pcalcado
A parada seria essa mesma.
Eu queria integrar a camada de apresentação (escrita em outra coisa que não Java) e a camada de negócios (escrita em Java)…
Você já viu algo assim?
Quando falo componentes conscientes de dados me falo de componentes que se integram às colunas dos data sets resultados pelas chamadas SQL…
[quote=dead_mouse]Maurício,
Eu não sei…
Honestamente ainda estou atirando pra cima…
Eu só queria me livrar do Delphi (ao menos por parte).
E quanto a lógica de negócios, acho que fica um pouco complicada pelas questões de segurança (usuários, permissões, etc)…
E também tem o fato de que usando Servlets por exemplo é bem mais rápido de que CGI comuns… O que o Delphi prega.[/quote]
Você só está adicionando complicações sem necessidade, se você não vai usar nada que é específico de Java (se é que isso realmente existe) não tem porque não usar Java. E tentar meter goela abaixo dos programadores aí também não vai funcionar não.
Isso tem que ser uma coisa feita com calma, vai mostrando, ensinando e eles vão querer mudar por vontade própria, não vão precisar de uma arma na cabeça não.
Eu, pessoalmente, tenho horror a Delphi, to pagando uma cadeira com ele e não estou programando em Object Pascal, to usando C# pra ver se alivia, mas a ferramenta é terrível e eu realmente não consigo a “produtividade” que todo mundo fala por aí não. Se você não quer usar CGIs pode usar ASP.NET (Eca!!!) com o Delphi, o 8 e o 2005 já tem suporte a aquela gambiarra.
Não use Java porque Java é bonito, use porque resolve o seu problema, se não resolver, não use :mrgreen:
Bom, aparentemente não existe uma solução fácil para isso…
E agora?
Tipo, que ferramenta seria recomendada para este rato do Delphi se aventurar em Java? JBuilder? NetBeans?
Mas realmente queria usar uma outra camada de apresentação, como XUL por exemplo, vou falar com o pessoal do Mozilla… Talvez tenha uma saída…
Até mais, tô pulando fora do tópico.
Se forem falar mal de mim… ah falem! 
Olha, pra começar, eu indicaria o NetBeans ou o Eclipse, mas vá esquecendo o “clica e arrasta” do Delphi, porque fazer isso é Java é muito difícil.
Compre um bom livro, se você for bom em inglês, pegue esse:

Se não for, esse pode ajudar: