Aqui na empresa estamos migrando nosso sistema em Delphi para Java. Aí pintou essa dúvida: usar ou não usar frameworks?
Resolvemos fazer um teste: vamos fazer dois projetos “pilotos” para avaliação: um com e um sem frameworks. Por enquanto, não conseguimos utilizar os frameworks, por que não sabemos como funcionam. Mas o “piloto” de Java (DAO, MVC, EJB) está pronto, faltando apenas acertar uns detalhes. E, na minha opinião, depois de desenvolver o tal “piloto”, não quero frameworks. Neste projeto totalmente “no braço”, sei exatamente como meu código funciona, posso migrá-lo para java Tiger (utilizamos 1.4.2_06) sem fazer grandes modificações. Se estivesse utilizando frameworks, iria depender destes para realizar esta migração. Ou seja: é código livre, ótimo, mas isso não garante que sua aplicação vai estar no “estado da arte java”.
Esta é só uma opinião de um iniciante. Gostaria de saber mais…
só não concordo com este item
acho que se tu ainda lembra, quer dizer que ainda tem algo de util na tua memoria sobre esta tecnologia se não lembra, a probabilidade de ainda lembrar de algo util é praticamente inexistente
por exemplo, se não lembrar do nome, a possibilidade de saber o que faz é quase nenhuma
Aqui na empresa estamos migrando nosso sistema em Delphi para Java. Aí pintou essa dúvida: usar ou não usar frameworks?
Resolvemos fazer um teste: vamos fazer dois projetos “pilotos” para avaliação: um com e um sem frameworks. Por enquanto, não conseguimos utilizar os frameworks, por que não sabemos como funcionam. Mas o “piloto” de Java (DAO, MVC, EJB) está pronto, faltando apenas acertar uns detalhes. E, na minha opinião, depois de desenvolver o tal “piloto”, não quero frameworks. Neste projeto totalmente “no braço”, sei exatamente como meu código funciona, posso migrá-lo para java Tiger (utilizamos 1.4.2_06) sem fazer grandes modificações. Se estivesse utilizando frameworks, iria depender destes para realizar esta migração. Ou seja: é código livre, ótimo, mas isso não garante que sua aplicação vai estar no “estado da arte java”.
Esta é só uma opinião de um iniciante. Gostaria de saber mais…
Marcelo Schmidt[/quote]
tb penso muito por este lado… … gostei do “estado da arte java”
[quote=“matheus”][quote=“vinci”]
Passo a passo para o sucesso: 1) Use algum leitor de RSS como o bloglines. 2) Assine os principais sites de notícias que você encontrar. 3) Leia notícias diariamente 4) Leia artigos semanalmente 5) Esteja sempre lendo algum livro das tecnologias mais consolidadas. 6) Não confie tanto em sua memória. Escreva as ferramentas que já ouviu falar, colocando os níveis que você está em cada uma.
É tão impossível assim? [/quote]
ótima receita vinci , bem… eu não diria impossível, mas qnd o cara trabalha o dia inteiro, sai e vai direto pra aula, só chega em casa as 23h da noite, é bem difícil sim! heheea :lol:[/quote]
1-use o leitor de RSS no trabalho
2- leia noticias quando voltar do almoço, ou enquanto toma cafézinho
3- os artigos pode imprimir para ler em casa ou no busão
4- faz tempo que não to lendo livros tecnicos, ta na hora de voltar a ler, mas eu lia boa parte deles no onibus também, ou então usava como referencia rapida, tipo ler o indice e procurar o assunto na hora que precisa (uma alternativa menos eficiente ao google)
[quote=“urubatan”][quote=“vinci”] 6) Não confie tanto em sua memória. Escreva as ferramentas que já ouviu falar, colocando os níveis que você está em cada uma.
[/quote]
só não concordo com este item
acho que se tu ainda lembra, quer dizer que ainda tem algo de util na tua memoria sobre esta tecnologia se não lembra, a probabilidade de ainda lembrar de algo util é praticamente inexistente
por exemplo, se não lembrar do nome, a possibilidade de saber o que faz é quase nenhuma :D[/quote]
Isso é uma boa desculpa para não ser organizado. :lol:
O meu argumento não foi dos melhores, mas a idéia em si eu considero boa. Anotar as tecnologas é muito mais do que para não ter que memorizá-las. A meu ver, anotar implica em:
:arrow: Ter um rápido levantamento das tecnologias que podem ser usadas para um determinado fim. Mesmo que se lembre da maioria. A tech que conheço não é necessariamente a melhor para cada projeto, né?
Exemplo:
:arrow: Servir como forma de melhorar a memorização do que se lê
:arrow: Facilita o planejamento do que ainda vai ser estudado,
:arrow: Pode facilitar na hora de fazer um currículo
:arrow: avaliar a produtividade de estudo
[quote=“urubatan”][quote=“matheus”][quote=“vinci”]
Passo a passo para o sucesso: 1) Use algum leitor de RSS como o bloglines. 2) Assine os principais sites de notícias que você encontrar. 3) Leia notícias diariamente 4) Leia artigos semanalmente 5) Esteja sempre lendo algum livro das tecnologias mais consolidadas. 6) Não confie tanto em sua memória. Escreva as ferramentas que já ouviu falar, colocando os níveis que você está em cada uma.
É tão impossível assim? [/quote]
ótima receita vinci , bem… eu não diria impossível, mas qnd o cara trabalha o dia inteiro, sai e vai direto pra aula, só chega em casa as 23h da noite, é bem difícil sim! heheea :lol:[/quote]
1-use o leitor de RSS no trabalho
2- leia noticias quando voltar do almoço, ou enquanto toma cafézinho
3- os artigos pode imprimir para ler em casa ou no busão
4- faz tempo que não to lendo livros tecnicos, ta na hora de voltar a ler, mas eu lia boa parte deles no onibus também, ou então usava como referencia rapida, tipo ler o indice e procurar o assunto na hora que precisa (uma alternativa menos eficiente ao google) :D[/quote]
eita mas ler livro em bus em movimento deve se uma doidera né! esse negócio de cidade grande ta acabando comigo :mad:
Bom, vamos lá, eu adoro Frameworks e mais ainda Patterns, como foi dito aqui patterns sao um otimo jeito de resolver os problemas mais comuns. Frameworks eu acho uma boa, mas vc nao pode ser xiita ao ponto de querer usar frameworks em tudo, tipo, utilizar Struts + Hibernate + sei la o q para fazer um muralzinho simples q nem tem cadastro de usuarios. Eh necessário ponderar o tamanho do projeto, a capacitação da equipe (se todo mundo ja sabe hibernate, pq naum usa-lo??) e a experiencia dos desenvolvedores. E tbm concordo com o q o Vinci disse, q é preciso sempre inovar, e por isso q eh legal sempre ter uma iniciativa de desenvovler softwares livre para “testar” estas tecnologias…
Só um comentário final: acho melhor vc entrar em duvida na hora de escolher um framework do que nao ter nenhum para escolher. (Trabalhei muito tempo com ASP, e a coisa eh bruta, hehehehe)
Acompanho com frequencia o forum, mas essa é a minha primeira participação…
Tbm estou envolvido em um projeto de migração na empresa onde trabalho. O sistema foi feito em php4, mas tem módulos em php5 (em OO) e outras aplicações client em php-gtk… a idéia inicial era migrar todo pra php5… mas como vcs já devem ter vivenciado, o tal sistema ficou gigante e se
transformou num frankenstein capengo de documentação e horrível de dar manutenção.
Então, qdo decidimos ir pro java, entramos na mesma discussão do “com ou sem frameworks”… Aí entra exatamente o que foi dito num dos primeiros topics dessa discussão: o que determina o uso ou não de frameworks será o porte do projeto e o prazo, afinal, apesar de concordar com o Matheus em preferir fazer “na raça” com JSP e EJBs, o escopo do tal projeto não nos permite a fazer tudo sem frameworks…
Resumindo: estamos usando Struts e Hibernate… iríamos usar o Velocity tbm, mas eu preferi fazer o pessoal ficar só no JSP exatamente pelo fato do layout sofrer constantes alterações e tbm pelo fato de ser produzido por terceiros.
De qualquer forma, isso não impede q em projetos de mesmo porte ou até maiores, se use vários frameworks ou ainda q não se use nenhum…
A minha opinião é que, antes de decidir isso, é necessário que o projetista e o arquiteto (e pq não toda a equipe de desenvolvimento) analisem o escopo do projeto (custo, risco e prazo) e a experiência da equipe… dessa discussão provavelmente saia a melhor resposta sobre “usar ou não os frameworks”.
Eu sou uma JavaBaby mesmo… comecei a estudar e trabalhar com Java não tem nem 4 meses… Me cadastrei aqui no Portal Java mês passado e passo algumas horas do meu dia lendo discussões aqui no Forum… é bem produtivo :lol: …
Mas aí eu fico vendo essa sopa de letrinhas e entro em desespero… Fico pensando se um dia eu vou conseguir chegar ao nível de vcs e espero sinceramente q eu consiga :roll:
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHH eu vou ficar doida :choroo:
Acho que todo mundo aqui entende esse desespero. Afinal, quem ai que quando era iniciante não passou por esse mesmo pavor?
Na verdade muita gente acaba tendo uma versão distorcida da realidade. Um fala de J2ME, o outro fala sobre JSF. Dá a impressão que todo mundo sabe tudo, menos a gente. O Vinci, por exemplo, entende um pouco de J2SE e J2EE. Mas nunca trabalhou com J2ME.
Para se livrar um pouco do pavor das siglas existem duas coisas a serem feitas:
:arrow: Sempre visitar o Acronym Finder (http://www.acronymfinder.com)
:arrow: Ler bastante notícias e artigos. Sugiro ler pelo menos uns 3 por semana.
[color=“green”]Eu to estagiando com J2EE (JSP, Servlets, Struts…), ainda to aprendendo tudo… mas acho q antes de aprender isso eu deveria aprender J2SE… vcs concordam??? :oops:
Valeu pelas dicas Vinci… eu ja fiz a assinatura da JM e da MJ e estou sempre procurando me atualizar