[quote=javaman00][quote=louds]Hierarquias com mais de dois-três nível são uma monstrusidade do século passado.
Século XXI, por favor![/quote]
References?[/quote]
O governo brasileiro, talvez?
[quote=javaman00][quote=louds]Hierarquias com mais de dois-três nível são uma monstrusidade do século passado.
References?[/quote]
O governo brasileiro, talvez?
[quote=louds][quote=javaman00][quote=louds]Hierarquias com mais de dois-três nível são uma monstrusidade do século passado.
References?[/quote]
Lado de fora de casa? Cara, olha as empresas em acensão no momento e uma das poucas coisas em comum que você vai encontrar é a hierarquia achatada onde uma enorme parte daquele bando de inúteis que ficam entre os executivos e os peões são eliminados.
O Google, por exemplo, tem mais de 10mil funcionários e menos gerentes no mundo todo que um portal nacional grande tem - com a diferença que a receita é 50x maior.[/quote]
o google tem engenheiros!! é o ponto forte la!!
javaman00, porque vc precisa estabelecer uma hierarquia e realizar a definição de papéis?
Já participei de projetos e trabalhei em empresas onde existia a definição clara dos papéis e a passagem do bastão entre um papel e outro… Na maioria das vezes isto gerava um grande caos: problemas de integração da equipe, projeto atrasado, falta de qualidade do produto, cliente insatisfeito, etc, etc, etc…
Hoje, atuo em uma equipe de 5 pessoas com conhecimentos e capacidades distintas, mas que se envolvem de na medida do possível de forma uniforme em todas atividades que envolvem o desenvolvimento de um requisito.
Nossa equipe é a pioneira na utilização de práticas ágeis e de Scrum na empresa e isto tem nos levado a atuar da forma de descrevi acima.
O resultado disto está sendo extraordinário. Tanto em relação à motivação da equipe quanto ao nível de qualidade e pontualidade na entrega do produto.
Por isto, se me permite, vai minha dica:
Porque você não pensa em uma equipe técnica sem divisão de papéis? Onde todos definem arquitetura, implementam, refatoram, analisam, etc, etc? E, tudo é feito em conjunto e com o consenso de todos?
Você não acha, que com uma equipe sem divisão de papéis e altamente integrada, você potencializará as virtudes e principalmente desenvolverá as fraquezas de cada um dos membros?
AvilaCS quando se trabalha numa equipe com 5 pessoas é mais fácil todos ajudarem na arquitetura, planejamento, enfim sem definições de papéis mas quando se está num projeto com uma equipe de 40 pessoas sendo 20 desenvolvedores vc acharia viável não ter essas definições??
rodrigo_corinthians, desculpe-me, mas não vejo o porque o número de pessoas possa limitar esta forma de atuação!
Por que você acha que isto pode influenciar?
E as 40 pessoas vão mexer no mesmo pedaço de código? Não se divide as coisas em pequenos projetos?
O problema aqui é outro, organização
[quote=AvilaCS]rodrigo_corinthians, desculpe-me, mas não vejo o porque o número de pessoas possa limitar esta forma de atuação!
Por que você acha que isto pode influenciar?
[/quote]
AvilaCS, ótima idéia…(ponto)
Cara tenho como base meus poucos mas 6 anos de experiência em desenvolvimento de software(com a linguagem Java).
Já participei de projetos com 10, 15 seniors e todos opinavam na arquitetura, modelagem, quais design patterns seriam usados, no papel era uma beleza mas na prática vishhh história longa mas bem resumindo atrasos constantes nas entregas e noites sem durmir… rs
Outro exemplo as fábricas de softwares multinacionais imagina se todo mundo opinasse na arquitetura o que seria? Bom é claro que tem cada arquiteto ae que dá desgosto o cara não se atualiza vive e pensa somente nas necessidades do projeto e esquece que novas features surgem a cada dia mas eu acho importante ter uma hierarquia até porque você paga mais pra um senior, arquiteto mas também pode cobrar muito mais, não acho justo um junior levar fumo por causa da incompetência de pessoas superiores…
E também é claro precisa ter organização como o Maurício citou porque se não adianta nada toda essa divisão de papéis…
Hierarquia tem haver com responsabilidades, não com o que esta escrito na carteira de trabalho.
É aquela coisa, se um projeto só tem 15 seniors, alguma coisa está terrivelmente errada
Especialmente porque 15 seniors no Brasil vão dar mais uns 30 “programadores” e ter 45 pessoas mexendo no mesmo bolo só pode dar em merda.
O ideal é que grupos grandes demais se dividam em sub-grupos e subprojetos, porque até usar controle de versão vai ser difícil com essa quantidade de pessoas trabalhando, sem contar os problemas de comunicação que vão haver, porque sempre que você alterar alguma coisa vai ter que avisar a todos os outros o que fez.
peczenyj, Concerteza, falou tudo!
E o Avila está correto!
Temos que ter todo mundo com um pouco de conhecimento.
E cada um responde por sua carreira.
Mesmo porque não estamos falando com Robos… Ou estamos?
Cada um tem o seu papel e a sua importancia dentro da empresa…
Seja ele programador, gerente ou copeiro.