Join a Revolution - São Paulo (Thoughtworks)

[quote=Ataxexe][quote=marioareias]Dá pra fazer o processo remoto também :slight_smile:

Não precisa se deslocar pra SP. [/quote]

Sei que isso provavelmente deve estar em alguma mensagem sua neste tópico, mas pode nos dizer como fazer o processo remotamente?[/quote]

Olhem aqui :slight_smile:

[quote=marioareias]
Esse é um ponto bem subjetivo. O que o candidato quer ganhar às vezes não condizem com a realidade da TW. Isso não é assim só aqui certo? Muita gente reclama de salários baixos e etc. E de certo a gente não vai agradar todo mundo, mas a gente faz o que pode com os recursos que tem. E tu pode ter certeza que não é intenção da gente de ofender ninguém. A gente faz o que pode. Às vezes dá certo e às vezes não dá. Mas pode ter certeza que eu queria um aumento :)[/quote]

hahahahaha mas na real todo mundo quer né rsrs

Mas como eu disse, isso parece algo da cultura da empresa. É que pelo menos nas empresas daqui de SP, quando tu faz uma entrevista, o salário é X e você passa ou não passa, não tem esse tipo de situação em que você passa mas tu vai ganhar menos porque tu não é tudo aquilo que a empresa gostaria que fosse sabe?

Mas claro, tem outros pontos também. Quando botei a minha pretensão, foi em cima da realidade daqui de SP, talvez a reposta da TW fora em cima da realidade de porto, além de N fatores que podem ter causado essa decisão mas isso são só detalhes :stuck_out_tongue:

[quote=Leozin][quote=marioareias]
Esse é um ponto bem subjetivo. O que o candidato quer ganhar às vezes não condizem com a realidade da TW. Isso não é assim só aqui certo? Muita gente reclama de salários baixos e etc. E de certo a gente não vai agradar todo mundo, mas a gente faz o que pode com os recursos que tem. E tu pode ter certeza que não é intenção da gente de ofender ninguém. A gente faz o que pode. Às vezes dá certo e às vezes não dá. Mas pode ter certeza que eu queria um aumento :)[/quote]

Mas como eu disse, isso parece algo da cultura da empresa. É que pelo menos nas empresas daqui de SP, quando tu faz uma entrevista, o salário é X e você passa ou não passa, não tem esse tipo de situação em que você passa mas tu vai ganhar menos porque tu não é tudo aquilo que a empresa gostaria que fosse sabe?

Mas claro, tem outros pontos também. Quando botei a minha pretensão, foi em cima da realidade daqui de SP, talvez a reposta da TW fora em cima da realidade de porto, além de N fatores que podem ter causado essa decisão mas isso são só detalhes :P[/quote]

Acho que nem é por realidade de salário do RS, é pq o perfil é outro mesmo.
Eu bato na tecla de receber um bom salário por desempenhar tarefas desafiantes e os funcionáros respondem com argumentos tipo paixão e ambiente legal, como se dinheiro fosse excludente.
Pra mim, no fundo, no fundo empresas com perfil do Google ou TW, a pessoa necessariamente não deve ter um perfil empreendedor.
Não que isso seja ruim, mas é totalmente incompatível com minha mentalidade de emprego e mercado: prestação de serviço.

[]s,
roberto

[quote=Leozin]

Mas claro, tem outros pontos também. Quando botei a minha pretensão, foi em cima da realidade daqui de SP, talvez a reposta da TW fora em cima da realidade de porto, além de N fatores que podem ter causado essa decisão mas isso são só detalhes :P[/quote]

Eu particularmente não acho justo esse esquema de salário onde o funcionário se encaixa na faixa. Acho que vale mais a empresa oferecer o que ela consegue para aquele determinado funcionário. E pessoas vindos de outros estados tem algumas outras vantagens para poder se mudar e talz.

Mas enfim, vai da realidade de cada um :slight_smile:

[quote=Maracuja]

So pra decontrair, lendo este post, recebi um email hoje com essa aqui. :lol:

[]'s[/quote]

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk to me matando de rir aqui maracuja, na pratica é isso mesmo que acontece.

Mais temos que ver que tem gente q trabalha por dinheiros outros por amor.
E aquela velha polemica do Windows X Linux, A microsoft tem os melhores programadores que o dinheiro pode comprar, o linux tem os programadores que o dinheiro não pode comprar. Qual deles é um melhor profissional? Talvez não tenha muita diferença mas cada empresa tem seu foco.

[quote=bobmoe]

Acho que nem é por realidade de salário do RS, é pq o perfil é outro mesmo.
Eu bato na tecla de receber um bom salário por desempenhar tarefas desafiantes e os funcionáros respondem com argumentos tipo paixão e ambiente legal, como se dinheiro fosse excludente.
Pra mim, no fundo, no fundo empresas com perfil do Google ou TW, a pessoa necessariamente não deve ter um perfil empreendedor.
Não que isso seja ruim, mas é totalmente incompatível com minha mentalidade de emprego e mercado: prestação de serviço.

[]s,
roberto[/quote]

Eu pensei bastante antes de responder esse, porque já rolou muita discussão. Mas acho que vale a pena dar minha opinião pessoal. Pode me dar a grana que for, eu não trabalho mais em empresa em que eu não tenho voz, não posso pensar em melhorias que o meu “chefe” não permite, tenho 15 pessoas a cima de mim, que eu preciso pedir permissão pra ir no banheiro, que a roupa é mais importante que você, que tem privilégios só pra diretor, que você é mal visto se começar a reclamar das coisas e etc etc.

Todos nós trabalhamos ou ainda trabalham em empresas assim. Não quero mais muito obrigado. O que eu ganhei na TW foi meu inglês que melhorou muito, converso com pessoas do mundo todo (indianos, alemães, americanos, australianos, africanos, chineses e etc). Também pude ir 2x para os EUA, passei quase 2 meses lá. Melhorei muuuito o jeito como programo, trabalhei com pessoas realmente fantásticas e tenho desafios fantásticos pela frente. Hoje eu tô num projeto para criar um software pra um dos maiores hospitais no Haiti, chamado Mirebalais (mais informações aqui). Outros projetos bacanas que a TW Brasil faz sem cobrar nenhum centavo estão aqui: Voto como Vamos que foi uma plataforma usada antes das eleições para acompanhar e discutir as propostas de cada candidato, foi usada em POA, e mais algumas outras cidades do RS. Outro projeto bacana é o site da Vila Pinto . Vila Pinto é uma comunidade carente em POA e um grupo de TWers se juntaram para poder fazer um site para arrecadar fundos para o CEA (Centro de Educação Ambiental). Esses projetos ainda estão sendo desenvolvidos, porém já estão dando frutos. Aliás, a Marli Medeiros a fundadora do CEA foi no nosso Away Day esse ano como palestrante e falou para uma platéia que veio do mundo todo (com direito a tradução simultânea para o inglês). Falando em Away Day quem foi esse ano dar uma palestra também foi o glorioso Luca Bastos, confira o depoimento dele aqui. Outro palestrante conhecido aqui no Brasil é o Rodrigo Yoshima que foi no Away Day do ano passado, confira o post dele aqui.

Isso quer dizer que a TW é perfeita? NÃO! Isso quer dizer que a TW é dona da verdade? NÃO! Isso quer que a gente tem o direito de defender as nossas idéias respeitando as dos outros e esperando que os outros respeitem a nossa? SIM! Temos muito a melhorar e temos um foco muito importante nisso. Entretanto, gostamos de divulgar o que funciona pra gente. Um dos exemplos é o radar que lançamos. Aquilo nem de longe é a verdade pra muitas empresas, mas é a verdade pra gente. Inclusive gostaríamos que mais empresas fizessem algo parecido para aprender com o que funciona pra elas.

O principal bem da TW são as pessoas e a gente valoriza elas (inclusive com dinheiro, afinal, não sei de onde saiu a lenda que Thoughtworkers só vivem de luz do sol e paixão pelo que fazem). Eu me sinto ouvido na TW e muitas das coisas que eu sugeri e reclamei a gente implementou ou me mostraram que eu tava errado. Nenhuma vez foi ignorado. O dono da empresa (digo da TW global) aparece no Brasil umas 3 vezes por ano e é aberto a você chegar e trocar uma idéia com o cara. Pensa em quantas pessoas que trabalham em multi-nacional podem fazer isso.

De longe, foi o melhor ano que eu tive profissionalmente falando, aprendi muuuita coisa. Essa é a minha opinião, muito provavelmente outros TWers terão outras. É só correr na internet que tu acha alguém blogando sobre. Só vamos respeitar e manter o alto nível do debate.

Mas isto não é regra, alias é exceção. A empresa te chamar para a entrevista e voce receber uma avaliacao booleana, true ou false. Isso é raro.

O candidato pode bem ter um perfil que interessa a empresa, mas não ter as skills necessarias para a vaga oferecida. A empresa pode ouvir a pretensao salarial do cara e se não for discrepante demais fazer uma contra-proposta.

Se eu tinha um programador senior que ganhava 6k, um outro que o substitua tem que ser tao bom quanto ele pra ganhar 6k. Mas nada impede que eu pegue um menos experiente por 4k.

Na verdade da sim, cara, morar fora do Brasil nao e’ pra qualquer um.
Coisas como, cultura, senso de humor, amigos, familia e outras pesam e muito.
Tem um topico que o Daniel(windsofhell) que mora na Suecia fala um pouco sobre isso.

[quote=keller][quote=marioareias]
Mas vocês acabaram comigo. Eu falando pra galera se mudar para Porto Alegre ou Recife e vocês vão falar de Nova Zelândia e Austrália?
Não dá pra competir hahaha :slight_smile:
[/quote]
Na verdade da sim, cara, morar fora do Brasil nao e’ pra qualquer um.
Coisas como, cultura, senso de humor, amigos, familia e outras pesam e muito.
Tem um topico que o Daniel(windsofhell) que mora na Suecia fala um pouco sobre isso.[/quote]

Eu tava brincando, mas isso que tu falou é bem verdade. Não deve ser fácil mesmo, mas deve ser uma experiência bem interessante.

[quote=marioareias]
Eu discordo. Trabalho aqui há quase 1 ano na TW e nunca vi isso. Nós trabalhamos com Agile e no Agile todo mundo faz de tudo um pouco. Eu mesmo, nos projetos que trabalhei, já tive que jogar papéis de BA e QA mesmo sendo DEV. A gente trabalha da melhor forma a entregar valor ao cliente e com certeza não é esse “o analista especifica, o programador implementa”. A análise e a implementação ocorrem juntas com feedback rápido e se adaptando a mudanças.

Também trabalhamos perto do cliente e qualquer um da equipe é bem-vindo (e até incentivado) a falar com o cliente, tirar as dúvidas com ele e etc. Trabalhar numa empresa dinâmica é assim, tu pode (e deve) jogar vários papéis. [/quote]

Porque eu faria o papel do BA que ganha mais?

[quote=JoseIgnacio][quote=marioareias]
Eu discordo. Trabalho aqui há quase 1 ano na TW e nunca vi isso. Nós trabalhamos com Agile e no Agile todo mundo faz de tudo um pouco. Eu mesmo, nos projetos que trabalhei, já tive que jogar papéis de BA e QA mesmo sendo DEV. A gente trabalha da melhor forma a entregar valor ao cliente e com certeza não é esse “o analista especifica, o programador implementa”. A análise e a implementação ocorrem juntas com feedback rápido e se adaptando a mudanças.

Também trabalhamos perto do cliente e qualquer um da equipe é bem-vindo (e até incentivado) a falar com o cliente, tirar as dúvidas com ele e etc. Trabalhar numa empresa dinâmica é assim, tu pode (e deve) jogar vários papéis. [/quote]

Porque eu faria o papel do BA que ganha mais?[/quote]
Defina BA por favor.

[quote=Tchello]
Defina BA por favor.[/quote]

Aquele que interpreta as regras de negócio em requisitos de software.

[quote=JoseIgnacio][quote=Tchello]
Defina BA por favor.[/quote]

Aquele que interpreta as regras de negócio em requisitos de software.[/quote]

Um tanto antiquado, não?

[quote=Tchello]
Um tanto antiquado, não?[/quote]

Estamos falando de moda ou TI? :slight_smile:

[quote=JoseIgnacio][quote=Tchello]
Um tanto antiquado, não?[/quote]

Estamos falando de moda ou TI? :slight_smile: [/quote]
O que isso tem a ver?
Rapaz, não sou um garotinho que acabou de entrar na universidade e quer pagar de revolucionário.

Só creio que essa visão altamente segmentada burocratiza o processo e não se enquadra com o que estava sendo dito.