bom… ao que eu entendi ai a plataforma .net está forte, mas aposto que você esta comparando qualquer vaga com a palavra “java” contra qualquer vaga com a palavra “.net”. Neste caso, fiz uma pesquisinha na APINFO, um dos sites mais considerados na nossa area, buscando por “java” e depois por “.net”, do dia 01/12 até hoje (29/12), em SP. O resultado foi o seguinte:
“java” 729 vagas
“.net” 837 vagas
ok, por .net temos ai um pouco mais de vagas (um sétimo a mais, não sei até onde isso é considerável), mas ai o termo “.net” cai em qualquer linguagem na plataforma .net, ja que é inserido normalmente no final do nome da linguagem, no caso do java isso não inclui em jruby, scalla, groovy… enfim, no máximo essa pesquisa diz que a plataforma .net está mais forma (e mesmo isso é bem relativo, uma unica fonte de dados, de um único mês, etc)…
Ai depois vamos comparar com estes dois outros resultados, para compararmos “linguagem”:
“c#, c#.net” 398 vagas
“vb, visual basic” 365 vagas (note que isso pega o antigo vb e o atual vb.net)
Isso quer dizer que c# tem menos vagas que java? não também, como disse, foi olhado um único site, em um único mês…
A minha opinião é que ao que parece, quem tem mais mercado varia de temporada em temporada, sendo essas temporadas de poucos meses, hoje java tem um pouco mais de mercado sim, ao menos como linguagem, mais por pouca coisa, diferente do que é mostrado no que apresentei acima, mas que o mercado da plataforma java não vai muito mais longe do que o aproveitado no uso da linguagem java (ja que outras linguagens na JVM são bem menos usadas), acredito ainda que essa diferença mercadológica algo que possa ser ignorado pelo profissional (tem muita vaga para ambos os lados, se uma ou outra tem mais, é coisa do momento, ter muita é o que importa).