Aliás, nos motivos de fracasso do Delphi, acho que esqueci de citar a demora a se adaptar a web.
Existe um delphi for php, mas não consegui tempo para olhar. A demora foi muito grande até chegar essa ferramenta. Se não me engano 2008 ou 2009. Nisso os servlets, jsp já existiam no mercado a muito tempo.
era php4 OO ->
O kiko citou o delphi xe2. Parece ser uma ferramenta e tanto mesmo.
http://www.embarcadero.com/br/products/delphi
Essa citação sobre desempenho da aplicação é bem interessante.
http://www.embarcadero.com/products/firemonkey/more-power-and-performance
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ONuN8mFPOWQ&feature=player_embedded[/youtube]
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=NzLCGvpGGAg&feature=relmfu[/youtube]
rsrsrs… Deu até vontade de fazer um test drive.
[quote=juliocbq]O kiko citou o delphi xe2. Parece ser uma ferramenta e tanto mesmo.
http://www.embarcadero.com/br/products/delphi[/quote]
O mais legal desta Embarcadero é que eles realmente aprenderam com os erros da Borland. Vou contar uma história aqui: alguns anos atrás (uns 4,5) eu quis reativar um projeto meu feito em Delphi.
A primeira coisa que fiz foi procurar a Borland para ver o preço de licenças. Então enviei uma pergunta técnica para a equipe de vendas, que seria fator decisivo na versão que eu iria comprar: Professional ou Enterprise.
NUNCA fui respondido.
Semana passada, enviei um e-mail para a Embarcadero com dúvida similar. Recebi um telefonema de São Paulo com uma vendedora ULTRA competente que respondeu basicamente todas as minhas dúvidas E ainda mais: me informou sobre uma pancada de detalhes sobre o produto que eu, sinceramente, nem havia pensado a respeito.
Então, eu acredito que o Delphi continuando nesta linha, não digo “vai voltar”, porque nunca “foi”, mas vai crescer por aqui. Principalmente com a possibilidade que ele nos dá agora de programar pra iOS, Mac e, se não me engano, Android também.
[quote=kicolobo][quote=juliocbq]O kiko citou o delphi xe2. Parece ser uma ferramenta e tanto mesmo.
http://www.embarcadero.com/br/products/delphi[/quote]
O mais legal desta Embarcadero é que eles realmente aprenderam com os erros da Borland. Vou contar uma história aqui: alguns anos atrás (uns 4,5) eu quis reativar um projeto meu feito em Delphi.
A primeira coisa que fiz foi procurar a Borland para ver o preço de licenças. Então enviei uma pergunta técnica para a equipe de vendas, que seria fator decisivo na versão que eu iria comprar: Professional ou Enterprise.
NUNCA fui respondido.
Semana passada, enviei um e-mail para a Embarcadero com dúvida similar. Recebi um telefonema de São Paulo com uma vendedora ULTRA competente que respondeu basicamente todas as minhas dúvidas E ainda mais: me informou sobre uma pancada de detalhes sobre o produto que eu, sinceramente, nem havia pensado a respeito.
Então, eu acredito que o Delphi continuando nesta linha, não digo “vai voltar”, porque nunca “foi”, mas vai crescer por aqui. Principalmente com a possibilidade que ele nos dá agora de programar pra iOS, Mac e, se não me engano, Android também.[/quote]
pois é. quando li o artigo escrito no site da embarcadeiro achei muito interessante. Agora que ele é multiplataforma é uma ferramenta que pode se popularizar novamente. Espero que isso aconteça.
Lá vamos nós de novo…
putz, e ele já tem uma biblioteca de processamento de imagens acelerada a hardware.
[quote]Code free image processing
Firemonkey’s built in ImageFX engine provides easy to use shader powered GPU image processing, without complex programming. The ImageFX engine can be used for image transformation, real-time effects, UI effects and more. Like Photoshop and CoreImage, ImageFX supports multiple filters simultaneously leveraging a single dynamic GPU instruction pipeline for near real-time pixel-perfect performance. Because ImageFX is non-destructive to the original image source, it’s fast and easy to try different filter combinations and undos.[/quote]
http://www.embarcadero.com/br/products/firemonkey/more-visually-stunning-and-interactive
Conclusão Java rox e Delphi fede coco.
E qual seria seu argumento, pela sua conclusão ?
falar merda por falar, muitos já falaram nesse tópico !
Java é mais completo, alem de ser multiplataforma
pelo visto não leu o tópico desde o inicio …
Criei o tópico camarada!!
fato de ter criado não quer dizer que leu , algumas páginas atráz citaram Lazarus como alternativa multi-plataforma para pascal , o que torna seu argumento acima um pouco fraco.
delphi multiplataforma é piada!
Que triste pegar uma discussão que estava indo tão bem e literalmente cagar em cima com estas opiniões sem qualquer fundamento.
Bom, mas contra argumentando, acho que seguindo a trilha desta discussão a conclusão nem de longe foi esta: na realidade ficou exposto aqui que, ao contrário do que nossos preconceitos nos guiam a pensar, na realidade, para o ambiente desktop, o Delphi seria mais “completo” que o Java.
Andei dando uma lida nos recursos do Delphi XE2 e há coisas lá que eu realmente gostaria de ter no Java (no que diz respeito ao desktop)
-
Criação de temas de uma forma realmente simples (tente criar um tema no Swing e vão entender na hora o que estou querendo dizer)
-
Utilização de elementos 3D no desktop de forma bastante simples também: pra criar aplicações REALMENTE ricas, este pode ser um diferencial importante. No Java, tentar isto ainda da um trabalhinho beeeem pesado (e parte do famigerado “multiplataforma” vai pro saco)
-
O toolkit FireMonkey (http://www.embarcadero.com/br/products/firemonkey). É exatamente o que o JavaFX tentou ser e falhou miserávelmente.
-
O bicho agora É multiplataforma (graças ao FireMonkey). Nâo, não é “write once, run anywhere”, mas sim compilação para plataformas específicas (Mac, iOS, Android, Linux e Windows. Tá bom né?). Porém já dei minha opinião com relação ao tal “ganho imenso” que a multiplataforma oferece.
-
Acesso à plataforma nativa de forma mais fácil que em Java (alguém aqui já brincou com JNI?)
-
Desenvolvimento de interfaces em HD. Wow! Isto eu adoraria ver no Java.
Então, minha opinião final a respeito é a seguinte: se for pra desenvolver um cliente (e por cliente eu quero dizer algo realmente fino), o Delphi cai como uma luva. É uma alternativa muito bacana e, pra minha surpresa, existe até uma versão gratuita que você pode usar até obter algum lucro com seu produto. Então, yeap: tá sendo criada uma ferramenta MUITO legal.
Que triste pegar uma discussão que estava indo tão bem e literalmente cagar em cima com estas opiniões sem qualquer fundamento.
Bom, mas contra argumentando, acho que seguindo a trilha desta discussão a conclusão nem de longe foi esta: na realidade ficou exposto aqui que, ao contrário do que nossos preconceitos nos guiam a pensar, na realidade, para o ambiente desktop, o Delphi seria mais “completo” que o Java.
Andei dando uma lida nos recursos do Delphi XE2 e há coisas lá que eu realmente gostaria de ter no Java (no que diz respeito ao desktop)
-
Criação de temas de uma forma realmente simples (tente criar um tema no Swing e vão entender na hora o que estou querendo dizer)
-
Utilização de elementos 3D no desktop de forma bastante simples também: pra criar aplicações REALMENTE ricas, este pode ser um diferencial importante. No Java, tentar isto ainda da um trabalhinho beeeem pesado (e parte do famigerado “multiplataforma” vai pro saco)
-
O toolkit FireMonkey (http://www.embarcadero.com/br/products/firemonkey). É exatamente o que o JavaFX tentou ser e falhou miserávelmente.
-
O bicho agora É multiplataforma (graças ao FireMonkey). Nâo, não é “write once, run anywhere”, mas sim compilação para plataformas específicas (Mac, iOS, Android, Linux e Windows. Tá bom né?). Porém já dei minha opinião com relação ao tal “ganho imenso” que a multiplataforma oferece.
-
Acesso à plataforma nativa de forma mais fácil que em Java (alguém aqui já brincou com JNI?)
-
Então, minha opinião final a respeito é a seguinte: se for pra desenvolver um cliente (e por cliente eu quero dizer algo realmente fino), o Delphi cai como uma luva. É uma alternativa muito bacana e, pra minha surpresa, existe até uma versão gratuita que você pode usar até obter algum lucro com seu produto. Então, yeap: tá sendo criada uma ferramenta MUITO legal.[/quote]
Delphi realmente é surpreendente. Atualmente eu trabalho em um projeto de manuntenção de uma aplicação Desktop legada que foi feita em Delphi 7, e vejo a quantidade de recursos legais que o Delphi tinha. Tem módulo do nosso programa que é de geração de gráficos, e tem até gráfico 3D nele. Muito bacana.
-
-
-
-
-
-
Então, minha opinião final a respeito é a seguinte: se for pra desenvolver um cliente (e por cliente eu quero dizer algo realmente fino), o Delphi cai como uma luva. É uma alternativa muito bacana e, pra minha surpresa, existe até uma versão gratuita que você pode usar até obter algum lucro com seu produto. Então, yeap: tá sendo criada uma ferramenta MUITO legal.[/quote]
Achei surpreendente kiko. Vou cogitar comprar uma licença.