Java perdendo mercado para dot NET?

Tudo depende do tipo de aplicação.

Java e .Net são equiparadas em vários segmentos,
sendo quase iguais o número de vagas disponíveis para ambas.

Mas em alguns segmentos de software, por exemplo, financeiro, é quase que
total vagas para Java.

Então, essa sua percepção de encolhimento de vagas em java deve ser regional
e também dos tipos de projetos sendo realizados.

Sinceramente falando, quem aprende o framework Java e seus frameworks relacionados,
aprende com os dois pés nas costas .net.

é só procurar por estatísticas sérias sobre a popularidade das linguagens. Verá que Java está muito a frente de .Net, ao menos hoje.

Procure pelo índice TIOBE, por exemplo.

Precisamos avaliar tb que java não está perdendo mercado mas tb uma série de programadores iniciantes estão optando pela linguagem java, o que diminui a oferta de mão de obra de .NET no mercado fazendo com que “apareçam mais vagas em .NET” devido a quantidade de empresas que buscam essa mão de obra estarem tendo dificuldade em contratar…dando a impressão de aumento de mercado na linguagem…

coloque como fonte de pesquisa do seu ranking o site http://netcarreiras.com.br.

Fallow

[quote=amhfilho]Sei que é um assunto polêmico e pode inflar este tópico. Recebo tudo quanto é lista de vagas, emprego, Apinfo, Catho e por aí vai e neste último ano percebi um aumento significativo de vagas para trabalhar com .NET. Me dei o trabalho de fazer um placar Java X .NET e nos últimos meses pude notar que a tecnologia da Microsoft ultrapassa o Java no que se refere à oportunidades, pelo menos na região do Estado de São Paulo.

Será isso uma particularidade desta região ou uma tendência? Sou prog. Java há 10 anos e juro que já estou pensando em aprender .NET. Estou fazendo algumas coisas em Rails também…

O que vocês acham? Tem esta percepção? Sei que o valor do profissional .NET é melhor, será este o problema?[/quote]

Olá meu conterrâneo! temos que conversar sobre fazer um JUG aqui em SJC, hein?

Muita coisa em .net tem aparecido. Acho que com o aumento de demanda para a WEB, Java passou a dividir com .Net mercado que era de VB, Delphi e outros desktop. Esses sim estão perdendo mercado para Rails, .Net, Java, etc.

Acredito que não.
O java ainda é o número 1 do mercado.
Mas isso não impede de você aprender outras linguagens.
O mercado está cada dia mais pregando o programador poliglota.

Só espero que esse tipo de blog não gere flames… mas…

Ignore as tendências do mercado em relação a linguagens e direcione seus esforços de aprendizado para business e/ou project management, porque no Brasil, infelizmente, há um grande preconceito contra desenvolvedores com cabelos brancos.

Acredito que aos poucos esse preconceito está mudando.
E cada vez estão valorizando a carreira de desenvolvedor.
Existe até um blog muito interessante falando sobre isso:
http://viniciusquaiato.com/blog/desenvolvedor-por-opcao/

Até onde eu sei ele não tirou conclusões, apenas teve uma visão com base em uma lista e resolveu pperguntar pra confirmar se a comunidade compartilha da mesma idéia que ele… Não ví motivos pra Flame no Tópico, de verdade…

Bom, acho que a questão já foi até bem respondida por todos… Qaunto a minha dica é: “estude .NET sim, saber uma nova plataforma nunca é demais”

Abs [] e bons estudos…

Eu sou programador Java e .Net … tive que aprender os dois, pois na empresa onde trabalhei se usava os dois.

Se você é programador java a 10 anos, porque não aprender .net? Não vejo problema nisso…até porque as linguagens são muito similares, nem sei se valeria a pena aprender .net, se você já conhece java, se eu fosse você iria me aventurar em python ou ruby etc

Saiu uma reportagem sobre as linguagens mais utilizadas no momento
http://javafree.uol.com.br/noticia/5009/Linguagens-de-programacao-mais-utilizadas-em-2010.html

Vou dar um exemplo de empresa grande, por exemplo Volkswagen, foi definido que todo projeto novo fosse desenvolvido em Java…

eu só vejo uma coisa, Java está ficando cada vez mais forte, desktop, web, mobile, tv … java está em tudo que é buraco.

Não existe motivo pra se basear em mercado, daqui a 20 anos, vamos ter uma outra linguagens TOP, e Java e .NET são legado (ou não),
se basear no mercado, vc esta pensando no hoje, o ideal e estar sempre preparado, dar uma cutucada naquela linguagem que ninguem nunca viu, nunca mecheu.

Existe um serio problema no Brasil, que não é a linguagem que tem que ser boa para o seu problema, a linguagem deve ser a que a sua equipe sabe.
Isso é um erro tão visivel que não vejo como os desenvolvedores não se importam com isso, vou ficar aqui 1 mes me batendo pra fazer uma dll proprietária funcionar, quando em .NET eu poderia fazer isso em 1 semana? Muitas vezes o melhor é a equipe perder tempo aprendendo uma linguagem do que resolver o problema com outra que não é a ideal.

Não vejo vantagem em se basear pelo mercado brasileiro, acho melhor, estudar o que gosta, o que tem vontade.

as duas tecnologias são chatas demais…mas java tem pago minhas contas…kkkkkkk

bom… ao que eu entendi ai a plataforma .net está forte, mas aposto que você esta comparando qualquer vaga com a palavra “java” contra qualquer vaga com a palavra “.net”. Neste caso, fiz uma pesquisinha na APINFO, um dos sites mais considerados na nossa area, buscando por “java” e depois por “.net”, do dia 01/12 até hoje (29/12), em SP. O resultado foi o seguinte:

“java” 729 vagas

“.net” 837 vagas

ok, por .net temos ai um pouco mais de vagas (um sétimo a mais, não sei até onde isso é considerável), mas ai o termo “.net” cai em qualquer linguagem na plataforma .net, ja que é inserido normalmente no final do nome da linguagem, no caso do java isso não inclui em jruby, scalla, groovy… enfim, no máximo essa pesquisa diz que a plataforma .net está mais forma (e mesmo isso é bem relativo, uma unica fonte de dados, de um único mês, etc)…

Ai depois vamos comparar com estes dois outros resultados, para compararmos “linguagem”:

“c#, c#.net” 398 vagas

“vb, visual basic” 365 vagas (note que isso pega o antigo vb e o atual vb.net)

Isso quer dizer que c# tem menos vagas que java? não também, como disse, foi olhado um único site, em um único mês…

A minha opinião é que ao que parece, quem tem mais mercado varia de temporada em temporada, sendo essas temporadas de poucos meses, hoje java tem um pouco mais de mercado sim, ao menos como linguagem, mais por pouca coisa, diferente do que é mostrado no que apresentei acima, mas que o mercado da plataforma java não vai muito mais longe do que o aproveitado no uso da linguagem java (ja que outras linguagens na JVM são bem menos usadas), acredito ainda que essa diferença mercadológica algo que possa ser ignorado pelo profissional (tem muita vaga para ambos os lados, se uma ou outra tem mais, é coisa do momento, ter muita é o que importa).

Bom, dependendo da área até acredito que o Java possa sair desfavorável. Por exemplo, pra aplicações pequenas. O Java contina crescendo, mas o .NET foi melhor pra absorver o público do Delphi e VB, então conseguiu crescer mais rápido. Só que esse “impulso” não dura pra sempre.

Mas no geral, o Java ainda é bem maior no Brasil, apesar de estar demorando demais pra sair o Java 7, com alguns recursos que possam alavancá-lo mais. Mas saiu o JavaEE 6. hehehe

Outra coisa, pelo menos aqui em Uberlândia, conheço empresa grande que optou pelo .NET e agora está migrando pro Java por problemas de escala.

Mas as duas tecnologias são muito parecidas, tem vantagens e desvantagens. Se puder, não se limite a uma delas, você pode até se especializar mais em uma, mas procure saber a outra pra não perder oportunidades.

[quote=otaviojava]Acredito que não.
O java ainda é o número 1 do mercado.
Mas isso não impede de você aprender outras linguagens.
O mercado está cada dia mais pregando o programador poliglota.
[/quote]

Só se for o mercado de cursos e treinamentos. :wink:

Eu discordo plenamente contigo, eu acho que ele tem o direito de abrir o topico mesmo sem subsistencia no argumento, porque se ele abriu o topico sem subsistencia no argumento então é porque ele quer tirar uma conclusão com este topico e poder ter a subsistencia no argumento.
:idea: :idea: :idea: :idea:

Eu discordo plenamente contigo, eu acho que ele tem o direito de abrir o topico mesmo sem subsistencia no argumento, porque se ele abriu o topico sem subsistencia no argumento então é porque ele quer tirar uma conclusão com este topico e poder ter a subsistencia no argumento.
:idea: :idea: :idea: :idea: [/quote]

Entao usa a busca. Pelo que sei, este e os outros trocentos tópicos debatendo esse mesmo assunto nunca chegam a conclusão alguma.

Obrigado pelas opiniões de todos. Realmente não fiz uma pesquisa mais profunda em índices estatísticos ou outros órgãos competentes, apenas quis compartilhar um sentimento que venho tendo nos últimos meses baseado em ofertas de emprego de sites e empresas bem conhecidas na área. Também não quero discutir qual plataforma é melhor ou pior. Nos últimos anos quem trabalhava com Delphi, VB, Foxpro e tecnologias similares - e não se atualizou - realmente perdeu espaço para o pessoal da “geração seguinte” - Java, PHP, .NET, etc, realmente tive receio que isto estivesse acontecendo.
Sou plenamente a favor de acabar com esta coisa bipolar de Java contra .NET e acho que um bom desenvolvedor deve conhecer mais de uma linguagem. Podemos encerrar este tópico aqui e fico feliz em saber que na opinião de vocês ainda tem bastante oportunidade Java pra gente!

Jesuino Master, me manda uma msg privada pra agitarmos este JUG aqui no Vale.

Obrigado a todos e feliz 2011

Apenas complementando, postei 2 tópicos iguais porque o site me retornou um erro quando dei submit da primeira vez, achei que tinha dado algum problema na gravação da mensagem.