Índice TIOBE de janeiro de 2014

Também acredito que a maioria dos desenvolvedores preferem as linguagens nativas às de multi-plataforma. Esse ranking que postaram é apenas das aplicações cross-plataform, não compara com as nativas.

[quote=A H Gusukuma][quote=juliocbq][quote=A H Gusukuma][quote=juliocbq]
Olha aqui.

http://blog.xamarin.com/vision-mobile/

As empresas querem suporte multiplataforma. De acordo com a pesquisa a xamarin com o mono está em alta. Existe o qt também que programa qualquer coisa.

[/quote]
Não, o que o texto afirma é o que é importante para escolher uma ferramenta multi-plataforma.

Olha, hoje, as ferramentas multi-plataformas ainda não tem uma penetração tão grande. Pode (e gostaria que fosse) e deve ser uma tendência.
[/quote]

[quote]VisionMobile, a leading market analysis and strategy firm for all things mobile, recently issued a report on Cross-Platform Developer Tools ? and has identified Xamarin?s MonoTouch and Mono for Android as the best fit mobile development platforms for CIOs looking to mobilize enterprise applications.

The study also finds MonoTouch and Mono for Android scores highest for a number of important criteria: support, servics and device access.
[/quote]

Pois é essa a ideia. Quantas soluções no mercado estão disponíveis nas lojas da Google e da Apple ? Essas empresas já usam essas ferramentas.

[/quote]

Se essas ferramentas fossem tão usadas afetariam muito mais a plataforma da Apple, pois é muito mais fácil desenvolver em Java que em Objective-C. Ou, pelo menos, afetaria igualmente já que é multi-plataforma e não apenas o Java.
A minha colocação é que o índice está superestimando a popularidade do Objective-C e subestimando a do Java.
[/quote]

Bom, a questão de sentimento de facilidade é muito relativa. Mas fica uma ideia de porque os números do tiobe não são confiáveis.

[quote=marcosalex]Também acredito que a maioria dos desenvolvedores preferem as linguagens nativas às de multi-plataforma. Esse ranking que postaram é apenas das aplicações cross-plataform, não compara com as nativas.

[/quote]

A maioria usa, mas boa parte também usa ferramentas multiplataforma .
Comparam somente a procura das multiplataformas. Agora se for pensar em coisa nativa, o compilador gcc é a mais próxima do android possível. Essas ferramentas usam o toolkit nativo delas. Inclusive o qt usa o clang e as ferramentas do Xcode para construir para o iOS .

[youtube]http://youtu.be/BdcYZ4QnQmI[/youtube]

[quote=A H Gusukuma] A grande maioria dos desenvolvedores Android usam Java, é claro que existem alternativas, mas, é num volume muito baixo comparado com o número de desenvolvedores Java.
Como posso ter essa convicção? Baseado em: quantidade de livros sobre Android SDK (Java), blogs sobre Android, forúns Android, comunidade Android, e, principalmente, o site Developer Android.
Sei que o índice TIOBE tem distorções, sempre teve, mas atualmente com o surgimento das plataformas moveis, essas distorções estão gritantes. Praticamente não servindo mais como uma informação razoável para se medir a popularidade das linguagens mais usadas.
Outra coisa, no Android, muitos jogos são programados em Java, aliás, é a principal plataforma que se programa jogos em Java!
[/quote]

Eu sempre achei que ele nunca serviu.

De onde veio essa informação? Eu desenvolvo nas duas e acho a dificuldade praticamente a mesma. A linguagem praticamente deixa de ser uma dificuldade depois que você se acostuma com a sintaxe. E as ferramentas do x-code são ótimas.

[quote=ViniGodoy][quote=A H Gusukuma]
Se essas ferramentas fossem tão usadas afetariam muito mais a plataforma da Apple, pois é muito mais fácil desenvolver em Java que em Objective-C. Ou, pelo menos, afetaria igualmente já que é multi-plataforma e não apenas o Java.
A minha colocação é que o índice está superestimando a popularidade do Objective-C e subestimando a do Java.
[/quote]

De onde veio essa informação? Eu desenvolvo nas duas e acho a dificuldade praticamente a mesma. A linguagem praticamente deixa de ser uma dificuldade depois que você se acostuma com a sintaxe. E as ferramentas do x-code são ótimas.[/quote]

Experiência pessoal. Estudei Objective-C antes do Java. Não tive problemas com a linguagem, mas tive bastante com o ambiente de desenvolvimento para o iPhone. Não tive problemas nenhum com o ambiente Android.
Mas, quando coloquei que “é muito mais fácil desenvolver em Java que em Objective-C” engloba também, a quantidade de programadores que conhecem as linguagens. Disponibilidade de mão de obra.

[quote=A H Gusukuma][quote=ViniGodoy][quote=A H Gusukuma]
Se essas ferramentas fossem tão usadas afetariam muito mais a plataforma da Apple, pois é muito mais fácil desenvolver em Java que em Objective-C. Ou, pelo menos, afetaria igualmente já que é multi-plataforma e não apenas o Java.
A minha colocação é que o índice está superestimando a popularidade do Objective-C e subestimando a do Java.
[/quote]

De onde veio essa informação? Eu desenvolvo nas duas e acho a dificuldade praticamente a mesma. A linguagem praticamente deixa de ser uma dificuldade depois que você se acostuma com a sintaxe. E as ferramentas do x-code são ótimas.[/quote]

Experiência pessoal. Estudei Objective-C antes do Java. Não tive problemas com a linguagem, mas tive bastante com o ambiente de desenvolvimento para o iPhone. Não tive problemas nenhum com o ambiente Android.
Mas, quando coloquei que “é muito mais fácil desenvolver em Java que em Objective-C” engloba também, a quantidade de programadores que conhecem as linguagens. Disponibilidade de mão de obra.
[/quote]

Nesse último caso, acho que você tem razão.