em várias coisas)…componentes realmente sao difíceis de criar (ou no mínimo nao é algo nada trivial), o HTML cuspido (literalmente) muitas vezes dificulta trabalhos de otimização da página, fazer tudo via POST atrapalha pra caramba (fiz muitas gambiarras pra contornar isso), o desenvolvimento visual eu nem lembro que existe no Eclipse de tão ruim, e o faces-config.xml, ai, ai… :lol: .
Mas como tinha dito, Javascript nao é minha praia e os frameworks de componentes que existem por aí me poupam do grosso desse trampo desgraçado (sem ofensa Kicolobo ). Se eu tivesse do meu lado um expert nisso eu nao me importaria de programar o controller com servlet puro, hehe. Enfim, assim como o JSF me ajuda um bocado, dificulta em outros detalhes…é duro. Penso que cada caso é um caso, como você disse, e assim como existe o JSF pro bem ou pro mal, tambem há os frameworks com outra abordagem de aplicação Web, o interessante é conhecer em que cenário um se sairia melhor que o outro…O que seria do verde se todos gostassem do amarelo né? :lol: (embora eu admita que meu coração esteja mais ao lado do JSF + Seam, hehe)
Hã, outra coisa prezado Kicolobo, nas suas aulas voce pretende abordar “a fundo” a linguagem Groovy? Claro que obrigatoriamente ela será abordada, mas a sua idéia é focar na linguagem ou no funcionamento geral do Grails?
Obrigado…