JasperReports com base de dados XML

Tem um arquivo .jrxml do DANFE aqui (com autorização do autor) - meu Jasper é o 2.0.4.

Também estou me matando para gerar o DANFE a partir do XML da NFe, se alguém tiver tido algum sucesso nisso e puder compartilhar ficaria agradecido.

estou usando o Ireport 3.7.0 para gerar um danfe a partir de um XML alguem teria uma dica de como começar ou um tutorial de como como criar um relatorio que utiliza XML como fonte de dados ?

Estou usando o iReport 3.7.1, eu vou na parte de definir a query e defino como query language o xpath
então aparece uma arvore do lado direito com os campos do XML
é só arrastar pra parte de baixo (dos fields do relatório) q ele gera o field com o caminho certinho pra ler
até ai tudo bem

fiz metade da DANFE lendo direto o XML, mas só vem a cabeça

eu na verdade precisaria trazer vários registros por causa dos vários itens, para que a quebra funcionasse corretamente

é ai que estou me ferrando

criei um relatório em branco de testes que le o XML
ai no campo maior onde vc define a query
coloquei a raiz de leitura como
/nfeProc/NFe/infNFe/det

e nos campos adicionei somente um
nItem e o description está como /nfeProc/NFe/infNFe/det/@nItem

pelo que entendi em teoria ele deveria gerar um datasource com 3 linhas lendo os valores das tres
porém ele gera 3 linhas só que mostra no relatório o valor da primeira linha
to achando que é bug!

só estou mostrando o que consegui até agora pq as vezes pode ajudar alguém
se alguém tiver conseguido avançar e mandar um relatório de exemplo simples mesmo já ajuda

cara tava com esse problema tambem

é facil de resolver no seu XML vc tem que tirar as tags e deixar apenas as tags de até
nao sei o q rola mais qdo essas tag ele nao reconhece os nós do xml

qdo vc for na query setar as tag que vc precisar usar no relatorio clico com o botao direito em cima da tag e escolhe a 1 opção
set (alguma coisa em ingles ) rs
vc vai notar q na parte de baixo vai aparecer escrito Select 2 nodes

e qdo vc for adicionando os campos q vc vai precisar nao vai mais aparecer /enviNfe/…/…/… e sim @nIten e assim por diante pq as tag principais foi setada acima

bom aqui deu certo , boa sorte

Eu tava voltando aqui pra escrever que fiz um teste na versão 3 e funcionou tudo certinho
a versão 3.7.1 ta com pau!
ele faz tudo errado!