Oi pessoal! Tudo bem?
tenho algumas duvidas:
-Tenho um servlet destinado a mostrar uma listagem de um BD.
Se houver muitos registros, que consequencias isto pode ter? Que solucoes sao mais utilizadas para resolver os problemas que isto pode apresentar.
-Quais o limite de quantidade de opcoes de uma TAG Select.
-No desenvolvimento de Sistemas usando servlets, costuma-se a contratar profissionais para o desenvolvimento das paginas?
Obrigado.
[quote=“Marcos Cesar”]Oi pessoal! Tudo bem?
-Tenho um servlet destinado a mostrar uma listagem de um BD.
Se houver muitos registros, que consequencias isto pode ter? Que solucoes sao mais utilizadas para resolver os problemas que isto pode apresentar.
[/quote]
A pagina vai ficar gigante. Liste apenas os primeiros Xs resultados, e crie um link para “proxima pagina”, que vai dar o SELECT pegando os Xs proximos resultados!
Creio que não exista! vai depender do BD. Mas deve ser um numero estratosferico.
hoje em dia me nego a trabalhar se tiver de fazer o HTML ou javascript. Nem vou na entrevista. Mas isso depende de empresa pra empresa. eu nao acho certo.
Obrigado pela ajuda Paulo.
Eu gostaria de saber tambem a respeito do problema da validacao de campos. Costuma-se a faze-la pelo Javascript ou pelo lado do servidor nas classes de dominio. Quais as vantagens e desvantagens?
novamente a questao vai de gosto
sendo do lado do servidro, a aplicacao fica mais roubsta, porque nao tem jeito do cliente entrar com dados invalidos (ele podria desabilitar o javascript).
mas ficar fazendo um monte de if em uma servlet, eh casantivo e deixa o codigo horrendo.
O correto mesmo seria validar os dados no cliente E no servidor, pelo menos os dados criticos ou importantes. A razao eh simples: javascript pode ser facilmente desabilitado nos browsers.
Porem eh preciso ter cuidado ao efetuar a programacao de validacao no servlet para nao misturar as coisas ( tipo, colocar essa validacao no Controller eh algo pessimo ). Claro que quanto mais abstracao voce faz mais complicado fica para desenvolver.
Em relacao a ter designers isso geralmente tem sim, ou seja, as empresas tem uma ( ou mais ) pessoas que cuidam so de layout, enquanto os programadores cuidam apenas do codigo. O que pode acontecer eh o programador ter que mexer no meio do html para incluir alguns comandos ( pincpipalemente qdo eh usado jsp ). Onde eu trabalho eh assim, mas design mesmo eu nao faco ( ate pq sou um desastre nisso hehe ).
[]'s
Rafael Steil
Entendi.
Muito Obrigado pelas dicas de vocês.
Marcos.