Guia em vídeo de Grails

Suponho que não há defesa do JSF que rebata os itens que o prezado Kicolobo levantou, eu trabalho com JSF 1.2 e já passei por todos esses problemas também (hoje eu trabalho tambem com o Jboss Seam que ajuda demais em várias coisas)…componentes realmente sao difíceis de criar (ou no mínimo nao é algo nada trivial), o HTML cuspido (literalmente) muitas vezes dificulta trabalhos de otimização da página, fazer tudo via POST atrapalha pra caramba (fiz muitas gambiarras pra contornar isso), o desenvolvimento visual eu nem lembro que existe no Eclipse de tão ruim, e o faces-config.xml, ai, ai… :lol: .

Mas como tinha dito, Javascript nao é minha praia e os frameworks de componentes que existem por aí me poupam do grosso desse trampo desgraçado (sem ofensa Kicolobo :wink: ). Se eu tivesse do meu lado um expert nisso eu nao me importaria de programar o controller com servlet puro, hehe. Enfim, assim como o JSF me ajuda um bocado, dificulta em outros detalhes…é duro. Penso que cada caso é um caso, como você disse, e assim como existe o JSF pro bem ou pro mal, tambem há os frameworks com outra abordagem de aplicação Web, o interessante é conhecer em que cenário um se sairia melhor que o outro…O que seria do verde se todos gostassem do amarelo né? :lol: (embora eu admita que meu coração esteja mais ao lado do JSF + Seam, hehe)

Hã, outra coisa prezado Kicolobo, nas suas aulas voce pretende abordar “a fundo” a linguagem Groovy? Claro que obrigatoriamente ela será abordada, mas a sua idéia é focar na linguagem ou no funcionamento geral do Grails?

Obrigado…

[quote=alias]Suponho que não há defesa do JSF que rebata os itens que o prezado Kicolobo levantou, eu trabalho com JSF 1.2 e já passei por todos esses problemas também (hoje eu trabalho tambem com o Jboss Seam que ajuda demais em várias coisas)…componentes realmente sao difíceis de criar (ou no mínimo nao é algo nada trivial), o HTML cuspido (literalmente) muitas vezes dificulta trabalhos de otimização da página, fazer tudo via POST atrapalha pra caramba (fiz muitas gambiarras pra contornar isso), o desenvolvimento visual eu nem lembro que existe no Eclipse de tão ruim, e o faces-config.xml, ai, ai… :lol: .

Mas como tinha dito, Javascript nao é minha praia e os frameworks de componentes que existem por aí me poupam do grosso desse trampo desgraçado (sem ofensa Kicolobo :wink: ). Se eu tivesse do meu lado um expert nisso eu nao me importaria de programar o controller com servlet puro, hehe. Enfim, assim como o JSF me ajuda um bocado, dificulta em outros detalhes…é duro. Penso que cada caso é um caso, como você disse, e assim como existe o JSF pro bem ou pro mal, tambem há os frameworks com outra abordagem de aplicação Web, o interessante é conhecer em que cenário um se sairia melhor que o outro…O que seria do verde se todos gostassem do amarelo né? :lol: (embora eu admita que meu coração esteja mais ao lado do JSF + Seam, hehe)

Hã, outra coisa prezado Kicolobo, nas suas aulas voce pretende abordar “a fundo” a linguagem Groovy? Claro que obrigatoriamente ela será abordada, mas a sua idéia é focar na linguagem ou no funcionamento geral do Grails?

Obrigado…[/quote]

Os próximos 2 ou 3 vídeos são exatamente sobre Groovy que, na minha opinião, é o mais legal por trás do Grails.
Vou mostrar uma série de funcionalidades, e principalmente armadilhas por trás da linguagem que podem aumentar muito a nossa produtividade.
A idéia é fazer algo mais crítico mesmo. Pretendo mostrar coisas boas do framework e da linguagem mas, ao mesmo tempo, também as coisas que não são tão legais assim (ou nada legais).

Com relação ao Groovy, eu estava inclusive pensando em mostrar algumas coisas baixíssimo nível, mas ainda estou pensando em como encaixá-las neste curso (que uma hora elas estarão lá, não duvide, estarão!) :slight_smile:

Tem previsão para lançar? :smiley:

Depois de ver o vídeo, cacei uma matéria que eu lembrava de ter visto muuuuuuito superficialmente, na java Magazine 91.
“Grails, muito mais que um CRUD”

Gostaria de sugerir que abordasse nas próximas aulas criação de filtros, segurança (plugin lindo do Spring, heim!) e alguns gráficos dinâmicos… ah! e as principais diferencas em sintaxes…

Não sei se há um jeito de implementar o Grails com ExtJS (exemplo) de um jeito produtivo… tem?

Abs!

Tem previsão para lançar? :smiley:

Depois de ver o vídeo, cacei uma matéria que eu lembrava de ter visto muuuuuuito superficialmente, na java Magazine 91.
“Grails, muito mais que um CRUD”

Gostaria de sugerir que abordasse nas próximas aulas criação de filtros, segurança (plugin lindo do Spring, heim!) e alguns gráficos dinâmicos… ah! e as principais diferencas em sintaxes…

Não sei se há um jeito de implementar o Grails com ExtJS (exemplo) de um jeito produtivo… tem?

Abs!
[/quote]

Opa,

eu escrevi uma série de artigos pra Java Magazine nas edições 74 a 79 sobre este assunto.

A previsão pra lançar o (ou os) vídeos é neste final de semana. (opa, isto tudo ai que você citou já está nos planos inclusive, sinal de que estamos antenados!)

Grails com ExtJS é implementado de uma maneira bastante produtiva usando os plugins que estão disponíveis há um bom tempo. Já ouvi alguns relatos bastante positivos a respeito, mas eu mesmo nunca usei pra poder te dizer alguma coisa.

:slight_smile:

E por falar na série, acabo de atualizá-la com o primeiro vídeo focado em Groovy:

Espero que gostem

Não costumo postar aqui no guj, mas este guia merece.

Muito obrigado.
Estou acompanhando suas vídeo aulas com muito entusiasmo.

A didática e o conteúdo estão melhores do que muitos cursos pagos.
Parabéns !

conhecimento += http://videograils.itexto.com.br

rss!

Muuuuuito sensasional o que está por tras do grails… não sabia que era assim… confesso :shock:

Parabens pelo material e dinâmica de apresentação…

Oi gente, legal que estejam gostando. Valeu!

Nesta semana devo liberar mais um vídeo, desta vez sobre os aspectos dinâmicos do Groovy que costumam surpreender bastante aqueles que vêem do Java (pelo menos ME surpreendeu quando aprendi :))

O título é “Groovy e seus mutantes”

Estou só esperando o pessoal digerir este terceiro vídeo para que eu possa publicar o próximo. :slight_smile:

estou fazendo um programa aqui no grails e pensei definir praticamente todas as variaves como def e trabalhar nas constraints só… pééééééésima ideia ou nem tanto?

É um bom tema pra discutirmos no Grails Brasil hein? Você já se cadastrou lá? http://www.grailsbrasil.com.br

Cadastrei agora.

Òtima iniciativa. abs

Que rápido! Já tem um novo! Valeu Henrique! :smiley:

E quinta feira tem outro: “Groovy e seus mutantes”, aonde vou demonstrar os aspectos dinâmicos da linguagem relacionados à criação e manipulação de classes, acesso dinâmico a atributos, propriedades e funções e mais alguns detalhes interessantes.
A meta é de ter pelo menos 2 vídeos por semana :slight_smile:

[quote]E quinta feira tem outro: “Groovy e seus mutantes”, aonde vou demonstrar os aspectos dinâmicos da linguagem relacionados à criação e manipulação de classes, acesso dinâmico a atributos, propriedades e funções e mais alguns detalhes interessantes.
A meta é de ter pelo menos 2 vídeos por semana [/quote]

Estamos ansiosos pelo terceiro video da saga =)

Ainda sobre minha questão sobre a interface gerada… http://www.guj.com.br/java/258350-guia-em-video-de-grails#1346916

Só pra deixar documentado aqui pra quem não conhece, encontrei o SPRING ROO: http://www.springsource.org/spring-roo

Vídeo tutorial: http://vimeo.com/16799511

Aparentemente segue essa ideia do Grails e tem suporte ao Primefaces http://blog.primefaces.org/?p=1551

No inicio de novembro eu participei de uma palestra na Semana Grails no Rio e me interessei muito pelo assunto.

Parabéns pela iniciativa…

Kico,

Previsão para lançamento do video n03?

sua didática é mt boa

Opa, a tempo: o ultimo vídeo acaba de sair do forno: http://www.itexto.net/devkico/?p=1054

Se chama “Groovy e seus mutantes”. Espero que gostem :slight_smile:

Kicolobo tem previsão para continuar ??