Hmm, ter 1 SO mais seguro e facil de se desenvolver de repente?
Em temos de usabilidade ou performance, não vejo vantagem em relação a simplesmente escrever um driver que ajude uma shared JVM.
Hmm, ter 1 SO mais seguro e facil de se desenvolver de repente?
Em temos de usabilidade ou performance, não vejo vantagem em relação a simplesmente escrever um driver que ajude uma shared JVM.
Puts, cv, vc tá sendo muito radical.
Um SO próprio para java poderia dar de 1000 a zero de performance sobre um sistema que tem um outro monte de parafernalhas inúteis para uma simples estação de trabalho…
Sem contar na possiblilidade de aproveitar máquinas que não rodariam java (swing) nem em sonho…
Muita gente vai se perguntar. Mas por que desktop, se sua máquina é um lixo use web, roda tudo no servidor?
Um sistema empacodado por exemplo para vender em série…
Sem contar a questão da segurança, aquela máquina ali roda X aplicação, sem web, sem paint, sem paciencia, sem nada só a aplicação…
Seria uma especie de PalmDesktop (essa ultima foi cruel hein…). Não tem nada, só a aplicação… Gravar CD, formatar Diskete, use outro SO… Este é apenas para rodar aplicações Java…
Para estas coisas já existe Linux .
Acho que a idéia de se fazer um SO em Java é só para mostrar ao mundo que é possível. Mas, como o Carlos disse, acho mais conveniente adaptar uma VM ao kernel e mandar ver. Mesmo porque, ficaria mais fácil de se fazer o upgrade do sistema.
Concordo com o Daniel.
E não vejo nem a necessidade de adaptar a JVM ao kernel. Já fizeram isso e já fizeram até JVM em hardware, mas a melhoria de performance parece nem ter sido significativa a ponto de ter um custo x benefício compensador.
Seria uma especie SO Java baseado no linux. Da mesma forma que o Linux é baseado no Unix…
:?: Seria mais ou menos isso?
A minha ideia de utilidade pra um SO em Java nao seria ter melhoria de performance - alias, isso seria meio dificil de se esperar - mas ter uma facilidade de desenvolvimento e modularidade maiores.
O suporte do Java pra mobilidade de codigo nao existe em nenhuma linguagem comumente usada pra escrever sistemas operacionais, e isso ajudaria horrores a criar sistemas operacionais distribuidos mto bacanas - alguem lembra do plan9?
Quer fazer esse SO com linux? bico…
Implementa AWT sobre framebuffer e coloca o seguinte parametro no boot do teu kernel
…/vmlinux init=/bin/java
tirando alguns detalhes que eu omiti, seria basicamente isso
hehehehe
Quando ao plan9, já usei, tirando que suporta quase NENHUM hardware e os comandos vieram direto do SVR4, é muito loco, todos recursos físicos e lógicos da tua máquina ficam disponivel em rede. Isso me lembra o Amoeba, alguem lembra?
CV, uma VM em kernel seria o pepino, melhor simplemente escrever 1 driver que suporte algumas operações que agilize para a JVM.
Comecei a fazer um trabalho sobre o Amoeba pra facul :lol:
Aliás, se alguém tiver algum material interessante sobre ele, será bem-vindo!
[]'s
Cara, eu tenho pouca familiaridade com SOs distribuidos, o Plan9 brinquei alguns dias apenas, mal brinquei com Inferno. Amoeba já lí alguns artigos, mas nunca tive saco de testar. Leitura? Eu recomendo o livro do Tanebaum 8)
Nessa area o máximo que eu mexi foi com sistemas de SSI, openmosix e compaq ssi, e clustering, beowulf.