Linguagens como Ruby e Python

Verdade. Não conheço muitos, mas por exemplo O VRaptor e o Play fazem bastante uso disto[/quote]
GRails também :wink:

[quote=javaflex]
Graças ao sucesso do Ruby on Rails, Convention Over Configuration foi muito bem adotado em web frameworks Java e principalmente .NET.[/quote]

Foi? Seria interessante ver os dados.

Eu sempre gosto de aprender linguagens novas. Ajuda a pensar de forma diferente, e de quebra ajuda a programar “melhor” em outras linguagens.
Nos últimos dois anos tenho focado em Python e (mais recentemente) Erlang.

É brutal como o paradigma funcional ajuda a pensar melhor na hora de resolver um problema dentro do universo imperativo.

Acabei me esquecendo de responder a pergunta do autor do tópico: “Essas linguagens são o futuro?”. Não.

O futuro é tecnologia, e não apenas uma linguagem. A linguagem IMO é apenas uma especificação, que pode ser implementada de diversas formas. Se você está emergido no Java, conheça o que existe no Java para resolver teu problema. Se for custoso, qual o custo então de resolver o problema com Python? E com Ruby? E com (arghh) Erlang? O que existe no mundo Ruby/Python/Erlang/C que possa resolver meu problema? Talvez essas são as perguntas deveríamos fazer.

Agora, se o objetivo é saber qual a hype do momento, sim, ambas linguagens têm tido muita aceitação em diversos setores de tecnologia. Sistemas de diversos tipos usam estas linguagens em produção, e não apenas os famosos blogs de 15 minutos, que têm uma config em produção que aponta pra localhost:3000 :stuck_out_tongue:
JS também tem ganhado uma atenção especial nos últimos tempos, de onde surgiram diversos frameworks (controversos ou não) no mercado.

[quote=Impossivel][quote=javaflex]
Graças ao sucesso do Ruby on Rails, Convention Over Configuration foi muito bem adotado em web frameworks Java e principalmente .NET.[/quote]

Foi? Seria interessante ver os dados.[/quote]
É só olhar em volta tantos frameworks que copiaram essa ideia. Não foi pouca coisa a importância do surgimento do Ruby on Rails. Tem uns 4 anos que desenvolvo usando o ASP.NET MVC que adota essas facilidades e agradeço muito pelo Ruby on Rails.

Entendo. No meu caso só atrapalha, prefiro me renovar mais com o tempo livre.